Modelos de jogo e treino

ecandre

Arquibancada
16 Dezembro 2013
134
62
Boa tarde
Com autorização dos moderadores, inicio este topico para podermos falar de futebol jogado - com maior foco em modelos de jogo incluindo sistemas de jogo - e, igualmente, de treino, seja futebol de formação ou profissional. Que tipo de treino preferem, que exercicios e objectivos gostam para implementar o vosso modelo de jogo. Podem também partilhar exemplos. Claro que quem está por dentro do treino desportivo estará mais "preparado" para este tópico mas qualquer um pode e deve participar.

Neste momento, falando mais pessoalmente, tenho licenciatura em desporto com especialização em treino mental e estou a finalizar o nivel 1 de treino de futebol.

Dito isto, quero partilhar algum do conhecimento mas, principalmente, aprender o maximo com todas as experiencias.
 

ecandre

Arquibancada
16 Dezembro 2013
134
62
Partilho o modelo de jogo de Mourinho, epoca 2003-2004. Já muito conhecido e há muito partilhado na net.

https://drive.google.com/open?id=1zgMqORqfoeshSGi5If3xx7ElZYxDjbTE
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,653
38,967
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
@ecandre  porque é que o Mourinho não reproduz esse modelo actualmente? No Chelsea quando chegou jogou na 1 e 2 epoca +- dessa maneira, depois foi sempre a descer.
 

ecandre

Arquibancada
16 Dezembro 2013
134
62
Aqui está exemplo em video de exercicio de jogo reduzido, de Van Gaal:

https://drive.google.com/open?id=1JuYgt37MZqX3wjQEtsRVhmfehetLmLx3
 

ecandre

Arquibancada
16 Dezembro 2013
134
62
sirmister disse:
@ecandre  porque é que o Mourinho não reproduz esse modelo actualmente? No Chelsea quando chegou jogou na 1 e 2 epoca +- dessa maneira, depois foi sempre a descer.
Apesar de não estar por dentro dos treinos e mente actual do Mourinho, acho que ele sofreu uma grande mudança a nivel de treino e modelo quando foi para o Inter. Depois disso, o modelo dele apresenta mais futebol directo com transiçoes rápidas, mais forte fisicamente. Também se ve alterações quando começa a defrontar mais o Barcelona de Guardiola e o Atletico de Simeone.

Mais pessoalmente, penso que existem algumas situações pessoais, nestes ultimos anos, que o transformaram e tornaram-no num homem mais reservado e isso nota se no estilo de jogo das suas equipas.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,653
38,967
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
ecandre disse:
Apesar de não estar por dentro dos treinos e mente actual do Mourinho, acho que ele sofreu uma grande mudança a nivel de treino e modelo quando foi para o Inter. Depois disso, o modelo dele apresenta mais futebol directo com transiçoes rápidas, mais forte fisicamente. Também se ve alterações quando começa a defrontar mais o Barcelona de Guardiola e o Atletico de Simeone.

Mais pessoalmente, penso que existem algumas situações pessoais, nestes ultimos anos, que o transformaram e tornaram-no num homem mais reservado e isso nota se no estilo de jogo das suas equipas.
Pois perdeu-se completamente.

Em tempos houve um topico parecido com isto, tinha entre outras coisas relatorios de observação do AVB.
 

ecandre

Arquibancada
16 Dezembro 2013
134
62
Claro que é tudo opinião pessoal... sem nada para comprovar directamente.


Mas agora quando me falam de equipas que marcam, essa epoca do Mourinho no NGC - 2002 a 2004 - foi para mim a mais marcante a nivel global. Uma coisa é pores um Barcelona ou Real Madrid a mudar o futebol. Outra é pores um clube médio/alto da Europa a bater todos os que aparecem por frente. Os jogos com Lazio, benfica (Luz) e sporting, na primeira epoca foram algo de grandioso. E na segunda epoca, digam o que quiserem, vencer a liga dos campeões contra equipas grandes como Real, MU, Lyon (que na altura era muito forte) e Monaco foi fenomenal.

Foi um conjunto de situações anormais - um excelente treinador, um grupo extraordinario escolhido a dedo - algo dificil de acontecer nesta altura - com jogadores a jogarem como se fosse o ultimo jogo deles. Um modelo de jogo que tanto adota um 433 como um 442 losango com facildade, posse de bola com ataque rápido, pressão alta com bloco unido. Foi algo fantastico.


Hoje em dia o Mourinho parece cansado e ultrapassado. Infelizmente
 

Portoallez2

Tribuna Presidencial
4 Setembro 2016
12,131
11,191
O problema sinceramente de mourinho é ele não estar a desfrutar muito do Man United, sinceramente é o que eu acho.. não vejo com a mesma vontade, não sei, está sempre com cara de quem está ali por estar, não é o mesmo que era há uns tempos, acho que ele precisa de outro clube..se esta brincadeira do emery não correr bem no Arsenal , gostava o ver lá, acho que ia ser fantástico para ele..
 

ecandre

Arquibancada
16 Dezembro 2013
134
62
sirmister disse:
Pois perdeu-se completamente.

Em tempos houve um topico parecido com isto, tinha entre outras coisas relatorios de observação do AVB.

Penso que ainda tenho esse relatório mas acho que tinha um erro grave - faltava 1 jogador na analise
 

ecandre

Arquibancada
16 Dezembro 2013
134
62
Portoallez2 disse:
O problema sinceramente de mourinho é ele não estar a desfrutar muito do Man United, sinceramente é o que eu acho.. não vejo com a mesma vontade, não sei, está sempre com cara de quem está ali por estar, não é o mesmo que era há uns tempos, acho que ele precisa de outro clube..se esta brincadeira do emery não correr bem no Arsenal , gostava o ver lá, acho que ia ser fantástico para ele..

Nota-se cansaço. Devia fazer o que o Guardiola fez. Retirar se durante 1 ano....
 

ecandre

Arquibancada
16 Dezembro 2013
134
62
Guardiola usa muito jogos reduzidos para treinar as suas equipas:

https://drive.google.com/file/d/1bSldOSTcrKUNAxDiQLMUbHtPGsLpL9pn/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1lXfQoKY023cvcgOSN4iJA5Ne4fud1372/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1R-6lWsdezn2iU6EAs6hMMd9gm8pr7EdA/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/1oGE7AEE2ARTwA7W1pha5mjulqADVUJjR/view?usp=sharing
 

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
10,017
4,185
Olimpo
Ora aqui está um tópico interessante do qual irei usufruir muito ehehe ; )

Para abrir as hostes deste tópico quero falar de algo que me começa a meter nojo pelo que observo ainda no futebol de formação em Portugal.

Falo dos diferentes métodos pedagogicos que os treinadores utilizam com os miúdos nomeadamente o Ensinar/Aprendizagem. Muita gente pensa que é igual mas há um mundo de diferenças entre estes dois métodos.

Exemplo:

Método do ensinar:

O Cristianinho está a fazer um exercícios de cobertura ofensiva e o treinador identifica um erro. O feedback do treinador é: "Cristianinho estás a fazer mal o exercício, por isso em vez de fazeres assim fazes desta maneira..."

Método de aprendizagem:

O Cristianinho está a fazer um exercício de contenção e o treinador identifica um erro, o treinador aborda o Cristianho e questiona: "Achas que estás a fazer o exercício de forma correcta?" Os miúdos sabem quando fazem as coisas bem ou não pois se o exercício tiver uma taxa de sucesso inferior a 70% algo está errado e os miúdos apercebem-se disso, mas continuando o Cristianinho responde que acha que não está a fazer bem o exercicio e o treinador volta a questionar: "então o que achas que deves mudar para fazer bem?"

Na minha opinião este segundo método é para mim o mais eficaz e eficiente para os miúdos, nós seres humanos temos algo na cabeça chamado cérebro que serve para muitas coisas entre elas pensar e raciocinar, se promovemos isto nos miúdos desde cedo será muito bom para eles, eu defendo este método para com os miúdos não só para o desporto nas diversas modalidades como também para a escola como também na educação que os país dão ao filhos. Os miúdos não podem ter a resposta a tudo de mão beijada, têm que trabalhar o seu cérebro para ultrapassar os problemas que têm no seu dia a dia, se o fizerem desde cedo com certeza chegaram a adultos muito mais bem preparados para enfrentar as dificuldades do mundo real.

Mas voltando ao desporto, infelizmente ainda vejo muito o método do ensinar nas formações e era algo que eu gostava que fosse mudado.

Para concluir e ao contrário do @ecandre primeiro tirei o nível 1 de treinador acho que já o tinha dito aqui (um desperdício de dinheiro) e só mais tarde tirei a licenciatura em Ciências do Desporto com especialização em Pedagogia no Desporto. Se querem tirar o nivel 1 aconselho a tirarem uma licenciatura em Desporto com especialização em futebol e nao irem pelos cursos feitos pelas diversas associações.
 

ecandre

Arquibancada
16 Dezembro 2013
134
62
Zeus disse:
Ora aqui está um tópico interessante do qual irei usufruir muito ehehe ; )

Para abrir as hostes deste tópico quero falar de algo que me começa a meter nojo pelo que observo ainda no futebol de formação em Portugal.

Falo dos diferentes métodos pedagogicos que os treinadores utilizam com os miúdos nomeadamente o Ensinar/Aprendizagem. Muita gente pensa que é igual mas há um mundo de diferenças entre estes dois métodos.

Exemplo:

Método do ensinar:

O Cristianinho está a fazer um exercícios de cobertura ofensiva e o treinador identifica um erro. O feedback do treinador é: "Cristianinho estás a fazer mal o exercício, por isso em vez de fazeres assim fazes desta maneira..."

Método de aprendizagem:

O Cristianinho está a fazer um exercício de contenção e o treinador identifica um erro, o treinador aborda o Cristianho e questiona: "Achas que estás a fazer o exercício de forma correcta?" Os miúdos sabem quando fazem as coisas bem ou não pois se o exercício tiver uma taxa de sucesso inferior a 70% algo está errado e os miúdos apercebem-se disso, mas continuando o Cristianinho responde que acha que não está a fazer bem o exercicio e o treinador volta a questionar: "então o que achas que deves mudar para fazer bem?"

Na minha opinião este segundo método é para mim o mais eficaz e eficiente para os miúdos, nós seres humanos temos algo na cabeça chamado cérebro que serve para muitas coisas entre elas pensar e raciocinar, se promovemos isto nos miúdos desde cedo será muito bom para eles, eu defendo este método para com os miúdos não só para o desporto nas diversas modalidades como também para a escola como também na educação que os país dão ao filhos. Os miúdos não podem ter a resposta a tudo de mão beijada, têm que trabalhar o seu cérebro para ultrapassar os problemas que têm no seu dia a dia, se o fizerem desde cedo com certeza chegaram a adultos muito mais bem preparados para enfrentar as dificuldades do mundo real.

Mas voltando ao desporto, infelizmente ainda vejo muito o método do ensinar nas formações e era algo que eu gostava que fosse mudado.

Para concluir e ao contrário do @ecandre primeiro tirei o nível 1 de treinador acho que já o tinha dito aqui (um desperdício de dinheiro) e só mais tarde tirei a licenciatura em Ciências do Desporto com especialização em Pedagogia no Desporto. Se querem tirar o nivel 1 aconselho a tirarem uma licenciatura em Desporto com especialização em futebol e nao irem pelos cursos feitos pelas diversas associações.
Excelente participação. Concordo em tudo o que dizes. Umas das coisas mais importantes no Desporto e na vida também, é a tomada de decisão. O porque de fazer algo e as alternativas possiveis. Concretamente no desporto, o automatismo leva à falta de soluções e por vezes ao desespero quando não funciona.
Por exemplo: ja devem ter reparado nos treinadores a gritar, em jogos ou exercicios, faz isto faz aquilo para um jovem atleta. O chamado jogo de Playstation.  O atleta faz aquilo que o treinador pede. Mais nada. Não percebe o jogo, não percebe o porque e nao sabe procurar alternativas. Tal como na escola, faz isto assim, aquilo tem de ser assim, etc. Qual a evolução? Qual o pensamento que passa por um jovem? Que alguem lhe diz sempre o que fazer por isso nao preciso de encontrar a resposta ou a alternativa.
Acho que na formação especialmente deviamos deixar de lado a parte tactica do jogo e concentrar na pedagogia de ensino, nos porques, comos e quandos.
 

ecandre

Arquibancada
16 Dezembro 2013
134
62
Faz falta o futebol de rua. Coordenação, tecnica, tomada de decisão, reacção....
Também faz falta compromisso dos jovens.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,653
38,967
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
ecandre disse:
Claro que é tudo opinião pessoal... sem nada para comprovar directamente.


Mas agora quando me falam de equipas que marcam, essa epoca do Mourinho no NGC - 2002 a 2004 - foi para mim a mais marcante a nivel global. Uma coisa é pores um Barcelona ou Real Madrid a mudar o futebol. Outra é pores um clube médio/alto da Europa a bater todos os que aparecem por frente. Os jogos com Lazio, benfica (Luz) e sporting, na primeira epoca foram algo de grandioso. E na segunda epoca, digam o que quiserem, vencer a liga dos campeões contra equipas grandes como Real, MU, Lyon (que na altura era muito forte) e Monaco foi fenomenal.

Foi um conjunto de situações anormais - um excelente treinador, um grupo extraordinario escolhido a dedo - algo dificil de acontecer nesta altura - com jogadores a jogarem como se fosse o ultimo jogo deles. Um modelo de jogo que tanto adota um 433 como um 442 losango com facildade, posse de bola com ataque rápido, pressão alta com bloco unido. Foi algo fantastico.


Hoje em dia o Mourinho parece cansado e ultrapassado. Infelizmente
É normal, foi marcante para todos os Portistas ;)

Por acaso tinha dito ai outro dia, o jogo contra a Lazio em casa foi possivelmente o melhor que já vi, foi brutal mesmo, ainda o tenho guardado algures.

Foi uma tempestade perfeita, Ricardo carvalho era o melhor central do mundo, Maniche um dos melhores do mundo e Deco idem, e depois haviam mais 3 ou 4 de grande nivel.

A primeira epoca do Mourinho ainda assim foi melhor que a 2, passavamos por cima de todos sempre com grande intensidade e quase sempre em 4x3x3, a segunda já era tudo mais controlado e menos espetacular.

A equipa de AVB tinha um talento semelhante ou maior.
 

ecandre

Arquibancada
16 Dezembro 2013
134
62
Para quem tiver interesse em ler sobre o treino dos jovens:

https://drive.google.com/open?id=1D40uv5bQ4FYxO5-UnZqsF6eqlSnm8Ab5
 

ecandre

Arquibancada
16 Dezembro 2013
134
62
sirmister disse:
É normal, foi marcante para todos os Portistas ;)

Por acaso tinha dito ai outro dia, o jogo contra a Lazio em casa foi possivelmente o melhor que já vi, foi brutal mesmo, ainda o tenho guardado algures.

Foi uma tempestade perfeita, Ricardo carvalho era o melhor central do mundo, Maniche um dos melhores do mundo e Deco idem, e depois haviam mais 3 ou 4 de grande nivel.

A primeira epoca do Mourinho ainda assim foi melhor que a 2, passavamos por cima de todos sempre com grande intensidade e quase sempre em 4x3x3, a segunda já era tudo mais controlado e menos espetacular.

A equipa de AVB tinha um talento semelhante ou maior.
Sim, a primeira epoca de Mourinho surpreendeu tudo e todos. Lembro de falar com um amigo sportinguista acerca dos jogos contra eles e benfica. Quando fomos a alvalade quase não saimos do meio campo deles, mas ele dizia que precisavamos de ganhar para assegurar o 1º lugar. Segundo ele, o jogo contra os vermelhos foi ainda mais impressionante porque não precisávamos tanto de ganhar e fizemos um jogo que nao saimos mesmo do meio campo deles.

O grande feito do AVB foi mesmo unir aqueles jogadores, pois tinham um temperamento mais complicado por assim dizer. Mais facil foi com Mourinho pois a base era toda de jogadores portugueses ou brasileiros. Ja AVB apanhou jogadores de todas as nacionalidades e se calhar com menos compromisso com o clube. Ja VP disse apos sair do NGC que a grande falha dele foi mesmo essa. A comunicação com atletas.
 

ecandre

Arquibancada
16 Dezembro 2013
134
62
Zeus disse:
Para concluir e ao contrário do @ecandre primeiro tirei o nível 1 de treinador acho que já o tinha dito aqui (um desperdício de dinheiro) e só mais tarde tirei a licenciatura em Ciências do Desporto com especialização em Pedagogia no Desporto. Se querem tirar o nivel 1 aconselho a tirarem uma licenciatura em Desporto com especialização em futebol e nao irem pelos cursos feitos pelas diversas associações.
Tirei agora o nivel 1, mas concordo. Quem quiser e se puder, é preferivel tirar uma licenciatura com especialização em futebol. Demora o mesmo tempo mas abre outras portas e outro conhecimento. Estou a pensar tirar mestrado  em futebol para o nivel 2.
 

ecandre

Arquibancada
16 Dezembro 2013
134
62
Outro documento para treinadores de formação:

https://drive.google.com/open?id=1rly5uoX-aIuh90IRWsTOUsT4t6lR4QlX