Nuno Espírito Santo

kal-el

Tribuna Presidencial
12 Agosto 2006
8,132
136
43
Porto, 1982
Azulao disse:
Derrota em casa com regime de braga 1-3.
Segundo o Presidente, foi comunicado ao Vitor Fernandez na preparação desse jogo contra o Braga que dois jogadores foram para a noite e por isso não treinaram durante a semana nas melhores condições...

O espanhol disse que não havia problema e seria da sua responsabilidade a gestão dos jogadores para esse jogo.

Fernandez meteu os supracitados dois caramelos a titulares e levamos 3-1. Depois do jogo ainda disse que não era anormal perder nas Antas com o Braga...  Nessa mesma noite o Presidente decidiu demiti-lo!

Antigamente, Pinto da Costa não se norteava apenas na base os resultados e com os estigmas das demissões, do género pensamentos tipo "é impossível mudar a roda com o carro em andamento"...

Se o modo de trabalhar não era adequado ao clube, se não existia uma cultura séria e competente de trabalho, eram rapidamente corridos...

nuno_freitas

Arquibancada
30 Maio 2016
229
0
Mustaine disse:
Ainda não me saiu da cabeça que poderia tê-lo sido. O seu despedimento foi uma asneira do tamanho da Torre das Antas, na minha opinião.

Era uma "constelação de estrelas" jovens e uma equipa claramente em formação. O homem, ainda por cima, teve o plantel formado e formatado com Del Neri. Navegou por águas muito conturbadas. Tínhamos acabado de perder a liderança, mas se isso hoje em dia fosse critério...

Bem, no meio disto tudo ganhou a Taça Intercontinental, a Supertaça portuguesa e conseguiu o apuramento para os "oitavos" da Champions com aquele grande jogo frente ao Chelsea. Este despedimento ficou-me encravado.
Não me ficaram assim grandes recordações dele... Lembro-me do Fernandez castigar o Diego e outro que não me lembro quem era, e dois dias depois, voltou atras com o castigo e chamou-os para jogar!

Atravessada tenho o despedimento do Vitor Pereira! Mas esse a culpa não é so da parte do presidente, o homem foi muito maltratado durante os dois anos que cá esteve a fazer milagres!

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
30,567
2,832
http://www.fcporto.pt/pt/Pages/fc-porto.aspx

“A EQUIPA ESTÁ FOCADA E TEM UMA FOME DE VITÓRIAS TREMENDA”

Nuno Espírito Santo perspetivou a deslocação do FC Porto ao terreno do Nacional (sábado, 20h30)

A sétima jornada da Liga NOS reserva ao FC Porto uma sempre complicada deslocação à Choupana, casa do Nacional, marcada para este sábado, às 20h30 (Sport TV). Na antevisão da partida, que se vai disputar num “campo tradicionalmente difícil”, Nuno Espírito Santo sublinhou a responsabilidade de continuar a somar vitórias no campeonato e garantiu foco absoluto no compromisso que se segue para os Dragões.

Responsabilidade e vontade de vencer
“A Choupana é um campo tradicionalmente difícil para o FC Porto e temos consciência disso. Sabemos da responsabilidade que temos e estamos conscientes de que temos de jogar e ganhar o jogo. O foco está essencialmente em nós e vamos mostrar que queremos ganhar o jogo. A equipa está focada e tem uma fome de vitórias tremenda.”

Arranque na Champions
“Não foi o início que esperávamos na Champions, mas está tudo em aberto. Recordo que, há alguns anos, quando o FC Porto foi campeão europeu (2004), algo parecido aconteceu. De qualquer forma, o nosso foco agora está no campeonato.”

Processo evolutivo da equipa
“A equipa nunca será algo acabado, é um processo contínuo e seguiremos assim. Como treinador, acredito que é sempre possível melhorar e estar mais próximo da perfeição, ser mais consistente no jogo. Entendo o ruído e a tristeza a nível exterior, mas a equipa sabe como trabalha, conhece o processo e sente a responsabilidade de melhor e de vencer. Cada jogo é uma nova oportunidade para melhorar.”

Exigência e pressão de ganhar
“Temos de ser conscientes da grandeza do FC Porto e o FC Porto tem de ganhar sempre, ainda mais depois de um ciclo de três anos em que não venceu. Sou responsável de que isso não volte a acontecer e temos de ganhar. É bom que todos sintam essa exigência diária e vivam com a pressão de ganhar. Temos de dar o nosso melhor e ultrapassar os nossos limites.”

Foco total no campeonato e no Nacional
“Vimos de um jogo da Champions e voltamos a focar-nos no campeonato, que é o nosso principal objetivo. O jogo de amanhã é o único que nos importa e o único no qual estamos concentrados. Conheço o Manuel Machado, foi meu treinador e é uma pessoa que respeito e admiro. Sei bem das dificuldades que vamos encontrar frente a uma equipa que melhor muito nas duas últimas jornadas. É uma equipa consciente, organizada e que nos vai dar poucos espaços. Temos de ser capazes de encontrar soluções para chegarmos a zonas de finalização e sermos eficazes quando isso acontecer. Também não podemos perder o equilíbrio defensivo, pois o Nacional é forte no contra-ataque.”

A importância de uma ideia de jogo
“Entendo todas as questões a nível tático e respeito todas as análises que se possam fazer, mas temos a nossa ideia de jogo, e uma ideia é muito mais importante do que um modelo ou sistema tático. Queremos que essa ideia fique assente em todos os jogos. Analisando o último jogo, nos últimos 25 minutos foi quando estivemos mais próximos da nossa ideia: fomos uma equipa dominadora, controladora e que criou oportunidades. Amanhã temos de transformar esses 25 minutos em 90.”

Produzir nos jogos fora como no Dragão
“Temos de fazer sempre o nosso trabalho, com insistência e crença de que este é o caminho. Os jogadores trabalham bem e de forma aplicada todos os dias. Sabemos que temos de melhorar e sentimos que a nossa produção nos jogos fora tem de ser igual aos jogos no Dragão. Estamos num ciclo em que não ganhamos há três anos e somos os responsáveis por acabar com esse ciclo.”

Os internacionais que ficam
“É uma vantagem não perdermos nesta altura jogadores como os três mexicanos ou o Maxi, que não vão às suas seleções. Vamos poder trabalhar mais tempo com os jogadores e aproveitaremos este período para repetir e consolidar o que queremos. Mas o jogo de amanhã é o mais importante para nós e temos de ir à Madeira conquistar os três os três pontos.”

Extremos com espaço
“Há espaço para os extremos. Queremos aproveitá-los em zonas interiores mas também têm de ser capazes de dar largura, como queremos laterais projetados. São processos para trabalhar e para traduzi-los em campo e não apenas em algo que vocês querem falar. Os jogadores conhecem o processo e dão o seu melhor. Estamos plenamente convencidos que esse é o caminho.”

M

mercgold3

Guest
joaoalvercafcp disse:
http://www.fcporto.pt/pt/Pages/fc-porto.aspx
Extremos com espaço
“Há espaço para os extremos. Queremos aproveitá-los em zonas interiores mas também têm de ser capazes de dar largura, como queremos laterais projetados. São processos para trabalhar e para traduzi-los em campo e não apenas em algo que vocês querem falar. Os jogadores conhecem o processo e dão o seu melhor. Estamos plenamente convencidos que esse é o caminho.”
Mais uma vez ele toca na ferida, extremos capazes de dar largura é algo que faz muita falta a esta equipa, principalmente com as caracteristicas fisicas que têm André Silva e Depoitre, bastava ter dado uma vista de olhos ao Valência de Nuno que quer se goste ou não era baseado em extremos muito mais verticais que davam largura ao jogo.

O Nuno têm que perceber por outro lado que não está num Valência incluído num campeonato Espanhol mas sim num campeonato Português com o FC Porto, ou seja, apanha linhas mais atrás, muito menos espaço para as transições rápidas que ele tanto dá prioridade.

Mustaine

Tribuna Presidencial
18 Junho 2007
13,335
3,892
Porto
nuno_freitas disse:
Não me ficaram assim grandes recordações dele... Lembro-me do Fernandez castigar o Diego e outro que não me lembro quem era, e dois dias depois, voltou atras com o castigo e chamou-os para jogar!
Acho que estás a fazer confusão. Quem castigou o Diego e "outro" - Ibson, no caso - foi o Co Adriaanse, após um jogo para a Taça de Portugal com o Marco de Canaveses.

BlueHell

Tribuna
29 Abril 2012
2,605
49
mercgold3 disse:
Mais uma vez ele toca na ferida, extremos capazes de dar largura é algo que faz muita falta a esta equipa, principalmente com as caracteristicas fisicas que têm André Silva e Depoitre, bastava ter dado uma vista de olhos ao Valência de Nuno que quer se goste ou não era baseado em extremos muito mais verticais que davam largura ao jogo.

O Nuno têm que perceber por outro lado que não está num Valência incluído num campeonato Espanhol mas sim num campeonato Português com o FC Porto, ou seja, apanha linhas mais atrás, muito menos espaço para as transições rápidas que ele tanto dá prioridade.
Então se o problema é plantel, para quê andar desde a pré-época a afirmar regularmente que tem um bom plantel e que lhe dá garantias?

Ele bem que podia ter aceite a proposta inglesa (wolverhampton?! Mendes!?)... desta forma e a continuar com este insulto ao futebol jamais voltará a ter oportunidade de treinar o "clube do seu coração"...

Muitas vezes falamos em gestão de carreira... e aqui o NES não me parece ter dado o passo certo se bem que os únicos passos que ele deu como treinador no fundo foram passos que o Mendes deu por ele (R. Ave e Valência pelo menos)...

M

mercgold3

Guest
BlueHell disse:
Então se o problema é plantel, para quê andar desde a pré-época a afirmar regularmente que tem um bom plantel e que lhe dá garantias?

Ele bem que podia ter aceite a proposta inglesa (wolverhampton?! Mendes!?)... desta forma e a continuar com este insulto ao futebol jamais voltará a ter oportunidade de treinar o "clube do seu coração"...

Muitas vezes falamos em gestão de carreira... e aqui o NES não me parece ter dado o passo certo se bem que os únicos passos que ele deu como treinador no fundo foram passos que o Mendes deu por ele (R. Ave e Valência pelo menos)...
Ia dizer o quê ?
Tenho um plantel que não me dá garantias ?

O que eu entendo é que as constantes mudanças tácticas deve se principalmente a isso, o que acho errado atenção.

E faço uma comparação que me lembrei hoje, olhando para o Valencia de Nuno e olhando para o FC Porto de Jesualdo Ferreira há duas coisas que coincidem, o modelo de jogo sendo que existe as devidas diferenças devido a uma equipa jogar no campeonato Espanhol e outra no futebol Português, sendo que as responsabilidades eram diferentes.

A outra coincidência é, planteis muito parecidos, não falo na qualidade de jogador a jogador mas sim das características dos planteis. Jogo de transições rápidas com extremos que davam largura e profundidade.

Acho que o facto do Nuno ter sido adjunto do Jesualdo influenciou e muito o que ele pretende das suas equipas.

Drago93

Tribuna Presidencial
19 Março 2012
8,753
3,079
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
Sem duvida, o NES bebeu muito do Jesualdo... o problema é que não acho que isso seja uma virtude.

Outra coisa que não faz sentido nenhum, é o NES adaptar o seu modelo de jogo ao plantel e não o oposto... é que não tem ponta por onde se pegue

Jogadores como Oliver, Otavio, Corona, Brahimi, Layun, etc. têm de ter bola e não andar a correr atrás dela ou vê-la a passar 15 metros por cima das cabeças

M

mercgold3

Guest
Drago93 disse:
Sem duvida, o NES bebeu muito do Jesualdo... o problema é que não acho que isso seja uma virtude.

Outra coisa que não faz sentido nenhum, é o NES adaptar o seu modelo de jogo ao plantel e não o oposto... é que não tem ponta por onde se pegue

Jogadores como Oliver, Otavio, Corona, Brahimi, Layun, etc. têm de ter bola e não andar a correr atrás dela ou vê-la a passar 15 metros por cima das cabeças
Verdade, o NES tem que se adaptar melhor ao plantel que tem, mas a direcção devia ter dado outro tipo de plantel a ele quando teve tempo.

E ai a não vinda do Rafa penso que estragou os planos da direção e do próprio NES, porquê ?

Rafa apesar de não ser o extremo puro que vai à linha para cruzar, daria algo que nenhum dos nossos extremos dão, verticalidade.

Repara que 90? das vezes que Corona recebe a bola, ou pará e passa para trás, ou reflecte para o meio, já Otávio aparece muito em zonas centrais e também ele reflecte muito para dentro.

Dependemos muitos dos laterais por causa disso.

BlueHell

Tribuna
29 Abril 2012
2,605
49
mercgold3 disse:
Ia dizer o quê ?
Tenho um plantel que não me dá garantias ?

O que eu entendo é que as constantes mudanças tácticas deve se principalmente a isso, o que acho errado atenção.

E faço uma comparação que me lembrei hoje, olhando para o Valencia de Nuno e olhando para o FC Porto de Jesualdo Ferreira há duas coisas que coincidem, o modelo de jogo sendo que existe as devidas diferenças devido a uma equipa jogar no campeonato Espanhol e outra no futebol Português, sendo que as responsabilidades eram diferentes.

A outra coincidência é, planteis muito parecidos, não falo na qualidade de jogador a jogador mas sim das características dos planteis. Jogo de transições rápidas com extremos que davam largura e profundidade.

Acho que o facto do Nuno ter sido adjunto do Jesualdo influenciou e muito o que ele pretende das suas equipas.
Para quê andar-se a repetir com a história do plantel (é que nem são respostas a perguntas)?

Porque é que não insistiu num extremo em vez de um Boly (que nem calça) por exemplo?

Desde que cá está viu entrar 2 laterais, um central, um médio centro, um extremo (que não é extremo) do Padrinho...

Não me parece justo a comparação com JF, que me parece muito mais completo em que um teve uma evolução por anos de trabalho e o outro queimou esses anos todos de trabalho com o factor "P"!

O Jesualdo conseguia trabalhar  e evoluir os jogadores (Hulk, Falcão, Guarin e tantos outros que passados anos ainda falam nele)...
O NES não me parece ter esse perfil...

BlueHell

Tribuna
29 Abril 2012
2,605
49
mercgold3 disse:
Verdade, o NES tem que se adaptar melhor ao plantel que tem, mas a direcção devia ter dado outro tipo de plantel a ele quando teve tempo.

E ai a não vinda do Rafa penso que estragou os planos da direção e do próprio NES, porquê ?

Rafa apesar de não ser o extremo puro que vai à linha para cruzar, daria algo que nenhum dos nossos extremos dão, verticalidade.

Repara que 90? das vezes que Corona recebe a bola, ou pará e passa para trás, ou reflecte para o meio, já Otávio aparece muito em zonas centrais e também ele reflecte muito para dentro.

Dependemos muitos dos laterais por causa disso.
Rafa parece um extremo do genero daqueles que temos...
Não é jogador de galgar a linha como um Salvio por exemplo... é mais de partir para o meio...

Porém, concordo que seja por exemplo mais vertical que Corona... mas não me parece o tipico extremo vertical...

M

mercgold3

Guest
BlueHell disse:
Para quê andar-se a repetir com a história do plantel (é que nem são respostas a perguntas)?

Porque é que não insistiu num extremo em vez de um Boly (que nem calça) por exemplo?

Desde que cá está viu entrar 2 laterais, um central, um médio centro, um extremo (que não é extremo) do Padrinho...

Não me parece justo a comparação com JF, que me parece muito mais completo em que um teve uma evolução por anos de trabalho e o outro queimou esses anos todos de trabalho com o factor "P"!

O Jesualdo conseguia trabalhar  e evoluir os jogadores (Hulk, Falcão, Guarin e tantos outros que passados anos ainda falam nele)...
O NES não me parece ter esse perfil...
Ninguém falou como se trabalha os jogadores individualmente, falo sim, numa ideia, num modelo que parecem ser muito parecidos.

Porquê que insistiu num central em vez de um extremo, fácil, se Marcano ou Felipe se lesionam não têm mais ninguém.

2 laterais ?
És muito crente para acreditar que ele teve grande responsabilidade na formação deste plantel.

Drago93

Tribuna Presidencial
19 Março 2012
8,753
3,079
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
mercgold3 disse:
Mas a partir do momento em que não tem plantel para as suas ideias, só tem é de pegar nos que cá estão e formar uma equipa com qualidade ( pois tem plantel para isso).

Não tem extremos de ir à linha para cruzar?? Que os meta em terrenos interiores, que use e abuse do jogo interior, com tabelas a 1/2 toques ( Brahimi, Otavio, Corona, Oliver, Jota são fortes nisso) e deixe os corredores para os laterais ( que por sinal são fortissimos ofensivamente)...

Não tem um plantel de eleição, mas tem um plantel mais que suficiente para lutar pelo titulo até à ultima jornada, para passar aos Oitavos da Champions, para ganhar uma taça e para praticar bom futebol

M

mercgold3

Guest
Dai as constantes mudanças de equipa e táctica principalmente. Erradamente na minha opinião.

Em relação ao "bom" futebol, isso significa o quê concretamente ?

Um Poveiro

Tribuna Presidencial
30 Novembro 2013
9,072
8,732
Drago93 disse:
Mas a partir do momento em que não tem plantel para as suas ideias, só tem é de pegar nos que cá estão e formar uma equipa com qualidade ( pois tem plantel para isso).

Não tem extremos de ir à linha para cruzar?? Que os meta em terrenos interiores, que use e abuse do jogo interior, com tabelas a 1/2 toques ( Brahimi, Otavio, Corona, Oliver, Jota são fortes nisso) e deixe os corredores para os laterais ( que por sinal são fortissimos ofensivamente)...

Não tem um plantel de eleição, mas tem um plantel mais que suficiente para lutar pelo titulo até à ultima jornada, para passar aos Oitavos da Champions, para ganhar uma taça e para praticar bom futebol
Mas então por que raio é que disse 1 mês antes do mercado fechar que os reforços estavam identificados? Se nessa altura se ainda não tivesse as ideias de jogo assentes seria muito grave, portanto porque é que esses supostos reforços não vieram?

Drago93

Tribuna Presidencial
19 Março 2012
8,753
3,079
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
mercgold3 disse:
Dai as constantes mudanças de equipa e táctica principalmente. Erradamente na minha opinião.

Em relação ao "bom" futebol, isso significa o quê concretamente ?
O bom futebol significa massacrar as equipas adversárias desde o primeiro minuto, sufocando-as, ter uma forte reação à perda de bola, ser uma equipa segura a nível defensivo ( tem sido o aspeto mais positivo), saber jogar com bola, ter sempre várias linhas de passe, variar jogo interior/exterior, ter várias oportunidades de golo... em suma sair do estádio com um sorriso nos lábios porque gostamos do que vimos.

Obviamente que isto não é sempre possível ( como dizia o AVB, se querem ópera não venham ao futebol), mas devia ser mais frequente do que o que tem sido.

Drago93

Tribuna Presidencial
19 Março 2012
8,753
3,079
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
Um Poveiro disse:
Mas então por que raio é que disse 1 mês antes do mercado fechar que os reforços estavam identificados? Se nessa altura se ainda não tivesse as ideias de jogo assentes seria muito grave, portanto porque é que esses supostos reforços não vieram?
Provavelmente estava a contar com reforços que não chegaram... Não pode é ficar agarrado a isso a época toda

M

mercgold3

Guest
Drago93 disse:
O bom futebol significa massacrar as equipas adversárias desde o primeiro minuto, sufocando-as, ter uma forte reação à perda de bola, ser uma equipa segura a nível defensivo ( tem sido o aspeto mais positivo), saber jogar com bola, ter sempre várias linhas de passe, variar jogo interior/exterior, ter várias oportunidades de golo... em suma sair do estádio com um sorriso nos lábios porque gostamos do que vimos.

Obviamente que isto não é sempre possível ( como dizia o AVB, se querem ópera não venham ao futebol), mas devia ser mais frequente do que o que tem sido.
Ou seja tudo que as equipa do VP nunca ofereceram, ópera, no entanto ele continua a ser tão bem elogiado pelas" ideias" de jogo que têm que nunca vingaram. Apesar que vão dizer que o futebol do VP era magnifico, só os "burros" que frequentavam o estádio do Dragão na altura é que não entendiam e por isso é que assobiavam. :)