Qual a melhor \"História do FCP\" ?

  • Iniciador de Tópicos Timofte 2-3
  • Data de início
T

Timofte 2-3

Guest
Caros colegas,

gostaria de colocar-vos uma questão, sobretudo aos que ligam mais a estas coisas.
Para vós qual a melhor História do Futebol Clube do Porto, a mais detalhada e fidedigna?

Destaco 2:

História do FCPorto de 1906-1933 de Rodrigues Teles, revista e ampliada em 1954;
\"Dragão 111\" do Alfredo Barbosa em 2004 (esta última aparentemente já nem se encontra disponível ao público).

PS: Não esqueço também os episódios parcelares da nossa história postados pelo nosso caro colega Hast.
 

slowhand

Arquibancada
24 Julho 2006
324
39
Evidentemente a do Rodrigues Teles. Mas atenção, é quase impossível encontrá-la, mesmo nos alfarrabistas, e não deve custar menos de 200 euros...
 
T

Timofte 2-3

Guest
E mesmo a de 2004, ao que parece já não se encontra disponível. Quis oferecê-la a um sobrinho e nickles..

Sim, eu sei que o Comércio do Porto entretanto se extinguiu mas estivéssemos a falar na história do slb aos quadradinhos e a conversa seria outra.
 
T

Trivelas

Guest
\"Tenho\" (é do meu pai) uma história do FC Porto bastante antiga. Julgo que até será essa do Rodrigues Teles.

Vou procurar onde isso anda...
 

antas

Bancada central
3 Agosto 2006
1,131
1,122
É a do Rodrigues Teles, sem dúvida. A pseudo-história do Alfredo Barbosa parece dar a entender que o clube começou com Pinto da Costa...e Mourinho - não passa de uma tentativa oportunista e \"colada com cuspo\" de capitalizar com Gelsenkirchen. Ando à procura de uma do Rodrigues Teles há anos, sem sucesso. A propósito - alguém tem um exemplar à venda?
Falei, em tempos, à Filha do Rodrigues Teles - infelizmente desaparecida há cerca de um ano - e a outros membros do Conselho Cultural, numa reedição da obra de seu Pai, mas sem eco.
Agora que vem aí a construção do novo Museu - que conta a nossa gloriosa História em Troféus - não seria de reeditar uma edição actualizada da obra de Rodrigues Teles, para contar aos mais novos o que foi o nosso Clube...nos quase cem anos antes de 1982.
 

admin

Tribuna Presidencial
14 Julho 2006
38,239
13
Cascais, 1966
totalmente de acordo.

há uma coisa que um museu a sério deveria ter...uma área de ARQUIVO que poderia ser consultada pelos visitantes. com as novas tecnologias poderiamos ter toneladas de informação sobre o nosso clube, ao longo de muitas e muitas décadas. aproveitava para \"comprar\" arquivos a alguns jornais, desportivos e não só, com referências ao FC Porto.

Custa dinheiro? custa...mas era \"algo mais\" do que um simples museu.
 
T

Timofte 2-3

Guest
> antas Comentou:

> É a do Rodrigues Teles, sem dúvida. A pseudo-história do Alfredo Barbosa parece dar a entender que o clube começou com Pinto da Costa...e Mourinho - não passa de uma tentativa oportunista e \"colada com cuspo\" de capitalizar com Gelsenkirchen. Ando à procura de uma do Rodrigues Teles há anos, sem sucesso. A propósito - alguém tem um exemplar à venda?
Falei, em tempos, à Filha do Rodrigues Teles - infelizmente desaparecida há cerca de um ano - e a outros membros do Conselho Cultural, numa reedição da obra de seu Pai, mas sem eco.
Agora que vem aí a construção do novo Museu - que conta a nossa gloriosa História em Troféus - não seria de reeditar uma edição actualizada da obra de Rodrigues Teles, para contar aos mais novos o que foi o nosso Clube...nos quase cem anos antes de 1982.


100% de acordo..
Mas, caro Antas, não me \"roube\" a ideia, que eu também ando à procura dessa \"História\" :)
 
T

Timofte 2-3

Guest
> admin Comentou:

> totalmente de acordo.

há uma coisa que um museu a sério deveria ter...uma área de ARQUIVO que poderia ser consultada pelos visitantes. com as novas tecnologias poderiamos ter toneladas de informação sobre o nosso clube, ao longo de muitas e muitas décadas. aproveitava para \"comprar\" arquivos a alguns jornais, desportivos e não só, com referências ao FC Porto.

Custa dinheiro? custa...mas era \"algo mais\" do que um simples museu.


sem dúvida
 
T

Timofte 2-3

Guest
> Trivelas Comentou:

> \"Tenho\" (é do meu pai) uma história do FC Porto bastante antiga. Julgo que até será essa do Rodrigues Teles.

Vou procurar onde isso anda...


se o seu pai estiver interessado em vender ... :)
 
T

Trivelas

Guest
> Timofte 2-3 Comentou:

> > Trivelas Comentou:

> \"Tenho\" (é do meu pai) uma história do FC Porto bastante antiga. Julgo que até será essa do Rodrigues Teles.

Vou procurar onde isso anda...


se o seu pai estiver interessado em vender ... :)

__________-


Já encontrei!! :D
Posso confirmar que é essa a que tenho cá em casa! Edição de Março de 1954!

http://www.2shared.com/photo/kCEI9IBV/FCP.html

É claro que não está interessado em vender!! Se estivesse, eu não deixava! lol
Pronto, se for uma oferta irrecusável, tipo 30 milhões, posso pensar nisso!! :p
 
T

Trivelas

Guest
Se houver interessados (e pedirem com jeitinho LOL) eu posso ir digitalizando isto aos poucos (tipo fascículos).

São cerca de 800 páginas, por isso não posso prometer nada em relação a prazos.

Ficaria com um aspecto parecido com este:

http://www.2shared.com/document/LLEiCieh/FCP-01.html


Acham que vale a pena?
 
F

Fire Dragon

Guest
Está óptimo Trivelas.
Isso é de um valor inestimável...