Para quando um centro de Formação no FC Porto?

Paul Ashworth

Bancada central
23 Maio 2007
1,525
2,276
Que obras seriam essas?
- Um auditório para ambas as equipas
- Cantina/restaurante para a equipa B
- Ginásio para a equipa B,
- Melhorar as condições do "hotel" e se possível ampliá-lo.
- Ampliar o posto médico da equipa B e criar espaço para crioterapia
- Criar mais gabinetes para os treinadores/staff, se possível com luz natural
- Transformar o atual sintético em relvado natural.

Pelo menos isto parece-me essencial, mas provavelmente haverá outras boas ideias de outros Centros de Treino a aproveitar.
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
83,317
76,223
40
- Um auditório para ambas as equipas
- Cantina/restaurante para a equipa B
- Ginásio para a equipa B,
- Melhorar as condições do "hotel" e se possível ampliá-lo.
- Ampliar o posto médico da equipa B e criar espaço para crioterapia
- Criar mais gabinetes para os treinadores/staff, se possível com luz natural
- Transformar o atual sintético em relvado natural.

Pelo menos isto parece-me essencial, mas provavelmente haverá outras boas ideias de outros Centros de Treino a aproveitar.
Já agora, porque é que a equipa principal não fica a estagiar no Olival nos jogos em casa?
 

canadian dragao

Tribuna Presidencial
12 Fevereiro 2007
13,922
6,235
Toronto
A minha opção seria ter tudo concentrado mas não tenho uma explicação muito "técnica" para esta minha preferência. Simplesmente, acho que seria mais agradável ter toda a realidade desportiva do clube junta: Futebol Profissional, Futebol de Formação e Modalidades. Esta proximidade levaria a uma sinergia maior entre os vários departamentos, uma maior troca de conhecimentos, e até mesmo a partilha de recursos humanos seria mais fácil. Permitiria também ter os nossos atletas da Formação mais próximos da realidade da equipa A: poderem cruzar-se com os seus ídolos, poderem ver de perto o que seria estar no lugar deles e almejar isso. Há também claras vantagens logísticas, já que em termos de rouparia, material, etc., seria possível ter tudo concentrado num mesmo espaço. Mas para mim o mais importante seria mesmo ter toda a realidade Porto junta como uma verdadeira "Casa" do FC Porto.

É uma visão um bocado romântica e que tem também o seu lado negativo, daí não ser totalmente contra ter estas realidades separadas. O Futebol Profissional ao manter-se no Olival terá a tranquilidade que um espaço partilhado não dá. Menos movimento, menos gente a entrar e a sair. Para além disso, a gestão em termos de treinos e jogos na Academia seria muito mais complexa se lá estivesse a equipa A. Já estou a imaginar treinos cancelados ou jogos alterados porque a equipa A se lembrou de mudar um treino à última da hora. Tudo seria gerido em função do dia-a-dia da equipa A, sem grande preocupação com o prejuízo que isso pudesse causar às outras equipas. E se isso já não é fácil de gerir no Olival, onde só estão os mais pequenos ao final do dia, acrescentar mais equipas e modalidades a esta gestão tornaria tudo ainda mais difícil.

Ainda assim, numa realidade separada, o Olival precisaria de algumas obras de fundo, em especial para a Equipa B. Não bastaria passar tudo da Formação para a Academia e deixar o Olival como está, isso seria manifestamente curto.

No fundo, acho que nenhuma das duas opções será um drama, e há clubes de sucesso para dar como exemplo em ambas as realidades. Quer seja junto ou separado, importante é que seja funcional e que dê resposta às necessidades atuais (e futuras) do clube.
Eu acho que a ser realizado deveria ser para por todo futebol dentro de mesmo espaco
Ter separados seria uma desilusao.e que te do em conta ser uma obra para muitos anos devia ser feito algo a altura do clube.mas eu nantenho que nesta questao prefiro que nao seja feito com a actual direccao
 

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
15,075
30,621
- Um auditório para ambas as equipas
- Cantina/restaurante para a equipa B
- Ginásio para a equipa B,
- Melhorar as condições do "hotel" e se possível ampliá-lo.
- Ampliar o posto médico da equipa B e criar espaço para crioterapia
- Criar mais gabinetes para os treinadores/staff, se possível com luz natural
- Transformar o atual sintético em relvado natural.

Pelo menos isto parece-me essencial, mas provavelmente haverá outras boas ideias de outros Centros de Treino a aproveitar.
Dada a escassez de espaço no Olival, seria possível essas obras? Esta é a minha principal dúvida. A questão da mudança do sintético para relvado natural é algo que penso que irá acontecer no futuro quando a academia estiver concluída. Faz todo o sentido a equipa B ter mais um espaço de treino no Olival.
 

COTADRAGÃO

Tribuna Presidencial
25 Novembro 2006
10,770
2,492
Porto
Notícias concretas em breve... segundo, Pinto da Costa.

Estamos todos à espera ao tempo, presidente.
PC:

O jogador à Porto: "Criou-se esse mito de jogador à Porto? O que é? É o que dá o máximo, não é no jogo, é nos treinos, para aprender o que o treinador ensina, em todas as circunstâncias. Há muito mérito dos formadores, mas é fundamental quando esses jovens sobem ao escalão maior tenham continuidade e sejam lançados nos momentos oportunos. Lançar cedo demais pode queimar-se jogadores. Em breve haverá notícias concretas sobre a nossa cidade desportiva. Temos que dar mérito a quem tem formado tantos jogadores."

Será ?!
 

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,656
15,076
Invicta
www.google.com
Notícias concretas em breve... segundo, Pinto da Costa.

Estamos todos à espera ao tempo, presidente.
Vai anunciar que falou com o Marco Martins e que afinal agora a Academia vai ser em Gondomar ...

Nova localização, novo processo, mais pedidos de licenciamento à câmara, etc ...

A treta do costume e andamos nisto ...

Enviado do meu CPH2211 através do Tapatalk
 

reis1970

Bancada lateral
28 Maio 2016
518
976
Acabei de ler que a academia dos calimeiros em Alcochete já tem projecto aprovado para a sua ampliação, acredito que vamos apresentar primeiro a maquete da nossa suposta cidade desportiva 😏 !
 
Última edição:

dragonfever

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
5,210
5,117
A maneira que PDC brinca e atira a academia aos socios da a ideia que so a ve como trunfo eleitoral e nem percebe a importância fundamental para a sobrevivência do clube

RIDÍCULO.
 
  • Like
Reações: dragaoamarense