Sérgio Conceição - Ex Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

0.00

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

0.00 Performance da Época

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
25,233
21,304
Vila Nova de Gaia, 1975
Sky disse:
Já tinha percebido. Depreendo que consideras que Sérgio Conceição vê mais qualidade em André Pereira ou Marius, por exemplo, que em Gonçalo. Tu tem-lo mesmo em muito má conta. Mas não é com base nisto, atenção, que escrevi o que escrevi.
Tunes disse:
Primeiro jogo de pré-epoca.

No segundo e no terceiro André Pereira continuou a titular (e a marcar...).

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
17,000
12,269
COTADRAGÃO disse:
No inicio da epoca o FCP perdeu dois jogadores importantes: Marcano e Ricardo Pereira, para nao falar de Reyes.

E nos primeiros jogos oficiais a equipa ressentiu se daquelas saídas.

Se Marcano acabou bem substituido, embora com chegada tardia do substituto ( Militao) , ja Ricardo Pereira nunca foi devidamente substituido porque provavelmente o dinheiro nao abunda.

E um lateral direito Bom, com credenciais, é bem caro, julgo eu.
Problema de dinheiro?

Na presente épica o FCP já adquiriu 3 jogadores para defesa direito- João Pedro, Janko e Manafa.
Quanto custaram estes 3?

Sky

Tribuna Presidencial
1 Julho 2013
8,796
7,357
Conquistas
4
Felgueira
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • João Pinto
  • Jorge Costa
hawkeyes disse:
Primeiro jogo de pré-epoca.

No segundo e no terceiro André Pereira continuou a titular (e a marcar...).
No primeiro jogo é difícil de dissociar a opção das negociações que, com certeza, já decorriam. No segundo e no terceiro Gonçalo já estava fora.

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
25,233
21,304
Vila Nova de Gaia, 1975
Sky disse:
No primeiro jogo é difícil de dissociar a opção das negociações que, com certeza, já decorriam. No segundo e no terceiro Gonçalo já estava fora.
Se decorriam negociações, ele era contra a saída e ainda o colocava atrás da opção que considerava pior.

Bela manifestação de força...

N

Noventa e Nove

Guest
kal-el disse:
Desculpa lá a extensão do post mas tem paciência sff porque a resposta à tua pergunta impõe este nível de detalhe e sustentação.

Mas faz sentido, acredita, e não é chato para quem gosta destas coisas e tu até me pareces pro na matéria :p

Um excerto da entrevista de José Boto, scout português das galinhas ao "Tribuna Expresso" *:

"Se falares com um scout francês ou inglês, olham para um determinado tipo de coisas...

O poderio físico?

José Boto - Exatamente. Nós às vezes até costumamos brincar com os scouts ingleses, o jogo ainda nem começou e nós já começamos a dizer quais é que eles vão achar que são os melhores jogadores - os mais altos e os mais fortes. Fazemos isto na brincadeira, claro, e eles aceitam perfeitamente, porque realmente dão muita importância a esse tipo de coisas. Agora já mudou um bocadinho, até porque o [Manchester] City já quebrou alguns tabus que havia, mas, se falares com um scout inglês, normalmente a parte física conta muito.

Ingleses e franceses são assim - e depois como divides o resto da Europa?
JB - Sim, os franceses também olham muito para isso, mas depois também depende um bocadinho do clube, porque há clubes que são diferentes, mesmo dentro de campeonatos que têm determinadas tendências. Por exemplo, em Espanha preferem jogadores inteligentes, tecnicamente evoluídos, que se associem bem uns com os outros, mas dentro do campeonato espanhol também há um ou dois clubes que não pensam isso, pensam de forma diferente. Agora, no geral, os ingleses e franceses são os que olham mais para as questões físicas, para o tamanho, para a agressividade...

Portugueses e espanhóis olham mais para a técnica?

JB - Os espanhóis. Os portugueses já não digo tanto. Depende muito do clube e das pessoas. Acho que não nos podemos comparar aos espanhóis nisso."

O Sérgio é à inglesa ou francesa, olha demasiado para o estereótipo fisico, completamente contrário ao nosso povo cuja média de altura deve ser a mais baixa da europa.

O jogador português é completamente diferente, é mais cerebral e técnico, de associação tal como o espanhol ou não fossemos igualmente fraterno e hospitaleiros, lol.

Também sabemos o que fazer com a bola no pé...

... ou seja não podemos formar o tipo de jogadores que o SC gosta nem competir com ingleses para os comprar porque eles têm mais dinheiro que nós, por isso digo que é um modelo com pernas muito curtas e isso já se está a notar no espaço de duas épocas, ou achas mesmo que perdeste os médios todos que ele pediu para o futebol britânico por incompetência da SAD?

Por outro lado gostava de poder citar aqui o Pepjin Linders, atual número dois do Klop na excelente entrevista que deu recentemente ao Ojogo e onde fala da relação do jogador português com a bola e a sua técnica para justificar o sucesso nos produtos recentes da nossa formação apesar de saber que isto para ti é poesia e romantismo lol, mesmo quando foi essa a única forma de não irmos ao charco

*
https://tribunaexpresso.pt/no-banco-com-os-misters/2018-08-04-Jose-Boto-o-scout-dos-craques-da-Luz-Todos-os-domingos-eu-e-o-Rui-Costa-festejavamos-as-derrotas-do-Saragoca-para-irmos-buscar-o-Aimar
Citaste uma das entrevistas que mais gostei de ler nos últimos tempos. Li-a e mais do que uma vez, porque comecei a perceber melhor - desta vez pela opinião de um profissional que sabe mais do que eu - muitas das opiniões que eu tinha e criticas que deixava.

José Boto gosta do futebol e do tipo de jogador que eu gosto e não gosta do tipo de futebol e jogador que eu não gosto. Ter trabalhado ou não no Benfica é-me indiferente, como profissional é um scout de topo.

Nirvanes

Tribuna Presidencial
23 Julho 2015
6,461
2,293
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
kal-el disse:
Desculpa lá a extensão do post mas tem paciência sff porque a resposta à tua pergunta impõe este nível de detalhe e sustentação.

Mas faz sentido, acredita, e não é chato para quem gosta destas coisas e tu até me pareces pro na matéria

Um excerto da entrevista de José Boto, scout português das galinhas ao "Tribuna Expresso" *:

"Se falares com um scout francês ou inglês, olham para um determinado tipo de coisas...

O poderio físico?

José Boto - Exatamente. Nós às vezes até costumamos brincar com os scouts ingleses, o jogo ainda nem começou e nós já começamos a dizer quais é que eles vão achar que são os melhores jogadores - os mais altos e os mais fortes. Fazemos isto na brincadeira, claro, e eles aceitam perfeitamente, porque realmente dão muita importância a esse tipo de coisas. Agora já mudou um bocadinho, até porque o [Manchester] City já quebrou alguns tabus que havia, mas, se falares com um scout inglês, normalmente a parte física conta muito.

Ingleses e franceses são assim - e depois como divides o resto da Europa?
JB - Sim, os franceses também olham muito para isso, mas depois também depende um bocadinho do clube, porque há clubes que são diferentes, mesmo dentro de campeonatos que têm determinadas tendências. Por exemplo, em Espanha preferem jogadores inteligentes, tecnicamente evoluídos, que se associem bem uns com os outros, mas dentro do campeonato espanhol também há um ou dois clubes que não pensam isso, pensam de forma diferente. Agora, no geral, os ingleses e franceses são os que olham mais para as questões físicas, para o tamanho, para a agressividade...

Portugueses e espanhóis olham mais para a técnica?

JB - Os espanhóis. Os portugueses já não digo tanto. Depende muito do clube e das pessoas. Acho que não nos podemos comparar aos espanhóis nisso."

O Sérgio é à inglesa ou francesa, olha demasiado para o estereótipo fisico, completamente contrário ao nosso povo cuja média de altura deve ser a mais baixa da europa.

O jogador português é completamente diferente, é mais cerebral e técnico, de associação tal como o espanhol ou não fossemos igualmente fraterno e hospitaleiros, lol.

Também sabemos o que fazer com a bola no pé...

... ou seja não podemos formar o tipo de jogadores que o SC gosta nem competir com ingleses para os comprar porque eles têm mais dinheiro que nós, por isso digo que é um modelo com pernas muito curtas e isso já se está a notar no espaço de duas épocas, ou achas mesmo que perdeste os médios todos que ele pediu para o futebol britânico por incompetência da SAD?

Por outro lado gostava de poder citar aqui o Pepjin Linders, atual número dois do Klop na excelente entrevista que deu recentemente ao Ojogo e onde fala da relação do jogador português com a bola e a sua técnica para justificar o sucesso nos produtos recentes da nossa formação apesar de saber que isto para ti é poesia e romantismo lol, mesmo quando foi essa a única forma de não irmos ao charco

*
https://tribunaexpresso.pt/no-banco-com-os-misters/2018-08-04-Jose-Boto-o-scout-dos-craques-da-Luz-Todos-os-domingos-eu-e-o-Rui-Costa-festejavamos-as-derrotas-do-Saragoca-para-irmos-buscar-o-Aimar
Muito bom. Mas nós formamos jogadores físicos, é só ver a carrada de africanos que aparecem na nossas camadas jovens vindos de ninguém sabe bem de onde e com certificados de nascimento duvidosos. Infelizmente a tendência chegou às camadas jovens já há algum tempo.

Draconem

Tribuna Presidencial
16 Junho 2013
10,362
38,834
Conquistas
4
  • Janeiro/17
  • Junho/21
Alguém sabe quantos treinadores na nossa história fizeram a dobradinha e foram aos 1/4 da Champions na mesma época?

kal-el

Tribuna Presidencial
12 Agosto 2006
8,132
136
43
Porto, 1982
Draconem disse:
Alguém sabe quantos treinadores na nossa história fizeram a dobradinha e foram aos 1/4 da Champions na mesma época?
"Só" a dobradinha tenho a ideia que Co Adriianse foi o 5º da nossa história a fazê-la.

Como resposta à tua pergunta arrisco dizer só o Mourinho, não me lembro se o Jesualdo o conseguiu.

EDIT: lembrei-me agora que perdemos na final da Taça com o Mourinho no ano que fomos campeões europeus, lollol... se calhar ninguém somou os 4ºs de uma LC à dobradinha pelo nosso Clube...

COTADRAGÃO

Tribuna Presidencial
25 Novembro 2006
11,629
3,412
Porto
Filipe01 disse:
Problema de dinheiro?

Na presente épica o FCP já adquiriu 3 jogadores para defesa direito- João Pedro, Janko e Manafa.
Quanto custaram estes 3?
Nao me parece nada, que o SC tenha grande responsabilidade na vinda de Joao Pedro e Janko.

Manafá já admito, até porque tem boa relaçao com o Folha.

Mas o grande trabalho de pesquisa e AVALIAÇAO de jogadores é feito pelo Departamento de Scouting que tem TODO o Tempo do Mundo para isso, e é para essa funçao que se ESPECIALIZOU.

Mas para as responsabilidades e expectativas do FCP, da maneira que está o Mercado, dificilmente se arranjam jogadores , prontos ou de grande potencial, por meia duzia de milhoes de euros.

Agora o Clube, pelo que nos apercebemos, nao tem essas condiçoes. Conseguiu o Militao ( que chegou tarde) para substituir o Marcano, o Ricardo Pereira nao teve substituto a altura , o Reyes foi substituido pelo Mbemba e reforços, reforços quase nada.

O problema essencialmente é dinheiro para investir, em Qualidade Mesmo.

O AZAR do SC é que se tornou, responsavel tecnico do FCP , em tempo de vacas bem magras.

Ou seja temos Muitas Ambiçoes mas damos piores condiçoes do que já demos em passado recente.

Sky

Tribuna Presidencial
1 Julho 2013
8,796
7,357
Conquistas
4
Felgueira
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • João Pinto
  • Jorge Costa
hawkeyes disse:
Se decorriam negociações, ele era contra a saída e ainda o colocava atrás da opção que considerava pior.

Bela manifestação de força...
Que sentido faria apostar num jogador que estava de saída e que já cá não estaria com a cabeça?

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
77,264
53,473
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
COTADRAGÃO disse:
Nao me parece nada, que o SC tenha grande responsabilidade na vinda de Joao Pedro e Janko.

Mas o grande trabalho de pesquisa e AVALIAÇAO de jogadores é feito pelo Departamento de Scouting que tem TODO o Tempo do mundo para isso, e é para essa funçao que se ESPECIALIZOU.

Mas para as responsabilidades e expectativas do FCP, da maneira que está o Mercado, dificilmente se arranjam jogadores , prontos ou de grande potencial, por meia duzia de milhoes de euros.

O AZAR do SC é que se tornou, responsavel tecnico do FCP , em tempo de vacas bem magras.
O treinador não tem nem deve ter que ter grande responsabilidade na contratação de jogadores, tal como administradores da SAD e empresarios não deveriam ter. Precisa haver um departamento que assuma isso sem qualquer tipo de interesse externo.

COTADRAGÃO

Tribuna Presidencial
25 Novembro 2006
11,629
3,412
Porto
sirmister disse:
O treinador não tem nem deve ter que ter grande responsabilidade na contratação de jogadores, tal como administradores da SAD e empresarios não deveriam ter. Precisa haver um departamento que assuma isso sem qualquer tipo de interesse externo.
O grande trabalho de avaliaçao do MILITAO deve ter sido feita pelo nosso Departamento  Scouting e deve levar muitas horas.

Isto nao quer dizer que a equipa tecnica nao tivesse participado na escolha, em funçao de 3/4 videos que visualisasse.

Grande parte do Trabalho de prospecçao e Avaliaçao de jogadores deve ser feita, sem duvida, pelo Departamento Scouting.
Um Bom Scouting, tem que ser bem pago , pois tem uma grande responsabilidade.
Isto nao quer dizer que a equipas tecnica nao participe no processo.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
17,000
12,269
COTADRAGÃO disse:

Mas o grande trabalho de pesquisa e AVALIAÇAO de jogadores é feito pelo Departamento de Scouting que tem TODO o Tempo do Mundo para isso, e é para essa funçao que se ESPECIALIZOU.

Agora o Clube, pelo que nos apercebemos, nao tem essas condiçoes. Conseguiu o Militao ( que chegou tarde) para substituir o Marcano, o Ricardo Pereira nao teve substituto a altura , o Reyes foi substituido pelo Mbemba e reforços, reforços quase nada.

Ou seja temos Muitas Ambiçoes mas damos piores condiçoes do que já demos em passado recente.
Da fraca qualidade de gestão da SAD, ando eu à anos a falar.

O FCP tinha 2 bons DL mas Ricardo saiu daqui a ganhar uma miséria, nunca lhe renovaram o contrato.

Dalot, era caro para a SAD e muitos adeptos- está visto o péssimo ato de gestão que isso foi.

E em 2018/19 vamos com 3 DL adquiridos e para o ano vamos ter que comprar outro porque DL de qualidade nao temos.

Já devemos ter gastado perto de 9/10M para tentar arranjar um DL.

Por isso, o problema não é falta de dinheiro.

O problema é a SAD.

Mary Antas

Tribuna
20 Abril 2018
3,021
4,900
kal-el disse:
"Só" a dobradinha tenho a ideia que Co Adriianse foi o 5º da nossa história a fazê-la.

Como resposta à tua pergunta arrisco dizer só o Mourinho, não me lembro se o Jesualdo o conseguiu.

EDIT: lembrei-me agora que perdemos na final da Taça com o Mourinho no ano que fomos campeões europeus, lollol... se calhar ninguém somou os 4ºs de uma LC à dobradinha pelo nosso Clube...
Conseguiu sim. Fomos eliminados com um golo que aquele gajo nunca mais repetiu nem há de repetir.
Fomos campeões a 2/3 jornadas do fim, num jogo em casa com o Nacional e vencemos a Taça frente ao Paços de Ferreira.

Uma das minhas épocas favoritas de sempre, porque tivemos um período horrível em outubro-novembro, com três derrotas seguidas e de repente, depois daquele golo do Lucho mesmo a acabar o jogo em Kiev, tudo mudou.

Shark

Bancada central
20 Novembro 2013
1,286
1,415
Conquistas
3
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Alguns dos foristas que me conhecem sabem que apoio incondicionalmente o Sérgio.  Mas também sou capaz de lhe apontar os erros, exigindo que os corrija a curto prazo, como qualquer outro treinador bem sucedido no FCPorto.

PONTOS POSITIVOS:

1) Recordo que antes so Sérgio chegar eramos um náufrago. Um clube sem rumo, onde os principais alvos da ira dos adeptos eram os membros da direcçao!

2) 4 anos sem ganhar no FCPorto sao uma eternidade. O facto de ter recuperado uma equipa sem reforços, fazendo dela campea e ao mesmo tempo impedir um feito histórico para o clube do regime, tem que ser valorizado e reconhecido.

3) Voltou parte do Porto que nós conhecíamos. Nao vamos ser hipócritas ou até mesmo desconsiderados e comparar este Porto remontando aos tempos de Jorge Costa e Joao Pinto (uma vez rasgou a ponta da chuteira e pintu a meia de preto porque tinha o dedo do pé partido). Mas pelo menos voltou a dignidade do brasao, voltou um certo medo ao clube da invicta por esses campos fora, voltou o Dragao a assutar os pequenos antes de pisar o relvado.

4) Houve uma recuperaçao e valorizaçao de activos que pareciam perdidos, que favoreceu o clube desportiva e economicamente, com alguns jogadores como Marega a serem preponderantes na conquista do titulo.

5) Na europa voltamos a ter um cheirinho de grandes noites, onde é cada vez mais dificil impor a nossa realidade.

6) Os adeptos voltaram a confiar na equipa e a olhar olhos nos olhos de companheiro de cadeira.

REFERENCIAS A MELHORAR:

1) Contrataçoes. É certo que recuperamos jogadores importantes, e contratamos o Eder Militao. Mas nao podemos acreditar que o Adrian vai resolver um classico, que o Hernani é jogador para o Porto. Nao podemos admitir que o Alex nao tenha substituto, que do lado direito haja duvidas em quanto â qualidade, que nao exista um matador à Porto.
E se é certo que nao houve grande investimento, tambem é certo que para investir no FERNANDO ANDRADE (a nao ser que tenha o seu momento Kelvin...lol) mais vale estar quieto.

2) O FCPorto pode contratar jogadores com o perfil fisico do treinador, mas sempre com um nivel tecnico capz de se afirmar num clube de enorme exigencia. Nem todos vao ser como o Eder, mas pede-se rigor na analise as contrataçoes do clube. Precisamos de grandes jogadores.

3) Aposta na formaçao. O FCPorto nao tem o markting do Seixal (e sejamos sinceros - nem as condiçoes) mas tem muita qualidade. Jogadores como Bruno Costa, os 3 Diogos, Romario Baró, etc têm que ter planos a curto prazo no FCPorto. Temos que nos capacitar que precisamos da cantera.

4) Fórmula tactica: cada treinador chega ao FCPorto com as suas ideias. Mas quando é preciso ganhar a todo custo acredito que se escolhe a vía mais eficaz. E de facto na primeira epoca fomos. Mas o FCPorto precisa melhorar a qualidade exibicional. Tem que haver mais dominio em posse, maior velocidade a circular a bola na procura do espaço, sem termos que andar constantemente a bater bolas na procura dos nossos tanques.
Nos anos de grandes titulos e conquistas, o FCPorto assentou um modelo mais de posse (ultrapassemos a esterilidade do Lopetegui do qual ainda hoje me tenho que automutilar) que se identifica com a sua origem, que intimida os rivais.

CONCLUINDO:

O FCPorto e o Sergio têm mais a ganhar juntos que separados. O projecto pode ser sólido se for bem limado.