Sérgio Conceição - Treinador

Sérgio Conceição

Sérgio Conceição

5.09

Estatísticas da Época - 2023/24


Dados completos de 2023/24

5.09 Performance da Época

Celsius

Tribuna Presidencial
10 Janeiro 2019
5,228
5,752
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Deco
Zeus disse:
Não diria que esse é "O" problema mas é um dos problemas e para confirmar isso basta ver como se sucede o primeiro golo do Braga no jogo de sábado, passe vertical para Soares que de costas para a baliza faz uma recepção muito ma que origina uma perda de bola e contra ataque do Braga que acaba em golo, as tais perdas de bola estúpidas que tanto se fala com a equipa organizada ofensivamente, mas aqui a ideia está lá passe vertical entre linhas mas se os jogadores não tem técnica suficiente para jogar de tal forma fica difícil fazer coisas diferentes.
O ano passado tinhamos o melhor de 2 mundos.. Aboubakar tinha a capacidade de recuar, segurar, tabelar com colegas, e depois tinhas Marega para o jogo em profundidade..
Médios/alas tinham sempre 2 opções, ou jogar apoiado com Abou ou meter na profundidade em Marega, este ano tens profundidade de Marega e de Soares tens apenas a raça e a capacidade de pressionar, não lhe vejo mais nenhuma qualidade sinceramente (mas é apenas minha opinião). Com estes 2 PL temos um jogo muito igual durante 90 min e isso facilita adversários.
 

JPA84

Tribuna Presidencial
19 Fevereiro 2018
12,272
9,909
Não quero criticar o SC porque nos trouxe muitas coisas que estavam arredadas do Porto nos últimos anos...
No entanto há uma diferença do ano passado para este que não percebo.. O ano passado sempre que jogávamos contra equipas mais fortes (lagartos, lampiões, Champions, não sei se em Braga tb mas penso que sim) íamos com 3 no meio campo: Danilo, Herrera, Sérgio Oliveira! Penso que mesmo no jogo da Luz que tínhamos que ganhar (e ganhamos) fomos em 4-3-3... E conseguíamos controlar melhor os jogos! Apesar de muitos se queixarem que éramos demasiado cautelosos (principalmente quando jogava o SO e não o Oliver)...
Este ano abandonamos completamente essa opção, principalmente na segunda metade da época! Porquê?
 
J

JAEP

Guest
Zeus disse:
Hmm... tens a certeza? ainda no comentário acima referi um lance de uma perda de bola e não foi por futebol direto, tens o lance do primeiro golo no jogo contra o slb no Dragão, tens outro lance em Roma que acaba em golo tb, as perdas de bola que falo são essas que arrasam qualquer equipa que está organizada ofensivamente. Às vezes a equipa tenta jogar apoiado e ve-se uma ideia mas quando os jogadores tomam más decisões...
Não é só o futebol direto como é óbvio, é também o enorme espaço que existe muitas vezes entre sectores. Como também lá está, é o enorme desiquilibrio constante no nosso meio campo em que basta um passe mal feito e a equipa fica logo numa sitação perigosa, contra o Benfica tanto na taça da liga como no campeonato os exemplos foram imensos disso mesmo. Uma coisa é jogar contra o Aves em que perdes uma bola, eles têm as linhas recuadas normalmente e a capacidade de contra ataque, ataque rapido é muito pouca, outra coisa é jogar contra o Benfica, ou Liverpool, e falhar passes.

Falhar passes é normal em todas as equipas do mundo, falhar passes e estar em constante descompensação posicional é tipico desta equipa do FC Porto neste tipo de jogos.

 

sangueazul

O Porto precisa de uma revolução
12 Julho 2016
6,869
10,874
Jogamos em direcção à baliza adversária, demasiadas vezes de forma lenta. Por isso, poucas vezes marcamos de contra-ataque, ao contrário dos corrupto, que fazem das transições rápidas a principal arma.
Outro problema, talvez o maior, é que deixamos de pressionar alto.
Reagimos à perda sem agressividade.
Às vezes podemos ver dois e mesmo três jogadores dos nossos a rodearem um adversário, que sai com a bola ou passa-a sem grandes problemas.
Teles não defende bem e agora Manafá ainda pior.
Fica-se com a sensação que não tem as mínimas regras básicas para estar lá atrás. Nesse sentido, não se entende que, passados estes meses na B, o João Pedro não seja já titular na equipa principal.
Aprendeu a defender e ataca à "João Pinto".
Depois é difícil entender a ansiedade que a equipa revela ao ter a bola.
Em situação de vantagem tangencial não conseguimos ter bola e controlar o jogo longe da nossa área.
Isso cansa a equipa e dá uma intranquilidade que deveria ser evitada.


 

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
10,000
4,180
Olimpo
JPA84 disse:
Não quero criticar o SC porque nos trouxe muitas coisas que estavam arredadas do Porto nos últimos anos...
No entanto há uma diferença do ano passado para este que não percebo.. O ano passado sempre que jogávamos contra equipas mais fortes (lagartos, lampiões, Champions, não sei se em Braga tb mas penso que sim) íamos com 3 no meio campo: Danilo, Herrera, Sérgio Oliveira! Penso que mesmo no jogo da Luz que tínhamos que ganhar (e ganhamos) fomos em 4-3-3... E conseguíamos controlar melhor os jogos! Apesar de muitos se queixarem que éramos demasiado cautelosos (principalmente quando jogava o SO e não o Oliver)...
Este ano abandonamos completamente essa opção, principalmente na segunda metade da época! Porquê?
Verdade seja dita no ano passado na Luz o Porto so ganhou verdadeiro ascendente no jogo quando passou a jogar em 442, o Porto nesse jogo ganhou-o a jogar em 442, o Derrotas ajudou à festa recuando a equipa a cada  substituição que fazia.
 

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
10,000
4,180
Olimpo
JAEP disse:
Não é só o futebol direto como é óbvio, é também o enorme espaço que existe muitas vezes entre sectores. Como também lá está, é o enorme desiquilibrio constante no nosso meio campo em que basta um passe mal feito e a equipa fica logo numa sitação perigosa, contra o Benfica tanto na taça da liga como no campeonato os exemplos foram imensos disso mesmo. Uma coisa é jogar contra o Aves em que perdes uma bola, eles têm as linhas recuadas normalmente e a capacidade de contra ataque, ataque rapido é muito pouca, outra coisa é jogar contra o Benfica, ou Liverpool, e falhar passes.

Falhar passes é normal em todas as equipas do mundo, falhar passes e estar em constante descompensação posicional é tipico desta equipa do FC Porto neste tipo de jogos.
A desorganização após perdas de bolas não acontece só com as equipas grandes tb acontece nos jogos contra os pequenos, quem não se lembra daqueles primeiros 30min contra o Portimonese este ano em casa? A transtransição defensiva é algo que o este Porto pode e deve melhorar mas não se deve de todo à questão do sistema tático.
 
J

JAEP

Guest
Celsius disse:
O ano passado tinhamos o melhor de 2 mundos.. Aboubakar tinha a capacidade de recuar, segurar, tabelar com colegas, e depois tinhas Marega para o jogo em profundidade..
Médios/alas tinham sempre 2 opções, ou jogar apoiado com Abou ou meter na profundidade em Marega, este ano tens profundidade de Marega e de Soares tens apenas a raça e a capacidade de pressionar, não lhe vejo mais nenhuma qualidade sinceramente (mas é apenas minha opinião). Com estes 2 PL temos um jogo muito igual durante 90 min e isso facilita adversários.
Com todo o respeito, mas que Aboubalar que quê?
O ano passado tivemos exatamente os mesmo problemas que este ano em muitos jogos.

Se todos os nossos problemas neste tipo de jogos fossem só um avançado saber segurar uma bola.

Aliás, SC e bem depois do jogo contra o Besiktas começou a pôr Marega a extremo direito para poder jogar com 3 médios na champions. A própria fase de grupos deste ano foi toda feitas com 3 médios.

 

Mágico Deco

Bancada lateral
31 Agosto 2012
921
671
JAEP disse:
Isso é uma falsa questão. Marega ainda está aqui porque o treinador o quis a todo custo manter. Se SC prefere Herrera a Oliver por alguma razão o é. E essa razão está na forma como ele quer a equipa a jogar.

Obviamente se o SC preferisse um futebol de posse, quem jogaria era Oliver, aliás até jogaria OLiver e Herrera, como também o Marega não teria nem metade da importância que têm.

Não estou a criticar o SC nisto atenção, agora não digam que jogamos este tipo de futebol porque não temos jogadores para jogar em posse. As equipas de Sérgio sempre jogaram assim, nunca foram equipas de privilegiar a posse.
O primeiro jogo do Sérgio tem o Marega no banco e como titulares Oliver, Brahimi e Corona.

Se fizermos uma sondagem hoje aqui no fórum, mais de 80% vota num 11 com Soares e Marega na frente. Que tipo de futebol querem jogar com estes jogadores?

Só podemos criticar o Sérgio por tentar explorar a profundidade quando lhe derem um Jackson ou um Falcao.

 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,195
23,948
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
JAEP disse:
Com todo o respeito, mas que Aboubalar que quê?
O ano passado tivemos exatamente os mesmo problemas que este ano em muitos jogos.

Se todos os nossos problemas neste tipo de jogos fossem só um avançado saber segurar uma bola.

Aliás, SC e bem depois do jogo contra o Besiktas começou a pôr Marega a extremo direito para poder jogar com 3 médios na champions. A própria fase de grupos deste ano foi toda feitas com 3 médios.
O problema não são os jogadores, ou melhor até são porque eles são perfeitos para o modelo. O problema são a falta de nuances do mesmo. Esta equipa não sabe baixar o ritmo de jogo trocando a bola, esta equipa não sabe fazer um jogo mais apoiado quando o jogo assim o exige. Esta equipa só se sente confortável em jogos partidos ou em meter bola no espaço para a gazela Marega correr. Não há plano B. Depois o treinador não sabe gerir a equipa e os jogos. Tem um jogador perfeito para mudar o chip táctico e eu nem sou grande fã dele (Otávio). Ontem poderia ter jogado com o André e o Otávio solto nas costas e apostar em 2 alas. Jogava em 4-2-3-1 e equilibrava mais a equipa. Jogando em 4-4-2 com um jogador que é um zero sem bola chamado Adrian Lopez e com um PL que é fraquinho para este nível, foi engolido.
 
J

JAEP

Guest
Mágico Deco disse:
Se fizermos uma sondagem hoje aqui no fórum, mais de 80% vota num 11 com Soares e Marega na frente. Que tipo de futebol querem jogar com estes jogadores?
Se fizeres uma sondagem num jogo contra o Liverpool de certeza que 80% do forum não te vai dizer para jogarem Soares e Marega na frente. Disso tenho eu a certeza. Agora se for contra um Feirense até eu peço essa equipa.


 

Mágico Deco

Bancada lateral
31 Agosto 2012
921
671
JAEP disse:
Se fizeres uma sondagem num jogo contra o Liverpool de certeza que 80% do forum não te vai dizer para jogarem Soares e Marega na frente. Disso tenho eu a certeza. Agora se for contra um Feirense até eu peço essa equipa.
Nesse caso, vamos ver se em Liverpool jogamos com Soares e Marega. Eu acho que não.
 

Ripas

Fodei-vos
6 Março 2019
20,790
35,690
Tenho vista para o Dragão.
Se contra o Pool entrarmos com o sistema habitual dos 2 médios desapoiados e distância enorme entre setores, oh boy...
Imaginem aquelas motas lançadas nos nossos espaços.

Tem tudo para acontecer algo escandaloso.
 

Mr.Ribeiro 46

Tribuna Presidencial
26 Julho 2016
6,868
4,191
Tem muito mérito naquilo que foi a nossa época passada.
Há muito tempo que não éramos campeões, ainda para mais a jogar com personalidade, garra e futebol bonito e a mostrar dominância nos jogos grandes.
Recuperou uns quantos jogadores que conseguiu valorizar e bem.
Nesta época, tem sido praticamente a antítese disso.
Jogador atrás de jogador a ser encostado, contentores de flops a entrar, o futebol tem sido uma trampa (jogos grandes nem se fala) e o plantel para o futuro não inspira grande confiança. Demasiado formatado para um tipo de jogo só.
 

joliveira

Bancada central
29 Fevereiro 2016
1,343
255
O que deu para ver ontem é que o plantel é limitado de opções e só tem 13/14 jogadores de qualidade (ou pelo menos que se empenham para isso). Já com o jogo contra o Leixões rodou-se a maioria da equipa e mais uma exibição miserável.
 

Miguel Barbosa

Tribuna
7 Outubro 2017
2,860
3,539
Continua a precisar de um senhor ponta de lança.
A equipa, a jogar mal, cria muitas oportunidades que os PLs falham e não podem.



 

Tunes

Tribuna Presidencial
4 Agosto 2016
7,461
1,489
Conquistas
5
  • Deco
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • Bobby Robson
joliveira disse:
O que deu para ver ontem é que o plantel é limitado de opções e só tem 13/14 jogadores de qualidade (ou pelo menos que se empenham para isso). Já com o jogo contra o Leixões rodou-se a maioria da equipa e mais uma exibição miserável.
O SC não pode pôr ao mesmo tempo adrian, Fernando e André Pereira, por exemplo...

Anda sempre com a conversa que escolhe o 11 que lhe dá mais garantias para ganhar e isso é uma treta do caraças.

Colocar brahimi, Soares, Fernando e adrian ontem nao era uma rotação mais inteligente?


E isto de dizer que a estratégia não conta... então não conta?



Estou com o SC. Mas também merece a crítica.
 

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
19,482
11,894
joliveira disse:
O que deu para ver ontem é que o plantel é limitado de opções e só tem 13/14 jogadores de qualidade (ou pelo menos que se empenham para isso). Já com o jogo contra o Leixões rodou-se a maioria da equipa e mais uma exibição miserável.
Termos 14 jogadores de jeito tem sido quase sempre a norma... tinhamos 14 jogadores de jeito em 2004 e até campeões europeus fomos...
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,264
4,911
Conquistas
1
  • Junho/18
Daikan disse:
Termos 14 jogadores de jeito tem sido quase sempre a norma... tinhamos 14 jogadores de jeito em 2004 e até campeões europeus fomos...
Até acho que temos mais que esses, o problema foram as muitas ausências esta época por uma razão ou outra, quando se tem quase sempre os jogadores disponiveis ter um plantel curto em jogadores de qualidade não faz grande diferença desde que dê para fazer um 11 e ter mais alguns jogadores decentes no banco.

Mas se começam a faltar jogadores em especial no mesmo sector (ataque) onde calha termos menos opções que outro (defesa), torna-se inevitável perder pontos, aqueles 2 meses das várias ausências, vão infelizmente provavelmente ser decisivos na contabilidade final.