bem... se PdC diz que SC sai com ele, agora temos todos mais uma razão para votar em AVB
SC está nitidamente em fim de ciclo no nosso clube. Manteve-se no Porto, tal como eu já afirmei, com a promessa "à la Deco" que iria no final desta época para o Barcelona, coisa que, a meu ver, muito sinceramente, não vai acontecer e que motiva ainda mais todo o desiquilíbrio emocional que o próprio está a viver.
Mas a questão é mais profunda, quem vê as camadas mais jovens e até a B percebe que este tipo de jogo tem estado enraizado (sem grandes frutos ou aproveitamento) e vai-se mantendo.
O Porto, tirando Mourinho e Jesualdo, dentro de uma certa medida, com outra arte e só perante alguns adversários, é que era uma equipa de futebol de transições.
Este modelo de correbol, sem capacidade de segurar um resultado, de dominar, de controlar um adversário, é contra natura no que era a gênese do FCP. No entanto, SC teve o seu mérito, fez o melhor possível com as mantas de remendos que lhe foram dando, mas também cometendo muitos erros de casting, muita teimosia, muitas escolhas erradas nomeadamente em termos táticos.
é um bom treinador - sim
é um portista - sim
é o que precisávamos no Porto - foi, agora tenho as minhas dúvidas
sobretudo porque este modelo de futebol, esta insistência em jogadores banais que foram fetiche (Maregas e companhias) tem também o seu preço, tornou-nos previsíveis em termos de jogo contras as equipas mais pequenas e mais fechadas, fez o ocaso de muitos jogadores que se calhar até tinham talento para vingar aqui se tivessem outro modelo de jogo que os evidenciasse, etc.
Eu sei que é chato e eu muito protestei muitas vezes... mas com Vitor Pereira, por exemplo, e com uma equipa que estava desmotivada porque alguns jogadores não saíram e viram o treinador sair no inicio da época, a verdade é que mesmo parecendo chato, com muita lateralização de jogo, com resultados escassos, a verdade é que o Porto tinha um jogo de equipa grande, guardava a bola, tinha posse de bola, marcava um golo ou dois e geria confortavelmente o resultado sem permitir oportunidades ao adversário... hoje em dia qualquer equipa do fundo da tabela nos aperta na nossa própria casa... não há um jogo, ou são poucos, que sinta que o Porto tenha efectivamente controlado este ano (à exceção do jogo com as galinhas)
SC é o nosso Simeone... raça, entrega, muita corrida, muito jogo físico (mas nem isso tenho visto, não ganhamos uma bola a meio campo ultimamente) mas neste momento ele próprio verte um descontrolo emocional muito grande para os jogadores - não é normal nem pode ser normal o que temos visto em campo ultimamente - o Porto sempre foi roubado, sempre foi injustiçado e provocado pelos árbitros, não é de agora... mas havia competência suficiente para ganhar mesmo quando nos roubavam.
Esta é uma época para esquecer e, reparem, até tinha sido um defeso onde acharíamos que os reforços tinham sido adequados às nossas necessidades.
É necessário passar uma imagem de calma para dentro do balneário, o futebol é assim, de vez em quando há épocas que são de reset... e esta será também de o fazer no treinador. Estamos muito gratos, deu muitas alegrias, mas ele próprio também já não estará com a cabeça a 100% no projecto e urge mudar. Sobretudo mudar para um treinador (e não chega) que traga um modelo de jogo de equipa grande, que domine, que cole os adversários ao ultimo terço do terreno onde é o lugar delas quando jogam contra nós e onde se faça pressão eficaz e não a correria maluca que mais parece de iniciados que tenho visto ultimamente.
E digo que não chega porque quem ganhar no dia 27, seja AVB ou seja PdC deveria olhar para esse modelo de jogo como estruturante, como algo que devia ser formatado desde as camadas jovens de forma a haver continuidade, no Portismo, na postura em campo, no modelo de jogo, até para se começar realmente a aproveitar e rentabilizar a formação do clube.
SC terá sempre o meu apreço e gratidão, mas neste momento não será parte da solução, mas já é sim parte do problema... e ter-se metido nas eleições não ajudou