Aqui fica a minha pequena homenagem:
Obrigado por tudo Tio Reinaldo!
Podem deixar a vossa.
Obrigado por tudo Tio Reinaldo!
Podem deixar a vossa.
Totalmente.É muito triste ter um tópico depois de morto quando durante a sua existência não teve direito a um. Um homem que dedicou quase 50 anos da sua existência ao FC Porto. Teve várias funções no Clube desde atleta a dirigente em variadas funções. Não gostava dos holofotes porque era a sua maneira de ser. É triste mesmo na despedida dos vivos ver alguns vermes que nunca o conheceram, "conhecem" apenas as calúnias que se propagaram acerca dele e é apenas isso que veiculam, perguntem aos árbitros, a ex.árbitros o que pensavam dele e ficarão admirados com as respostas - quantas vezes os protegeu mesmo nas derrotas do seu Clube.
Era na sua essência um homem simples, dedicado à família (viúvo há alguns anos) e criou os filhos de forma exemplar que lhe deram o prazer de terminarem estudos superiores. O resto que atire uma pedra quem nunca teve algum deslize na vida, ainda ontem faleceu um monstro do futebol que teve diversas vicissitudes na sua vida, e uma bem grave e quem tem o azar de cair nela depois sair é muito difícil, e está nestes dias a ser chorado no seu País e em tantos outros pelo que teve de positivo - as fraquezas são próprias da existência humana.
Mas que bela história, infelizmente os bons partem sempre cedo demais.Perdemos um grande portista. Daqueles (poucos) que com muito esforço, luta e hercúlea dedicação ajudaram a colocar o nosso Futebol Clube do Porto no topo do desporto nacional e internacional. Teve os seus telhados de vidro, como todos neste mundo tão particular os têm (uns mais frágeis que outros), mas sem dúvida que teve um papel fundamental na construção e elevação deste clube.
Apesar de tudo, talvez me possa considerar um sortudo, pois pude testemunhar a humildade de um homem que não gostava dos holofotes. E por isso mesmo me vi envolvido num episódio tão particular com este Senhor. AG do clube, tomo o meu lugar sentado numa de duas cadeiras contíguas disponíveis, na última fila da sala. Enquanto vou lento o documento do Relatório e Contas, reparo que um indivíduo se aproxima de mim... levanto o olhar e com a maior humildade ouço "Posso sentar-me nesta cadeira?". Só poderia responder afirmativamente ao Senhor Reinaldo. Não tive coragem de dizer mais nada. Até que passado uns minutos, o Senhor Reinaldo, ali apenas mais um sócio (AGs onde, cada vez mais, se percebe uma estratificação da massa associativa), quebra o silêncio, e, como se dois sócios conversassem no café, diria que pouca atenção prestei à ordem de trabalhos, pois os 30min seguintes foram passados a discutir o presente e futuro do clube, recordando histórias do passado. Todo aquele momento me pareceu surreal. Da conversa, destaco a lealdade daquele homem a Pinto da Costa, e orgulho com que falava nele. Mas houve um momento que me tocou, e de forma significativa (e tendo em conta o desfecho dos últimos dias ainda mais). A conversa é interrompida pela soar do alarme do seu telemóvel. Com ar descontraído, diz que é o alarme para tomar o comprimido para a "bomba", apontando para o coração. "É que sabe, o mundo do futebol é bonito, mas desgasta muito.".
Haverá neste fórum quem tenha mais crédito e propriedade para falar do senhor Reinaldo, tanto para o bem como para o mal.
No entanto, neste momento, só posso dizer: Obrigado senhor Reinaldo. Descanse, finalmente, em paz.