Outros Escalões (Sub-7 a Sub-13) - 2023/2024

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,422
21,096
Gaia
Em abstracto, na tua opinião, quanto valia (em euros) manter um miúdo de 10 anos?
-------------------------------------

Em abstrato, julgo que devia valer aquilo que vale para os adversarios, valia a pena perceber porque razão os levam.
Se é porque têm onde comer e dormir, então é já uma razão concreta.
 

jorgcastro

Bancada central
19 Agosto 2016
2,425
3,667
-------------------------------------

Em abstrato, julgo que devia valer aquilo que vale para os adversarios, valia a pena perceber porque razão os levam.
Se é porque têm onde comer e dormir, então é já uma razão concreta.
Nota prévia, aos 10 anos não têm onde dormir...

No resto, tu ficarias tranquilo em pagar a um miúdo de 10 anos o mesmo que um rival estará disposto a pagar, incluindo ainda ocupações profissionais para os pais e investimento na relocalização?... teremos de discordar, porque eu não ficaria tranquilo, por mais talento que um miúdo de 10 anos tenha...
 
  • Like
Reações: Tmgd99

Ruben1893

"Clube aparenta ser um quintal"
24 Julho 2019
88,972
190,346
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Sérgio Conceição
  • Fernando "Bibota" Gomes
--------------------------------

Afinal também levaram o melhor de 2012.

Continuamos sem conseguir atraír e manter os jovens que interessam.
A probabilidade de não te lembrares desse craque de 2012 daqui a 10 anos é de 99.99%
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,290
15,430
Vila Nova de Gaia, 1975
Já agora, qual a tua opinião sobre as gerações de 2011 e 2012?

Noutro âmbito, percebi há pouco tempo, que, praticamente, só se joga futebol de 11 no escalão sub-13 na AFPorto!
Quais as vantagens e desvantagens de colocar miúdos de 12 anos a jogar futebol de 11?
Pergunta interessante.

A minha experiência pessoal é com um miúdo que jogou sub-13 em futebol de 11. Não tomei contacto com outras realidades. No caso em específico, sendo guarda redes, não é uma situação nada fácil. Um miúdo de 10 anos numa baliza gigante de fut 11....
 

jorgcastro

Bancada central
19 Agosto 2016
2,425
3,667
Pergunta interessante.

A minha experiência pessoal é com um miúdo que jogou sub-13 em futebol de 11. Não tomei contacto com outras realidades. No caso em específico, sendo guarda redes, não é uma situação nada fácil. Um miúdo de 10 anos numa baliza gigante de fut 11....
Pois... para os guarda-redes é impossível... ou são miúdos com desenvolvimento físico precoce ou não apanham uma bola alta...
Pessoalmente, o que me surpreendeu é que eu sempre dei o futebol de 11 como um dado adquirido (e, pessoalmente, detesta(va) o futebol de 9... não vejo mais-valia nenhuma e, em campos perpendiculares, era pavoroso ver o amontoado de miúdos ou os remates baliza a baliza...), quando descubro que nem scp, nem slb têm futebol de 11 nos sub-13...
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,290
15,430
Vila Nova de Gaia, 1975
Pois... para os guarda-redes é impossível... ou são miúdos com desenvolvimento físico precoce ou não apanham uma bola alta...
Pessoalmente, o que me surpreendeu é que eu sempre dei o futebol de 11 como um dado adquirido (e, pessoalmente, detesta(va) o futebol de 9... não vejo mais-valia nenhuma e, em campos perpendiculares, era pavoroso ver o amontoado de miúdos ou os remates baliza a baliza...), quando descubro que nem scp, nem slb têm futebol de 11 nos sub-13...
E parece que o pouco futebol de 9 que há no distrito se deve ao FCP...
 
  • Like
Reações: jorgcastro

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,422
21,096
Gaia
Nota prévia, aos 10 anos não têm onde dormir...

No resto, tu ficarias tranquilo em pagar a um miúdo de 10 anos o mesmo que um rival estará disposto a pagar, incluindo ainda ocupações profissionais para os pais e investimento na relocalização?... teremos de discordar, porque eu não ficaria tranquilo, por mais talento que um miúdo de 10 anos tenha...
--------------------------------

Em tese sou contra os Pais chulos e empresarios chulos, mas e a realidade?

Por falar em realidade, todos sabemos que o Porto também tem situações em que arranja emprego aos Pais e mães, nem vou falar em nomes, embora alguns casos sejam publicos e confessados pelos Pais.

Falar em ética e moral no futebol atual nem vale a pena. Conheço um atleta que chulou o Porto até se fartarem dele. Mesmo assim foi chular o scp dois anos, e foi parar ao benfica, onde o Pai deixou de trabalhar e chulou os até aos 21.
No benfica, de emprestimo em emprestimo, passou pelo Rio Ave, paços, Gondomaretc.
Fartaram se dele e foi parar a clubes aqui em gaia como Olveira do Douro e canelas onde nem sempre foi titular.
Para rematar, o Pai voltou a trabalhar e deixar de ser empresario da treta.

Falar em ética e ter problemas de consciência é assunto para a FIFA e UEFA, ou NÂO.
 

jorgcastro

Bancada central
19 Agosto 2016
2,425
3,667
--------------------------------

Em tese sou contra os Pais chulos e empresarios chulos, mas e a realidade?

Por falar em realidade, todos sabemos que o Porto também tem situações em que arranja emprego aos Pais e mães, nem vou falar em nomes, embora alguns casos sejam publicos e confessados pelos Pais.

Falar em ética e moral no futebol atual nem vale a pena. Conheço um atleta que chulou o Porto até se fartarem dele. Mesmo assim foi chular o scp dois anos, e foi parar ao benfica, onde o Pai deixou de trabalhar e chulou os até aos 21.
No benfica, de emprestimo em emprestimo, passou pelo Rio Ave, paços, Gondomaretc.
Fartaram se dele e foi parar a clubes aqui em gaia como Olveira do Douro e canelas onde nem sempre foi titular.
Para rematar, o Pai voltou a trabalhar e deixar de ser empresario da treta.

Falar em ética e ter problemas de consciência é assunto para a FIFA e UEFA, ou NÂO.
Não me fiz entender, embora tenha uma posição moral semelhante sobre o tema! Mas, concordo, de forma muito cínica, não é uma questão para o FCP!

O meu ponto é, mesmo, uma questão de ROI! O investimento realizado (em tudo o que apontei) tem uma probabilidade de sucesso que, na minha opinião, não compensa o risco! Acrescido dos efeitos de spill-over sobre os outros miúdos/pais/empresários!
E, no final do dia, com base na matemática-financeira, será sempre melhor investimento, aliciar o miúdo aos 16 anos, com todo o custo não incorrido nestes anos e com muito menor risco! Aliás, suspeito que, idealmente, a melhor solução seria aliciá-lo aos 18 anos...
 
  • Like
Reações: Tmgd99

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,422
21,096
Gaia
Não me fiz entender, embora tenha uma posição moral semelhante sobre o tema! Mas, concordo, de forma muito cínica, não é uma questão para o FCP!

O meu ponto é, mesmo, uma questão de ROI! O investimento realizado (em tudo o que apontei) tem uma probabilidade de sucesso que, na minha opinião, não compensa o risco! Acrescido dos efeitos de spill-over sobre os outros miúdos/pais/empresários!
E, no final do dia, com base na matemática-financeira, será sempre melhor investimento, aliciar o miúdo aos 16 anos, com todo o custo não incorrido nestes anos e com muito menor risco! Aliás, suspeito que, idealmente, a melhor solução seria aliciá-lo aos 18 anos...
-------------------

Não sou um estudiosos do tema, nem deve haver um timing mais ou menos exato igual para todos os atletas, acredito que haja uma janela de oportunidade que só ser aberta por clubes com profissionais bem pagos para estarem sempre atentos e muito competentes.

O FC do Porto paga muito mal, pior que a concorrencia, a profissionais que na pratica estão a descobrir, desenvolver e mexer com pepitas de ouro. No futebol atual a descoberta de talentos e o seu desenvolvimento pode significar que um um investimento de 100 a 500 mil euros se transforme em 4 anos numa venda de 50 M, portanto com ganhos de 1000%, coisa quem na Bolsa, nem no ouro nem no Imobiliario se consegue. Só há casos semelhantes na Especulação nas artes como Pintura ou Escultura. O FC do Porto mantém uma estrutura antiga e anquilosada, mal paga e valorizada.
Ainda esta semana no 11 o Gonçalo Paciência dizia que se lembra nos juniores e na B passar no Ginásio sempre de longe!!! Ele e os outros!!!
 

jorgcastro

Bancada central
19 Agosto 2016
2,425
3,667
-------------------

Não sou um estudiosos do tema, nem deve haver um timing mais ou menos exato igual para todos os atletas, acredito que haja uma janela de oportunidade que só ser aberta por clubes com profissionais bem pagos para estarem sempre atentos e muito competentes.

O FC do Porto paga muito mal, pior que a concorrencia, a profissionais que na pratica estão a descobrir, desenvolver e mexer com pepitas de ouro. No futebol atual a descoberta de talentos e o seu desenvolvimento pode significar que um um investimento de 100 a 500 mil euros se transforme em 4 anos numa venda de 50 M, portanto com ganhos de 1000%, coisa quem na Bolsa, nem no ouro nem no Imobiliario se consegue. Só há casos semelhantes na Especulação nas artes como Pintura ou Escultura. O FC do Porto mantém uma estrutura antiga e anquilosada, mal paga e valorizada.
Ainda esta semana no 11 o Gonçalo Paciência dizia que se lembra nos juniores e na B passar no Ginásio sempre de longe!!! Ele e os outros!!!
Não faço ideia se o FCP paga mal ou se paga menos do que a concorrência...
Uma coisa posso garantir, se o FCP meter 100k/ano (que me parece para lá de disparatado...) num miúdo de 10 anos, é bom que ele valha mais de 50m...porque aos 16, no mínimo, vai querer duplicar o valor e aos 18, quintuplicar... sem falar em empresários, percentagens de passes, etc... na arte, dentro do segmento altíssimo, a valorização é (quase) sem risco... num miúdo de 10 anos, o risco é elevadíssimo...

O ginásio é outra conversa...
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,422
21,096
Gaia
Não faço ideia se o FCP paga mal ou se paga menos do que a concorrência...
Uma coisa posso garantir, se o FCP meter 100k/ano (que me parece para lá de disparatado...) num miúdo de 10 anos, é bom que ele valha mais de 50m...porque aos 16, no mínimo, vai querer duplicar o valor e aos 18, quintuplicar... sem falar em empresários, percentagens de passes, etc... na arte, dentro do segmento altíssimo, a valorização é (quase) sem risco... num miúdo de 10 anos, o risco é elevadíssimo...

O ginásio é outra conversa...
--------------------------

Sei que paga mal aos tecnicos, scounters, treinadores e não é segredo que varios deles nos têm fugido nos ultimos 20 anos, alguns deles levaram muita informaçao. Quanto aos miudos sei pouco, sei alguns casos mas acho que não devo dizer valores e porque já foram em 2015 e 2016.
 

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
1,787
1,307
24
Barcelos
Já agora, qual a tua opinião sobre as gerações de 2011 e 2012?

Noutro âmbito, percebi há pouco tempo, que, praticamente, só se joga futebol de 11 no escalão sub-13 na AFPorto!
Quais as vantagens e desvantagens de colocar miúdos de 12 anos a jogar futebol de 11?
Sobre a de 2012 ainda não tenho grande conhecimento. Sobre a de 2011 é mais uma excelente geração que nós temos. Destaco o Tiago Portugal, o Lourenço Moutinho mas sobretudo o Martim Moreira mais conhecido como Pulga.

Quanto a jogar futebol de 11 no escalão sub-13 (em Viana este ano introduziram futebol 11 nesse escalão), acaba por se tornar irrelevante visto que os maiores clubes nas suas associações colocam os seus jogadores infantis a jogar futebol 11 no s campeonatos de iniciados.

Quanto às vantagens de jogar futebol 11 numa idade tão precoce só me ocorrem duas. A primeira é o facto de obrigar os jogadores a decidirem mais rápido visto que haverá mais "confusão" fruto do aumento do número de jogadores.
A segunda é o facto dos miúdos se adaptarem às suas posições e respetivas dinâmicas e ao terreno de jogo mais cedo que a esmagadora maioria dos atletas da sua idade.

A nível de desvantagens vejo o facto de os miúdos durante o jogo regra geral não terem tanto contacto com a bola como teriam no futebol 9. Especialmente miúdos com o talento que os clubes grandes têm, acho um erro não lhes dar bola para fazerem aquilo em que eles realmente são diferenciados
 

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
1,787
1,307
24
Barcelos
Em abstracto, na tua opinião, quanto valia (em euros) manter um miúdo de 10 anos?
Até aos 14 anos, os clubes estão com as calças na mão. Se aparecer outro clube a oferecer mais aos pais ou cobre a oferta ou o miúdo vai embora. Na minha opinião, o caminho nunca pode ser o do dinheiro. Basta ver o que está a acontecer neste momento no SLB. O Rui Costa tem vindo a fechar a torneira e a qualidade da sua formação tem descido drasticamente.
O caminho tem que ser outro. Mostrar aos pais que o FCP é o clube certo para colocar os filhos se quiserem ser atletas e principalmente homens de sucesso.
E sim, jogadores com pais como o Pedro Comério podem ir à sua vida.
 

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
1,787
1,307
24
Barcelos
-------------------------------------

Em abstrato, julgo que devia valer aquilo que vale para os adversarios, valia a pena perceber porque razão os levam.
Se é porque têm onde comer e dormir, então é já uma razão concreta.
A história que circula é que o SCP pagou a mudança da família do miúdo do Porto para Lisboa. Se tu achas que isto é responsável/saudável então é porque vives no País das Maravilhas
 

Tmgd99

Bancada central
27 Maio 2019
1,787
1,307
24
Barcelos
Nota prévia, aos 10 anos não têm onde dormir...

No resto, tu ficarias tranquilo em pagar a um miúdo de 10 anos o mesmo que um rival estará disposto a pagar, incluindo ainda ocupações profissionais para os pais e investimento na relocalização?... teremos de discordar, porque eu não ficaria tranquilo, por mais talento que um miúdo de 10 anos tenha...
Como é óbvio é um preço que nós não podemos pagar. O SCP pode porque tem influência junto da banca e do próprio governo. O caminho nunca pode passar por pagar valores astronómicos porque isso vai criar um efeito bola de neve que mais tarde ou mais cedo rebentará