#Basquetebol NBA - 2023/2024

bernardoferreira

Tribuna Presidencial
27 Maio 2018
5,810
900
Tá tocado, se tivesse lesionado não jogava tanto tempo. Ontem jogou 41m. Queriam que jogasse 48? O kyrie jogou 39. Se tiver mesmo lesionado é simples com a sorte que boston está com os adversarios a lesionarem-se, ele chega a final e não calça.
Com lesionado quero dizer que faz certas coisas e sai a mancar e não se consegue mover da mesma maneira. Obviamente não esta mesmo lesionado se joga tantos minutos, mas neste nível pode fazer a diferença.
 

Nürburgring

Bancada central
4 Novembro 2022
1,496
3,103
Dizer que ofensivamente não fica atrás não me parece nada controverso, só a diferença entre o nível de passe compensa muito se achas que é um pior scorer (não estou a dizer que o Jordan não passava bem).
Isso não funciona de todo assim. Uma coisa não compensa outra, o scoring não se dissocia do playmaking na medida em que uma também depende muito diretamente da (ameaça da) outra, sobretudo quando estamos a falar deste calibre de jogadores.
Não há nenhum indicador de impacto que coloque o Luka, nesta fase, nessa conversa com MJ, Lebron, Magic, Nash, Curry, Shaq e Joker. Esses são, geralmente, os que pintam uma imagem mais clara embora nunca total.
Que é o melhor scorer para mim é claro. Também é claro que o Luka é muito melhor playmaker que o MJ embora seja de salientar o impacto que tem o spacing atual na geração de passes para lançamento vs pré 2015 e mais ainda vs dead ball. Também conseguimos ter uma ideia do que seria um MJ mais focado na criação de ataque para outros e menos para si mesmo (Finals 1991). Outra coisa relativamente ao MJ no ataque (e com consequência também na defesa) é o quão históricamente bom era na retenção da bola e na limitação de perdas, coisa que para o seu volume nunca mais se viu na NBA.
Na combinação do seu scoring e playmaking, Luka não tem conseguido alavancar um impacto transformador do nível dos grandes criadores de ataque da história do jogo, até ao momento. Este "até ao momento" é importante. Esse impacto não importa de onde vem, importa é a sua ordem de grandeza. Podemos falar do Shaq como o exemplo mais clássico de que >scoring + >playmaking não pinta necessariamente uma > força ofensiva. Shaq vs Durant e Shaq vs Barkley enterram essa ideia. A conversa que queres ter talvez seja mais próxima de "a arma ofensiva mais versátil" do que "a melhor arma ofensiva".
 

bernardoferreira

Tribuna Presidencial
27 Maio 2018
5,810
900
Isso não funciona de todo assim. Uma coisa não compensa outra, o scoring não se dissocia do playmaking na medida em que uma também depende muito diretamente da (ameaça da) outra, sobretudo quando estamos a falar deste calibre de jogadores.
Não há nenhum indicador de impacto que coloque o Luka, nesta fase, nessa conversa com MJ, Lebron, Magic, Nash, Curry, Shaq e Joker. Esses são, geralmente, os que pintam uma imagem mais clara embora nunca total.
Que é o melhor scorer para mim é claro. Também é claro que o Luka é muito melhor playmaker que o MJ embora seja de salientar o impacto que tem o spacing atual na geração de passes para lançamento vs pré 2015 e mais ainda vs dead ball. Também conseguimos ter uma ideia do que seria um MJ mais focado na criação de ataque para outros e menos para si mesmo (Finals 1991). Na combinação do seu scoring e playmaking, Luka não tem conseguido alavancar um impacto transformador do nível dos grandes criadores de ataque da história do jogo, até ao momento. Este "até ao momento" é importante. Esse impacto não importa de onde vem, importa é a sua ordem de grandeza. Podemos falar do Shaq como o exemplo mais clássico de que >scoring + >playmaking não pinta necessariamente uma > força ofensiva. Shaq vs Durant e Shaq vs Barkley enterram essa ideia. A conversa que queres ter talvez seja mais próxima de "a arma ofensiva mais versátil" do que "a melhor arma ofensiva".
Na regular season o Luka bateu o recorde de pontos gerados por pontos mais assistências de sempre, parece me completamente errado dizer que não ha nenhum indicador de impacto ao nível dos jogadores que mencionas, na minha opinião esta claramente ao nível deles todos (ofensivamente).
Enquanto ao Jordan provavelmente ser melhor com mais espaço, sim provavelmente é verdade mas também beneficiou bastante da illegal defense, não havia possibilidade de double teams, eram quase obrigados a deixa lo ir no 1 para 1 sempre para aquele midrange incrível.
 
  • Like
Reações: aribeiro016

Nürburgring

Bancada central
4 Novembro 2022
1,496
3,103
Na regular season o Luka bateu o recorde de pontos gerados por pontos mais assistências de sempre, parece me completamente errado dizer que não ha nenhum indicador de impacto ao nível dos jogadores que mencionas, na minha opinião esta claramente ao nível deles todos (ofensivamente).
Enquanto ao Jordan provavelmente ser melhor com mais espaço, sim provavelmente é verdade mas também beneficiou bastante da illegal defense, não havia possibilidade de double teams, eram quase obrigados a deixa lo ir no 1 para 1 sempre para aquele midrange incrível.
O que é que esse dado tem a ver com indicadores de impacto? Pista, isso não é um indicador de impacto.

Esse dado é um dado que para efeitos comparativos é vazio porque é um dado absoluto sem indicador de eficiência, sem estabilizador pace, sem regularização do crescimento das percentagens de lançamentos interiores e exteriores assim como do aumento do volume de jogo exterior.

Esse dado tem um valor real tão baixo que nunca tinha ouvido falar que houvesse quem se desse ao trabalho de o contabilizar, e quase que aposto que indo por esse dado tens muitas temporadas do Westbrook lá no topo.

O pace atual é muito maior, e marcam-se muitos mais pontos (por muitas razões). Passaste de uma média de marcação de pontos de 95 na década de 90/inicios de 2000 para 115 em 2024. Porque carga de água achas que esse dado tem algum valor?

Tá aqui uma pessoa a falar de indicadores de impacto para ser retorquido com "mais pontos gerados por pontos e assistências", é difícil.
 

bernardoferreira

Tribuna Presidencial
27 Maio 2018
5,810
900
O que é que esse dado tem a ver com indicadores de impacto? Pista, isso não é um indicador de impacto.

Esse dado é um dado que para efeitos comparativos é vazio porque é um dado absoluto sem indicador de eficiência, sem estabilizador pace, sem regularização do crescimento das percentagens de lançamentos interiores e exteriores assim como do aumento do volume de jogo exterior.

Esse dado tem um valor real tão baixo que nunca tinha ouvido falar que houvesse quem se desse ao trabalho de o contabilizar, e quase que aposto que indo por esse dado tens muitas temporadas do Westbrook lá no topo.

O pace atual é muito maior, e marcam-se muitos mais pontos (por muitas razões). Passaste de uma média de marcação de pontos de 95 na década de 90/inicios de 2000 para 115 em 2024. Porque carga de água achas que esse dado tem algum valor?

Tá aqui uma pessoa a falar de indicadores de impacto para ser retorquido com "mais pontos gerados por pontos e assistências", é difícil.
Mas o Luka é super eficiente? lol
 

bernardoferreira

Tribuna Presidencial
27 Maio 2018
5,810
900
Já vi que não vale a pena responder, dizes me que o que disse não vale nada porque não falo de eficiência mas o Luka é dos jogadores mais eficientes e ignoras isso. Não sei o que posso dizer mais.

Sinceramente cada um tem a sua opinião e já vi que não vou mudar a tua e tu também não vais conseguir mudar a minha que o Luka não é do nível de um Nash por exemplo.
 

Nürburgring

Bancada central
4 Novembro 2022
1,496
3,103
Já vi que não vale a pena responder, dizes me que o que disse não vale nada porque não falo de eficiência mas o Luka é dos jogadores mais eficientes e ignoras isso. Não sei o que posso dizer mais.

Sinceramente cada um tem a sua opinião e já vi que não vou mudar a tua e tu também não vais conseguir mudar a minha que o Luka não é do nível de um Nash por exemplo.
Tens que reler. Disse que o dado que colocaste não vale nada e não vale nada pelas múltiplas razões que elenquei.

Ridicularizei o que escreveste porque assumiste logo uma posição altamente comprometedora ("parece-me completamente errado dizer que não há nenhum indicador de impacto ao nível dos jogadores que mencionas") quando eu já trabalhei nisto e sei do que estou a falar quando digo que não há, e do outro lado, existes tu, que já provaste claramente não saber o que são indicadores de impacto (caso contrário nunca mencionarias o dado que mencionaste) e que ainda assim, apontas que estou completamente errado quando apenas debito um facto. Um despropósito total, na minha opinião, mas cada um com a sua.

Por último, e para fechar, voltas novamente a demonstrar não saber do que falas relativamente à eficiência que apontei. "Luka é dos jogadores mais eficientes" é novamente uma conceção ultra errada. Luka é eficiente para o volume que tem, mas não é, nem de perto nem de longe, dos jogadores mais eficientes mesmo combinando com volume. Vou dar o exemplo de Durant e Curry, dois dos maiores neste departamento, para que percebas o que é ser dos mais eficientes:

TS Add (RS):
Curry 16: 454.7
Durant 13: 394.9
Durant 14: 383.9
Curry 15: 308.9
Durant 16: 297.0
Durant 10: 259.4
Curry 21: 255.3
Durant 12: 250.3
Curry 19: 239.9
Curry 18: 237.2
Durant 18: 235.1
Durant 17: 234.9
Durant 19: 229.9
Curry 17: 228.9
Curry 14: 211.3
Durant 23: 193.1
Durant 22: 177.1
Durant 11: 174.0
Curry 13: 165.0
Durant 24: 150.4

Luka 24: 143.4
 

bernardoferreira

Tribuna Presidencial
27 Maio 2018
5,810
900
Tens que reler. Disse que o dado que colocaste não vale nada e não vale nada pelas múltiplas razões que elenquei.

Ridicularizei o que escreveste porque assumiste logo uma posição altamente comprometedora ("parece-me completamente errado dizer que não há nenhum indicador de impacto ao nível dos jogadores que mencionas") quando eu já trabalhei nisto e sei do que estou a falar quando digo que não há, e do outro lado, existes tu, que já provaste claramente não saber o que são indicadores de impacto (caso contrário nunca mencionarias o dado que mencionaste) e que ainda assim, apontas que estou completamente errado quando apenas debito um facto. Um despropósito total, na minha opinião, mas cada um com a sua.

Por último, e para fechar, voltas novamente a demonstrar não saber do que falas relativamente à eficiência que apontei. "Luka é dos jogadores mais eficientes" é novamente uma conceção ultra errada. Luka é eficiente para o volume que tem, mas não é, nem de perto nem de longe, dos jogadores mais eficientes mesmo combinando com volume. Vou dar o exemplo de Durant e Curry, dois dos maiores neste departamento, para que percebas o que é ser dos mais eficientes:

TS Add (RS):
Curry 16: 454.7
Durant 13: 394.9
Durant 14: 383.9
Curry 15: 308.9
Durant 16: 297.0
Durant 10: 259.4
Curry 21: 255.3
Durant 12: 250.3
Curry 19: 239.9
Curry 18: 237.2
Durant 18: 235.1
Durant 17: 234.9
Durant 19: 229.9
Curry 17: 228.9
Curry 14: 211.3
Durant 23: 193.1
Durant 22: 177.1
Durant 11: 174.0
Curry 13: 165.0
Durant 24: 150.4

Luka 24: 143.4
Mas se fores por ai o Jordan também não era tão eficiente. Eficiência sendo importante não é tudo e sei que concordas com isso.
 

Nürburgring

Bancada central
4 Novembro 2022
1,496
3,103
Mas se fores por ai o Jordan também não era tão eficiente. Eficiência sendo importante não é tudo e sei que concordas com isso.
Aquilo ali é eficiência com relação ao volume. O Jordan tem muitas temporadas de 300+ que podia por ali. Pelo menos 4. Era bem mais eficiente que o Luka.
Não é comparável.