Nuno Espírito Santo

DRAKON

Tribuna
26 Maio 2014
3,602
0
Ao lado do Dragão
Zeus disse:
Nos últimos dias tem se falado muito na CS por parte dos entendidos de futebol sobre posse de bola. Chego a conclusão que o importante no futebol é ter posse de bola... penso que se está a confundir algumas coisas, o importante não é ter mais posse de bola mas sim ter uma melhor posse de bola. Não me preocupa nada que o Porto tenha menos posse de bola que o adversário em alguns jogos, o que me chateia é que nos momentos de jogo em que temos posse de bola não sabemos o que fazer com ela. Eu gostava que o Porto tivesse em todos os jogos 60% posse de bola e jogasse um futebol mais apoiado mas já percebemos que com o Nuno isso não vai acontecer, ele sente-se mais confortável num futebol de transições e dar mais iniciativa ao adversário, não crítico isso, são filosofias de jogo, eu critico o Nuno porque quando temos bola não sabemos o que fazer, parece-me tudo atabalhoado, muito pontapé para a frente, etc... e é aqui que o Porto de Nuno falha redondamente! Se ele conseguisse aliar a consistencia defensiva a um futebol ofensivo com ideias mais trabalhadas e menos conservadoras este Porto tinha tudo para dar certo, assim vamos ter de esperar que a raça, ambição e qualidade individual dos nossos jogadores nos consiga dar o título.
O estilo de jogo pouco importa no futebol. Não há uma fórmula mágica de sucesso no futebol mas sim vários caminhos , todos válidos, para se chegar ao sucesso.
Por isso é que as ideias dos treinadores pouco importam . O que interessa é entrar na mente dos jogadores e fazê-los puxar todos para o mesmo lado.
Como todas as opiniões são válidas , eu sempre odiei esse estilo dito " de posse " , tão típico das seleções do Brasil das décadas de 70 e 80.
O que mais odeio no nosso jogo atual é a bola ir para os extremos e voltar para trás. Irrita-me tanto que já parti uma chávena de café nas mãos á conta disso !
Eu se fosse treinador e se um extremo recebesse a bola e passasse para trás não jogava mais !

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,548
3,751
Conquistas
1
  • José Mourinho
lpmacedo disse:
Quanto ao plantel ser limitado ou não,  no início da época o consenso é que era bastante. Se agora não o é, o Nuno teve algum mérito, principalmente na recuperação do Marcano.
Esse consenso também era dos mesmos que diziam que o plantel do Sporting era superior ao nosso? É que também cheguei a ler isso por aqui.

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
12,073
10,900
Philipp disse:
Esse consenso também era dos mesmos que diziam que o plantel do Sporting era superior ao nosso? É que também cheguei a ler isso por aqui.
Quando falo de consenso era o do fórum. E sim nessa altura o plantel do Sporting era melhor que nós,  JJ deus na terra,  e Rafa o novo Messi  (aqui para ser justo era dos que queria o Rafa. Apesar da lesão está a ter uma época decepcionante, e ainda bem)

DRAKON

Tribuna
26 Maio 2014
3,602
0
Ao lado do Dragão
Philipp disse:
A qualidade passada não é garantia , por isso é que é difícil prever tudo na vida.
Por isso é que os reforços são como os melões. Por isso é que o Leicester foi campeão. Por isso é que o Sporting cai com estrondo.

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
10,941
5,407
Olimpo
DRAKON disse:
Como todas as opiniões são válidas , eu sempre odiei esse estilo dito " de posse " , tão típico das seleções do Brasil das décadas de 70 e 80.
O que mais odeio no nosso jogo atual é a bola ir para os extremos e voltar para trás. Irrita-me tanto que já parti uma chávena de café nas mãos á conta disso !
Eu se fosse treinador e se um extremo recebesse a bola e passasse para trás não jogava mais !
Já eu na minha opinião, prefiro que o extremo passe para trás e permita a equipa manter a posse de bola e arranjar uma melhor solução para chegar a baliza adversária do que o extremo ir para a frente e perder a bola. No futebol atual recuperar a bola custa muito! Só correndo muito e gastando muito esforço é que se consegue ganhar a bola, se não o fizermos bem que a equipa adversária não irá perder a bola a não  ser que essa equipa seja o Porto do Nuno... pois é, o Porto gasta muito esforço a recuperar a bola, os extremos têm que andar a fazer piscinas para trás os avançados tb, etc... mas até aqui tudo bem o Porto até consegue recuparar a bola mas e depois? Depois, de muito esforço para a recuperar a bola decide dar pontapé para frente entregando muitas vezes a bola ao adversário e isso irrita-me profundamente! Em vez de obrigar o adversário tb a desgastar-se correndo atrás da bola, não, acaba por muitas vezes entraga-la sem que o adversário faça muito por isso.

DRAKON

Tribuna
26 Maio 2014
3,602
0
Ao lado do Dragão
Zeus disse:
Já eu na minha opinião, prefiro que o extremo passe para trás e permita a equipa manter a posse de bola e arranjar uma melhor solução para chegar a baliza adversária do que o extremo ir para a frente e perder a bola. No futebol atual recuperar a bola custa muito! Só correndo muito e gastando muito esforço é que se consegue ganhar a bola, se não o fizermos bem que a equipa adversária não irá perder a bola a não  ser que essa equipa seja o Porto do Nuno... pois é, o Porto gasta muito esforço a recuperar a bola, os extremos têm que andar a fazer piscinas para trás os avançados tb, etc... mas até aqui tudo bem o Porto até consegue recuparar a bola mas e depois? Depois, de muito esforço para a recuperar a bola decide dar pontapé para frente entregando muitas vezes a bola ao adversário e isso irrita-me profundamente! Em vez de obrigar o adversário tb a desgastar-se correndo atrás da bola, não, acaba por muitas vezes entraga-la sem que o adversário faça muito por isso.
São estilos diferentes... O desiquilibrio provocado pelo extremo , para mim, é dos mais importantes do jogo

ajosfcp

Bancada central
25 Maio 2014
1,009
69
42
Lamego
O plantel tem soluções que baste desde que todos estejam no mesmo barco, agora as exibições não são de encher o olho.... mas tem dado resultados, o único reparo que deixo é mexer muito tarde no jogo e pormo-nos a geito durante algum tempo sem necessidade.
Nos últimos 2 jogos notou-se bem isso, se tem feito as alterações mais cedo não sofríamos tanto penso eu... principalmente com os lagartos

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,548
3,751
Conquistas
1
  • José Mourinho
DRAKON disse:
A qualidade passada não é garantia , por isso é que é difícil prever tudo na vida.
Por isso é que os reforços são como os melões. Por isso é que o Leicester foi campeão. Por isso é que o Sporting cai com estrondo.
O Leicester foi campeão porque os candidatos e favoritos ao titulo fizeram uma época de descanso. O Sporting está neste estado por um conjunto variado de razões. Uma dessas razões é a fraca qualidade do plantel em relação à época anterior.

O FC Porto tem o plantel suficiente para ser candidato ao titulo e ser favorito ao mesmo. Já a contar com todas as lacunas que o plantel possui não existe melhor que isto em Portugal. E o NES bem pode agradecer porque se é verdade que nos roubaram muitos pontos também é verdade que a qualidade individual dos jogadores lhe deram outros tantos.

DRAKON

Tribuna
26 Maio 2014
3,602
0
Ao lado do Dragão
Philipp disse:
O Leicester foi campeão porque os candidatos e favoritos ao titulo fizeram uma época de descanso. O Sporting está neste estado por um conjunto variado de razões. Uma dessas razões é a fraca qualidade do plantel em relação à época anterior.

O FC Porto tem o plantel suficiente para ser candidato ao titulo e ser favorito ao mesmo. Já a contar com todas as lacunas que o plantel possui não existe melhor que isto em Portugal. E o NES bem pode agradecer porque se é verdade que nos roubaram muitos pontos também é verdade que a qualidade individual dos jogadores lhe deram outros tantos.
O Leicester foi campeão porque foi melhor do que os outros. O Sporting está em 3º porque não está a ser melhor do que os primeiros dois.
A qualidade individual dos jogadores é ESSENCIAL e tens razão , o NES pode estar agradecido por isso.

R

rubickus

Guest
Confesso nao gostar do Nuno, da forma demasiado branda como comunica e da abordagem passiva aos jogos.

Mas vejo jogadores a dar tudo o que tem em campo. Algo que nao se verificava ha uns tempos. E gosto bastante disso. Pode nao ser artistico, pode nao ser bonito, mas ha uniao e uma equipa a remar (as vezes mal) para o mesmo lado.

Critiquei a escolha do Nuno, mas quero (muito) que ele me cale e sejamos Campeoes. e ver a porra do regime toda borrada dos nossos miudos enche me de orgulho e esperanca

FCP 1893

Tribuna
26 Maio 2014
4,403
0
lpmacedo disse:
Sendo assim acho que tínhamos muito melhor equipa no ano do último campeonato do que temos actualmente e até mesmo no primeiro ano de Lopetegui.
Será?

Casillas        >    Fabiano
Maxi            <    Danilo L.
Felipe          >  Maicon
Marcano      >=  Marcano
Alex Telles    = Alex Sandro
Danilo P.      = Casemiro
Óliver          >= Óliver
Brahimi      >= Brahimi
Corona        < Quaresma
André Silva  > Herrera
Soares        < Jackson

Bem vistas as coisas, esta época temos três jogadores titulares que são melhores dos que jogavam em 2014/15 (Casillas, Felipe e André Silva em relação a Fabiano, Maicon e Herrera) e três piores (Maxi, Corona e Soares em relação a Danilo L., Quaresma e Jackson). Depois há também três jogadores que se mantêm em relação a esse onze (Marcano, Óliver e Brahimi), que hoje são melhores jogadores do que há dois anos. Por isso, é falso afirmar-se que o onze de 2014/15 é muito superior ao deste ano. No mínimo, há um equilíbrio.

E olhando para o banco este ano é melhor, pois as soluções dessa época eram Quintero, Hernani, Adrián Lopez (flops), Tello e os únicos interessantes eram o Aboubakar e o Rúben Neves (ainda muito novo). Este ano, além do Rúben Neves, há Diogo Jota, João Teixeira, Layún e Otávio. Mas o treinador não sabe aproveitar o banco. O João Teixeira sempre que joga apresenta qualidade, mas como prémio recebe a bancada. Nem na Taça da Liga teve uma oportunidade a titular.

FCP 1893

Tribuna
26 Maio 2014
4,403
0
NES: "Queremos transformar o jogo numa vitória do FC Porto no Dragão, que é a nossa fortaleza."

Mais uma vez, a fortaleza vem à baila.

cardum

Tribuna
10 Março 2012
2,786
143
FCP 1893 disse:
NES: "Queremos transformar o jogo numa vitória do FC Porto no Dragão, que é a nossa fortaleza."

É bem dito para que todos se mentalizem em casa é para ganhar

D

DaniMontana

Guest
FCP 1893 disse:

Fortaleza, protagonistas, whatever seja qual for a frase cliché, o que interessa é passar a mensagem aos nossos adversários que na nossa casa quem manda somos nós.

I love Porto

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
29,979
2,415
http://www.fcporto.pt/pt/Pages/fc-porto.aspx

NUNO: “NÃO EXISTE OUTRO JOGO QUE NÃO SEJA O TONDELA”

Os jogadores não vão cair no “erro de pensar” na Juventus e querem colocar “mais pressão” no líder, esta sexta-feira

A mensagem principal de Nuno Espírito Santo na conferência de imprensa de antevisão da receção ao Tondela (sexta-feira, 20h30, 22.ª jornada da Liga NOS) foi simples: só “o jogo que vem a seguir” interessa e começar a pensar na Juventus (que visita o Dragão daqui a uma semana, na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões) seria um erro. Para além disso, o treinador recorda que a conquista de três pontos permitirá ao FC Porto assumir a liderança da Liga, à condição, com mais dois pontos do que o Benfica. Nessa situação, os lisboetas saberiam que só a vitória em Braga os manteria no primeiro lugar, o que lhes colocaria “mais pressão” sobre os ombros.

Prolongar o registo de cinco vitórias consecutivas
“Queremos transformar o jogo numa vitória do FC Porto, no Dragão, a nossa fortaleza, e manter esse registo. São três pontos importantes no que queremos para o nosso futuro. Teremos de ter a máxima intensidade e concentração e jogar convictos de que competir é a melhor maneira para vencer o jogo.”

Jogar sem pensar no que se segue
“Sabemos que tudo são momentos e o mais importante é o jogo que vem a seguir. No futebol não há memória e o futuro é que é importante. O presente é a preparação da equipa e querermos jogar, competir e vencer na nossa fortaleza do Dragão. Não existe outro jogo que não seja o Tondela, não existe Juventus. É um jogo que queremos vencer, estamos preparados e não caímos no erro de pensar para além dele. Não existe mais nada.”

Colocar pressão no líder
“Os jogadores estão bem. Temos consciência de que temos de fazer uma gestão cuidada dos que têm sido mais utlizados e é um bom sinal termos todas as soluções e opções possíveis. Não perspetivo mais do que o nosso trabalho e a conquista de três pontos e, se o fizermos, colocamos mais alguma pressão porque chegamos à líderança, que é onde queremos estar. O foco essencial é no trabalho, não queremos resolver as coisas rapidamente porque a rapidez traz precipitação. Estamos conscientes de como queremos jogar e estamos preparados para tal.”

Um FC Porto mais pragmático?
“Tudo são momentos, circunstâncias, o que o jogo pede. Somos uma equipa cada vez mais versátil, capaz de interpretar os momentos do jogo e o que ele pede. Temos mais opções, os jogadores estão mais preparados para os diferentes e difíceis desafios que têm pela frente e para desmontar os adversários e chegar ao golo. Queremos ser cada vez mais maduros: temos um crescimento sustentado, que demora o seu tempo, mas os passos que estão a ser dados são bons.”

Quebra de forma de André Silva?
“São momentos. Não concordo em absoluta com a quebra. Estou ciente do trabalho que o André tem feito e, como sabe, não gosto de individualizar, tudo são situações de grupo. O que valorizo e aquilo de que tenho plena consciência é que o André Silva é bastante importante para nós.”

A importância de Soares na eficácia ofensiva
“Foi o Soares que deu esse contributo nos últimos jogos e isso representou golos, mas vai para além disso. Tem a ver com quem roubou a bola, fez o passe… Os comportamentos e atitude dos jogadores são fundamentais, mas quem o sustenta é a equipa, que tem de ser trabalhada no seu todo. Queremos construir cada vez mais uma solidez defensiva determinante, para que essa eficácia, controlo e domínio sejam sustentados, haja capacidade de contrariar o jogo do adversário e chegar ao golo. Se é na primeira oportunidade tanto melhor, mas também sabemos ser pacientes, se necessário.”

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,818
7,863
Em relação a 14/15, o plantel não era melhor que este, principalmente em termos de banco e mesmo assim sofremos 13 golos no campeonato todo, este ano já vamos em 11, temos sido sólidos atrás, mas ainda assim, o sistema de dar a bola ao adversário vai fazer com que se sofram mais golos do que na primeira do Lopetegui..

Basta pensar que tendo 13 jogos pela frente, ganhando 11, apenas se faria mais 1 ponto do que nessa época..

Este está a ser um ano atípico, com incompetência nos 3 bancos dos grandes, se sairmos campeões no fim disto tudo, o ano não pode ser avaliado em títulos, mas sim, o que seria se este fosse um ano "normal", sendo por apitos ou colinhos, será que desde o tempo do AVB o NES conseguia ser campeão..

No fim veremos, mas que não me dá gosto nenhum ver este tipo de sistema e este tipo de jogo, isso é certo..

Até se pode falar no sistema do Conte que pode vir a ter sucesso este ano, mas estamos a falar de uma Liga que não tem comparação, em Portugal, nem que seja, pelo orçamento, nós temos a obrigação de ser dominadores, mesmo na Champions, não vale a pena apregoar que somos os que mais participações têm e depois apresentar a pobre postura deste ano..

Quanto a mim o NES não pode passar deste ano, seja para a China, para algum clube do Mendes, seja para onde for..

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,873
14,508
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
Philipp disse:

Hão de me explicar como raio um plantel novo, num ano zero, que sai de três épocas sem ganhar nada (2º e 3º lugares) pode ser considerado favorito ao título, sobretudo quando os rivais (um deles tri campeão) mantiveram a equipa e os treinadores.