Otávio

Otávio 25

Otávio

2.83

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

2.83 Performance da Época
Jogos
1
Golos
0
Assistências
0
Amarelos
0
Vermelhos
0

Feraz

Tribuna Presidencial
22 Junho 2013
8,551
18,794
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • Madjer
Vai ler a lei da nacionalidade em vez de escreveres disparates...
as·cen·dên·ci·a

nome feminino
1. Qualidade ou movimento do que ascende.
2. Parentesco com os pais e outros antepassados.
3. Raça.
4. Influência, predomínio.

Quem tem que aprender a ler és mesmo tu. E o Otávio até já tem passaporte português. Por isso nem entendo a tua preocupação legalista.

SD_1995

Tribuna
1 Outubro 2016
4,069
1,969
Porto
Um tipo com um nome de família Silva Monteiro deve ter ascendência etíope.
Mais vezes? Já fui algumas. E tenho grandes amigos brasileiros. Quer a viver cá. Quer a viver lá. As generalizações não passam disso. De generalizações.
LOL, de caminho atribuem-se nacionalidades com base no apelido. Toda a gente das americas e de Africa, e europeia.

Última edição:
  • Like
Reações: Tiago Azevedo

VPM

Tribuna Presidencial
3 Junho 2019
17,047
19,327
as·cen·dên·ci·a

nome feminino
1. Qualidade ou movimento do que ascende.
2. Parentesco com os pais e outros antepassados.
3. Raça.
4. Influência, predomínio.

Quem tem que aprender a ler és mesmo tu. E o Otávio até já tem passaporte português. Por isso nem entendo a tua preocupação legalista.
É mais por aqui amigo:

Tu é que invocaste o argumento ridiculo da fonética do nome ... Afinal ganhamos 5 vezes o campeonato do mundo e não sabíamos! Arantes de Nascimento no Panteão já!

• Like
Reações: SD_1995

SD_1995

Tribuna
1 Outubro 2016
4,069
1,969
Porto
Por acaso acho que o Otávio tem passaporte português por estar a viver e a trabalhar em Portugal há 6 anos.
Ter visto de residencia e diferente de cidadania, que por sua vez e diferente de naturalidade . O Otavio nao e natural de Portugal, e nao tem nada que aponte ter ascendencia portuguesa.

Feraz

Tribuna Presidencial
22 Junho 2013
8,551
18,794
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • Madjer
Pensava eu que a conversa xenófoba de terceira categoria iria acontecer essencialmente nos adeptos dos outros clubes. Vejo que estava enganado.
Para não estar aqui em eternos pingue pongues.

O Otávio é cidadão português. Porque tem direito a sê lo de acordo com a lei nacional. E se pode votar e ajudar a eleger os órgãos de soberania pode obviamente andar a dar pontapés numa bola com as cores nacionais.

A atribuição de nacionalidade impõe obviamente limites à ascendência. Mas isso acontece mais por uma lógica de proteção do estado.
Mas há exceções. Nos últimos anos temos atribuído milhares de passaportes portugueses e consequentemente a nacionalidade a descendentes dos judeus sefarditas. Para quem não sabe os judeus sefarditas foram expulsos há mais de 500 anos de Portugal. Ou seja a lei pode ser alterada sempre que haja vontade ou interesse. Imaginem o que aconteceria se fizéssemos o mesmo para os cidadãos brasileiros.

Os sobrenomes são uma expressão óbvia da origem. Mesmo que isso não implique legalmente que essa pessoa seja detentora da nacionalidade.
Na cidade do Porto há centenas de pessoas com sobrenome inglês. E muitas delas não têm nacionalidade inglesa. Mas não deixam por isso de ter ascendência inglesa.

VPM

Tribuna Presidencial
3 Junho 2019
17,047
19,327
Pensava eu que a conversa xenófoba de terceira categoria iria acontecer essencialmente nos adeptos dos outros clubes. Vejo que estava enganado.

O Otávio é cidadão português. Porque tem direito a sê lo de acordo com a lei nacional. E se pode votar e ajudar a eleger os órgãos de soberania pode obviamente andar a dar pontapés numa bola com as cores nacionais.

A atribuição de nacionalidade impõe obviamente limites à ascendência. Mas isso acontece mais por uma lógica de proteção do estado.
Mas há exceções. Nos últimos anos temos atribuído milhares de passaportes portugueses a descendentes dos judeus sefarditas. Para quem não sabe os judeus sefarditas foram expulsos há mais de 500 anos de Portugal. Ou seja a lei pode ser alterada sempre que haja vontade ou interesse.

Os sobrenomes são uma expressão óbvia da origem. Mesmo que isso não implique legalmente que essa pessoa seja detentora da nacionalidade.
Na cidade do Porto há centenas de pessoas com sobrenome inglês. E muitas delas não têm nacionalidade inglesa. Mas não deixam por isso de ter ascendência inglesa.
Aqui não há xenófobos... Só há ignorantes que invocam a fonética do nome para invocar ascendencia portuguesa... Vai perguntar ao Pelé se se sente português...

VPM

Tribuna Presidencial
3 Junho 2019
17,047
19,327
Desculpa a pergunta. Mas algum brasileiro roubou te a namorada?
Eu sei que é difícil justificar os disparates que se escreve mas tenta arranjar argumentos um bocadinho mais consistentes do que hipotéticos cenários da vida pessoal...

Feraz

Tribuna Presidencial
22 Junho 2013
8,551
18,794
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • Madjer
Eu sei que é difícil justificar os disparates que se escreve mas tenta arranjar argumentos um bocadinho mais consistentes do que hipotético cenários da vida pessoal...

Mas há exceções. Nos últimos anos temos atribuído milhares de passaportes portugueses a descendentes dos judeus sefarditas. Para quem não sabe os judeus sefarditas foram expulsos há mais de 500 anos de Portugal. Ou seja a lei pode ser alterada sempre que haja vontade ou interesse.

SD_1995

Tribuna
1 Outubro 2016
4,069
1,969
Porto

Mas há exceções. Nos últimos anos temos atribuído milhares de passaportes portugueses e consequentemente a nacionalidade a descendentes dos judeus sefarditas. Para quem não sabe os judeus sefarditas foram expulsos há mais de 500 anos de Portugal. Ou seja a lei pode ser alterada sempre que haja vontade ou interesse. Imaginem o que aconteceria se fizéssemos o mesmo para os cidadãos brasileiros.

La vamos nos com os argumentos da treta, "ele e racista, nao concorda com a minha visao das coisas, pior que o Hitler" Claramente todos nos aqui queremos enviar os brasileiros para uma fogueira porque nao consideramos que nao sao portugueses e portanto nao deviam representar a seleccao.

VPM

Tribuna Presidencial
3 Junho 2019
17,047
19,327

Amigo podes dissertar o que quiseres... Ainda bem que ficaste a saber que os judeus sefarditas gozam de um enquadramento legal próprio e que o argumento do apelido Silva Monteiro era ridiculo... Não precisas de agradecer ..

Feraz

Tribuna Presidencial
22 Junho 2013
8,551
18,794
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • Madjer
Eu sei que é difícil justificar os disparates que se escreve mas tenta arranjar argumentos um bocadinho mais consistentes do que hipotéticos cenários da vida pessoal...
Quem tem mais ligação a Portugal? Um cidadão nascido no Brasil e que vive e trabalha em Portugal há 5 anos, que tem já casa e filhos nascidos em Portugal ou um cidadão norte americano cujo último antepassado viveu em Portugal há mais de 500 anos?

Feraz

Tribuna Presidencial
22 Junho 2013
8,551
18,794
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • Madjer
Amigo podes dissertar o que quiseres... Ainda bem que ficaste a saber que os judeus sefarditas gozam de um enquadramento legal próprio e que o argumento do apelido Silva Monteiro era ridiculo... Não precisas de agradecer ..
Sim. Foi através da tua douta pessoa que o fiquei a saber. Nunca tinha ouvido falar em tal. Tanta cadeira de história de Portugal que fiz na faculdade e vim hoje aprender o que é um sefardita no fórum do FC Porto. É para isto que pago internet.

VPM

Tribuna Presidencial
3 Junho 2019
17,047
19,327
Quem tem mais ligação a Portugal? Um cidadão nascido no Brasil e que vive e trabalha em Portugal há 5 anos, que tem já casa e filhos nascidos em Portugal ou um cidadão norte americano cujo último antepassado viveu em Portugal há mais de 500 anos?
Tens de perguntar ao legislador ... Eu só te respondi sobre o argumento ridiculo da fonética do nome...

VPM

Tribuna Presidencial
3 Junho 2019
17,047
19,327
Sim. Foi através da tua douta pessoa que o fiquei a saber. Nunca tinha ouvido falar em tal. Tanta cadeira de história de Portugal que fiz na faculdade e vim hoje aprender o que é um sefardita no fórum do FC Porto. É para isto que pago internet.
You are welcome...

Feraz

Tribuna Presidencial
22 Junho 2013
8,551
18,794
Conquistas
4
  • Pinto da Costa
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • Madjer
Tens de perguntar ao legislador ... Eu só te respondi sobre o argumento ridiculo da fonética do nome...
Os apelidos passam de país para filhos. E na sociedade brasileira, como em Portugal, o apelido dominante é o paterno.
Silva e Monteiro são nomes de origem portuguesa.
A Giselle Bündchen é brasileira. E do que sei não tem passaporte alemão. Mas pelo apelido rapidamente chegamos à sua origem.
O mesmo se aplica a alguém nascido no Brasil e chamado Guilloti (terá origem italiana). Ou Said (terá origem libanesa).

Relativamente ao Pelé. Os negros no Brasil eram escravos. E como escravos tinham os nomes que lhes davam. E que muitas das vezes lhes eram atribuídos no batismo. Ou que foram escolhidos aquando do fim da escravatura. Nada disso aconteceu com os brancos.

• Like
Reações: Dragon Lonis

VPM

Tribuna Presidencial
3 Junho 2019
17,047
19,327
Os apelidos passam de país para filhos. E na sociedade brasileira, como em Portugal, o apelido dominante é o paterno.
Silva e Monteiro são nomes de origem portuguesa.
A Giselle Bündchen é brasileira. E do que sei não tem passaporte alemão. Mas pelo apelido rapidamente chegamos à sua origem.
O mesmo se aplica a alguém nascido no Brasil e chamado Guilloti.

Relativamente ao Pelé. Os negros no Brasil eram escravos. E como escravos tinham os nomes que lhes davam. E que muitas das vezes lhes eram atribuídos no batismo. Ou que foram escolhidos aquando do fim da escravatura. Nada disso aconteceu com os brancos.
Outra vez a conversa da fonética do apelido? Não sou professor de primária e não tenho jeito para repetir as mesmas coisas...