Nuno Espírito Santo

MISTICAPORTISTA

Tribuna
15 Agosto 2016
2,567
0
Zeus disse:
Uma equipa em processo ofensivo só condiciona a sua defesa quando não sabe ter bola, o que é o caso deste Porto do Nuno infelizmente, nós quando temos posse de bola projectamos muito os laterais, são eles que dão a largura e muita das vezes a profundidade, no entanto não são raras as vezes em que perdemos a bola em zonas nevrálgicas do campo, seja por um mau passe ou uma má recepção, isto acontece porque no meio campo do adversário existe poucas ideias, poucas movimentações e poucas linhas de passe, sobretudo entre linhas. Perdendo a bola com os nossos laterais projectados dá uma oportunidade ao adversário de sair em "contra-golpe" e é aí que temos sofrido mais esta época, as nossas debelidades defensivas são sobretudo provocadas por não sabermos atacar e aí estou de acordo contigo quando dizes, "o processo defensivo e ofensivo estão ligados e condicionam-se".
Contra o Rio Ave isso aconteceu.
A equipa na segunda parte passou a atacar melhor e consequentemente a defender também melhor.
Porque?
Porque o meio campo deixou de entregar camiões de bolas ao adversario.A troca do Herrera(foi para lateral) pelo AA foi fulcral.O portugues mesmo a meio gas tem a inteligencia tactica e a capacidade de passe que o Herrera ão tem.Automaticamente a equipa deixou de sofrer
 

gnh

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2016
7,400
1,106
Conquistas
5
  • Deco
  • Hulk
  • José Maria Pedroto
  • Alfredo Quintana
Zeus disse:
o que é o caso deste Porto do Nuno infelizmente
Não estou muito por dentro da discussão, mas estamos a argumentar que a equipa menos batida do campeonato não faz um bom trabalho em termos defensivos? :p

Calma gente, contra o Rio Ave foi um jogo atípico. Os laterais projetam-se no ataque mas Danilo recua para fazer as dobras. Layún esteve francamente mal neste jogo, o que também não ajudou.

Em termos defensivos não tenho nada a apontar à equipa, tirando um erro aqui ou ali que acontece em todas as equipas do mundo.

Em termos ofensivos, aí se calhar já tinhamos aqui muita coisa para discutir... Nomeadamente na finalização.
 

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
9,998
4,178
Olimpo
gnh disse:
Não estou muito por dentro da discussão, mas estamos a argumentar que a equipa menos batida do campeonato não faz um bom trabalho em termos defensivos? :p

Calma gente, contra o Rio Ave foi um jogo atípico. Os laterais projetam-se no ataque mas Danilo recua para fazer as dobras. Layún esteve francamente mal neste jogo, o que também não ajudou.

Em termos defensivos não tenho nada a apontar à equipa, tirando um erro aqui ou ali que acontece em todas as equipas do mundo.

Em termos ofensivos, aí se calhar já tinhamos aqui muita coisa para discutir... Nomeadamente na finalização.
Repara que no meu primeiro comentário em cima referi que o Porto do Nuno em processo defensivo até é bastante razoável o problema é que ofensivamente a equipa não sabe ter bola e isso provoca erros defensivos que nos têm custado alguns golos do adversário, tal como expliquei.
 

r9moreira

Tribuna
12 Março 2012
2,500
188
36
MISTICAPORTISTA disse:
Contra o Rio Ave isso aconteceu.
A equipa na segunda parte passou a atacar melhor e consequentemente a defender também melhor.
Porque?
Porque o meio campo deixou de entregar camiões de bolas ao adversario.A troca do Herrera(foi para lateral) pelo AA foi fulcral.O portugues mesmo a meio gas tem a inteligencia tactica e a capacidade de passe que o Herrera ão tem.Automaticamente a equipa deixou de sofrer
Concordo, acho que o AA apesar de ser pouco criativo, regra geral eh dos nossos melhores jogadores a proteger a bola e raramente tem perdas comprometedoras. Tivesse um bocado mais de "Oliver" dentro dele e seria claramente titular.
 

bluevertigo

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
10,878
6,188
Conquistas
2
  • Abril/22
  • Fevereiro/20
Zeus disse:
Uma equipa em processo ofensivo só condiciona a sua defesa quando não sabe ter bola, o que é o caso deste Porto do Nuno infelizmente, nós quando temos posse de bola projectamos muito os laterais, são eles que dão a largura e muita das vezes a profundidade, no entanto não são raras as vezes em que perdemos a bola em zonas nevrálgicas do campo, seja por um mau passe ou uma má recepção, isto acontece porque no meio campo do adversário existe poucas ideias, poucas movimentações e poucas linhas de passe, sobretudo entre linhas. Perdendo a bola com os nossos laterais projectados dá uma oportunidade ao adversário de sair em "contra-golpe" e é aí que temos sofrido mais esta época, as nossas debelidades defensivas são sobretudo provocadas por não sabermos atacar e aí estou de acordo contigo quando dizes, "o processo defensivo e ofensivo estão ligados e condicionam-se".
Sim, flagrante em determinados jogos.
Poucos golos sofridos, poucas oportunidades de golo concedidas. É mérito. Mas sinceramente dá-me a sensação que é “mais pernas”, para uma segurança algo ilusória. Vai chegando para a exigência dos desafios.

Não seria preciso defender durante tanto tempo, mas há preferências de estilo. O foco e rapidez na resposta em transição defensiva para encurtar e fechar tem sido boa, mas na organização, aparenta muito posicionamento, faltando articulação coletiva. Há ainda ida no individual, arrastamentos e referência no homem, abrindo buracos.

Acima de tudo, dentro do que NES defende, já se esperaria a equipa mais dinamizada.
Falta um bom argumento para os actores brilharem.
 

FCP_King

Bancada central
9 Junho 2007
2,477
264
Conquistas
1
Porto, 1991
  • Campeão Nacional 19/20
Eu acredito que vamos ser campeões. E acredito que somos favoritos.

Se a tua reação ao que acabei de dizer for algo do género: “ahah este gajo é tolo” põe a mão na consciência e repensa um bocado a confiança e crença que tens no teu suposto clube do coração.

Muito gostam de se queixar que já não somos o Porto de antigamente, mas comecem a olhar para a vossa postura neste espaço e digam se isso é uma atitude que vai de encontro com a mística do que é ser Porto.

Entre discursos derrotados (“ah nunca na vida ganhamos isto”), a vangloriar o benfica (“ah mais um ano em que eles limpam tudo em Portugal e quiçá no mundo”) e bota-abaixo permanente, quer aos jogadores (coitado do Soares que nem jogou e do Herrera que nem pode respirar), quer a SAD e direção (nem preciso de parêntesis aqui), ao treinador (idem), o pessoal esquece-se de parar para pensar e analisar um bocado melhor a primeira volta do campeonato.
A verdade é que com uma equipa de putos, estamos a 4 pontos da liderança com meio campeonato para disputar. E já sei que esta revelação pode ser um choque para a maioria de vocês mas aqui vai: o FC Porto foi a melhor equipa da primeira volta. Claro que isto depende da percepção individual de cada um do que é a melhor equipa, mas a verdade é que apesar de não estarmos nada famosos, principalmente do ponto de vista ofensivo, a verdade é que nenhum dos nossos rivais está forte, bem pelo contrário. Para quem gosta de estatística, o Porto foi considerado estatisticamente a melhor equipa da primeira volta, quer em análises nacionais como a que circulou no GoalPoint, como em análises em várias páginas internacionais de analise de desempenho de equipas e jogadores.
No entanto basta 5 minutos a ler qualquer tópico aqui deste fórum e deprimo. Literalmente. É um choque para mim ver este discurso derrotista e peço desculpa, mas de anti-portista (sim, porque insultos e gozo permanente ao Herrera é o quê, e eu nem gosto nada do moço também) num fórum que antes me dava prazer visitar e fazer refresh de 15 em 15 minutos para acompanhar atualidade do Porto.

Se considero o Nuno o melhor treinador para o Porto? Não, nem por é. Mas dou-lhe o mérito de ter conseguido unir a equipa e meter o Porto a jogar com raça e a dar tudo em campo até ao último minuto pelos 3 pontos. Se o plantel é o ideal para mim? Também não, acho que temos falhas graves no plantel a nível de planificação que não serão retificadas. Mas não temos um mau plantel, longe disso, e a melhor parte é que na grande maioria são jovens com potencial tremendo. E sabem a melhor parte de juventude com potencial? Estão sempre a evoluir. Embora ainda se note alguma imaturidade por parte do André Silva, acredito plenamente que está bastante melhor neste momento que quando começou a época. A equipa nota-se que está em constante crescimento, e tirando um descalabro a nível de resultados pelo meio só vejo um caminho para a evolução individual destes jogadores e desta equipa, para cima.
Se considero que a SAD tem cometido erros graves e negócios incompreensíveis? Evidentemente, e é algo que estou profundamente desiludido com algumas coisas que se tem passado. Contudo, a SAD e a direção não são nenhum bode expiatório para o facto do Porto estar 3 épocas sem ganhar o campeonato. Não alinho neste histerismo coletivo que agora até virou moda insultar e desrespeitar o homem que fez do FC Porto aquilo que é hoje, porque não temos ganho. Apesar de ser novo na altura lembro que em 1999-2002 o Presidente também começou a ser bastante contestado, porque já não ganhava nada há 3 anos. Até que veio Mourinho. A história repete-se e os mesmos erros e atitudes repetem-se também.

Este ano, considerando que tivemos algumas exibições e 0-0s miseráveis, se não fossem pelas arbitragens em que lugar estávamos? Se tivessem assinalado METADE dos lances duvidosos para penaltis que tivemos, quantos golos não teria o André Silva? Quantas vitórias folgadas e moralizadoras já não teríamos tido? É diferente ganhar 3-0 ao Vitoria de Guimaraes que 1-0 todo sofrido e tremido para aguentar. Dizer que não é desculpa é muito bonito, mas acham que não tem influência? Bastava não termos perdido em Alvalade com golos de andebol e o Benfica não ter tido uma sorte descomunal no Dragão e estaríamos à frente do campeonato.
Temos o plantel na máxima força, com vontade e reforçado. Estamos muito sólidos na defesa e temos o melhor jogador do campeonato (Danilo). Os nossos concorrentes pelo contrário perderam um titular, estão com a mesma equipa do ano passado e estão péssimos, principalmente a nível defensivo, com jogadores em claro sub-rendimento. Nós só temos por onde melhorar, eles nem por isso.

Este enorme testamento para dizer: por favor acreditem na equipa. Estou cansado deste ambiente tenso e de cataclismo por não se ganhar nada há 3 anos. Não estamos assim tão mal como tantos gostariam que estivéssemos, estamos na luta e não deixem que a imprensa vermelha vos convença do contrário.

Eu acredito sinceramente que vamos ser campeões. Acredito no FCP e nesta equipa de putos para resgatar o título que merecemos. Gostava que acreditassem também.
 

Henrique13

Bancada central
14 Março 2012
1,165
574
Vou dizer ja para nao dizerem que acerto no eurimilhoes depois de sair a chave:

Com este onze nao ganhamos!!
 

jamesrodriguez

Bancada lateral
22 Julho 2016
821
442
Esta exibição, quanto a mim, era motivo de despedimento por justa causa. E estou a falar a sério. Esta merda não é nada. É pegar no pouco que a equipa sabe, esfrangalhar tudo e fazer merda numa altura crucial da época. E ainda tira o Jota aos 35 minutos.

Ridículo.
 

Henrique13

Bancada central
14 Março 2012
1,165
574
És uma miséria!! Até o Peseiro percebe mais disto do que tu! És dos piores treinadores da história do Porto.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk