Marega

Marega 11

Marega

0.00

Estatísticas da Época - 2023/24


Dados completos de 2023/24

0.00 Performance da Época
Jogos
0
Golos
0
Assistências
0
Amarelos
0
Vermelhos
0

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
6,058
7,767
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
Hahahaha

40 milhos pelo Marega. Se fosse verdade, seria a venda mais surreal de sempre.

Embrulha, Cissokho!
 

pauloans

Bancada lateral
25 Agosto 2016
663
258
Foi a bTV de queluz que disse? A mesma que inventa notícias para não ter de falar do benfas?
Enquanto comentarem a venda do Moussa, não falam das costas do piscineiro... deixem-nos pousar.

Quanto à aceitação dos adeptos, todos os jogadores sofrem com isso, até o CR7 no Real.
Os adeptos, genericamente, são tão volúveis quanto o próprio Marega.
À dois anos era uma anedota, o ano passado era o Maregod.
Além disso, o FC Porto tem tanto interesse em ter um jogador contrariado, como tem em ter um jogador infeliz, abaixo do potencial e do rendimento que pode ter.... ou seja... nenhum interesse... E acredito que se o Marega ficar, o Sérgio logo o põe com dono, e teremos o Marega do ano passado. Nós adeptos só temos de apoiar a equipa, e a ele, quando/se isso acontecer.
 

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,453
852
Porto, 1977
Quando os jogadores estão na porta de saída há uma variável mais importante do que o preço para definir se se aceita ou recusa/adia.

Essa variável é a volatilidade do rendimento desportivo (e por consequência financeiro) do jogador.

Mais importante do que estar a puxar dos 20 para os 25 ou dos 25 para os 30 é saber (ou tentar adivinhar) qual a probabilidade do jogador X:

1 - UTILIZAÇÃO:

a) Jogar menos de 1000 minutos - IRRELEVANTE

B) Jogar entre 1000 e 2000 - Importante na rotação

C) Jogar entre 2000 e 3000 - Titular

d) Jogar mais de 4000 - Fundamental

Atrás destes dados objectivos temos outros:

2 - IDADE

3 - TÍTULOS COLETIVOS

4 - RENDIMENTO INDIVIDUAL

5 - ANOS DE CONTRATO

6 - RENDIMENTO em função do contexto ( tactica e/ou do treinador).

Analisando ponto por ponto:

1 - Com este treinador e este modelo julgo que o Marega ficará no escalão c).
Só não salta para o d) porque é difícil que não tenha paragens com o tipo de futebol de esticão e esforço físico que é obrigado a fazer.

Neste modelo, dificilmente é substituível naquela posição hibrida entre avançado centro e extremo direito que joga afastado da linha.

2 - Terá 28 anos no fim da época. Em teoria um jogador de 28 que faça o mesmo que um de 27 vale menos.

3 - Acho difícil que o Porto supere a performance desta época.
Campeonato + Oitavos da Champions + Semifinal das Taças é a barreira e se tivesse que apostar dinheiro diria que a probabilidade de fazermos melhor do que isto é inferior a 50%.

Peso que ele tem para essas conquistas?

Na minha opinião o elemento mais importante do Porto é sempre o treinador.
Neste ano especifico diria que o Felipe é o 2.º mais importante. O que não se pode lesionar.
Depois um lote com Herrera, Brahimi, Aboubakar, Telles e Marega.

Não estou a incluir jogadores da minha preferência (O Oliver entrava de caras) mas a guiar-me pelo impacto passado e a projectar que quem é fundamental no ano N tem que ser no ano N+1.

4 - Eu diria que ele terá um bom rendimento (se o Porto mantiver esta estrutura) mas que ficará abaixo do que fez o ano passado.

5 - Para o ano estará no patamar Herrera/Brahimi. A 1 ano do fim. Vale menos.

6 - Vejo uma enorme dependência da tactica e do treinador. Num 4-3-3 acho que é um jogador que se afundaria.
Se fosse para o West Ham a minha previsão é que ficasse no escalão B e que nem titular seria.
Se o SC sai, por maus ou bons resultados, a probabilidade de passarmos de Brahimi para Hernâni (em termos de importância para o jogo da equipa) é substancial.

Dizer isto não apouca jogador nem eleva o treinador.
Para mim o Oliver é jogador de 40M mas está tão dependente de treinador e de tactica como o Marega.
Precisa duma equipa que lhe peça para estar 85% do tempo a fazer coisas em que é TOP e não de uma outra que queira que ele seja um Kante, Herrera ou Matuidi.

Eu, dirigente da SAD do Porto com SC a treinador e Danilo, Herrera e Sérgio Oliveira no plantel era capaz de o vende r por 15M.
Eu, dirigente do Betis com Quique Setien, não vendia o Oliver por 25M.

E escrevo isto a reboque da relação rendimento vs tactica e treinador e não para dizer que SC < Quique Setien.
Não trocava de treinador com o Bétis.

O que me importa deixar é que acho que o Marega é um jogador extremamente dependente de modelo e de treinador.

Qual é a probabilidade do SC estar aqui para o ano?

Para mim é inferior a 50%. O SC tem o saudável sonho de fazer carreira internacional e quererá, legitimamente, dar o salto e seguir o caminho de Mourinho e AVB.
Se as coisas correrem bem, vejo-o a querer sair.

Se as coisas correrem mal, não ponho as mãos no fogo por ele e pela sua inteligência emocional. Não a tinha quando lhe faltava estatuto e agora que o adquiriu não sei se se aguenta (como vimos nesta pré-época).

Posso-me enganar porque o ano passado tivemos fases muito más (Liverpool, Paços, Belém e perda de liderança) e ele aguentou-se firme e hirto sem disparatar nem perder a cabeça.

Conclusão:

Do ponto de vista do SC é normal que não prescinda do Marega. O Porto não está folgado a nivel de diferença qualitativa para os rivais, ele é preponderante no modelo e no rendimento e o próprio SC está mais interessado no que o Porto pode fazer já do que em gerir o médio longo prazo desportivo do clube.
Se o Herrera e o Brahimi renovam ou não, para ele pode ser completamente irrelevante.

Do ponto de vista do clube temos que ver para além do nariz.

É um jogador de perfil Cissokho/Mangala ou é um jogador de perfil Lucho/Jackson?

Há ou não uma maior probabilidade de oscilação de rendimento?

Podemos ter um hype ou num valor seguro? (esta avaliação conduziria, necessariamente, à venda de jogadores jovens porque é sempre duvidosa a capacidade de afirmação, em detrimento de Alex Telles ou Felipes)

Dá para recusar uma boa proposta por um jogador de 27 anos?

Dá para recusar uma boa proposta por um jogador que já não quer renovar e acaba contrato em 2020?

Este tipo de análises valem para qualquer jogador e devem ser feitas sem contar com a variável amuo, treino mal ou não treino.

Introduzindo essas variáveis a coisa muda de figura.
Eu aceitava uma proposta de 20M antes da birra mas tentaria não fazer um desconto de um cêntimo à ultima proposta rejeitada pré-birra.

É sempre complicado gerir pedagogicamente um grupo de jogadores/empresários espectadores e, com isso, arriscar perder milhões por não olhar exclusivamente para o caso Marega.

Fazer um saldo depois de birra pode ser a melhor decisão de curto prazo mas abrir uma caixa de Pandora para o médio/longo prazo.

Não sei se atingi o objetivo da intervenção do PdC (depois de amanhã posso chegar lá) mas o SC esteve muito bem na CI pré-AVES.

O Porto instituição tem que agir com pulso firme internamente mas ser o mais doce possível externamente.
O Marega é um activo importante e o Porto tem que tentar preservar ao máximo a sua imagem para que possa extrair o máximo de rendimento do Marega caso permaneça no clube.
Cultivar talibanismos, assobios e insultos ao Marega é o pior que podemos fazer. 

Não acredito que o Porto tenha recebido ou rejeitado propostas na casa dos 30M ou mais.

O que é dito, escrito ou soprado nas TVs, jornais e fóruns é mais para valorizar jogadores ou enquadrar politicamente a ferocidade da gestão da SAD do que realidade.

Os 40M do Marega (se reais) dariam para pagar as transferências do Luan do Grémio ( CR:18M) e do Rebic (fala-se que poderá sair por 21M para o Sevilha).

Não estou a dizer que o Porto tinha que gastar esse dinheiro num substituto (até porque prémios + salários também contam).
É só para enquadrar a importância que ele tem para o curto prazo.

Desde que a SAD se comprometa com o SC a reinvestir parte (podia ser metade) da verba a receber (que julgo que nunca será 40) é possível gerir racionalmente o plantel do Porto (sem excessiva dependência de vontades conjunturais de treinador) sem abdicar de dar um plantel com a qualidade exigivel para lutar pelo campeonato.
 

Lucho75

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2015
16,007
19,348
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Amanhã por esta hora está o Marega a pedir desculpa e a fazer juras de amor no instragam.
É pena que tenha decidido enveredar pelo braço de ferro.
Muitos adeptos já não o vao ver da mesma maneira.
 

Jovetic8

Tribuna Presidencial
29 Maio 2012
8,468
1
31
Coimbra
Lucho75 disse:
Amanhã por esta hora está o Marega a pedir desculpa e a fazer juras de amor no instragam.
É pena que tenha decidido enveredar pelo braço de ferro.
Muitos adeptos já não o vao ver da mesma maneira.
O pior não é o adeptos. Os colegas vão olhar para ele da mesma maneira?
 

LeaveYD

Tribuna Presidencial
18 Setembro 2016
6,709
2,673
Eu não me importava de vender o Marega por 30M quanto mais por 40M.
No aspecto económico é uma maravilha. O problema é o aspecto desportivo. Ele apesar de não saber dominar uma bola, aqui no tugão ainda consegue relar muitas defesas. Em Inglaterra duvido que faça o mesmo.

Outra das minhas preocupações no aspecto desportivo, é que conhecendo a SAD, nunca na vida teremos substituto à altura. E com a lesão do Soares e a baixa forma do Aboubakar, tudo piora.
 

Dragoness

Bancada central
7 Junho 2017
1,528
2,184
Conquistas
3
  • André Villas-Boas
  • Sérgio Conceição
  • Deco
É preciso ver o outro lado também. Se o Marega amuar e não se empenhar, anda para trás. Quem é que o vai querer depois de uma má época e com uma personalidade aparentemente instável? Ele que pense muito bem...
 

Flanders

Tribuna
11 Maio 2017
2,711
0
Eu sou um dos que se estiver no estádio lhe mando uma assobiadela que nem é bom.

Tratei-o como não devia ter tratado, retratei-me porque me surpreendeu imenso mas não suporto birrinhas. Vai ter de fazer muito para reconquistar a simpatia que consegui ganhar por ele ao longo da época.