Há 3 vias para a solução da questão Taremi.
- Mantém-se até acabar contrato tentando aproveitar o rendimento desportivo e depois sai a custo zero.
- Vende-se já ao melhor preço. Menos do que 15M, como está o mercado, seriam saldos ridículos ( cláusula de 60M). Só temos 85% do passe.
- Renova-se 2 anos para tentar assegurar o rendimento desportivo e aumentar poder negocial numa eventual venda ainda neste mercado, depois em Janeiro ou para o ano.
Todas elas têm desvantagens, mas eu vejo uma que me parece claramente a menos má.
Em condições normais seria favorável à manutenção do Taremi, mas olhando para aquele que foi o 11 do porto o ano passado e para as nossas finanças acho que não temos hipoteses.
DCosta - A única real jóia do clube - já vendemos as outras e ainda assim estamos em pré falência;
Zaidu - Não oferece mais valia financeira nem desportiva. Alguém dá 10M que sejam por ele?
Marcano - 36 anos, não é preciso dizer mais nada
Pepe - 40 anos! O Pepe é um caso especial porque é uma lenda do clube.
Pepê - oferece muito mais a extremo ou medio ofensivo e pode valer mais. Devia ser vendido no final da próxima época por +50M;
Galeno - Jogador com qualidade acima da média, com o mercado como está talvez se consiga vender por 30M esta época ou na próxima;
Eustáquio - Jogar de qualidade razoável, esperar grandes mais valias a partir do canadiano é utópico;
Uribe - Já foi, a 0

Otávio - craque craque craque. Mas já tem 28 anos e alto salário. Tem de ser vendido este ano;
Evanilson - ainda não mostrou o que pode dar à equipa. Face à sua idade e potencial deve ficar no porto ainda mais 2 anos;
Taremi - craque, mas já tem 30 anos, salário elevado e entra no último ano de contrato.
Tirando o DCosta não temos um único jovem de enorme potencial. Estou muito preocupado com o estado do clube.
Vendemos o Diogo Costa, tapa-se o buraco para este ano e depois? Quem se vende para o ano? Taremi, Pepe, Marcano, Otávio? Eustáquio Grujic Zaidu Wendeel?
Se vendermos o Otávio e Taremi este ano encaixamos entre (55 - 70M), poupamos MUITO dinheiro em salários e continuamos com possibilidade de vender o Diogo Costa para o ano pelos 75M da clausula. Se fizermos o inverno, o Taremi sai a custo 0 e o Otávio já com 29 anos entra no último ano de contrato.
O Namaso mostrou qualidades e acho que devia ser aposta. Esperar que o João Mário faça uma epoca constante e sem lesões. Vender os dois laterais esquerdos e contratar outros dois. No limite, vender só o Wendell e contratar outro lateral para ser titular. Tem de ser um jogador com potencial de valorização.
Fazer do Pêpe o novo Otávio e contratar o Ivan Jaime. Contratar médio com potencial de valorização. Garantir o Fran Navarro e contratar centrais jovens para saltarem entre equipa A e B. Apostar forte no David Carmo. Pode ser que assim se recomponha o plantel mantendo as finanças equilibradas - dentro do possível.