Livro \"Almanaque do FC PORTO - 1893-2011\"

Drakonyaz

Tribuna
18 Julho 2006
2,557
2
Câmara de Lobos, 1975
Para todos os Portistas e amantes de estatistica desportiva temos finalmente um livro que nos disponibiliza informação sobre quase todos os jogos, jogadores, treinadores de todas as competições oficiais que o FC PORTO disputou.

Este é um livro que aguardava hà muitos anos, ironia das ironias foi escrito por um jornalista que não gosto nem um pouco, mas é um produto licenciado pelo FC PORTO como tal pode ser chamado de Almanaque oficial.

Como não podia deixar de ser lá comprei os dois exemplares da ordem, um para trabalho outro para museu;)



http://www.wook.pt/ficha/almanaque-do-fc-porto/a/id/10995218
 

Drakonyaz

Tribuna
18 Julho 2006
2,557
2
Câmara de Lobos, 1975
Velasquez,

concordo contigo, mas é aquilo que temos disponivel, há anos que ando a recolher material por portas e travessas, uma migalha aqui outra migalha ali, porque o nosso clube é um deserto neste tipo de material, ter sido este o autor do livro acaba por ainda ser mais embaraçoso para nós.

O FC PORTO processou \"a bosta\" por eles estarem a comercializar livros sobre o FC PORTO sem a nossa devida autorização, muito bem, estou de acordo, eu próprio resisti com dificuldade, mas consegui não comprar esse livro, agora não basta processar, depois de uma época tão brilhante o clube tem obrigatoriamente de editar um livro digno dos feitos alcançados (pena o saudoso Manuel Dias já não estar entre nós).

Quanto ao \"Almanaque\", ainda estou a comparar dados, temos em mãos muita matéria, falta ainda muito mas é um grande começo.
 
R

ROALMEIDA

Guest
> Drakonyaz Comentou:

> Para todos os Portistas e amantes de estatistica desportiva temos finalmente um livro que nos disponibiliza informação sobre quase todos os jogos, jogadores, treinadores de todas as competições oficiais que o FC PORTO disputou.

Este é um livro que aguardava hà muitos anos, ironia das ironias foi escrito por um jornalista que não gosto nem um pouco, mas é um produto licenciado pelo FC PORTO como tal pode ser chamado de Almanaque oficial.

Como não podia deixar de ser lá comprei os dois exemplares da ordem, um para trabalho outro para museu;)



http://www.wook.pt/ficha/almanaque-do-fc-porto/a/id/10995218
__________________________________________________




Drakonyaz, este almanaque ainda não me passou pelas mãos... qual a tua opinião em comparação com o \"Século do Dragão\"?
 
T

Tripeirofcp

Guest
Este livro foi citado pelo Marcelo Rebelo de Sousa no último Domingo no Jornal das 8 da TVI.
 

Drakonyaz

Tribuna
18 Julho 2006
2,557
2
Câmara de Lobos, 1975
> ROALMEIDA Comentou:

Drakonyaz, este almanaque ainda não me passou pelas mãos... qual a tua opinião em comparação com o \"Século do Dragão\"?

------------------------------------------------------------------------------------

Pelo tamanho, 720 páginas já dá para perceber que é mais completo, em comparação com \"o Século do Dragão\", tem as fichas de jogo de quase todos os jogos de todas as competições oficiais que a equipa de futebol sénior do FC PORTO participou, incluindo o Campeonato Regional do Porto,o que é muito bom. Contém também pequenas biografias dos jogadores e treinadores.
 
R

ROALMEIDA

Guest
> Drakonyaz Comentou:

> > ROALMEIDA Comentou:

Drakonyaz, este almanaque ainda não me passou pelas mãos... qual a tua opinião em comparação com o \"Século do Dragão\"?

------------------------------------------------------------------------------------

Pelo tamanho, 720 páginas já dá para perceber que é mais completo, em comparação com \"o Século do Dragão\", tem as fichas de jogo de quase todos os jogos de todas as competições oficiais que a equipa de futebol sénior do FC PORTO participou, incluindo o Campeonato Regional do Porto,o que é muito bom. Contém também pequenas biografias dos jogadores e treinadores.
_____________________________________





Amigo, obrigada pela resposta.

Se realmente tem as fichas de jogo de quase todos os jogos, então, parece-me excelente.

Das competições europeias já as tinha todas, mas do Campeonato e Taça de Portugal não.
 

Drakonyaz

Tribuna
18 Julho 2006
2,557
2
Câmara de Lobos, 1975
> ROALMEIDA Comentou:

Amigo, obrigada pela resposta.

Se realmente tem as fichas de jogo de quase todos os jogos, então, parece-me excelente.

Das competições europeias já as tinha todas, mas do Campeonato e Taça de Portugal não.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Até agora por aquilo que tenho consultado só não tem todas as fichas de jogo do Campeonato Regional do porto e de alguns jogos do Campeonato de Portugal. De resto parece-me ter o campeonato da 1ªDivisão, a Taça de Portugal e as competições europeias completas.


Mas atenção que as fichas de jogo não englobam os jogadores das equipas adversárias, nem os cartões mostrados. Só tem o resultado, dia e local do jogo, árbitro, jogadores utilizados do FC PORTO e marcadores de golos com a referencia do tempo de jogo em que ocorreram.
 
R

ROALMEIDA

Guest
> Drakonyaz Comentou:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Até agora por aquilo que tenho consultado só não tem todas as fichas de jogo do Campeonato Regional do porto e de alguns jogos do Campeonato de Portugal. De resto parece-me ter o campeonato da 1ªDivisão, a Taça de Portugal e as competições europeias completas.


Mas atenção que as fichas de jogo não englobam os jogadores das equipas adversárias, nem os cartões mostrados. Só tem o resultado, dia e local do jogo, árbitro, jogadores utilizados do FC PORTO e marcadores de golos com a referencia do tempo de jogo em que ocorreram.
______________________________________________________




Sim, claro. Tem exactamente o que interessa: constituição da nossa equipa, substituições, marcadores, tempo de jogo.

Acho simplesmente formidável toda essa informação.

Tal como falastes, são também da minha parte anos e anos de registos encontrados aqui e ali, tentando juntar toda essa informação encontrada, e construindo uma base de dados já bastante apreciável.

Agora ficará mais fácil.
 

Drakonyaz

Tribuna
18 Julho 2006
2,557
2
Câmara de Lobos, 1975
Ainda não tive muito tempo para comparar dados, mas já encontrei alguns erros entre eles o mais gritante é o esquecimento do bisavo do Castro.

FRANCISCO Pinto de CASTRO, internacional português que jogou no FC PORTO entre 1928 e 1934 salvo erro.

No \"almanaque\" o autor confundiu-o com o José CASTRO FERREIRA. Nessa década ainda houve mais um Castro, o RAUL Augusto de CASTRO.

Também os números do Ferenc Magyar como treinador estão errados.
 

fred-fcp19

Bancada central
14 Julho 2009
1,773
1
Ermesinde
então porque não mandar.

colaborar, homem fez uma obra segundo tão a dizer bastante boa, se tem erros, eu se fosse o autor do livro teria muito gosto que me dissessem onde está errado, e lia com muita atenção, mundo nao é só sempre em frente e cada um por si, colaborar é bonito, e é interessante mesmo sendo a corrigir erros para um autor saber que livro é lido por gente que sabe tanto ;)
 

Nuno90

Bancada lateral
6 Março 2011
544
0
Sta Maria da Feira
pois, mas a verdade é que este é o único trabalho do género (pelo menos tão completo) que temos. Logo a ter pelo menos que seja o mais correcto possível.
 

Drakonyaz

Tribuna
18 Julho 2006
2,557
2
Câmara de Lobos, 1975
Isso de mandar correcções tem que se lhe diga, ainda há pouco tempo mandei um email para o dn Madeira a dizer que eles se tinham enganado no numero de madeirenses que já tinham conquistado titulos nacionais, pois os tipos tinham se esquecido do ARTUR ALVES, que fez 3 jogos e marcou 4 golos pela equipa do FC PORTO que foi campeã na época 1934-1935, até fiz um gráfico jeitoso com os dados todos do homem e nada, nem resposta me deram.

Já agora mais uma informação complementar nos planteis de 1927 a 1930 aparece um jogador de nome Cesário, indo às biografias dos atletas não encontramos mais nada sobre ele a não ser a posição e o numero de jogos que disputou. Ora quando se faz uma obra destas e não se sabe quem foi o Cezário ou quem viria a ser, algo vai mal, aqui vai uma pista, procurem nesta página da Académica:

http://www.veteranosaac.com/index.php?menu=31&listar_tipo=jog_nomealc&ordenar=ASC&letra=C&pag=2
 
D

Deco_10

Guest
Também já tenho este livro.

Ofereceram-me mas ainda não o abri.
 
R

ROALMEIDA

Guest
Recebi o livro.

Sou sincero, estou favoravelmente surpreendido.

Independentemente de poder ter um ou outro erro (e já vi que tem na identificação de um ou outro jogador nas fotos), está muito bom.

Nunca tive em mãos um livro com tanta informação compilada sobre os jogos do FCPorto.

Achei formidável.

Ninguém mais tem desculpa para não conhecer o jogador/treinador \"x\" da época \"y\" e o seu trajecto no Clube.

Até vêm referidos os \"anjos negros\" que apitaram cada um dos nossos jogos.

Recomendo.
 

Drakonyaz

Tribuna
18 Julho 2006
2,557
2
Câmara de Lobos, 1975
Roalmeida,

exactamente, eu também estou contente com o livro e senti a mesma emoção do que tu.

Só que depois com o tempo fui analisando e encontrando alguns erros, alguns de palmatória. Mas é sem dúvida um excelente documento de trabalho.

Frederico,

também tenho a \"Biblia do FC PORTO\" e sinceramente para \"biblia\" achei-a muito incompleta, mas é mais um documento do nosso clube e como tal, de comprar, pesquisar e guardar.