#Basquetebol Márkó Filipovity

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
127,490
58,512
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Bem-vindo, Márkó Filipovity! Welcome

Extremo
Hungria
28 anos, 2,04m
Clube anterior: Alba Fehérvár

#FCPortoBasquetebol #FCPortoSports

Enviado do meu 2201117SY através do Tapatalk

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
30,154
2,539
Márkó Filipovity reforça o basquetebol

Extremo internacional húngaro, de 28 anos e 2,04m, representava o Alba Fehérvár

Depois de Javian Davis, eis o segundo reforço para a equipa de basquetebol para 2025/26: Márkó Filipovity deixou o Alba Fehérvár para ser jogador do FC Porto. O extremo internacional húngaro, de 28 anos e 2,04m, vem de uma temporada de grande nível no país natal, onde registou médias de 14.5 pontos e 5.4 ressaltos por jogo na principal Liga magiar. Na FIBA Europe Cup, competição que os Dragões também disputaram, as médias não foram muito diferentes (13.5 pontos e 4.0 ressaltos).

A verdade é que Márkó Filipovity vai aterrar na Invicta já com muita experiência acumulada na bagagem, pois além de ter jogado na Hungria (Kaposvári KK, Alba Fehérvár e Falco Szombathely), também conta com passagens por Itália (Victoria Libertas), Espanha (Obradoiro CAB), Alemanha (Niners Chemnitz) e Brasil (Flamengo). Com uma estatura elevada para um extremo, o internacional húngaro nascido a 30 de julho de 1996 em Kaposvári destaca-se sobretudo no capítulo do lançamento, em especial o exterior.

O coletivo comandado por Fernando Sá ganha assim mais um exímio lançador, que se junta a Tanner Omlid e Javian Davis no lote de estrangeiros à disposição do treinador portista. Curiosamente, na época 2022/23, Márkó Filipovity foi adversário do FC Porto na FIBA Europe Cup quando representava os alemães do Niners Chemnitz.

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
30,154
2,539
“Quero fazer parte do sucesso do clube”

Márkó Filipovity é o segundo reforço para a equipa de basquetebol e quer “criar memórias” com os adeptos

Ao poste norte-americano Javian Davis segue-se Márkó Filipovity, o segundo reforço para a equipa de basquetebol para 2025/26. O extremo internacional húngaro, de 28 anos e 2,04m, revelou que teve “uma boa conversa com o treinador Fernando Sá” e que já conhecia o FC Porto “desde criança”, muito por culpa “da equipa de futebol”. Agora que se juntou ao clube, o basquetebolista magiar acredita que chegou a “uma das melhores equipas de Portugal” e está “muito entusiasmado” para começar a sentir a atmosfera “espetacular” do Dragão Arena. “Posso ajudar a equipa com a minha experiência. Já joguei em várias Ligas, mas ao mesmo tempo sou jovem e com muita energia”, acrescentou Márkó Filipovity.

Porquê o FC Porto?
“Escolhi o FC Porto porque é uma das melhores equipas de Portugal e quero fazer parte do sucesso do clube.”

A conversa com Fernando Sá
“Tive uma boa conversa com o treinador Fernando Sá antes de assinar pelo FC Porto, mas ainda não tive a oportunidade de falar com os meus companheiros de equipa.”

Conhecimento prévio
“Conheço o FC Porto desde criança por causa da equipa de futebol. No basquetebol, joguei contra o FC Porto algumas vezes nas competições europeias. A última vez que joguei contra o FC Porto foi há dois anos, quando estava no Niners Chemnitz, e lembro-me que a atmosfera era espetacular e com muitos adeptos.”

Experiência e energia
“Posso ajudar a equipa com a minha experiência. Já joguei em várias Ligas, mas ao mesmo tempo sou jovem e com muita energia.”

Familiarizado com a língua portuguesa
“Joguei no Brasil, pelo Flamengo, por isso já conheço a língua portuguesa, sobretudo os termos relacionados com o basquetebol.”

Uma mensagem para os adeptos
“Estou muito entusiasmado por estar aqui. Vamos criar memórias juntos e ganhar o máximo de jogos possível.”