Política, Sociedade, Dinheiro, etc.

Estado
Não está aberto para novas respostas.

MrKovac

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2013
5,103
0
MiguelDeco disse:
eu não diria que ganhou tanto o mau mas sim o pragmático e com menos floreados idealistas.. tanto num caso como no outro. e curiosamente em ambos, com uma hipocrisia posterior que é digna dos grandes políticos :) no caso do che, o que mais me faz impressão foi o aproveitamento da sua morte e da sua quase beatificação por parte do fidel depois de tudo o que lhe fez.. não deixa de ser irónico..
Tinha dito "mau", assim com as aspas para dar esse ênfase.  Embora existissem diferentes maneiras de pensar, bem vincadas, viam as coisas de maneira diferente. No caso de Stalin e Trotsky deram origem a duas correntes politicas bem diferentes, ou o Trotsky levou a uma ramificação do comunismo, como já havia existido entre Marx e Bakunine anteriormente.

O aproveitamento do Fidel, da imagem do Che, foi um golpe de génio. Podia ter ficado esquecido, mas com o carisma que tinha e mesmo a imagem de puro e despojado aos olhos dos cubanos, daquele estrangeiro.
É um aproveitamento ao estilo religioso, de um santo mártir.
 

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,250
3,122
Conquistas
1
  • José Mourinho
Branco disse:
Eu por acaso acho que a comparação Che vs Fidel nada tem a ver com a Trotsky vs Estaline, o Che ao contrário da imagem que impera, era um homem mais implacável que o próprio Fidel, enquanto no caso do Trotsky, era de facto mais suave que o Estaline.

Nenhuma dessas personagens era benigna, a única diferença é que uns eram mais violentos que outros, mas derrubaram regimes autocráticos apesar de serem também eles autocratas.
Olha que o Trotsky durante a guerra civil Russa mandou fuzilar muitos "vermelhos" por deserção. Naquele contexto alguém que tivesse ambição de poder tinha de ser implacável.
 

MrKovac

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2013
5,103
0
Sjunde Inseglet disse:
a história é uma coisa complicada. Tanto trotsky como o che morreram novos é sempre mais fácil haver aquela ideia romântica que eram lutadores, pensadores, com ideais. Depois as pessoas também mudam com o passar da idade. Será que eles não iam mudar? É um pouco como os artistas que morrem jovens. São sempre maais facilmente idolatrados e elevados ao estatuto de icone, na medida em que morreram no auge e não atravessaram aquela fase de declinio e velhice.
No caso do Che, pode ter acontecido isso. Mas acabaria sempre assim, penso eu. Nunca voltaria a Cuba e tinha a sua cabeça a prémio. Nos anos 60 a América Latina era um terreno fértil para aquilo que estava a fazer nessa fase.

O Trotsky morreu velho já. Agora como teve de fugir e sempre foi critico de Stalin e do que se tinha tornado o partido na Rússia, ficou sempre com a imagem daquele que teria sido o sucessor natural de Lenine.

 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,878
25,962
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
MrKovac disse:
Tinha dito "mau", assim com as aspas para dar esse ênfase.  Embora existissem diferentes maneiras de pensar, bem vincadas, viam as coisas de maneira diferente. No caso de Stalin e Trotsky deram origem a duas correntes politicas bem diferentes, ou o Trotsky levou a uma ramificação do comunismo, como já havia existido entre Marx e Bakunine anteriormente.

O aproveitamento do Fidel, da imagem do Che, foi um golpe de génio. Podia ter ficado esquecido, mas com o carisma que tinha e mesmo a imagem de puro e despojado aos olhos dos cubanos, daquele estrangeiro.
É um aproveitamento ao estilo religioso, de um santo mártir.
basicamente foi isso, se não estou em erro o elogio fúnebre do guevara durou 24 horas, transmitidas em directo.. era a mitificação não apenas do che mas também do seu "irmão" fidel que ficariam para todo o sempre unidos nesta espécie de áurea de misticismo e he heróis virgem e íntegro quando se sabe que nem um nem outro eram isso.. mas a criação dos mitos é isso mesmo..
 

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Os cartazes de propaganda têm e larga escala o Che e o Camillo Cienfuegos. 2 mitos da revolução cubana. "Pátria ou muerte". Os 2 mortos. O Camillo morreu pouco depois da revolução num acidente de avião...

Raramente os cartazes de propaganda têm o Fidel ou o irmão. O Fidel neste aspecto foi inteligente, criou 2 personagens que não lhe podem contradizer ou tentar mudar o rumo das coisas, para fazer a sua propaganda.
 
T

Topo Norte

Guest
Não sei muito bem onde colocar isto - pensei abrir um tópico, mas não sei se faz sentido.

Pela primeira vez (em 40 anos) faço parte da "comissão" para organizar uma despedida de solteiro. :)

Alguém conhece um bom restaurante para o efeito? Só para terem uma ideia, do género do Bjecas que havia (??) em Matosinhos.
Também me falaram do Lingerie - mas a experiência não foi boa.

Vamos ser um grupo de 20 "gandulos" e de preferência na Zona Norte.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,878
25,962
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Topo Norte disse:
Não sei muito bem onde colocar isto - pensei abrir um tópico, mas não sei se faz sentido.

Pela primeira vez (em 40 anos) faço parte da "comissão" para organizar uma despedida de solteiro. :)

Alguém conhece um bom restaurante para o efeito? Só para terem uma ideia, do género do Bjecas que havia (??) em Matosinhos.
Também me falaram do Lingerie - mas a experiência não foi boa.

Vamos ser um grupo de 20 "gandulos" e de preferência na Zona Norte.
não sei se ajuda.. http://espacosparaeventos.com.pt/pesquisa/listagem/espacos/restaurantes/porto-%C2%BB-grande-porto/despedidas-de-solteiras/todas-as-capacidades
 

juliolopes

Tribuna
29 Julho 2015
3,546
385
Conquistas
3
Porto
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • José Maria Pedroto
Philipp disse:
"Para o atleta, tanto Trump como Hillary Clinton representam “os problemas que os EUA enfrentam”. “Temos Hillary que já chamou aos jovens e às crianças negras de predadores, e depois temos Donald Trump que é abertamente racista. Temos uma candidata presidencial que apagou e-mails e fez coisas ilegais... Isso não faz qualquer sentido porque se fosse outra pessoa já estaria preso. Então, o que realmente este país defende?”, questionou Colin Kaepernick quando explicava, no domingo, o motivo do seu protesto."

Quantos milhões de americanos não se devem sentir assim..Eu até tenho pena deles, mas depois lembro-me dos nossos candidatos e fico é com pena de nós..

Penso que esta eleições nos EUA seriam as primeiras nos ultimas decadas em que se um independente credivel se candidatasse, poderia obter uma excelente votação..
 

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
46
Porto
Costinha disse:
O Bernie Sanders não era uma espécie de independente?
Os políticos nos estados unidos são todos uma espécie de independentes, até ao dia em que precisam da máquina do partido para concorrer a algo mais do que eles sozinhos conseguem.

O Sanders tentou ao longo da sua vida ter um partido próprio, mas a própria constituição americana proíbe partidos da ideologia do Sanders, logo ele teve que se fixar na ala mais esquerda do partido democrata.

Independente no verdadeiro sentido da palavra, julgo que nunca foi.
 

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
nuno queiros disse:
O Sanders tentou ao longo da sua vida ter um partido próprio, mas a própria constituição americana proíbe partidos da ideologia do Sanders, logo ele teve que se fixar na ala mais esquerda do partido democrata.
A sério?

https://en.wikipedia.org/wiki/Communist_Party_USA

E com isto nem estou a dizer que o Sanders é comunista.
 
Estado
Não está aberto para novas respostas.