Octávio Machado

Orgulhoazulebranco

Arquibancada
12 Maio 2016
396
131
França
Foi grande jogador no FCPorto, adjunto importantíssimo de Pedroto, Artur Jorge e Carlos Alberto silva, foi persona non grata no reino do dragão, quem leu o livro dele sabe que as coisas que foram ditas pela imprensa não corresponde verdadeiramente à verdade, quem quiser provas disso posso enviar umas partes disso,
 

tocoolant

Bancada lateral
7 Abril 2016
539
252
A história não poderá apagar as coisas boas que fez pelo nosso clube naturalmente mas infelizmente, para uma pessoa mais nova como eu, associo-o muito à fase negra desde o Penta até aos títulos do Mourinho.

Na altura recebeu criticas duras... mas merecidas. Podia e devia ter feito muito melhor com o que tinha nessa altura. Pode parecer injusto.. mas para mim foi o pior treinador que tivemos desde que comecei a ver futebol nos meados dos anos 90.

De lá para cá nota-se um evidente rancor do Otávio de cada vez que tem que falar do FCP. Nunca engoliu muito bem ter saído pela porta pequena. Será que tem alguma razão? Não sei... nem me interessa... águas passadas não movem moinhos.

No entanto estou disposto a ouvir pessoas mais velhas a falar do que significou o Otávio para o FCP antes da sua passagem como treinador. Ouvir o contraditório nunca fez mal a ninguém...
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
17,127
3,065
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
tocoolant disse:
A história não poderá apagar as coisas boas que fez pelo nosso clube naturalmente mas infelizmente, para uma pessoa mais nova como eu, associo-o muito à fase negra desde o Penta até aos títulos do Mourinho.

Na altura recebeu criticas duras... mas merecidas. Podia e devia ter feito muito melhor com o que tinha nessa altura. Pode parecer injusto.. mas para mim foi o pior treinador que tivemos desde que comecei a ver futebol nos meados dos anos 90.

De lá para cá nota-se um evidente rancor do Otávio de cada vez que tem que falar do FCP. Nunca engoliu muito bem ter saído pela porta pequena. Será que tem alguma razão? Não sei... nem me interessa... águas passadas não movem moinhos.

No entanto estou disposto a ouvir pessoas mais velhas a falar do que significou o Otávio para o FCP antes da sua passagem como treinador. Ouvir o contraditório nunca fez mal a ninguém...
Para mim a história do Octávio e ainda nem era Machado,simplesmente Octávio e o fiz de propósito é que o vi jogar com nossa camisola e foi um excelente médio ,até diria acima de média na altura que jogava.Resumindo é um ex.jogador por quem tenho particular simpatia por ter sido bom na sua época.
 

antas

Bancada central
3 Agosto 2006
1,131
1,122
Morais disse:
Para mim a história do Octávio e ainda nem era Machado,simplesmente Octávio e o fiz de propósito é que o vi jogar com nossa camisola e foi um excelente médio ,até diria acima de média na altura que jogava.Resumindo é um ex.jogador por quem tenho particular simpatia por ter sido bom na sua época.
Fui eu quem o trouxe para o Porto. Fechamos contrato em Lisboa, com um aperto de mão.
Um mês e meio depois ficaria livre - era o fim da chamada Lei de Opção - e viria sem contrapartidas para o Vitória  de Setúbal, que fez tudo, entretanto, para o vender: Sporting, Atlético de Madrid, eu sei lá...
E ele telefonava-me - até de Madrid, para onde o levaram quase à força - dizendo-me que estivesse descansado que não assinaria por ninguém e, no dia 1 de Julho apareceria, respeitando a palavra dada.
E assim foi: no dia em que ficaria livre, ao volante de um Datsun 1200 cinzento metalizado, apareceu na Estalagem da Torre, na Serra da Estrela, onde o Porto fazia o estágio de pré-época.
Acabou por sair a mal já como treinador, com uma raiva especial ao Adelino Caldeira, azedando como pessoa: participações televisivas e outros números que deveriam envergonhar o Octávio que eu conheci. Ao contrário do vinho do Porto, envelheceu mal.
 
  • Like
Reações: mmmkk

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,331
20,763
Gaia
antas disse:
Fui eu quem o trouxe para o Porto. Fechamos contrato em Lisboa, com um aperto de mão.
Um mês e meio depois ficaria livre - era o fim da chamada Lei de Opção - e viria sem contrapartidas para o Vitória  de Setúbal, que fez tudo, entretanto, para o vender: Sporting, Atlético de Madrid, eu sei lá...
E ele telefonava-me - até de Madrid, para onde o levaram quase à força - dizendo-me que estivesse descansado que não assinaria por ninguém e, no dia 1 de Julho apareceria, respeitando a palavra dada.
E assim foi: no dia em que ficaria livre, ao volante de um Datsun 1200 cinzento metalizado, apareceu na Estalagem da Torre, na Serra da Estrela, onde o Porto fazia o estágio de pré-época.
Acabou por sair a mal já como treinador, com uma raiva especial ao Adelino Caldeira, azedando como pessoa: participações televisivas e outros números que deveriam envergonhar o Octávio que eu conheci. Ao contrário do vinho do Porto, envelheceu mal.
-----------------------------

Caro antas, quando o Otávio veio para o Porto julgo que em 1975 eu tinha catorze anos mas andava muitas no velhinho campo de treinos e conheci dirigentes como Jorge Vieira e Alfredo Borges, pelo que te quero mandar um abraço porque pertences ao naipe de homens que me fez encher de alegria a vida.

Também está ligado aquela campanha para a vinda do Cubillas?

Sobre o Otávio tenho de relembrar o muito de bom que fez pelo clube. Conheci facetas muito boas dele, coisas necessárias para  vida do clube, contributos muito bons.

Ele quando estiver menos azedo vai saber reconhecer a importancia do FC do Porto na sua vida, aliás a imprensa de lisboa só lhe deu destaque quando ele saiu a mal do nosso clube. Tem sido coerente no ódio ao trafica, em relaçação ao nosso clube ele ainda vai reconhecer que a má andorinha não faz a primavera, e que o caldeira não é o clube.

Para recordar esses velhos tempos do reerguer do nosso clube pode ler partes desta entrevista do Otavio:

https://maisfutebol.iol.pt/load-enter/octavio-machado/nos-treinos-do-fc-porto-a-malta-agredia-gratuitamente-os-reforcos
 

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
7,818
5,025
Andei em arrumações e encontrei uma caderneta de cromos da temporada 71-72.



(também tinha lá o cromo do Pavão, entre outros)
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,652
38,962
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Se tivesse vingado como treinador podiamos hoje ter o sistema de 3 trincos a dominar o futebol mundial.
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
17,127
3,065
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
antas disse:
Fui eu quem o trouxe para o Porto. Fechamos contrato em Lisboa, com um aperto de mão.
Um mês e meio depois ficaria livre - era o fim da chamada Lei de Opção - e viria sem contrapartidas para o Vitória  de Setúbal, que fez tudo, entretanto, para o vender: Sporting, Atlético de Madrid, eu sei lá...
E ele telefonava-me - até de Madrid, para onde o levaram quase à força - dizendo-me que estivesse descansado que não assinaria por ninguém e, no dia 1 de Julho apareceria, respeitando a palavra dada.
E assim foi: no dia em que ficaria livre, ao volante de um Datsun 1200 cinzento metalizado, apareceu na Estalagem da Torre, na Serra da Estrela, onde o Porto fazia o estágio de pré-época.
Acabou por sair a mal já como treinador, com uma raiva especial ao Adelino Caldeira, azedando como pessoa: participações televisivas e outros números que deveriam envergonhar o Octávio que eu conheci. Ao contrário do vinho do Porto, envelheceu mal.
E contrataste muito bem.Excelente jogador uma mais valia para nosso clube na época,titular indiscutível até partir a perna e quase insubstituível naquele campeonato que ganhamos ao fim de 19 anos.Sim haviam esses clubes interessados nele mas ele honrou a palavra hoje em dia isso cada vez mais raro.No resto tens razão e vai na linha do que disse,o Octávio para mim deixou muitas saudades até porque tivemos dificuldade após sua lesão em arranjar um substituto ,o Octávio Machado já nem por isso realmente não soube sair e isso é uma arte.

P.S.Acrescento a isso um outro facto que aconteceu com ele e com o Freitas que veio do Belenenses e acho que o Murça também é que enigmáticamente nunca mais foram convocados para a seleção nacional,vá se lá entender o motivo,embora saibamos.Eram outros tempos e outro futebol.
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
17,127
3,065
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Di Charis disse:
Andei em arrumações e encontrei uma caderneta de cromos da temporada 71-72.



(também tinha lá o cromo do Pavão, entre outros)
Esse VFC nessa época era um pedregulho.Que time bom eles tinham.
Relembrando seu 11 mítico nessa época foram vice-campeões:

Joaquim Torres (uns anos mais tarde veio para o nosso clube)
Rebelo
José Mendes
Carlos Cardoso
Carriço
Matine
Octávio
José Maria
Guerreiro
Torres
Jacinto João

Treinador = José Maria Pedroto
 

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
7,818
5,025
Morais disse:
Esse VFC nessa época era um pedregulho.Que time bom eles tinham.
Relembrando seu 11 mítico nessa época foram vice-campeões:

Joaquim Torres (uns anos mais tarde veio para o nosso clube)
Rebelo
José Mendes
Carlos Cardoso
Carriço
Matine
Octávio
José Maria
Guerreiro
Torres
Jacinto João

Treinador = José Maria Pedroto
Já agora, deixo aqui umas imagens dessa caderneta:



Os Belenenses com o Félix Mourinho na Baliza e o Quinito no meio campo.



O Bento ainda no Barreirense.



O FC Porto, infelizmente incompleto.



Manuel Fernandes na CUF



O Artur Jorge ao lado do Néné



A equipa do Sporting onde destaco obviamente o Damas.



E para terminar, a equipa do Vitória, com o Octávio, Torres...


 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
17,127
3,065
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Di Charis disse:
Já agora, deixo aqui umas imagens dessa caderneta:



Os Belenenses com o Félix Mourinho na Baliza e o Quinito no meio campo.



O Bento ainda no Barreirense.



O FC Porto, infelizmente incompleto.



Manuel Fernandes na CUF



O Artur Jorge ao lado do Néné



A equipa do Sporting onde destaco obviamente o Damas.



E para terminar, a equipa do Vitória, com o Octávio, Torres...

Só na capa tem Damas,Eusébio,Laurindo e Rolando.Nesses tempos haviam clubes médios fortíssimos.
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,639
18,290
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Pelo que me contam, era um tremendo jogador. E fico contente que tenha representado o Porto nessa altura.

Para mim, é o pior treinador que vi à frente do nosso clube.
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,331
20,763
Gaia
Di Charis disse:
Andei em arrumações e encontrei uma caderneta de cromos da temporada 71-72.



(também tinha lá o cromo do Pavão, entre outros)
----------

No meu quarto de criança o Pavão foi o 1º poster, vi-o morrer no Estadio da Antas num jogo contra o setubal de Otavio. Ainda hoje guardo o poster do Pavão, era um jogador inteligente e passeava classe em campo.

Lembro me perfeitamente dessa coleção.
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
17,127
3,065
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
grandeporto disse:
----------

No meu quarto de criança o Pavão foi o 1º poster, vi-o morrer no Estadio da Antas num jogo contra o setubal de Otavio. Ainda hoje guardo o poster do Pavão, era um jogador inteligente e passeava classe em campo.

Lembro me perfeitamente dessa coleção.
Eu em condições normais também teria visto esse jogo fatídico.Já não lembro o motivo mas o meu pai resolveu não me levar e eu fiquei com minha mãe,eu era ainda criança ou era porque estaria a chover ou porque na época um jogo com o Vitória de Setúbal era jogo grande e tinha algum risco digamos assim.Vi vários jogos nessa época disso me lembro,mas contra equipas menores.