http://www.fcporto.pt/pt/Pages/fc-porto.aspx
SÉRGIO CONCEIÇÃO: PERDEMOS DOIS PONTOS
Treinador defendeu que o FC Porto merecia ter ganho o clássico porque criou as melhores oportunidades de golo
O FC Porto foi mais dominador, dispôs das melhores e das mais claras oportunidades para marcar e por isso, de acordo com Sérgio Conceição, deveria ter saído com os três pontos do clássico deste domingo em Alvalade, frente ao Sporting, (0-0). Só faltou o golo para garantir uma vitória que seria merecida, defendeu o treinador portista, satisfeito com a exibição da equipa, sobretudo na primeira parte. O segundo tempo foi mais equilibrado, admitiu, até porque houve da parte dos jogadores algum relaxamento inconsciente por sentirem que estavam tão por cima. No geral, penso que fomos superiores, reforçou o técnico que sai do jogo da oitava jornada da Liga ainda mais crente na conquista do título.
O golo que faltou
Faltou-nos fazer o golo na primeira parte, muito bem conseguida a todos os níveis. Fomos uma equipa com uma intensidade grande, muito sólida e madura, anulando a ligação e construção de jogo do Sporting, sabendo onde agredi-lo e feri-lo. Pecámos apenas no último terço, no momento de definição, podíamos ser mais rápidos e objetivos. De qualquer forma, penso que fizemos uma primeira parte fantástica, criámos duas ou três oportunidades claras de golo, o Sporting só chegou à nossa baliza através de pontapés de canto. Não me lembro de uma defesa do Iker nem de qualquer ocasião de golo do Sporting, à exceção de um remate do Bruno Fernandes na sequência de uma perda de bola nossa. Resumindo, acho que o Rui Patrício foi o melhor jogador do Sporting. Perdemos dois pontos, porque fizemos um jogo muito bem conseguido com uma equipa de qualidade, forte coletiva e individualmente.
Desiludidos com o resultado
Na segunda parte, Sem qualquer arrogância, por sentirmos que estávamos tão por cima no jogo, inconscientemente na segunda parte baixámos a nossa intensidade e o sporting conseguiu equilibrar sem criar perigo, o jogo ficou um pouco mais partido do que aquilo que queríamos e tínhamos preparado. No geral, penso que fomos superiores, tivemos mais oportunidades para ganhar o jogo. Hoje saímos daqui um pouco desiludidos com o resultado e isso é a demonstração inequívoca de merecíamos mais do que o empate.
A ausência de Ricardo
O Ricardo no treino de ontem sentiu um desconforto muscular, era o lateral direito que ia jogar, infelizmente ano pôde.
O efeito psicológico dos primeiros pontos perdidos
Efeito psicológico?! Tem, positivo
Fizemos um jogo fantástico em casa de um rival, fomos uma equipa dominadora, tivemos as melhores chances de golo
como é que podemos ficar abalados com este empate? Antes pelo contrário, ficamos até mais confiantes.
Um sério candidato ao título
Disse aos jogadores que íamos ser campeões no fim do jogo. Com esta atitude, com esta determinação, com esta qualidade, vamos ser campeões. É uma mensagem que tem a ver com o facto de eu sentir que merecíamos ter ganho o jogo. O pensamento em ser campeão tenho eu, tem o Jorge Jesus e tem o Rui Vitória. Penso que não é qualquer tipo de arrogância da minha parte, mas sim o sentir que fizemos um bom jogo em casa de um rival, que também é uma boa equipa.
A força do 12.º jogador
Aproveito para agradecer a presença de três mil adeptos, que é fantástico. Continua este mar azul, continua a nossa força, somos um sério candidato ao título, porque somos muito competitivos.?
A paragem no campeonato
Há uma grande vontade de estarmos e trabalharmos juntos. Há um ambiente fantástico no FC Porto. O nosso dia a dia é feito de grande exigência, de muito trabalho e com um espírito muito saudável. Não gosto de perder jogadores para a seleção, por outro fico contente porque é sinal que temos jogadores de qualidade. Temos que respeitar esta paragem e preparar o nosso jogo para a Taça de Portugal.