#Andebol Pré-Época 2023/2024

onurB

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2015
5,408
8,283
42
Porto
Mais um bom treino, vou-me repetir um bocado mas é impossível não ficar entusiasmado com o talento e respectivo potencial do Vasco e do Pedro - vão ser maquinões.

Já o Rêma segue muito forte na baliza e será um boa dor de cabeça para o Resende, esqueci-me de referir no post anterior que aquela defesa que fez ontem no lance em que o tentaram encobrir foi digna, com o devido respeito, do Alfredo. Simplesmente brutal!

E que Laeso é este? Muito bem, a jogar assim quase dá para inclui-lo no leque de reforços para esta época. Falando nesses, destaco para já o Martinez que tem mostrado muita eficácia na ponta.
De realçar que hoje o Fernández apresentou-se bem melhor do que nos jogos anteriores.
 

Vitorino Melo

Bancada lateral
14 Setembro 2017
997
1,605
Bons olhos o vejam, Laeso!
Sinceramente, nada a ver com o Laeso da epoca passada. Solto, desinibido, pujante, agora sim um verdadeiro lateral da escola nordica.
Embora seja pré-epoca, em que os resultados (maus) não pesam, parece-me que a equipa no global, está mais solta, com mais velocidade e com outra atitude, principalmente, atacante, sempre com soluções diversificadas. Não se martela sistematicamente na mesma jogada.
Estou a gostar, principalmente dos miudos (o Vasco, o Oliveira e o ponta espanhol).
Espero, que com o inicio da epoca, e com a importancia dos resultados, estes não passem para segundo plano, a jogarem apenas os jogos mais fáceis ou já resolvidos.
 

onurB

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2015
5,408
8,283
42
Porto
Sinceramente, nada a ver com o Laeso da epoca passada. Solto, desinibido, pujante, agora sim um verdadeiro lateral da escola nordica.
Embora seja pré-epoca, em que os resultados (maus) não pesam, parece-me que a equipa no global, está mais solta, com mais velocidade e com outra atitude, principalmente, atacante, sempre com soluções diversificadas. Não se martela sistematicamente na mesma jogada.
Estou a gostar, principalmente dos miudos (o Vasco, o Oliveira e o ponta espanhol).
Espero, que com o inicio da epoca, e com a importancia dos resultados, estes não passem para segundo plano, a jogarem apenas os jogos mais fáceis ou já resolvidos.
Sim, é isto.
Temos tido os miúdos em grande plano (Rêma, Fontes, Vasco, Pedro O. e Martinez) e também temos tido um Laeso e um Plaza de cara lavada.
Agora, sabemos que isto vale o que vale, são jogos amigáveis, sem a pressão dos jogos a sério...mas são pelo menos um sinal que talvez os profetas da desgraça possam ter razões para não estarem tão preocupados.
Não digo com isto que vamos continuar a ser campeões, até porque as mudanças fizeram com que esta equipa seja ainda uma incógnita, mas vejo aqui sinais que me fazem acreditar que vamos lutar forte por isso, algo que me deixa bastante satisfeito.
Agora, há que continuar a trabalhar bem, tendo a noção que as derrotas hão-de aparecer, e é precisamente esse momento que me está a deixar curioso pois a resposta da equipa a esse momento poderá dizer-nos muito sobre o que esperar verdadeiramente desta equipa.
Mas até agora, não há como esconder, tem sido sempre a encher o balão da confiança.
 

Mr. Mister

Bancada central
3 Junho 2019
1,582
3,085
40
Aveiro
Grande Laeso, rejuvenescido e o Fernandez vai ganhando mais confianca a rematar de meia distância (2golos). O lateral espanhol vai ser um jogador muito útil. É muito diferente de Jack Thurin, mais jogador de equipa e defensivamente melhor, sem comparação.
Na época passada nos jogos de pre época com o Magnus, perdemos quase todos, incluindo a Supertaça e o inicio de campeonato com o Águas.
Alguma coisa se passou com o Magnus na época passada, jogadores sem índices de confiança, fora de forma e de semblante carregado.

Que estas vistorias a "feijões" seja um bom prenúncio.
 
  • Like
Reações: mega_dragon

petric

Bancada lateral
27 Julho 2021
947
938
Relembro que o ano passado, por esta altura, também estávamos muito entusiasmados com as prestações do Laeso...mas quando começaram os jogos a sério, ele eclipsou!
Espero que este ano consiga ser mais consistente!
Hoje o LD espanhol já esteve bem melhor...
 

Mr. Mister

Bancada central
3 Junho 2019
1,582
3,085
40
Aveiro
Relembro que o ano passado, por esta altura, também estávamos muito entusiasmados com as prestações do Laeso...mas quando começaram os jogos a sério, ele eclipsou!
Espero que este ano consiga ser mais consistente!
Hoje o LD espanhol já esteve bem melhor...
Por esta altura na pré época, tínhamos derrotas e prestações negativas que se veio a comprovar na época em si.
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
117,585
52,546
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Jogo novamente com ritmo bastante alto.
Claramente será uma imagem de marca deste FC Porto com Carlos Resende.

Tal como fez no primeiro jogo deste torneio, levou apenas 13 jogadores. No geral, foi partida bem conseguida, apesar de ter tido problemas na defesa nos primeiros 30 minutos.

Enviado do meu 2201117SY através do Tapatalk
 
  • Like
Reações: Sangue Azul e Kra

Kra

Bancada lateral
21 Maio 2016
943
397
Vila Nova de Gaia
Do que estou a ver, estamos a implementar um ritmo rapídissimo. Nota para um grande jogo do Laeso e novamente do Vasco/Pedro (que craques!)
 

mitla

Bancada central
19 Abril 2013
2,470
2,465
Conquistas
6
  • Domingos
  • Kostadinov
  • Alfredo Quintana
  • Lucho González
A minha grande questão neste momento é se o 7x6 irá ser descarado por completo, ou usado apenas em ultíssimo recurso. É que, principalmente na liga dos campeões, em certos contexto era uma ferramenta importante no equilíbrio de forças com adversários de poderio superior.
 

Sangue Azul

Tribuna Presidencial
24 Agosto 2012
9,261
1,731
Porto
O 7x6 era o unico sistema de ataque que o Magnus tinha mas que com o decorrer dos tempos foi perdendo a eficácia sobretudo a nível internacional
Mesmo assim foi o que nos valeu a época passada pois ate no campeonato nacional e contra equipas de menor valia teve de ser utilizado para garantir a vitória
O grande merito do Magnus era o modo eximio como a equipa defendia não o modo como atacava e de que se recentiam os laterais esquerdos que foi tendo
 

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
23,257
15,363
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
O 7x6 era o unico sistema de ataque que o Magnus tinha mas que com o decorrer dos tempos foi perdendo a eficácia sobretudo a nível internacional
Mesmo assim foi o que nos valeu a época passada pois ate no campeonato nacional e contra equipas de menor valia teve de ser utilizado para garantir a vitória
O grande merito do Magnus era o modo eximio como a equipa defendia não o modo como atacava e de que se recentiam os laterais esquerdos que foi tendo
Eu por acaso discordo totalmente deste ponto.

O Magnus (ou melhor dizendo, as equipas do Magnus) defensivamente tinham o seu grande calcanhar de aquiles. Além de usar única e exclusivamente o 6x0, sem qualquer alternativa ou variante, dependia quase unicamente da capacidade individual dos jogadores. Agravada no último ano pela saída do Mbengue e entrada dos nórdicos.

Ofensivamente o 6x6 foi perdendo eficiência e qualidade ao longo dos anos, mas conseguiu construir um 7x6 único a nível mundial, e que ainda hoje é difícil de encontrar alguém que o execute tão bem. E, objectivamente, sem esse 7x6 não teríamos sido campeões nacionais.

Se o Resende abdicar deste trabalho, será de uma idiotice atroz. Até porque lá fora dificilmente se baterá de igual para igual em 6x6
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
117,585
52,546
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Próximo jogo será na terça.

Enviado do meu 2201117SY através do Tapatalk
 
F

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,161
4,589
Sim, é isto.
Temos tido os miúdos em grande plano (Rêma, Fontes, Vasco, Pedro O. e Martinez) e também temos tido um Laeso e um Plaza de cara lavada.
Agora, sabemos que isto vale o que vale, são jogos amigáveis, sem a pressão dos jogos a sério...mas são pelo menos um sinal que talvez os profetas da desgraça possam ter razões para não estarem tão preocupados.
Não digo com isto que vamos continuar a ser campeões, até porque as mudanças fizeram com que esta equipa seja ainda uma incógnita, mas vejo aqui sinais que me fazem acreditar que vamos lutar forte por isso, algo que me deixa bastante satisfeito.
Agora, há que continuar a trabalhar bem, tendo a noção que as derrotas hão-de aparecer, e é precisamente esse momento que me está a deixar curioso pois a resposta da equipa a esse momento poderá dizer-nos muito sobre o que esperar verdadeiramente desta equipa.
Mas até agora, não há como esconder, tem sido sempre a encher o balão da confiança.
_____________________________




Há uma mudança estratégica.

Um reconhecer de alguns erros.

De que não estava tudo bem.

Um voltar às origens.

Ao que nos fez realmente grandes.

Construir uma base de presente e sobretudo, aparentemente, de grande futuro.

O apostar nos 2 ou 3 ou 4 jovens que temos de qualidade, ao contrário do que foi feito nos últimos 2 anos, em que não só não apostamos como facilitamos o caminho para os perder.

Se não ganharmos o campeonato esta época, não será """grave""", não será um descalabro.

Pois uma nova base está a ser construída.

Com presente e futuro.
 

Sangue Azul

Tribuna Presidencial
24 Agosto 2012
9,261
1,731
Porto
_____________________________




Há uma mudança estratégica.

Um reconhecer de alguns erros.

De que não estava tudo bem.

Um voltar às origens.

Ao que nos fez realmente grandes.

Construir uma base de presente e sobretudo, aparentemente, de grande futuro.

O apostar nos 2 ou 3 ou 4 jovens que temos de qualidade, ao contrário do que foi feito nos últimos 2 anos, em que não só não apostamos como facilitamos o caminho para os perder.

Se não ganharmos o campeonato esta época, não será """grave""", não será um descalabro.

Pois uma nova base está a ser construída.

Com presente e futuro.
Extremamente lúcido este comentário
Feito por quem efectivamente percebe do andebol do nosso clube
 

Sangue Azul

Tribuna Presidencial
24 Agosto 2012
9,261
1,731
Porto
Eu por acaso discordo totalmente deste ponto.

O Magnus (ou melhor dizendo, as equipas do Magnus) defensivamente tinham o seu grande calcanhar de aquiles. Além de usar única e exclusivamente o 6x0, sem qualquer alternativa ou variante, dependia quase unicamente da capacidade individual dos jogadores. Agravada no último ano pela saída do Mbengue e entrada dos nórdicos.

Ofensivamente o 6x6 foi perdendo eficiência e qualidade ao longo dos anos, mas conseguiu construir um 7x6 único a nível mundial, e que ainda hoje é difícil de encontrar alguém que o execute tão bem. E, objectivamente, sem esse 7x6 não teríamos sido campeões nacionais.

Se o Resende abdicar deste trabalho, será de uma idiotice atroz. Até porque lá fora dificilmente se baterá de igual para igual em 6x6
Como disse no meu post foi à custa do sistema 7x6 que conseguimos resolver os problemas no ataque mesmo contra equipas notoriamente mais fraca a nível nacional
Esse sistema a nível internacional foi decaindo de eficiência como foi notório no último ano, sendo certo que a saida do Miguel Martins também foi fulcral para o menor rendimento
Não posso concordar de modo nenhum que a nossa grande não fosse o modo como defendiamos e para isso não é necessário ter vários sistemas
Basta um que funcione
Naturalmente que para a defesa funcione é necessário que existam jogadores com essa aptencia e características e sem duvida o Djibril era determinante
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
117,585
52,546
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
_____________________________




Há uma mudança estratégica.

Um reconhecer de alguns erros.

De que não estava tudo bem.

Um voltar às origens.

Ao que nos fez realmente grandes.

Construir uma base de presente e sobretudo, aparentemente, de grande futuro.

O apostar nos 2 ou 3 ou 4 jovens que temos de qualidade, ao contrário do que foi feito nos últimos 2 anos, em que não só não apostamos como facilitamos o caminho para os perder.

Se não ganharmos o campeonato esta época, não será """grave""", não será um descalabro.

Pois uma nova base está a ser construída.

Com presente e futuro.
Concordo em absoluto com o que dizes neste post


Enviado do meu 2201117SY através do Tapatalk
 

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
23,257
15,363
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Como disse no meu post foi à custa do sistema 7x6 que conseguimos resolver os problemas no ataque mesmo contra equipas notoriamente mais fraca a nível nacional
Esse sistema a nível internacional foi decaindo de eficiência como foi notório no último ano, sendo certo que a saida do Miguel Martins também foi fulcral para o menor rendimento
Não posso concordar de modo nenhum que a nossa grande não fosse o modo como defendiamos e para isso não é necessário ter vários sistemas
Basta um que funcione
Naturalmente que para a defesa funcione é necessário que existam jogadores com essa aptencia e características e sem duvida o Djibril era determinante
São maneiras de ver o jogo, eu sempre me senti mais seguro ofensivamente do que defensivamente com o Magnus.

Sempre senti que podíamos ir buscar os jogos divididos na frente e não atrás. Estou a lembrar-me de vários jogos decisivos nas ultimas temporadas, ganhos nos últimos segundos, e todos eles foram sempre com golo a acabar o jogo. Já no tempo do Obradovic, era exactamente o oposto, ganhávamos claramente atrás.

Pegando só na ultima temporada como amostra, e tendo em conta que os números são sempre relativos e suscetíveis de varias análises, acabamos com mais 21 golos sofridos que o Sporting e mais 41 que o Benfica. Já ofensivamente acabamos com mais 67 golos marcados que o Sporting e mais 117 golos marcados que o Benfica. Vale o que vale.

O Andebol moderno é cada vez mais rápido e mais ofensivo, por isso estou convencido que quem conseguir aumentar o ritmo, o sucesso e a eficácia defensiva, estará mais próximo de ter sucesso.


EDIT:
Complementar a informação com os dados das ultimas 3 temporadas, média de golos marcados foi de 35,53, depois 35,70 e ano passado 36,12
Defensivamente, 24,27 golos sofridos, seguidos de 25,13 golos sofridos e finalmente no ano passado 27,23.

Ha portanto uma tendência de aumento dos golos marcados, mas também dos golos sofridos