Sérgio Conceição - Ex Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

0.00

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

0.00 Performance da Época

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,799
31,610
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
ElTigre disse:
Estamos na 7ª jornada e o FC Porto alcançou mais uma vitória expressiva e totalmente incontestável em pleno Estádio do Dragão.

Desde o primeiro jogo oficial da época que no Dragões Online dissemos que este FC Porto iria atropelar praticamente todas as equipas do campeonato com este modelo de jogo. O tempo só tem vindo a mostrá-lo e assim continuará enquanto Sérgio Conceição tiver esta abordagem ofensiva jogo após jogo em contexto nacional.

Em menos de dez partidas este FC Porto já mostrou que o nosso campeonato não é assim tão competitivo como vários treinadores passam a vida a tentar-nos fazer crer. Dizem-no para mascarar a sua reduzida imaginação ofensiva e clara falta de coragem para se exporem ao risco perante equipas de qualidade individual claramente inferior.

Este FC Porto entusiasma em todos os jogos e depois de quatro épocas tão cinzentas, nada melhor que o futebol positivo desta equipa, ganhe títulos ou não no final.

No jogo de hoje rapidamente se percebeu que ia ser mais do mesmo, pois apesar da abordagem positiva do Portimonense, a sua falta de qualidade individual e alguma desorganização colectiva ditaram logo à partida um desequilíbrio claro.

Aos três minutos a equipa portista já podia estar a vencer com este passe de Brahimi para Aboubakar na profundidade. Percebe-se também o enorme espaço entre os dois centrais, que seria obviamente explorado mais tarde pela mobilidade e jogo interior promovido por este FC Porto.

Não há como competir contra uma equipa claramente superior, que tem mais bola e que envolve muitos jogadores no seu processo ofensivo, se o nosso jogo posicional ficar longe do esperado para uma equipa de 1ª Divisão.

O quarto golo do FC Porto é mais um bom exemplo da forma como os jogadores do Portimonense são extremamente passivos em recuperação e como têm dificuldade em encurtar o espaço em largura do lado da bola nos últimos 30 metros. Qualquer equipa que se apresente com estas limitações no Dragão esta época será inevitavelmente goleada.

Depois de mais uma vitória, o debate portista vira-se novamente para a forma da equipa defender em vésperas de mais um jogo importante na Liga dos Campeões.

Esta noite, o Mónaco goleou o Lille, uma equipa treinada por Bielsa, que curiosamente apresenta várias das virtudes e defeitos deste FC Porto.

Devo dizer que tenho sérias dúvidas que tanto Leonardo Jardim como Jorge Jesus não explorem a evidente desorganização portista sem bola. Vejamos:

Esta situação de jogo não é uma transição frontal de baliza a baliza apesar de parecer, a bola esteve no corredor contrário e os jogadores do Portimonense de costas para o jogo. De seguida, a bola chegou a este lado do campo e o jogador do Portimonense limitou-se a rodar perante a pressão e ficou completamente sozinho, com muito espaço para progredir e somente com a linha defensiva portista pela frente. Com um toque bateu a linha média toda. Para não bastar, já se encontrava um jogador em apoio entre linhas e mais dois do lado contrário preparados para atacar várias zonas na profundidade.

Estas situações só não dão mais vezes golo em Portugal porque o nível técnico ou a capacidade de definição dos lances por parte da maior parte das equipas é limitada. O que na Liga dos Campeões, salvando raras excepções, nunca acontecerá. Entre os melhores, qualquer erro circunstancial sai caro, agora imaginem-se os erros padrão que qualquer treinador adversário é capaz de perceber e de explorar.

Mais uma vez, uma situação de jogo completamente alarmante. Veja-se a quantidade de opções de passe para o jogador do Portimonense. Isto jamais passará em claro a qualquer equipa que tenha meios para disputar o jogo pelo jogo com o FC Porto, que é o caso das duas próximas.

É urgente que algumas correcções defensivas comecem a surgir, ou os oitavos de final da Liga dos Campeões podem estar em risco e o primeiro lugar do campeonato também.

@ Artigo no Dragões Online - "Os problemas defensivos dum Dragão Goleador" - ElTigre
El Tigre achas que com a inclusão de um terceiro homem e uma opção para um 4-2-3-1 perante os adversários internos top e na Champions a equipa não poderia ser mais equilibrada?

Gostaria de ver este 11 Iker-Ricardo-Marcano-Felipe-Danilo-Herrera-Oliver-Marega-Brahimi- Abou

O Marega seria o joker da equipa (quem diria ) e permitira oscilar a equipa entre o 4-2-3-1  e o 4-4-2

Ivganovich

Tribuna Presidencial
29 Junho 2017
5,609
4,128
Conquistas
2
  • Jorge Costa
  • Alfredo Quintana
Excelente na flash interview e na conferência de imprensa ontem. Que saudades tinha de ter um treinador com personalidade.

Draconem

Tribuna Presidencial
16 Junho 2013
10,362
38,834
Conquistas
4
  • Janeiro/17
  • Junho/21
Dificilmente voltará a ter boa imprensa enquanto for treinador do FC Porto.

É bom sinal.

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,849
7,908
Tem mantido aquilo que fazia prever desde o início, para mim um estilo de comunicação parecido com o Mourinho no tempo que passou aqui..

Tem engolido sapos, desde um mercado miserável, a um jogador que aparece nas redes sociais a dançar num fim de um jogo que a equipa perdeu..

Ainda assim, tem sido inteligente e tem vindo a fazer rotação ponderada, o que faltou a um mal amado no passado.. O plantel, para além de ter pouca profundidade, tem muito conhecimento do clube, apesar da falta de cultura de vitória, todos nenhum chegou agora e está a aprender o que é o clube..

Quanto a mim, o teste do Layún na direita e esta entrada do Herrera, terá a ver com a falta de quantidade no plantel, o Danilo não tem alternativa, o André está no estaleiro, basicamente, o Herrera é o seu substituto no momento e o Reyes a seu tempo, pode ser o 6 no banco..

Acredito que com o Mónaco possa apresentar um 4-3-3 com Danilo-Óliver-Herrera, o pequeno espanhol já provou que é a estrela da companhia a par do Brahimi, o Herrera tem tido uma entrada smooth e vai ser preciso segurar o ataque do Leonardo..

Para já, nada a apontar de maior, tem sabido mexer na equipa, coisa que já referi, alguns não sabiam, soube montar um sistema que domina o jogo com bola, sem depender demasiado do passe curto e progressão temporizada.. No fundo, cortou completamente com os 2 últimos e soube corrigir os defeitos do Lope, rotação calculada e valorização do primeiro golo.. O único problema, a equipa parece não saber sofrer o primeiro golo, ponto a trabalhar já para o Mónaco onde o nervosismo pode ser fatal..

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
30,629
24,815
«Na antevisão que fiz ao jogo houve oito ou dez perguntas. Se foram oito, seis foram sobre o Benfica, se foram dez, oito foram sobre o Benfica. Depois tiraram uma frase de contexto. Eu não quero saber dos rivais? Não quero saber no sentido em que tenho muito com que me preocupar. Sei que há jornalistas que gostam de polémica, mas não estou aqui para fazer polémica. Tenho muito com que me preocupar, tenho muito trabalho» - Conceição

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
30,629
24,815
Com um grande começo no campeonato só com vitórias, Conceição suplanta Villas-Boas e já olha para Jesualdo(faltam 2 vitórias)...
Força Porto com Conceição ao leme!

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
30,629
24,815
«Acredito mesmo que Conceição foi a escolha perfeita. O FC Porto precisava de um treinador como ele.
Primeiro, tem uma vantagem enormíssima relativamente a todos os outros: conhece aquela casa muito bem. Depois, já tinha dado provas suficientes, inclusivamente, em França, onde protagonizou recuperação admirável ao serviço do Nantes, de que é um técnico com muita qualidade, com espírito de ambição ilimitada. E isso também se percebe pela forma como o FC Porto joga: o coletivo está muito forte, muito agressivo. A ideia de jogo do Sérgio encaixa bem no FC Porto. Para se formar uma grande equipa é importante começar a ganhar jogos, que é o que o FC Porto tem feito nesta época, sempre com muitos golos de vantagem, prova real de que está num bom caminho. O sucesso surge com os triunfos e estes não têm faltado na Liga.» - Ricardo Carvalho

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
30,629
24,815
«As melhores equipas da Europa têm jogos menos conseguidos e não se pode meter em causa a grandeza do FC Porto por causa dessa derrota. E fica já aqui a promessa que amanhã vamos mostrar a grandeza do FC Porto. Acredito que vamos dar uma outra ideia em relação ao que ficou com o Besiktas» - Conceição

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
30,566
2,833
http://www.fcporto.pt/pt/Pages/fc-porto.aspx

SÉRGIO CONCEIÇÃO: “QUEREMOS DEMONSTRAR A GRANDEZA DO FC PORTO”

Treinador antecipou o jogo de terça-feira (19h45) frente ao Mónaco, da segunda jornada da Liga dos Campeões

O FC Porto vai partir para o jogo com o Mónaco focado única e exclusivamente no triunfo e determinado a demonstrar a sua grandeza. Pelo menos foi esta a garantia deixada pelo treinador Sérgio Conceição na habitual conferência de imprensa de antevisão da partida da segunda jornada do Grupo G da Liga dos Campeões (terça-feira, 19h45), que decorreu no Estádio Luís II, sob o olhar atento do presidente Jorge Nuno Pinto da Costa.

Entre elogios ao adversário, que classificou como “uma equipa muito ofensiva e com muita dinâmica”, o técnico deixou também palavras de apreço ao compatriota Leonardo Jardim, com o qual diz ter algumas semelhanças na forma de ver o jogo. Palavras elogiosas teve também para com o plantel monegasco, que diz não ver com menos valor do que o do ano passado, mas a verdade é que Sérgio Conceição preferiu centrar o discurso sobre o que poderá o FC Porto fazer para superar mais um difícil desafio europeu.

O equilíbrio está na equipa
“O equilíbrio tem sempre a ver com a equipa e com o trabalho e dinâmica que esta tem que ter, independentemente de jogar em 4-4-2, 4-3-3 ou em 5-4-1. Em todos os jogos temos que tirar conclusões e saber ver aquilo que correu bem e que correu menos bem. Cada jogo é um começar constante. Nunca se está verdadeiramente bem a nível defensivo ou a nível ofensivo. Nós queremos sempre mais. A estratégia para cada jogo passa pelo conhecimento do adversário… e nós sabemos que não jogamos sozinhos. Jogamos contra equipas de qualidade como foram as do Rio Ave ou a do Braga.”

Diferente dos outros
“Amanhã é um jogo diferente de todos os outros, pois estamos a falar da Liga dos Campeões, e a estratégia será definida de acordo com o que eu penso que será o melhor para o jogo de amanhã. A todos os níveis, queremos sempre o melhor. Quanto à defesa não tenho preocupações e volto a referir: nós somos a defesa com menos golos sofridos em Portugal e esse equilíbrio defensivo passa por todos os jogadores saberem o que têm a fazer em cada momento.”

A importância das bolas paradas
“É um ponto interessante. Nestes jogos muito equilibrados os chamados esquemas táticos podem fazer toda a diferença. Isso e qualidade individual. São detalhes que podem ser decisivos e nós dedicamos-lhes unidades de treino de forma a melhorá-los.”

Opinião sobre Leonardo Jardim
“Acho que tem feito um trabalho fantástico, não só aqui, mas em todo o seu percurso, que é revelador de grande competência. Tenho uma simpatia grande por ele, até porque a forma como ele vê o jogo tem semelhanças com a forma como eu também o vejo. As coisas que ele conseguiu, principalmente ganhar o campeonato e potenciar tantos jogadores, têm sido fantásticas. Se há um modelo não sei, nunca tive grandes modelos na minha vida e não tenho ninguém que siga. Sou eu mesmo e não consigo dissociar o que sou como pessoa daquilo que sou como treinador… e acho que como pessoa sou genuíno, além de outras coisas, naturalmente.”

Demonstrar a grandeza do FC Porto
“As melhores equipas do mundo têm jogos menos conseguidos e é normal que uma derrota aconteça. Obviamente que não se pode, por causa disso, colocar em causa toda a história deste grande clube que é o FC Porto. E fica aqui a promessa de que amanhã vamos demonstrar essa grandeza.”

Análise ao Mónaco
“O Mónaco é uma grande equipa, muito forte. Joguei contra eles no meu antigo clube. Sei que eles têm uma dinâmica muito forte, que são uma equipa muito incisiva, muito objetiva e que faz sempre muitos golos. Temos que estar preparados para essa força, mas essencialmente temos que ter atenção àquilo que nós podemos e devemos fazer. E sinceramente eu estou convencido de que vamos dar continuidade ao que temos feito em Portugal, no campeonato, e dar uma outra ideia do que foi o jogo com o Besiktas.”

O momento do Mónaco
“Cada jogo tem a sua história. Eu sei que o Mónaco perdeu jogadores importantes, mas também é verdade que gastou, e gastou muito, em aquisições. Vi praticamente todos os jogos deles no campeonato e tiveram um jogo menos conseguido frente ao Nice, em que perderam 4-0, mas no resto tem sido incrível. Não vejo grande diferença face ao ano passado e talvez até veja ainda mais irreverência, devido aos jogadores jovens que tem na frente.”

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
Grande!

Também está a aprender, mas temos treinador! Acho que já não dá para ter dúvidas.

Nirvanes

Tribuna Presidencial
23 Julho 2015
6,457
2,283
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
Enorme. Que vitória dele. Não só ganhou como rodou o plantel, dando confiança a todos.