Eu nao acho que tenha piorado..os ultimos 2 meses do VB os jogos fora eram todos 50/50. Mas dando isso de barato.. é normal que piore quando saiu o melhor jogador da equipa. O Porto com Nico e sem Nico sao bixos diferentes.
Ponto prévio 1: a época passada foi má e, por todos os motivos, o ciclo do SC tinha chegado ao fim! Não adianta estar a reviver o passado!
Ponto prévio 2: VB nunca pareceu ser solução e poucos não compreenderam a sua saída! Parecia difícil fazer pior!
1. Os jogadores não são assim tão maus
Creio que referiste que este é um caminho dos últimos 3 anos! Nos últimos 3 anos, no top-15 dos mais utilizados estiveram, no total, 26 atletas!
Nos últimos 3 anos, só 5 jogadores estiveram, sempre, entre os 15 mais utilizados: Diogo Costa, João Mário, Pepê, Eustaquio e Galeno!
Nos 26 jogadores, há 8 (oito) que nunca foram campeões! Desses 8, 5 conquistaram a Taça de Portugal do ano passado! Em campo! Sobram 3: Mora, Samu e Moura!
Nesses 26 jogadores, 11 nunca foram internacionais A!
2. Piorou e piorou muito
Quase todos os jogos do VB foram medíocres, para ser simpático! Mesmo nas vitórias! A nossa primeira saída, logo aos Açores, foi péssima! O jogo em alvalade foi terrível! E, no entanto, como se dizia há umas páginas, deve ter sido dos melhores arranques dos últimos anos! As duas derrotas com o nacional e com o gil, mostravam uma equipa, que, claramente, não queria jogar e não queria ganhar!
Com o MA, o problema é bastante diferente! Realmente, os jogadores não parecem não querer jogar! Nem parecem estar contra o treinador! Mas os erros de posicionamento, os erros de abordagem ao jogo, os erros de cobertura defensiva são tão profundos, que transformam um kikas numa mistura de messi com ronaldo! E isso é que é o mais grave! Não são os resultados, que se traduzem nos xg ou as oportunidades concedidas, ou a incapacidade em criar futebol ofensivo! É o próprio curso que não parece resultar!
Eu acho que todos os portistas queriam que resultasse! O homem fala de uma forma brilhante! A postura dele tem sido inatacável! A qualidade é que deixa muitíssimo a desejar!
3. Falta o Nico e o Galeno
No início da época, elogiava-se o excelente plantel e o que tinha sido conseguido em tão pouco tempo e com tantos problemas (financeiros)!
Desde janeiro, que se defende o treinador porque faltam o Nico e o Galeno! Eu nem quero imaginar o que pensaria o JF, que lhe levavam sempre, os melhores jogadores do ano anterior e lhe davam matéria-prima em bruto, para ele trabalhar! Ou outro treinador, em que lhe tiraram o Falcao e lhe deram o Kléber, para ele ser campeão...
Se perder o melhor jogador da equipa é justificação para que piore, o FCP tem um problema grave, porque, todos os anos, tem de vender os melhores jogadores!
Se, em 6 meses, o treinador não consegue encontrar uma solução (individual ou coletiva) para a perda do melhor jogador da equipa, tem de repensar a sua vida!
Até porque, por este princípio, a seguir a faltar o melhor jogador, vai faltar tempo para o Gabri se ambientar! E, depois de se ambientar ao clube, vai precisar de entender os princípios de jogo do treinador... e não acaba!