Para quando um centro de Formação no FC Porto?

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
12,422
13,995
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
Eu também ....
Na minha opinião a Cidade do FCPorto deveria agregar todas as modalidades do Porto, todos os escalões de formação, permitir a evolução
Ter tudo separado é na minha opinião um incremento de custos que julgo ser desnecessário ...
Quanto as acessibilidades sobretudo para escalões de formação ... O metro fica a uns 4kms ... Ter uma carrinha a fazer o percurso da estação do metro de Castelo da Maia até a Academia resolvia o problema ... Só uma ideia ...
Opinião completamente válida, mesmo que não seja a minha.
Idealmente, acredito e gostaria sim de uma super academia onde agregasse todo o Universo F.C.Porto, mas entendo e aceito perfeitamente se a Academia for apenas para a formação.
Vamos ver o qie acontece. Eu acredito que tal como o Museu, a espera vai valer a pena e vamos ter um projeto ambicioso á imagem do clube.
 
  • Like
Reações: Tmgd99

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,393
13,527
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Olha no meu caso vou considerando que vivo a 15 mns de Silva Escura...
Também não quero o Centro de Estágios do FCP perto da Casa da Música aonde moro, nem há terrenos nem o preço seria convidativo, mas seria lógico que fosse num lugar de relativo fácil acesso de transportes e Silva Escura, Folgosa e outras freguesias da Maia não são. É para ti mas não é para a esmagadora das pessoas.
Mas pronto sempre tens a vantagem de ter aquilo perto de ti enquanto o Estádio do Dragão está a 12 m de metro de minha casa e tu se não utilizares carro levas um tempão a chegar lá.
 

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,656
15,076
Invicta
www.google.com
Ainda não percebi o que será feito do Olival.
O Olival não é do FCPorto.

O FCPorto é o arrendatário do espaço e até acabar o contrato irá continuar a usá-lo. Depois disso, a Câmara de Gaia que resolva ...

Isto para dizer que o FCPorto continuará a usar o Olival por muitos e bons anos (foi arrendado por 50 anos)...

Enviado do meu CPH2211 através do Tapatalk
 

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
10,446
14,228
Eu também ....
Na minha opinião a Cidade do FCPorto deveria agregar todas as modalidades do Porto, todos os escalões de formação, permitir a evolução
Ter tudo separado é na minha opinião um incremento de custos que julgo ser desnecessário ...
Quanto as acessibilidades sobretudo para escalões de formação ... O metro fica a uns 4kms ... Ter uma carrinha a fazer o percurso da estação do metro de Castelo da Maia até a Academia resolvia o problema ... Só uma ideia ...
Não esquecer que tem um apeadeiro de comboio de seu nome Leandro que fica a 500 metros. Ou duas estações de comboio nas imediações (Travagem a 3 km ou São Frutuoso a 2 km). Por isso a juntar a essa opção de Metro, existem diversas opções de transporte público interessantes nas imediações. Basta realmente ter uma carrinha para fazer essas ligações.
 
  • Like
Reações: arichard
C

Campeões de Tudo

Guest
O Olival não é do FCPorto.

O FCPorto é o arrendatário do espaço e até acabar o contrato irá continuar a usá-lo. Depois disso, a Câmara de Gaia que resolva ...

Isto para dizer que o FCPorto continuará a usar o Olival por muitos e bons anos (foi arrendado por 50 anos)...

Enviado do meu CPH2211 através do Tapatalk
Não creio que cumpramos o contrato por completo, assim que a "Cidade do Futebol" ficar concluída não faz sentido mantermos o Olival.
 
D

Dragonovic

Arquibancada
18 Julho 2006
338
210
Antas, Porto
Basta ir para o Fórum Maia e vês entre Fonte do Cuco, Pias, Cândido Reis,Araújo locais extensos abandonados ou agrícolas ou florestais de grande dimensão, nem daqui a 50 anos serão urbanizados.
Quase todos classificados como Solo Rústico.

E quando eventualmente forem urbanizáveis, seria muito questionável dedicá-los a uma Academia de Futebol.
A infraestrutura existente é um eixo estruturante para a criação de novas áreas de habitação, potenciando-se a rede de transportes de altas prestações em favor de uma melhoria significativa da mobilidade urbana.

Quanto à suposta localização da Academia avançada pel'O Jogo, é pior do que São Mamede mas bastante aceitável - salvaguardando a mais-valia de proporcionar um espaço muito mais amplo.

Para referência, o Parque Millennium fica a 10,8Km do Estádio do Dragão. O Centro de Treinos do Olival fica a 18,3Km.

As acessibilidades rodoviárias são muito boas e existe potencial para um serviço competente ao nível de transportes públicos, dado que a Estação de Leandro na Linha do Minho dista 700m do espaço.
Esse será um fator crítico a avaliar no Plano Estratégico. Até que ponto é que a Câmara Municipal da Maia estará disposta a promover uma forte qualificação das infraestruturas de acesso, seja pela criação de um novo nó na A3, seja - por exemplo - pela construção de uma passagem pedonal sobre a A3 para permitir a utilização da Estação a partir da futura Academia.

A Estação de Leandro coloca a zona a:
- 32 minutos de Vila Nova de Gaia (General Torres)
- 21 minutos de São Bento
- 16 minutos de Campanhã
- 10 minutos de Rio Tinto
- 7 minutos da Trofa
- 4 minutos de Ermesinde

Abre ainda possibilidades de acesso rápido e cómodo a partir de toda a região do Minho:
- 21 minutos de Famalicão
- 41 minutos de Barcelos
- 48 minutos de Guimarães
- 50 minutos de Braga
- 1h16 minutos de Viana do Castelo
 
Última edição:

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,393
13,527
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Quase todos classificados como Solo Rústico.

E quando eventualmente forem urbanizáveis, seria muito questionável dedicá-los a uma Academia de Futebol.
A infraestrutura existente é um eixo estruturante para a criação de novas áreas de habitação, potenciando-se a rede de transportes de altas prestações em favor de uma melhoria significativa da mobilidade urbana.

Quanto à suposta localização da Academia avançada pel'O Jogo, é pior do que São Mamede mas bastante aceitável - salvaguardando a mais-valia de proporcionar um espaço muito mais amplo.

Para referência, o Parque Millennium fica a 10,8Km do Estádio do Dragão. O Centro de Treinos do Olival fica a 18,3Km.

As acessibilidades rodoviárias são muito boas e existe potencial para um serviço competente ao nível de transportes públicos, dado que a Estação de Leandro na Linha do Minho dista 700m do espaço.
Esse será um fator crítico a avaliar no Plano Estratégico. Até que ponto é que a Câmara Municipal da Maia estará disposta a promover uma forte qualificação das infraestruturas de acesso, seja pela criação de um novo nó na A3, seja - por exemplo - pela construção de uma passagem pedonal sobre a A3 para permitir a utilização da Estação a partir da futura Academia.

A Estação de Leandro coloca a zona a:
- 32 minutos de Vila Nova de Gaia (General Torres)
- 21 minutos de São Bento
- 16 minutos de Campanhã
- 10 minutos de Rio Tinto
- 7 minutos da Trofa
- 4 minutos de Ermesinde

Abre ainda possibilidades de acesso rápido e cómodo a partir de toda a região do Minho:
- 21 minutos de Famalicão
- 41 minutos de Barcelos
- 48 minutos de Guimarães
- 50 minutos de Braga
- 1h16 minutos de Viana do Castelo
Foi a 1ª vez que ouvi falar da Estação do Leandro e fui ver aonde era, desconhecia. É um apeadeiro e de quanto em quanto tempo os comboios da Linha Minho param nesse apeadeiro? Quero significar de quanto em quanto tempo há comboios de S.Bento e Campanhã para lá. E obriga os habitantes do Porto, a não ser que morem em S.Bento e Campanhã a apanhar dois meios de transporte para chegar ali e ainda dista 700m para lá chegar ou seja duas voltas quase a uma pista de atletismo. Sobre a distância a que fica da região do Minho e diversas localidades dessa zona por muito respeito que tenha por elas o FCP é um clube da Cidade do Porto e não do Douro Litoral e Minho. Por essa ordem de razões quem é de Aveiro, Coimbra, etc e é adepto do FCP está f*****, como estão os adeptos do benfica e sporting que moram no grande Porto.
Sobre esta parte;
"A infraestrutura existente é um eixo estruturante para a criação de novas áreas de habitação, potenciando-se a rede de transportes de altas prestações em favor de uma melhoria significativa da mobilidade urbana." terrenos que citei.
Nem daqui a 70 anos terás essa área na maior parte urbanizada. Falo pelo Araujo que tem a estação de metro ao lado e quem tem terrenos para habitação não consegue vender para construir quanto mais as que citei.
 

Dragonovic

Arquibancada
18 Julho 2006
338
210
Antas, Porto
Foi a 1ª vez que ouvi falar da Estação do Leandro e fui ver aonde era, desconhecia. É um apeadeiro e de quanto em quanto tempo os comboios da Linha Minho param nesse apeadeiro? Quero significar de quanto em quanto tempo há comboios de S.Bento e Campanhã para lá.
Atualmente a periodicidade varia entre meia hora e uma hora - porque é de facto pouco mais do que um Apeadeiro.
Seguramente os serviços seriam reconfigurados se o número de utilizadores da Estação aumentasse exponencialmente.

E obriga os habitantes do Porto, a não ser que morem em S.Bento e Campanhã a apanhar dois meios de transporte para chegar ali e ainda dista 700m para lá chegar ou seja duas voltas quase a uma pista de atletismo. Sobre a distância a que fica da região do Minho e diversas localidades dessa zona por muito respeito que tenha por elas o FCP é um clube da Cidade do Porto e não do Douro Litoral e Minho. Por essa ordem de razões quem é de Aveiro, Coimbra, etc e é adepto do FCP está f*****, como estão os adeptos do benfica e sporting que moram no grande Porto.
Essa é uma visão desajustada do projeto.
Um dos objetivos fundamentais da Academia será maximizar o potencial de recrutamento do Clube, cuja área-chave de influência não é a Cidade do Porto, é o Grande Arco Policêntrico do Norte, que se estende de Aveiro até Viana.
 

Dom Pedri

Bancada central
26 Junho 2022
2,313
2,517
Foi a 1ª vez que ouvi falar da Estação do Leandro e fui ver aonde era, desconhecia. É um apeadeiro e de quanto em quanto tempo os comboios da Linha Minho param nesse apeadeiro? Quero significar de quanto em quanto tempo há comboios de S.Bento e Campanhã para lá. E obriga os habitantes do Porto, a não ser que morem em S.Bento e Campanhã a apanhar dois meios de transporte para chegar ali e ainda dista 700m para lá chegar ou seja duas voltas quase a uma pista de atletismo. Sobre a distância a que fica da região do Minho e diversas localidades dessa zona por muito respeito que tenha por elas o FCP é um clube da Cidade do Porto e não do Douro Litoral e Minho. Por essa ordem de razões quem é de Aveiro, Coimbra, etc e é adepto do FCP está f*****, como estão os adeptos do benfica e sporting que moram no grande Porto.
Sobre esta parte;
"A infraestrutura existente é um eixo estruturante para a criação de novas áreas de habitação, potenciando-se a rede de transportes de altas prestações em favor de uma melhoria significativa da mobilidade urbana." terrenos que citei.
Nem daqui a 70 anos terás essa área na maior parte urbanizada. Falo pelo Araujo que tem a estação de metro ao lado e quem tem terrenos para habitação não consegue vender para construir quanto mais as que citei.
O FCP é um clube que tem as suas atividades na cidade do Porto. De qualquer forma, a distância da academia às demais cidades do Minho apenas mostra a distância que um miúdo dessa zona tem de percorrer para treinar. Aliás, a maioria dos jogadores não são naturais da cidade do Porto. No entanto não acho que favoreça grande coisa em localização geográfica ser na Maia em vez de ser no Porto (hipotético).
 
  • Like
Reações: Rm95
R

Rm95

Guest
O FCP é um clube que tem as suas atividades na cidade do Porto. De qualquer forma, a distância da academia às demais cidades do Minho apenas mostra a distância que um miúdo dessa zona tem de percorrer para treinar. Aliás, a maioria dos jogadores não são naturais da cidade do Porto. No entanto não acho que favoreça grande coisa em localização geográfica ser na Maia em vez de ser no Porto (hipotético).
Só no minho estão 1 milhão de habitantes. 10% da população portuguesa, a acrescentar aos 1.7 milhões de habitantes da area metropolitana do Porto. Nao e coisa pouca para recrutamento de jovens.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,393
13,527
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
O FCP é um clube que tem as suas atividades na cidade do Porto. De qualquer forma, a distância da academia às demais cidades do Minho apenas mostra a distância que um miúdo dessa zona tem de percorrer para treinar. Aliás, a maioria dos jogadores não são naturais da cidade do Porto. No entanto não acho que favoreça grande coisa em localização geográfica ser na Maia em vez de ser no Porto (hipotético).
Falar em Maia como falar em Matosinhos, Gondomar ou Gaia dá a ideia (não quer que fosse essa a tua ideia sei que não era) do centro ou freguesias urbanas dessas localidades. E toda a gente sabe que esses Concelhos têm uma pequena parte urbana (com exceção de Gaia) e grande parte dela é rural e afastada do centro com maus meios de acesso. Cidades urbanas há duas; Porto e Lisboa as outras todas têm urbano e rural muito afastadas do centro (até mesmo Braga sofre desse problema e já é uma grande urbe).
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,393
13,527
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Só no minho estão 1 milhão de habitantes. 10% da população portuguesa, a acrescentar aos 1.7 milhões de habitantes da area metropolitana do Porto. Nao e coisa pouca para recrutamento de jovens.
Se o problema é o recrutamento de jovens continuará a existir porque não é por estar em Silva Escura que vão afluir mais lá. Quando o FCP tinha tudo concentrado nas Antas, chegou a ter 4 campos relvados se a memória não me atraiçoa e na Constituição eles afluiam lá não afluiam? Não és desse tempo mas sou eu. E não havia metro nessa altura. O problema começou a existir quando se mudou para o Olival que sem ofensa fica num "buraco em Gaia". Eu nunca lá fui mas quem foi disse-me que a 1ª vez que foram viram-se à rasca para encontrar aquilo e de carro...
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,393
13,527
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Essa é uma visão desajustada do projeto.
Um dos objetivos fundamentais da Academia será maximizar o potencial de recrutamento do Clube, cuja área-chave de influência não é a Cidade do Porto, é o Grande Arco Policêntrico do Norte, que se estende de Aveiro até Viana.
Já respondi a essa questão a outro. O ser aonde parece que vai ser só agrava a questão. No tempo das Antas e Constituição recrutava-se e bem. Também por uma razão que não foquei; não se pagava para jogar, agora quem entra no Dragon Force paga e caro. O Dragon Force é um negócio como outro qualquer mas não deixa de ser negócio e não prática desportiva.
 

Dom Pedri

Bancada central
26 Junho 2022
2,313
2,517
Só no minho estão 1 milhão de habitantes. 10% da população portuguesa, a acrescentar aos 1.7 milhões de habitantes da area metropolitana do Porto. Nao e coisa pouca para recrutamento de jovens.
Basta ver os grandes produtos da nossa formação. Ruben Neves e Fábio Vieira são de Santa Maria da Feira, João Mário São João da Madeira, Dalot é de Braga, Vitinha e Diogo Costa de Santo Tirso. Outros dois são os irmãos Esteves (se confirmam ou não é outra história) que são dos Arcos de Valdevez, Alto Minho. Assim como os dois grandes produtos da formação do nosso rival da zona norte são de Viana do Castelo(Trincão e Pedro Neto). Aliás, conheço vários casos de jovens que vão jogar para o Braga, pela localização, pela sua qualidade na formação, recrutamento.
 
  • Like
Reações: Rm95

Dom Pedri

Bancada central
26 Junho 2022
2,313
2,517
Falar em Maia como falar em Matosinhos, Gondomar ou Gaia dá a ideia (não quer que fosse essa a tua ideia sei que não era) do centro ou freguesias urbanas dessas localidades. E toda a gente sabe que esses Concelhos têm uma pequena parte urbana (com exceção de Gaia) e grande parte dela é rural e afastada do centro com maus meios de acesso. Cidades urbanas há duas; Porto e Lisboa as outras todas têm urbano e rural muito afastadas do centro (até mesmo Braga sofre desse problema e já é uma grande urbe).
Esse tema não é a minha praia, tenho pouco a acrescentar. Não conheço o sítio onde vai ser a academia, só fui à Maia meia dúzia de vezes, algumas jogar ténis.

Tirando Porto e Lisboa, as outras cidades têm maus acessos?
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,393
13,527
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Esse tema não é a minha praia, tenho pouco a acrescentar. Não conheço o sítio onde vai ser a academia, só fui à Maia meia dúzia de vezes, algumas jogar ténis.

Tirando Porto e Lisboa, as outras cidades têm maus acessos?
De transportes sim, exemplo Gaia por exemplo excluindo aquela vasta zona servida pelo metro e que está a ser ampliada e a outra a construir com nova ponte e que vai ligar a Boavista ao centro de Gaia ficando completo o círculo, muitas freguesias da Maia idem, Gondomar então é o parente pobre e mora lá muita gente.
Se te referes a acessos rodoviários então aí estamos nos melhores da europa mas tem acesso a isso grande parte da população? Não tem.
 
  • Like
Reações: Dom Pedri

Nuno1979

Tribuna Presidencial
9 Novembro 2022
11,204
11,522
Que azia que vai ser para alguns ate ja academia vamos ter... Ganhar titulos, exercicios positivos academias... La vao eles mais uns anos aí a chorar pelos cantos ansiosos por eleger um coninhas como o ultimo q ficou segundo nas eleicoes. Curvem-se infieis
 

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
11,941
2,316
Lisboa, 1979
Gostava de saber a opinião do @Drago .

Se bem me lembro segundo ele, a centralidade do local, os apoios e acessos a vias de transporte publico como o Metro, autocarros e comboio bem como a proximidade ao centro da cidade seria a razão de tudo apontar para os terrenos da Quinta da Amieira em S. Mamede de Infesta.

Agora vejo esta noticia e não percebo nada desta estratégia, o local não é central, nem perto da cidade e nem é bem acessivel aos transportes publicos.

A unica coisa boa é ser muito maior, pelo menos parece.
Não tenho ainda informação suficiente para ter uma opinião sólida. Nem sou conhecedor profundo da zona em si. Ainda assim, faço uma pré análise focando nos 3 pontos que me agradavam na hipótese de Infesta (Matosinhos):

Primeiro, era muito central, até bom demais, na verdade. Segundo, a área disponível não permitia megalomanias faraónicas. Terceiro, havia uma estrutura próxima que é, para mim, central para o funcionamento de uma academia - um colégio/escola.


Começando pelo primeiro ponto, perde-se centralidade, mas não tem comparação ao desterro do Olival ou a um Alcochete. Além disso, esta aproximação ao distrito de Braga é até interessante. Nesta área a Norte, de Aveiro a Viana, o epicentro populoso são o distrito de Braga e Porto. No Minho, é insofismável o crescimento do peso na formação em Portugal do Braga, a que se soma a do Vitória (embora não com o mesmo fulgor). Não há ameaça semelhante de Gaia a Aveiro.

Quanto ao segundo ponto, não lhe dou muito valor porque tenho receio de perda de eficiência do projecto. Maior não é melhor. Não fico impressionado pelo simples facto de haver mais metros quadrados para "relvar".

Quanto ao terceiro ponto, muito ligado com o segundo, mais do que campos e balneários, este clube precisa, como pão para a boca, de estruturas que tornem a academia do FC Porto muito eficiente. Pensar na integração escolar do projecto (operacionalizar a conjugação entre a escola e o treino evitando períodos longos de vazio dos campos de treino), potenciar ao máximo a capacidade de alojamento de talentos (e com tudo o que implica de alimentação, acompanhamento médico, áreas logísticas e afins) e estruturas de apoio ao treino (piscina, ginásio, etc).

Insisto muito neste último ponto. Normalmente, mede-se muito a qualidade de um centro de treinos pelo número de relvados que tem. Nada mais errado. Que o FC Porto não caia nesse erro, sobretudo agora que, ao que parece, terá uma grande parcela de terreno para planear.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,393
13,527
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Eu amanhã se me lembrar, mas seguramente vou-me lembrar porque este tópico vai ter movimento, darei a minha opinião sobre esta questão de forma mais aprofundada falando do recrutamento, não do local aonde vai ser mas como será, custos, etc.
 
  • Like
Reações: Moreira e Dom Pedri