Depois de um 1º ano que foi um verdadeiro ano zero, temos um 2º ano em que foi feita uma autêntica revolução. Para o 3º ano, o foco tem de estar em manter a base e dar um upgrade significativo no nível do restante plantel.
O onze base que, na minha opinião, devemos tentar ter para o início do campeonato e, esperamos nós, da Supertaça:
- Diogo Costa terá pretendentes nomeadamente o Bayern mas espero que o consigamos segurar.
- Alberto Costa bem como a chamada "muralha polaca" devem manter-se para garantir que o setor defensivo, que tem sido um dos destaques da época, se mantém estável.
- À esquerda tem de chegar um grande reforço para uma das grandes lacunas de já há alguns anos. Se na direita temos provavelmente dois dos melhores laterais direitos da liga, na esquerda já há muito que não entramos sequer nessa discussão. Temos de voltar a ter um grande lateral esquerdo depois de no passado recente termos tido Álvaro Pereira, Alex Sandro, Alex Telles...
- No meio campo, creio que será uma boa altura para vender o Varela. Tem estado bem, evoluiu mas não creio que vá subir o nível muito mais. Para além disso, ocupa uma posição que não será difícil de substituir e em que temos uma alternativa muito capaz (Rosário).
- Ainda no meio campo, Froholdt é essencial manter bem como o Gabri que depois de uma época que é já a melhor da sua carreira, poderá evoluir ainda mais e aumentar o nível se conseguir ter descanso e uma pré-época bem feita.
- Na frente, para mim o objetivo deve ser ir buscar 3 titulares. O Samu ocuparia ali o lugar de PL mas dado que só regressará em setembro não faz sentido contar com ele como opção principal.
Como alternativas, devemos apontar para ter:
- Cláudio Ramos continua a ser um suplente confiável.
- Martim continuará a sua evolução depois de uma boa época com concorrência forte. Só lhe faz bem.
- No centro da defesa, para mim Thiago Silva tem de ficar por mais 1 ano mas suspeito que vai querer terminar a carreira. Se não quiser, para mim é para ficar pois continua num nível alto. Nehuén Pérez ganha prioridade face ao Prpic dado o investimento avultado que teve.
- Na esquerda, precisamos de um suplente também que poderá ser alguém mais jovem ou alguma oportunidade de negócio. Moura e Zaidu não servem para um FC Porto que queira ser cada vez melhor.
- Rosário como disse acima é uma alternativa de luxo.
- Continuando no meio campo, Fofana sairá pelo que há que ir buscar alguém até para começar a preparar a saída do Froholdt.
- Mora infelizmente poderá ter de ser um dos sacrificados para permitir um encaixe avultado e continuar esta reconstrução do plantel.
- E na frente estamos bem servidos com 2 miúdos (William e Oskar) que serão um luxo ter no banco e que serão titulares em muitos jogos.
- O Samu será a alternativa ao avançado que chegar e terá depois de correr atrás para recuperar o lugar que é seu.
Ficaria ainda com o Luuk como terceiro avançado (segundo até o Samu voltar) mas isso estará dependente de como volta de lesão e da pré-época que fizer.
E para compor o plantel, devemos contar e ir integrando os miúdos como Luís Gomes, Yoan Pereira, Tiago Silva, Bernardo Lima, Mateus Mide, Gonçalo Sousa, André Miranda, etc. Para mim são algumas das terceiras linhas que em 2027/2028 poderão ser as segundas linhas ou até as primeiras.
Resumo de entradas
- um defesa-esquerdo titular (10M - 15M).
- um médio defensivo titular (15M).
- um extremo-direito titular (15M - 20M).
- um extremo-esquerdo titular (15M - 20M).
- um ponta de lança (15M).
- um defesa-esquerdo suplente (5M - 10M).
- um médio centro suplente (5M - 10M).
- um médio ofensivo suplente (10M - 15M).
Resumo de saídas
- Prpic (empréstimo com possibilidade de retorno em janeiro).
- Moura (10M - 12M).
- Zaidu (2M - 3M).
- Varela (35M - 40M).
- Fofana (fim do empréstimo).
- Mora (70M).
- Borja Sainz (15M - 20M).
- Pepê (15M).
- Moffi (fim do empréstimo).
- Gul (empréstimo no final de agosto com possibilidade de retorno em janeiro).
Total entradas: entre 90M e 120M.
Total saídas: entre 130M e 160M.
É um plano otimista, é um plano levado ao extremo do que eu gostaria de ver a acontecer mas que considero que ainda assim é realista.
Conto com negociações atempadas, bem feitas, a envolver objetivos e variáveis, a envolver compra obrigatória no ano seguinte para não estrangular as finanças. Conto com toda essa engenharia para fazer o investimento que é necessário para voltarmos a ser hegemónicos em Portugal e para podermos voltar à Champions com qualidade.