Sérgio Conceição - Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

5.09

Estatísticas da Época - 2023/24


Dados completos de 2023/24

5.09 Performance da Época

kal-el

Tribuna Presidencial
12 Agosto 2006
8,134
136
42
Porto, 1982
Acho esta forma de jogar do Sérgio Conceição bastante similar à do Jardim no Mónaco.

Estou para ver contra equipas com maior poderio ofensivo, mas a estratégia do Jardim nesses jogos passava por correr que nem uns loucos na primeira parte, conseguir vantagem no marcador e depois baixar as linhas e jogar no contra-ataque...

Foi assim que arrumou o City, por exemplo...

Pessoalmente gosto de um jogo mais apoiado e cerebral, gosto que o centro de gravidade de uma equipa, ou seja, o coração e o cérebro de uma equipa se situem no meio-campo... mas isso são gostos e formas de estar.

Porque, fazer o que o Sérgio fez num mês e pico, não é para qualquer um... podemos discutir gostos, figuras de estilo, preferências, etc... mas é dificil questionar a qualidade do trabalho desenvolvido até ao momento, apesar de não ter existido um verdadeiro teste de dificuldade média/alta...

 

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,250
3,122
Conquistas
1
  • José Mourinho
kal-el disse:
Acho esta forma de jogar do Sérgio Conceição bastante similar à do Jardim no Mónaco.

Estou para ver contra equipas com maior poderio ofensivo, mas a estratégia do Jardim nesses jogos passava por correr que nem uns loucos na primeira parte, conseguir vantagem no marcador e depois baixar as linhas e jogar no contra-ataque...

Foi assim que arrumou o City, por exemplo...

Pessoalmente gosto de um jogo mais apoiado e cerebral, gosto que o centro de gravidade de uma equipa, ou seja, o coração e o cérebro de uma equipa se situem no meio-campo... mas isso são gostos e formas de estar.

Porque, fazer o que o Sérgio fez num mês e pico, não é para qualquer um... podemos discutir gostos, figuras de estilo, preferências, etc... mas é dificil questionar a qualidade do trabalho desenvolvido até ao momento, apesar de não ter existido um verdadeiro teste de dificuldade média/alta...
O Jardim no jogo frente ao City no Mónaco fez uma grande primeira parte. Geriu muito bem a posse. Na segunda teve sorte de não ter sofrido vários golos e com isso passou a eliminatória.

Este tipo de jogo e com este 11 não dá para grandes aventuras europeias mas internamente as coisas são diferentes. Principalmente de o anterior treinador ter ideias totalmente opostas.
 

VB99

Arquibancada
5 Agosto 2016
164
0
39
Porto
kal-el disse:
Acho esta forma de jogar do Sérgio Conceição bastante similar à do Jardim no Mónaco.

(...)
Bem lembrado!


Desde a defesa, onde os laterais assumem um papel preponderante na estratégia ofensiva da equipa, (Telles e Ricardo atuam de forma muito idêntica àquilo que víamos em Mendy e Sidibe), à forma como os alas jogam...

O Mónaco da época passada jogava com um falso ala direito esquerdino (Bernardo Silva)... 
SC utiliza um falso ala esquerdo destro (Brahimi)...
Ambos, os principais motores e desiquilibradores criativos da equipa, que várias vezes são encontrados a construir jogadas no meio do terreno.

Na ala esquerda do Mónaco, Lemar, esquerdino...
Na ala direita do Porto, Corona, destro...
Os dois, tal como os colegas do lado oposto jogam como alas e não como extremos, embora tenham instruções para se manterem mais na linha. E aqui observamos uma ligeira diferença, Corona (infelizmente, para mim) não consegue tanto ''ir à linha'' como Lemar.

No meio; apesar de ambos os modelos apresentarem 2 médios centro. O sistema do LJ faz com que ambos atuem em bloco, a atacar e a defender, embora esteja definido que é Fabinho o mais recuado, vê-se várias vezes Bakayoko/Moutinho em linha c o brasileiro.

No Porto, o que se tem observado é a mesma solidariedade entre Danilo e Óliver mas em posições mais afastadas.

Óliver apresenta-se em campo muitas vezes como 10 clássico, atrás dos 2 avançados, mas numa função muito pressionante quando sem bola. Devido à exigência física que isso acarreta, ele não pode nem deve ser um box-to-box que transporta a bola como Bakayoko, é sim, o cérebro da equipa, o maestro que sabe quando e para onde é que a bola tem de ir.
Só quando a equipa adversária entra no nosso meio-campo é que o espanhol se coloca lado a lado com Danilo. Ao mesmo tempo, isto exige mais do nosso médio defensivo, é pedido ao Danilo (na minha opinião) mais espírito de sacrifício do que ao Fabinho.

Na frente; o mesmo sistema de 2 avançados bem subidos, com a pequena/grande diferença que o que falta em talento a Abou e a Soares relativamente a Falcao e a Mbappé, é compensado em potencia, poderio físico e pressão sobre os defesas adversários.


Em suma, uma tática ambiciosa, que dá gosto ver, mas que exige MUITO da condição física dos atletas. E que convém ser salvaguardada por um ''bom banco''.

(E quando digo ''bom banco'' refiro-me aos 2 sentidos)

 

juliolopes

Tribuna
29 Julho 2015
3,546
385
Conquistas
3
Porto
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • José Maria Pedroto
Gostei da atitude, gostei da tactica e gostei das substituições. Já o disse antes e volto a dizer, tenho confiança total no nosso treinador e acho que vamos ser campeões.

Que até 31 de Agosto possam dar ao Sergio o que for preciso para tornar o seu trabalho mais fácil.
 

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,505
3,913
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
O Sérgio fez uma excelente preparação para iniciar o campeonato. Preparou a equipa para entrar no campeonato de forma dominadora e foi isso que aconteceu.

Contra o Real, Barcelona, etc... não interessa o sistema de jogo que usamos, não temos plantel para eles, nem para lhes fazer resistência.

O plantel é curto... mas quanto a isso o Sérgio não pode fazer nada. Vai ter de caçar com gato durante grande parte da época. Lesões fazem parte e ainda ontem tivémos uma.

Ainda por cima este ano a nossa equipa B não tem grande qualidade... mas temos o Galeno ou Varela que podem dar jeito. Temos de apostar nos melhores da B e não podem estar tapados com os que nunca vão ter hipóteses de chegar à equipa A.
 

juliolopes

Tribuna
29 Julho 2015
3,546
385
Conquistas
3
Porto
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • José Maria Pedroto
Fonseca disse:
Com esta lesão do Soares, já posso dizer que a gestão (ou falta dela) do Sérgio neste início de época é arriscada, ou continuam a achar que é um disparate?

O Sérgio está a fazer um trabalho muito bom, mas não é por isso que devemos achar que tudo é um mar de rosas ou confiar cegamente que tudo está a ser bem feito. E esta questão preocupa-me bastante, principalmente tendo em conta que temos um plantel tão curto...
Eu acho que esta lesão vem provar o que está a vista de todos e que precisamos de mais uma opção para o ataque. Esta lesão põe em evidencia a SAD. São eles que tem que dar ferramentas ao Treinador.

O Treinador tem o seu estilo e gestão, cabe á SAD ajuda-lo. Até agora, deu-lhe um GR, que era talvez o que menos precisávamos.

Esta epoca, se algo correr mal, não há desculpas para a SAD, já são poucos os que aceitam levemente que coloquem as culpas no Lope e NES, eles se fazem o mesmo com o Sergio caem no ridículo.

Se lhe derem condições e não o deixarem sozinho na defesa do clube, tenho a certeza que vamos ser felizes com o Sergio.


 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,206
23,977
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Gostei da alcunha do caríssimo @jardel "Sergimeone"

Não sei se vamos ser campeões, se vamos ganhar títulos, só sei e tenho a certeza que vamos ver futebol com F grande, e que para nos derrubarem vão ter de fazer as coisas  (ainda) mais descaradas . Vamos ser uma equipa que respeita e sabe o que é o clube e que respeita quem paga bilhete.

Vejo um plantel com fome, com qualidade, e que está a jogar com alegria e com confiança no mister Sergimeone. Com o público  a ser uma mola impulsionadora da equipa, o futuro tem tudo para ser brilhante.

PS- Que prazer ver o Oliver jogar, a bola é sua amiga e não há ninguém em Portugal que a trate tão bem.
 

jardel

Tribuna Presidencial
10 Outubro 2012
13,499
3
Estava algo reticente com a sua contratação pois tinha dúvidas sobre o seu conhecimento táctico. Na parte motivacional não tinha dúvidas mas futebol a sério é mais do que isso.
Até ao momento SC tem estado impecável mesmo com parcos recursos. Merecia 1-2 reforços de uma SAD incompetente e esbanjadora. Ajudem o SC para sermos mais fortes.
Com ele não haverá conices e bonecada.
 

FCP 1893

Tribuna
26 Maio 2014
4,403
0
MrDocteur disse:
Como fora aqui apelidado:

"Temos o Sá Pinto do Porto"
Eu próprio fui contra a vinda do Sérgio Conceição, ainda que também fosse contra à vinda do Marquito, mas tenho que reconhecer que está a fazer um bom início. Está a saber adaptar-se a uma realidade diferente da dos clubes por onde passou, apostando numa ideia de jogo mais arrojada e trazendo de volta o bom futebol.
 

Inkubillas

Arquibancada
27 Outubro 2014
136
49
47
Porto
Fui um dos críticos do NES desde as primeiras conferências de imprensa que ele fez aos jogos. É um fator importante ser portista mas infelizmente não é tudo para ocupar o cargo de treinador. Independentemente da tática, a parte psicológica influência muitíssimo o rendimento dum grupo e neste capítulo NES era uma lástima. 
Não há uma segunda oportunidade para criar uma primeira boa impressão e neste capítulo SC tem estado inexcedível. Motivação de dentro para fora e de fora para dentro. Duma coisa estamos certos, o jogo só termina depois de SC falar para as câmaras.
Não sabemos se vamos ser campeões mas de certeza que não voltaremos a ter vergonha de assistir às conferências de imprensa enquanto o SC lá estiver.
O Porto volta a ter carater e mística. Força Sérgio, estamos convosco.
 

PEdorido

Bancada lateral
4 Junho 2014
524
198
44
Dublin
FCP 1893 disse:
Alguém aqui ainda suspira pelo Marquito?
Estamos todos entusiasmados, e com razao, mas vamos com calma.

Primeiro jogo brilhante, mas quero ver uma sequencia de jogos com esta atitude e qualidade. Depois, sim, comeco a acreditar com mais forca!

Os corruptos vermelhos continuam fortes, dentro e fora de campo. Nao os substimem!
 

Asterix

Bancada central
20 Junho 2016
1,268
559
Grande Sérgio. Desculpa não ter acreditado em ti. Grande contratação do nosso clube. Enquanto os grandes treinadores do mundo e mestres da tática pedem reforços tu trabalhaste com a prata da casa e tentas valorizar os nossos ativos. O Marega é  um exemplo. Só  uma pergunta:
A Sad já propôs-te a renovação do contrato?
 

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
21,521
4
http://www.fcporto.pt/pt/Pages/fc-porto.aspx

SÉRGIO CONCEIÇÃO: “FOI UM JOGO MUITO POSITIVO”

Treinador destacou a justiça da vitória do FC Porto sobre o Estoril (4-0) e louvou a presença e o apoio dos adeptos

Foi pelos adeptos que Sérgio Conceição começou a análise ao jogo em que o FC Porto goleou o Estoril (4-0) na estreia na Liga NOS: “É muito importante sentir esse apoio, esta paixão que eles sentem pelo clube e isso transmite-se para dentro do grupo de trabalho”, sublinhou. Sobre o que se passou dentro das quatro linhas, o treinador destacou a justiça da vitória numa exibição à qual não deixou de apontar algumas falhas, mas que teve a atitude, a paixão, a entrega e a dedicação que quer ver sempre presentes, quer nos jogos, quer nos treinos.

O mar azul
“Tivemos um apoio fantástico dos adeptos, estamos a criar um verdadeiro mar azul e eles são verdadeiramente o nosso 12.º jogador. É muito importante sentirmos esse apoio, esta paixão que eles sentem pelo clube e isso transmite-se para dentro do grupo de trabalho, que também sente isso. Há uma coisa que posso prometer, podemos até empatar ou mesmo perder um jogo – espero que não – mas a atitude, a paixão, a entrega e a dedicação estarão sempre em campo.”

A justiça do resultado
“Foi uma vitória justa. Na primeira parte, em alguns momentos do jogo podíamos e devíamos ter circulado a bola de forma mais rápida, até para encontrar espaço perante o bloco médio/baixo do Estoril. Muitas vezes tivemos algumas dificuldades em encontrar um futebol mais de apoio e diversificar esse tipo de movimentos. Mas depois, com decorrer do jogo, com a nossa intensidade, a procura constante de condicionar o adversário, a forma como estamos vivos, presentes no jogo, surgiram naturalmente os outros golos.”

A ansiedade no primeiro jogo
“A pressão é sempre positiva. Naturalmente que os jogadores poderão sentir o início do campeonato, a necessidade de dar uma resposta igual à que foi dada na pré-época. Isso é natural e é algo que sabia que, com o jogo, se ia perdendo. É uma situação normal, não é só no FC Porto e no Estoril, em todas as equipas há essa ansiedade. É bom sinal, é sinal de que os jogadores ficam vivos, desconfiados do próprio adversário.”

A força do grupo
“Hoje ficaram jogadores de fora como o André André, o João Teixeira, o Sérgio Oliveira, o Indi, o Rafa, o Layún, que está doente. Todos eles, os que jogam e os que não jogam, fazem um FC Porto competitivo, com uma luta sã dentro do grupo de trabalho e penso que isso é o mais importante. Há alguma tristeza de alguns por não participarem, mas com as competições internas e com a Liga dos Campeões toda a gente vai ter oportunidade de jogar. O espírito solidário do grupo de trabalho também é uma das nossas forças.”

A lesão de Soares
“Será reavaliado amanhã. O departamento médico saberá mais em pormenor a gravidade da lesão. O que me foi passado pelo departamento médico, com quem estamos em total sintonia, é que ele estava a 100 por cento para o jogo, se não obviamente que eu não o teria utilizado. Foi o menos bom de um jogo muito positivo da nossa parte.”

A estreia oficial no Dragão
“Senti-me muito bem. Como disse na antevisão do jogo, é óbvio que estava emocionado por saber que ia ter a minha estreia como treinador principal num jogo oficial, mas hoje acordei completamente focado no jogo, no que tínhamos que fazer para ganhar.”

O FC Porto de Sérgio Conceição
“Tem a ver com uma ideia de jogo diferente, quero um FC Porto sempre com grande intensidade, com boa agressividade, a constante procura da bola, do golo, sempre de forma organizada e equilibrada também, que é importante, condicionando muito o jogo do adversário. Temos jogadores com essas características e tentamos ao máximo potenciar essa ideia de jogo. Não vai ser sempre assim, não vamos marcar sempre quatro golos, mas acho que desta forma estaremos mais perto de ganhar os três pontos.”
 

Pavão

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,207
9,480
Conquistas
7
44
  • Novembro/21
  • João Pinto
  • Jorge Costa
  • Paulinho Santos
joaoalvercafcp disse:
http://www.fcporto.pt/pt/Pages/fc-porto.aspx

SÉRGIO CONCEIÇÃO: “FOI UM JOGO MUITO POSITIVO”

Treinador destacou a justiça da vitória do FC Porto sobre o Estoril (4-0) e louvou a presença e o apoio dos adeptos

Foi pelos adeptos que Sérgio Conceição começou a análise ao jogo em que o FC Porto goleou o Estoril (4-0) na estreia na Liga NOS: “É muito importante sentir esse apoio, esta paixão que eles sentem pelo clube e isso transmite-se para dentro do grupo de trabalho”, sublinhou. Sobre o que se passou dentro das quatro linhas, o treinador destacou a justiça da vitória numa exibição à qual não deixou de apontar algumas falhas, mas que teve a atitude, a paixão, a entrega e a dedicação que quer ver sempre presentes, quer nos jogos, quer nos treinos.

O mar azul
“Tivemos um apoio fantástico dos adeptos, estamos a criar um verdadeiro mar azul e eles são verdadeiramente o nosso 12.º jogador. É muito importante sentirmos esse apoio, esta paixão que eles sentem pelo clube e isso transmite-se para dentro do grupo de trabalho, que também sente isso. Há uma coisa que posso prometer, podemos até empatar ou mesmo perder um jogo – espero que não – mas a atitude, a paixão, a entrega e a dedicação estarão sempre em campo.”

A justiça do resultado
“Foi uma vitória justa. Na primeira parte, em alguns momentos do jogo podíamos e devíamos ter circulado a bola de forma mais rápida, até para encontrar espaço perante o bloco médio/baixo do Estoril. Muitas vezes tivemos algumas dificuldades em encontrar um futebol mais de apoio e diversificar esse tipo de movimentos. Mas depois, com decorrer do jogo, com a nossa intensidade, a procura constante de condicionar o adversário, a forma como estamos vivos, presentes no jogo, surgiram naturalmente os outros golos.”

A ansiedade no primeiro jogo
“A pressão é sempre positiva. Naturalmente que os jogadores poderão sentir o início do campeonato, a necessidade de dar uma resposta igual à que foi dada na pré-época. Isso é natural e é algo que sabia que, com o jogo, se ia perdendo. É uma situação normal, não é só no FC Porto e no Estoril, em todas as equipas há essa ansiedade. É bom sinal, é sinal de que os jogadores ficam vivos, desconfiados do próprio adversário.”

A força do grupo
“Hoje ficaram jogadores de fora como o André André, o João Teixeira, o Sérgio Oliveira, o Indi, o Rafa, o Layún, que está doente. Todos eles, os que jogam e os que não jogam, fazem um FC Porto competitivo, com uma luta sã dentro do grupo de trabalho e penso que isso é o mais importante. Há alguma tristeza de alguns por não participarem, mas com as competições internas e com a Liga dos Campeões toda a gente vai ter oportunidade de jogar. O espírito solidário do grupo de trabalho também é uma das nossas forças.”

A lesão de Soares
“Será reavaliado amanhã. O departamento médico saberá mais em pormenor a gravidade da lesão. O que me foi passado pelo departamento médico, com quem estamos em total sintonia, é que ele estava a 100 por cento para o jogo, se não obviamente que eu não o teria utilizado. Foi o menos bom de um jogo muito positivo da nossa parte.”

A estreia oficial no Dragão
“Senti-me muito bem. Como disse na antevisão do jogo, é óbvio que estava emocionado por saber que ia ter a minha estreia como treinador principal num jogo oficial, mas hoje acordei completamente focado no jogo, no que tínhamos que fazer para ganhar.”

O FC Porto de Sérgio Conceição
“Tem a ver com uma ideia de jogo diferente, quero um FC Porto sempre com grande intensidade, com boa agressividade, a constante procura da bola, do golo, sempre de forma organizada e equilibrada também, que é importante, condicionando muito o jogo do adversário. Temos jogadores com essas características e tentamos ao máximo potenciar essa ideia de jogo. Não vai ser sempre assim, não vamos marcar sempre quatro golos, mas acho que desta forma estaremos mais perto de ganhar os três pontos.”
top... treinador à Porto e muita inteligência no discurso