O 1º título mundial de clubes foi há 20 anos!

admin

Tribuna Presidencial
14 Julho 2006
38,239
13
Cascais, 1966
in O Portal dos Dragões

Depois de conquistar brilhantemente a Taça dos Clubes Campeões Europeus, apresentou-se novo desafio ao FC Porto: derrotar o Campeão Sul-Americano e tornar-se Campeão Mundial. Este encontro disputou-se em Tóquio, em condições verdadeiramente surrealistas, tal foi o nevão que inesperadamente caíu sobre a capital Nipónica.

O nevão em Tóquio Foi um verdadeiro encontro de titãs, onde o FC Porto mostrou que, para além de brilhante, era também uma equipa capaz dos maiores sacrifícios. Foi o que provaram os valentes Dragões frente ao Penarol de Montevideo, do Uruguai. O domínio inicial do FC Porto materializou-se com o 1º golo do encontro, apontado por Fernando Gomes. Aos poucos, os Uruguaios foram equilibrando o jogo, e quando já ninguém esperava que pudessem empatar, Viera fez o golo.

Geraldão e Jaime Magalhães Tudo seria decidido num prolongamento...de repente, numa jogada a meio-campo, Sousa tira um adversário do caminho, e passa a Madjer, este consegue esquivar-se ao defesa adversário e, vendo o guarda-redes Pereira adiantado, fez-lhe um \"chapéu\" fabuloso! Uma vez mais, Madjer foi decisivo, marcando um golo só ao alcançe de um verdadeiro predestinado. Era já alta madrugada quando o país pode finalmente festejar um título mundial de clubes. O FC Porto inscrevia o nome de Portugal na lista de clubes campeões do mundo.

Aqui fica a ficha desse involvidável encontro:

Data: 13 de Dezembro de 1987.
Local: National Stadium, Tóquio.
Árbitro: Franz Wöhrer (Aústria).

FC PORTO - Mlynarczyck; João Pinto, Inácio, Lima Pereira, Geraldão; André, Rui Barros, Jaime Magalhães, Sousa; Gomes e Madjer.
Treinador: Tomislav Ivic.
Substituições: Aos 65m Rui Barros por Quim.

PENAROL - Pereira; Rotti, Trasante, Herrera, Dominguez; Perdomo, Da Silva, Aguirre; Vidal, Cabrera e Viera.
Treinador: Oscar Tabarez.
Substituições: 46m Cabrera por Matosas; 95 m Herrera por Gonsalves.

Marcadores: 1-0, Gomes (42m); 1-1, Viera (80m); 2-1, Madjer (110m).

- - -

Fotos e também um vídeo dedicado a esta brilhante conquista, estão disponíveis no Portal dos Dragões
 
H

hast

Guest
Depois do triunfo da TCE, em Maio, foi a cereja no topo do bolo. Foram os começos de duas décadas brilhantes, o enriquecer de um palmarés sem igual no país. Valeu a pena perder a noite.
 
A

Azul 77

Guest
Foi um jogo emocionante, jamais esquecerei essa madrugada. Uma curiosidade: O Toyota Carina que serviu de prémio ao Madjer, acho, que ainda rola na cidade do Porto.
 

madjer87

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
11,817
4
54
Porto
20 anos....O tempo passa a correr.

Era eu Junior no Leixões e nessa noite não dormi.Fiz directa,pois tinha jogo no Domingo de Manhã. Sei que estava feliz ,mal acabou o jogo fui para a praça e aí fiz horas para me concentrar no estádio do Mar.

Parabens a esses Campeões do Mundo .Parabens a nós que somos os unicos em portugal que podemos dizer:

Sou Campeão do Mundo!!!!
 

madjer87

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
11,817
4
54
Porto
O Penarol ,tinha 2 extremos muito rápidos ,um bom ponta de lança e um Tanque chamado Vieira.Chegou-se a falar no Vieira para jogar no FC Porto.

Nós tinhamos uma equipa Fabulosa.Perdemos o Futre mas nasceu o Rui Barros!
 

Kelvin87

Tribuna Presidencial
7 Maio 2007
22,355
873
Meu Deus, como o tempo passa, tinha 7 anos, pedi ao meu pai para me acordar às 7 da manhã, pedi mesmo, claro que acordou por ser sábado e lá estive eu, na companhia dele, do meu avô, do meu padrinho e de um primo, eles a jogarem às cartas para fazer tempo e a mamar copos e às 2h50 da manhã lá cheguei eu, meu Deus, como se fosse hoje, quando foi o 2º golo meti-me de joelhos, a imitar o Juary em Viena.
PARABÉNS A TODOS QUE PARTICIPARAM NA CONQUISTA.
 

jsm

Tribuna
29 Abril 2007
3,319
16
Foi um jogo fantástico! Depois de um Danúbio Azul, seguiu-se um esplendoroso espectáculo na neve em que o nosso clube subiu ao Olimpo dos deuses pela mão de um punhado inesquecível de jogadores! Lembro-me como se fosse ontem dessa grande madrugada!
 

admin

Tribuna Presidencial
14 Julho 2006
38,239
13
Cascais, 1966
Fazendo uma revista de imprensa...vejo destaques no site do record e do jogo sobre esta efeméride. No «Pravda» ainda não vi nada. Mas o que me faz mais impressão é não ver nada no site oficial.

A César o que é de César ... o nosso colega Azul77 lembrou-se disto antes de qq um de nós, no dia antes. No próprio dia não ver nada no site oficial...faz-me no mínimo impressão, que é para não dizer outra coisa.

Mas pronto, como costumamos ter muita audiência externa aqui...ou então hão-de dar por isso quando lerem alguns jornais.
 

fcporto56

Tribuna Presidencial
26 Julho 2006
7,173
0
Sacramento
Tambem nas noticias de 24 horas na rtpi falaram sobre isso,mostrando \"highlights\" e entrevistando jogadores como o Fernando Gomes,Sousa,Jaime Magalhaes,Quim...
 

Rabah Madjer

Tribuna
18 Julho 2006
3,800
1,376
SM Feira, 1972
Tenho a revista \"Dragões\" dessa altura, e como nos enche de orgulho, ver as histórias, sobre as dificuldades ENORMES dos nossos jogadores, pois ao intervalo alguns nem sequer sentiam os pés, foi um jogo estóico, de grande capacidade de sofrimento dos nossos HERÓIS, tratou-se de um jogo mitico, e aqui perante vós digo que chorei aquando do golo do Madjer, sublime, momentos que nunca esquecerei.

Apesar de muitos não gostarem, SOMOS CAMPEÕES DO MUNDO DE CLUBES!!!!!!!! 2 VEZES!!!!!! LOL
 

fcporto56

Tribuna Presidencial
26 Julho 2006
7,173
0
Sacramento
Uma das coisas que me lembro de ouvir falar na altura era de que o Penarol era mais rapido do que o FCPorto,dai a insistencia do PdC que o jogo nao fosse adiado para o proximo dia,como queriam fazer.Ja agora no jogo em si nunca me esquecerei dos lamentos dos locutores sul americanos quando do golo do Madjer,dizendo que a bola parava sempre no gelo,mas daquela vez nao parou.:)))
 
R

Ricpat

Guest
Foi algo inesquecível, nesse ano o presente do Natal era um video mas que graças a este jogo teve de ser antecipado:).
Lembro-me que estava um frio desgraçado e que fiquei completamente parvo por ver tanta neve naquele jogo pois nem sabia que nevava no Japão:).
Depois aquele golo foi qualquer coisa de extraordinário como só o Madjer sabia-nos dar e foi bom hoje de manhã 20 anos depois ouvi-lo na rádio a relembrar isso tudo.
 

rpsc

Bancada lateral
29 Agosto 2006
964
0
Vila Nova de Gaia
Lembro-me muito pouco para não dizer mesmo nada, tinha apenas 7 anos feitos à pouquinho tempo, mas sei que os meus pais vibraram neste jogo.

Atenção vai ser possível reviver este jogo hoje na rtp memória às 00h00!

http://tv1.rtp.pt/EPG/tv/epg-dia.php?canal=9&ac=d&sem=e
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,932
12,489
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Que bebedeira eu apanhei naquela noite depois do jogo eram 6 horas da manhã e andava na Avenida dos Aliados a festejar com a 2ªgarrafa de scotch na mão, 11 meses após nascia o meu filho mais novo - aquele triunfo parece que me deu motivação dois meses após!
 
M

MaximusInvictus

Guest
> rpsc Comentou:

> Lembro-me muito pouco para não dizer mesmo nada, tinha apenas 7 anos feitos à pouquinho tempo, mas sei que os meus pais vibraram neste jogo.

Atenção vai ser possível reviver este jogo hoje na rtp memória às 00h00!

http://tv1.rtp.pt/EPG/tv/epg-dia.php?canal=9&ac=d&sem=e

____________________________________________________________________________________________

E a cores. ;)

O Delane Vieira diz que a culpa foi do Pinto da Costa. looooooool


Tratado de Lisboa? Culpa = Pinto da Costa. o_O


Cheeers
 

Kelvin87

Tribuna Presidencial
7 Maio 2007
22,355
873
Vinte anos de esplendor na neve

O calendário portista, pontilhado a ouro por múltiplos momentos históricos, recupera hoje uma das datas mais notáveis de um infindável livro de memórias, comemorando os 20 anos sobre a primeira vitória na Taça Intercontinental, no inimaginável cenário gelado do Estádio Olímpico de Tóquio.

Gomes marcou primeiro, pouco antes do intervalo, confirmando sobre a linha de golo um remate cruzado de Madjer e colocando os Dragões em vantagem sobre o Peñarol, então orientado por Oscar Washington Tabarez, o seleccionador uruguaio que hoje não dispensa o portista Fucile de uma convocatória.

Já perto do final, Viera impôs o prolongamento, igualando a partida que o génio de Madjer resolveria aos 109 minutos, na execução primorosa de um «chapéu» que o manto de neve desaconselhava. Gomes, o capitão, ergueu o troféu e o argelino foi considerado o melhor em campo.

Dezasseis anos e 364 dias mais tarde, novamente no Japão, mas então em Yokohama, o F.C. Porto levantaria a sua segunda Taça Intercontinental, depois de Pedro Emanuel ter desfeito o empate com o Once Caldas da marca de penalty.

FICHA DE JOGO
Estádio Olímpico de Tóquio
13 de Dezembro de 1987
Árbitro: Franz Woeher (Áustria)

F.C. PORTO: Mlynarczyk; João Pinto, Geraldão, Lima Pereira e Inácio; Jaime Magalhães, André, Rui Barros (Quim, 62m) e Sousa; Madjer e Gomes
Treinador: Tomislav Ivic

PEÑAROL: Pereira; Herrera, Rotti, Trasante e Dominguez; Da Silva, Perdomo, Viera e Vidal; Aguirre e Cabrera (Matosas, 46m)
Treinador: Oscar Tabarez
Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Gomes (42m), Viera (80m) e Madjer (109m)
 

Paulo S.

Bancada central
23 Maio 2007
1,010
0
Sta Maria da Feira, 1971
Faço aqui eu também a minha devida homenagem a esses valorosos jogadores, que nos ganharam a 1ª Intercontinental, no meio do gelo, do frio e da lama. Foi absolutamente fantástico... tinha eu 17 anos!!!
Grande Porto... Grande e inesquecível Porto esse!!