Primeira e Segunda Guerra Mundial

Nonnenmacher

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2014
7,912
18,102
Conquistas
6
  • Maio/19
  • Agosto/19
  • Janeiro/20
  • Setembro/20
Obrigado pela partilha, Vieira. Eu como um "apaixonado" pela II GM vou explorar isso.

Eu por acaso tento "devorar" literatura, filmes, séries e até documentários que estejam relacionados com esta época.
Atualmente ando a ler o livro "A verdadeira história das SS" do Adrian Weale. Relata a formação das SS, ideologia adotada, estratégias adotadas, etc.

Às vezes os meus pais até brincam comigo: "já andas de novo a ver coisas da II guerra? Não te cansas?"
Tenho imensa pena de não ter abordado isto na escola de uma maneira mais exaustiva. Lembro-me que foram apenas leves pinceladas.

"Lembrar para não repetir."
 

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,625
64,624
Conquistas
8
  • Dezembro/20
É aqui que se pode dizer mal dos franceses?
O melhor e mais bem armado exército do mundo derrotado em pouco mais que três semanas... Desistiram de lutar com mais de três milhões de homens disponíveis para combater e ainda com uma marinha fortíssima.

Uma mancha horrível nos franceses.
 

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,625
64,624
Conquistas
8
  • Dezembro/20
Obrigado pela partilha, Vieira. Eu como um "apaixonado" pela II GM vou explorar isso.

Eu por acaso tento "devorar" literatura, filmes, séries e até documentários que estejam relacionados com esta época.
Atualmente ando a ler o livro "A verdadeira história das SS" do Adrian Weale. Relata a formação das SS, ideologia adotada, estratégias adotadas, etc.

Às vezes os meus pais até brincam comigo: "já andas de novo a ver coisas da II guerra? Não te cansas?"
Tenho imensa pena de não ter abordado isto na escola de uma maneira mais exaustiva. Lembro-me que foram apenas leves pinceladas.

"Lembrar para não repetir."
Na escola aprendi zero! Existe uma grande deficiência educativa nesse assunto, e depois fica entregue à ideologia de cada um quando chegam à universidade.

Começei pelo cinema e depois foi devorando livro atrás de livro.
Actualmente é o meu maior interesse e hobbie. Já não me lembro de ler um livro sobre futebol e honestamente pouco me interessa.
 

Edgar Siska

Não há derrotas, quando é firme o passo
9 Julho 2016
63,731
105,986
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Na escola aprendi zero! Existe uma grande deficiência educativa nesse assunto, e depois fica entregue à ideologia de cada um quando chegam à universidade.

Começei pelo cinema e depois foi devorando livro atrás de livro.
Actualmente é o meu maior interesse e hobbie. Já não me lembro de ler um livro sobre futebol e honestamente pouco me interessa.
Eu aprendi muito mais sobre estes temas dos meus 24 anos até hoje do que em toda a vida de estudante.
Tudo de forma autodidata, lendo, explorando, procurando, eu falo 4 línguas e arranho o alemão pois estudei-o (a falta de prática mata quando nas empresas só falas inglês e francês e o espanhol e italiano são fáceis de ficar) e tenho algumas obras mas como há coisas que me falham dessas só leio partes.
Pode ser que o meu irmão me ajude quando estiver mais "alemão" pois ele está lá mas há pouco tempo ainda.
 

Edgar Siska

Não há derrotas, quando é firme o passo
9 Julho 2016
63,731
105,986
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Só mesmo o @Vieira_Amares para criar um tópico de guerras de há um século atrás na secção Atualidade! 🤭🤭🤭
Estranho como tanta coisa e tanta tensão destas guerras tão "antigas" ainda se manifesta hoje.
Todo o desenho social que temos tem um imprint enorme destes dois conflitos.
Logo actualidades esta muito bem.
 

Dragão27

Tribuna
16 Abril 2012
2,552
2,803
Conquistas
6
  • Sérgio Conceição
Só mesmo o @Vieira_Amares para criar um tópico de guerras de há um século atrás na secção Atualidade! 🤭🤭🤭
O @Vieira_Amares está sempre um passo à frente(alguns aninhos espero eu), e não atrás…😂

Falando mais à sério é sem dúvida um tema muito interessante no qual eu próprio já “perdi” muitas horas também. Isto das insónias ajuda muito…
Já agora é bem mais actual do que faz parecer ao princípio.
 
Última edição:

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
5,548
4,290
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Uma coisa que sempre me intrigou é como os japoneses, um povo ultra civilizado e educado, foram capazes das maiores barbaridades nos países do Pacífico que ocuparam. Devoção extrema ao Imperador?
 

portista_sempre

Tribuna
24 Maio 2021
4,967
9,049
Meus amigos, já percebi a ideia de que tudo isto é atual e que ainda hoje se faz sentir.

Tão atual como a peste negra (vide covid), tão atual como guerras religiosas de há séculos atrás (vide Cabul), tão atual como o que vocês quiserem...

Já sei que até a merda do 5lbosta começou antes das guerras e ainda por aí anda...

E?!

Discutam à vontade este tema! É cultura!

Era apenas a tentativa de uma piada! Não deu certo? OK!

Ainda assim o Hitler era um burro maior do que eu... por isso é que se fodeu! Gostaram da rima?! 😉
 
  • Like
Reações: Nonnenmacher

xxxll

Arquibancada
9 Março 2012
125
153
O melhor e mais bem armado exército do mundo derrotado em pouco mais que três semanas... Desistiram de lutar com mais de três milhões de homens disponíveis para combater e ainda com uma marinha fortíssima.

Uma mancha horrível nos franceses.
Um exército que não estava actualizado para o novo tipo de guerra que se veio desenrolar na IIGM, claro que a desorganização no exército francês tb foi fatal e nem falo de 1940!

Aquela suposta "invasão" francesa que tentou invadir a Alemanha em 1939, a ofensiva do Sarre, foi uma "piada" que durou uma semana. Digo piada porque foi mesmo uma invasão "amadora" desde falta de comunicação entre as divisões, que permitia tempo aos alemães de colocarem minas terrestres para impedir o avanço, houve de tudo.
Apesar das perdas francesas em termos humanos, infelizmente é um assunto um pouco esquecido da II GM, talvez por não ser politicamente correcto referir que a França tentou invadir a Alemanha um ano antes de ser invadida e que fracassou, independente dos traumas do passado e da I GM, obviamente que os alemães ao ver tanta incompetência tinham que responder com força no ano seguinte.