O estilo de jogo pouco importa no futebol. Não há uma fórmula mágica de sucesso no futebol mas sim vários caminhos , todos válidos, para se chegar ao sucesso.Zeus disse:Nos últimos dias tem se falado muito na CS por parte dos entendidos de futebol sobre posse de bola. Chego a conclusão que o importante no futebol é ter posse de bola... penso que se está a confundir algumas coisas, o importante não é ter mais posse de bola mas sim ter uma melhor posse de bola. Não me preocupa nada que o Porto tenha menos posse de bola que o adversário em alguns jogos, o que me chateia é que nos momentos de jogo em que temos posse de bola não sabemos o que fazer com ela. Eu gostava que o Porto tivesse em todos os jogos 60% posse de bola e jogasse um futebol mais apoiado mas já percebemos que com o Nuno isso não vai acontecer, ele sente-se mais confortável num futebol de transições e dar mais iniciativa ao adversário, não crítico isso, são filosofias de jogo, eu critico o Nuno porque quando temos bola não sabemos o que fazer, parece-me tudo atabalhoado, muito pontapé para a frente, etc... e é aqui que o Porto de Nuno falha redondamente! Se ele conseguisse aliar a consistencia defensiva a um futebol ofensivo com ideias mais trabalhadas e menos conservadoras este Porto tinha tudo para dar certo, assim vamos ter de esperar que a raça, ambição e qualidade individual dos nossos jogadores nos consiga dar o título.
Por isso é que as ideias dos treinadores pouco importam . O que interessa é entrar na mente dos jogadores e fazê-los puxar todos para o mesmo lado.
Como todas as opiniões são válidas , eu sempre odiei esse estilo dito " de posse " , tão típico das seleções do Brasil das décadas de 70 e 80.
O que mais odeio no nosso jogo atual é a bola ir para os extremos e voltar para trás. Irrita-me tanto que já parti uma chávena de café nas mãos á conta disso !
Eu se fosse treinador e se um extremo recebesse a bola e passasse para trás não jogava mais !