Nuno Espírito Santo

Conceição Santos

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,704
6,804
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Lucho González
Branco disse:
Duvido que MS e VP estejam disponíveis a meio de uma época, mas de resto concordo, há obviamente um ponto a partir do qual não faz sentido manter um treinador, só acho é que é preciso já ter o primeiro lugar completamente dado como perdido.
Desculpa Branco, é precisamente neste parágrafo que não concordo contigo. Só pensarmos em salvar o barco, qd ele já estiver totalmente afundado? Vamos dar MAIS UM campeonato àquelas pestes ???

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,935
6,662
Conquistas
1
  • Junho/18
Conceição Santos disse:
Desculpa Branco, é precisamente neste parágrafo que não concordo contigo. Só pensarmos em salvar o barco, qd ele já estiver totalmente afundado? Vamos dar MAIS UM campeonato àquelas pestes ???
Um novo treinador não vai inverter a situação, porque mesmo se bom, precisa de algum tempo até pôr a equipa a jogar á sua maneira, e até lá perdem-se mais pontos numa disputa já de si complicada.

Não percebo quem ainda entretém chicotadas com vista a inverter a classificação dessa mesma época, em campeonatos onde o campeão dificilmente fará menos que 80 pontos, simplesmente não vai acontecer.

Um novo treinador se bom, a única coisa que prepararia seria a próxima época, mas em sentido contrário também herdaria sempre parte do desgaste do insucesso desta, porque os adeptos nunca verdadeiramente perdoam que associam nem que ligeiramente á falta de títulos.

E depois seria preciso que um bom treinador aceitasse vir a meio da época, e se nem o próprio Nuno aceitou vir a meio da última, não estou a ver o VP ou o MS a aceitarem vir a meio desta, nenhum dos dois precisa de assumir esse risco adicional num projecto que dado o momento actual do clube, promete sempre ser complicado para qualquer treinador.

bvilela

Tribuna
19 Maio 2012
3,801
2,081
Conquistas
3
46
Barcelona
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Mike_Walsh disse:
Tirando o facto de um ter sido durante 13 anos jogador de 4 dos 5 maiores clubes da altura (FC Porto, Benfica, Belenenses e Académica), 2 vezes melhor marcador do Campeonato, e de o outro nunca ter passado do Guimarães durante 2 épocas e de forma muito discreta...
Tirando o facto de um ter sido treinado por Otto Glória, Mário Wilson, Fernando Cabrita, Jimmy Hagan, Peres Bandeira e António Medeiros e de o outro ter sido treinado pelo Filipovic e pelo Quinito...
Tirando o facto de um ter aprendido a carreira de treinador com o Mestre Pedroto, do qual foi adjunto, e de o outro não ter tido mestre que se conheça...
Tirando o facto de um ter sido Campeão Europeu, 3 vezes Campeão Nacional, 1 Taça de Portugal, 3 Supertaças, 1  Campeonato de França, 1 Taça de França, 1 Supertaça de França e de ter sido seleccionador nacional por 2 países (para além das conquistas menores que obteve quando foi para a Rússia e para as Arábias) e de o outro ter ganho 1 Supertaça e 1 Taça de Portugal...
Tirando isso, não, não vejo grandes diferenças entre Artur Jorge e Paulo Fonseca.

Ó pá, se há coisa que eu não sou é radical. Sabem que não gosto de insultos, seja aos nossos, seja aos adversários. Seja pela idade, seja pelo feitio, costumo ser racional e raramente me deixo levar pela emoção.
Mas aquela tua frase deixou-me alterado e profundamente emocionado. O Artur Jorge nasceu e viveu no Porto, jogou no Porto, marcou golos no Porto e já era um dos nossos quando cá chegou como treinador. O resto é  o que se sabe. É o nosso Artur Jorge, o mesmo a quem um tumor cerebral levou grande parte da sapiência de treinador, o mesmo a quem um outro tumor cerebral levou a filha de apenas 22 anos.
E não, não eram iguais no momento em que ingressaram no FC Porto. Separava-os um mundo naquele momento. O Artur Jorge já fora um rei no futebol português antes ainda de ser coroado nas Antas como o rei Artur, tivera a sorte de prosseguir os estudos em Filologia Germânica e de escrever livros de poesia (parece que não, mas faz diferença). Acima de tudo, aprendera com Pedroto. O Paulo Fonseca tivera uma passagem discreta pelo futebol português e andava a servir cafés em Pinhal Novo dois anos antes de chegar ao Porto - actividade tão digna como qualquer outra, mas longe de preparar para o futuro que acabou por ter.
Não me verás a dizer mal do Paulo Fonseca, como muitos aqui fazem. Foi um profissional honesto do nosso clube. Teve azar na altura, mas tirando isso, a vida tem-lhe sorrido. Ao contrário do nosso Artur Jorge, que, por mais rei que tenha sido, deve ser hoje o mais infeliz dos homens.
Não me leves a mal, mas por favor não faças esse tipo de comparações. O nosso Artur Jorge não o merece e o Paulo Fonseca também não.
Acho que deverias ler a discussão com o kal-el desde o início.

A comparação entre Artur Jorge e Paulo Fonseca em nada tem a ver com a qualidade, titulos, importância no futebol ou qualquer coisa parecida. Com Artur Jorge tive as primeiras grandes felicidades na vida já larga vida de portista (tenho 38 anos e quase 25 de sócio).

O que se comparava era o passado ligado ao Futebol Clube do Porto antes de serem treinadores principales. Artur Jorge jogou nos juniores e durante uma temporada na equipa principal, Paulo Fonseca esteve vinculado ao Porto durante vários anos sem ter jogado.

Conceição Santos

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,704
6,804
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Lucho González
Branco disse:
Um novo treinador não vai inverter a situação, porque mesmo se bom, precisa de algum tempo até pôr a equipa a jogar á sua maneira, e até lá perdem-se mais pontos numa disputa já de si complicada.
Aqui não concordo, sry. Se ele for BOM e conhecedor do nosso futebol, porque não ?

JohnnyP

Bancada central
29 Agosto 2012
1,990
26
J | [Ka!s3r^]. disse:
(...)

Tenho para mim que a constante era uma administração superior.
Excelente.

Mais recordo que a forma de pensar que tão bem descreves levou a um dos momentos mais marcantes da história recente do futebol Português: Quando o recém-eleito presidente do Benfica despediu Mourinho para cumprir a promessa eleitorar de fazer retornar a glória, sob a forma do último treinador campeão, Toni.

E toda a gente sabe o que se seguiu.

bluevertigo

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
12,478
7,961
Conquistas
2
  • Abril/22
  • Fevereiro/20
O Palminhas pediu para sair.
O LoPatego, esteve tempo a mais. Nunca devia ter começado a 2ª época.
O Peseiro estava “fora” mesmo antes de entrar.
E NES, apesar de ainda muito cedo na época, pela amostra real, tem todo o ar de vir a ser mais uma aposta falhada.

A rotina de fiascos, o orgulho de quem escolheu e todo o peso “global" de uma nova substituição, vão fazer “prender” NES ao máximo, e não vejo que saia mesmo que a contestação endureça. E a época vai avançar com a "salvação" da qualidade individual e exigência de grande maioria dos desafios. Um suplício a nível coletivo. Seria preciso, de repente, uma grande metamorfose, mas não vislumbro essa "surpresa". Queria mas sinceramente não acredito.

Depois disto tudo, agora, “só” pode mesmo sair “acompanhado”. Seria uma queda enorme, pedida há muito por tantos aqui, mas que "cegamente" sempre julguei “salvável” por um último rasgo de decisão. Só que, neste beco, parece já não haver mesmo outra saída. E o tempo vai passando...

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
21,917
18,090
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
Eu tenho expresso uma grande admiração pelo NES desde que ele chegou, não compreendendo a injusteza dos juízos que fazem dele.

Por isso, por achar que não somos um clube digno dele, deveria achar que era melhor para ele sair.

Mas não, acho que ele deve ficar porque de certeza que não vai encontrar outro clube agora em janeiro que lhe dê as condições necessárias para o seu talento florescer.

Deve esperar pelo fim da época para ver se consegue esse clube que tanto merece.

De lembrar que o Lopetegui também não ganhou nada em ter saído do Porto, não encontrou logo um sítio à sua medida, teve que esperar.

Mas quem é bom, sempre alcança.

Se o Lope conseguiu, o Nuno também consegue. Só tem que dar tempo ao tempo e perceber que o erro já foi feito ao aceitar ser treinador deste clube que não o merece.

Agora, é aguentar connosco, Nuno.

kal-el

Tribuna Presidencial
12 Agosto 2006
8,132
136
43
Porto, 1982
Mike_Walsh disse:
Tirando o facto de um ter sido durante 13 anos jogador de 4 dos 5 maiores clubes da altura (FC Porto, Benfica, Belenenses e Académica), 2 vezes melhor marcador do Campeonato, e de o outro nunca ter passado do Guimarães durante 2 épocas e de forma muito discreta...
Tirando o facto de um ter sido treinado por Otto Glória, Mário Wilson, Fernando Cabrita, Jimmy Hagan, Peres Bandeira e António Medeiros e de o outro ter sido treinado pelo Filipovic e pelo Quinito...
Tirando o facto de um ter aprendido a carreira de treinador com o Mestre Pedroto, do qual foi adjunto, e de o outro não ter tido mestre que se conheça...
Tirando o facto de um ter sido Campeão Europeu, 3 vezes Campeão Nacional, 1 Taça de Portugal, 3 Supertaças, 1  Campeonato de França, 1 Taça de França, 1 Supertaça de França e de ter sido seleccionador nacional por 2 países (para além das conquistas menores que obteve quando foi para a Rússia e para as Arábias) e de o outro ter ganho 1 Supertaça e 1 Taça de Portugal...
Tirando isso, não, não vejo grandes diferenças entre Artur Jorge e Paulo Fonseca.

Ó pá, se há coisa que eu não sou é radical. Sabem que não gosto de insultos, seja aos nossos, seja aos adversários. Seja pela idade, seja pelo feitio, costumo ser racional e raramente me deixo levar pela emoção.
Mas aquela tua frase deixou-me alterado e profundamente emocionado. O Artur Jorge nasceu e viveu no Porto, jogou no Porto, marcou golos no Porto e já era um dos nossos quando cá chegou como treinador. O resto é  o que se sabe. É o nosso Artur Jorge, o mesmo a quem um tumor cerebral levou grande parte da sapiência de treinador, o mesmo a quem um outro tumor cerebral levou a filha de apenas 22 anos.
E não, não eram iguais no momento em que ingressaram no FC Porto. Separava-os um mundo naquele momento. O Artur Jorge já fora um rei no futebol português antes ainda de ser coroado nas Antas como o rei Artur, tivera a sorte de prosseguir os estudos em Filologia Germânica e de escrever livros de poesia (parece que não, mas faz diferença). Acima de tudo, aprendera com Pedroto. O Paulo Fonseca tivera uma passagem discreta pelo futebol português e andava a servir cafés em Pinhal Novo dois anos antes de chegar ao Porto - actividade tão digna como qualquer outra, mas longe de preparar para o futuro que acabou por ter.
Não me verás a dizer mal do Paulo Fonseca, como muitos aqui fazem. Foi um profissional honesto do nosso clube. Teve azar na altura, mas tirando isso, a vida tem-lhe sorrido. Ao contrário do nosso Artur Jorge, que, por mais rei que tenha sido, deve ser hoje o mais infeliz dos homens.
Não me leves a mal, mas por favor não faças esse tipo de comparações. O nosso Artur Jorge não o merece e o Paulo Fonseca também não.
Crl, já vi que quando te emocionas é o crl...

Senti-me esmagado, pqp...

Gosto muito do Artur Jorge, a primeira figura de treinador que verdadeiramente conheci na vida, mas ainda estou a pensar nas cenas que disseste...

... e a chegar à conclusão: estamos demasiado afastados do Artur Jorge, não?? Nem uma entrevista no Porto Canal, uma única referência do Presidente, nada mesmo??

As novas gerações não fazem puto de ideia de quem foi o homem e isso é tão culpa nossa! E que peso ele teve na nossa história...

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
10,332
3,278
35
Porto
Mike_Walsh disse:

Pena não haver um botão para mil gostos. Que comentário fenomenal caro Mike.

M

Mike_Walsh

Guest
kal-el disse:
Crl, já vi que quando te emocionas é o crl...

Senti-me esmagado, pqp...

Gosto muito do Artur Jorge, a primeira figura de treinador que verdadeiramente conheci na vida, mas ainda estou a pensar nas cenas que disseste...

... e a chegar à conclusão: estamos demasiado afastados do Artur Jorge, não?? Nem uma entrevista no Porto Canal, uma única referência do Presidente, nada mesmo??

As novas gerações não fazem puto de ideia de quem foi o homem e isso é tão culpa nossa! E que peso ele teve na nossa história...
Sempre tratámos mal os nossos. O caso de Miguel Siska, guarda-redes durante tantos anos e treinador bicampeão em 38/39 e 39/40, é paradigmático. Morreu no hospital abandonado por todos e na miséria. Homenagearam-no depois da morte.
«Ao fim de 19 anos de entrega ao FC Porto, Miguel Siska está doente num hospital da cidade, onde ainda não foi visitado por ninguém do clube. Mesmo que receba 500 escudos por mês, como há alguns anos decidiram os sócios em Assembleia Geral, é muito pouco para quem está tão doente como ele. E uma ingratidão. Que se lembrem de todas as glórias passadas protagonizadas por um menino que abandonou a Hungria aos 18 anos e que nunca deixou o seu FC Porto» (Rodrigues Teles, Sports, 3/9/1943)

blueaice

Tribuna
8 Março 2012
3,218
725
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Deco
Mike_Walsh disse:
Sempre tratámos mal os nossos. O caso de Miguel Siska, guarda-redes durante tantos anos e treinador bicampeão em 38/39 e 39/40, é paradigmático. Morreu no hospital abandonado por todos e na miséria. Homenagearam-no depois da morte.
«Ao fim de 19 anos de entrega ao FC Porto, Miguel Siska está doente num hospital da cidade, onde ainda não foi visitado por ninguém do clube. Mesmo que receba 500 escudos por mês, como há alguns anos decidiram os sócios em Assembleia Geral, é muito pouco para quem está tão doente como ele. E uma ingratidão. Que se lembrem de todas as glórias passadas protagonizadas por um menino que abandonou a Hungria aos 18 anos e que nunca deixou o seu FC Porto» (Rodrigues Teles, Sports, 3/9/1943)
Muito por culpa de alguém... que nesse aspeto, o comparo a um eucalipto. Seca tudo à sua volta.

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
21,917
18,090
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
Mike_Walsh disse:
Se a coisa mete História, watch out bitches, here i come! :)

Mas só um achega: nem sempre tratamos mal os nossos e acho que disso podemos orgulhar-nos dos últimos anos, apesar de tudo o que tem acontecido.

João Pinto, Rui Barros, Gomes, Folha, Capucho, Paulinho, etc...vários ex jogadores nossos entraram na estrutura do clube e não foram esquecidos. E sim, ok, não eram propriamente desgraçadinhos quando acabaram a carreira, mas estavam muito longe de ter a vida feita.

Para além de que muitos parecem até ter a vida feita, mas mais dia menos dia perdem tudo porque não sabem administrar o que ganharam.

São muitos mais os que não entraram, claro, mas o contrário seria impossível.

D

DaniMontana

Guest
They were playing a Champions League final and we were playing a summer friendly by the way that we started. After their second goal, we reacted and could have got a different result, but I didn't feel we deserved it as over the ninety minutes, we didn't play well enough. We didn't play fully to our maximum." 

Mourinho sobre a actuação da sua equipa ontem a noite!

Sem mentiras ou frases feitas!

MISTICAPORTISTA

Tribuna
15 Agosto 2016
2,567
0
O NES cada vez desilude mais.

Agora em discurso direto diz que o Herrera tem tido "grandes desempenhos" quando tem sido dos piores jogadores da equipa desde o inicio da temporada...

Cada vez mais sinto asco disto tudo.
Um presidente que abre a boca para dizer delirios e um treinador que acompanha.

Muito muito mau

Jack Bauer

Bancada central
13 Agosto 2013
1,240
1
MISTICAPORTISTA disse:

Agora em discurso direto diz que o Herrera tem tido "grandes desempenhos" quando tem sido dos piores jogadores da equipa desde o inicio da temporada...

Muito muito mau
Os tempos da areia para os olhos continuam...

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
6,639
6,032
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
MISTICAPORTISTA disse:

Muito muito mau
Mal era se ele rebaixasse um jogador dele. Para isso temos o chiclas tao adorado por muitos

Sent from my iPhone using Tapatalk

Edgar Siska

Guarda Varangiana Anti- Panelas
9 Julho 2016
84,466
148,980
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Queriam que ele rasga-se no Herrera em público para toda a CS. Eu sou um alto crítico do Nuno e deu-me asco aquela segunda parte com o Bruges de tal forma que me tiveram de acalmar com piadas.
Mas parece que alguns não têm bem noção do que um trinador deve ou não fazer pelo menos a nível de comunicação com a CS. Por mais básico e monocórdico que seja o discurso, rasgar "on the record" um jogdor seu ia ter consequências nefastas.

BlueHell

Tribuna
29 Abril 2012
2,605
49
sirmister disse:
O jogo no domingo é mesmo ao jeito do NES, ficar cá atrás e esperar fazer a diferença no contra ataque.
Vamos ver é se o R. Vitoria cai nessa... se ele esteve atento aos nossos jogos sabe como nos anular fácil... e um empate dificilmente lhe foge...