Samu Aghehowa

Samu Omorodion 9

Samu Omorodion

5.63

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

5.63 Performance da Época
Jogos
45
Golos
25
Assistências
3
Amarelos
6
Vermelhos
1

bad_person

Tribuna
30 Junho 2020
2,529
4,899
Conquistas
3
Portugal
  • Pinto da Costa
  • Reinaldo Teles
Eu não contesto que seja esse o valor de mercado do jogador, contesto que o critério para valores tão acentuados sejam o do potencial, sem ter em consideração a qualidade.

Afirmei que o negócio era de risco elevado, porquanto a segunda volta do Samu foi medíocre. A continuar a jogar assim, o que eu duvido que aconteça, atenção, não valeria os tais 50 milhões que são o valor de mercado objetivo dele neste preciso momento.

Além disso, é de risco elevado por uma questão de expectativas dos adeptos. Tendo em consideração que agora custou 32M no total, os adeptos terão maior exigência.
Ah, claro, os “bons” são os Casper Tengstedt’s deste mundo — que chegam com pompa e circunstância, custam milhões, e depois mal levantam um dedo em campo. Esse sim, é o retrato da excelência do futebol moderno: os que chegam para os merdinhas lá de baixo, no FC Porto só jogam cepos, já se sabe.

Enquanto isso, Samu faz o que pode, joga, marca, sofre, e tem mais qualidade num dedo do que esses “craques”. Se queremos apostar no futuro, que seja em quem realmente mostra capacidade, não em cromos inflacionados que são comprados e revendidos em mendilhões.

Se é para ser crítico, que se seja com critério. Não depois de mamar um pacote de vinho de Pias. Porque andar a endeusar Tengstedts e Kokçus do Regime enquanto se esquece quem realmente tem talento, é um erro brutal.

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
1,027
1,968
O Samu Omorodion não vale 32 milhões de euros. Vejo gente a dizer que foi um excelente negócio, mas também vejo pessoal a afirmar que é um péssimo negócio.

Acho que não é uma coisa nem outra. É um negócio de risco, não muito elevado, mas de risco, pois nada nos garante que o Samu continue com as estatísticas deste ano.

Neste momento, é um jogador de 15 milhões de euros.
Como é que chegaste aos 15M?

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
37,175
28,360
Conquistas
1
O Samu Omorodion não vale 32 milhões de euros. Vejo gente a dizer que foi um excelente negócio, mas também vejo pessoal a afirmar que é um péssimo negócio.

Acho que não é uma coisa nem outra. É um negócio de risco, não muito elevado, mas de risco, pois nada nos garante que o Samu continue com as estatísticas deste ano.

Se for vendido por 40 milhões e der performance desportiva… não se pode falar num negócio ruinoso…

Se sair abaixo do montante de aquisição mais salários… já seria negócio mau…

• Like
Reações: radiohead

radiohead

Arquibancada
9 Julho 2025
219
242
Se for vendido por 40 milhões e der performance desportiva… não se pode falar num negócio ruinoso…

Se sair abaixo do montante de aquisição mais salários… já seria negócio mau…
Eu não acho que vá ser ruinoso. Considero que tem riscos, mas creio ser quase impossível que seja ruinoso.

• Like
Reações: Villas

radiohead

Arquibancada
9 Julho 2025
219
242
Ah, claro, os “bons” são os Casper Tengstedt’s deste mundo — que chegam com pompa e circunstância, custam milhões, e depois mal levantam um dedo em campo. Esse sim, é o retrato da excelência do futebol moderno: os que chegam para os merdinhas lá de baixo, no FC Porto só jogam cepos, já se sabe.

Enquanto isso, Samu faz o que pode, joga, marca, sofre, e tem mais qualidade num dedo do que esses “craques”. Se queremos apostar no futuro, que seja em quem realmente mostra capacidade, não em cromos inflacionados que são comprados e revendidos em mendilhões.

Se é para ser crítico, que se seja com critério. Não depois de mamar um pacote de vinho de Pias. Porque andar a endeusar Tengstedts e Kokçus do Regime enquanto se esquece quem realmente tem talento, é um erro brutal.
Espera aí, mas não é motivo de gozo recorrente - e bem - a política de transferências dos orcs? NUNCA chamei cepo ao Samu, nem me verás a fazê-lo. Não podes dizer o mesmo de muitos que agora estão aí indignados por considerar que a qualidade do rapaz não é condizente com o valor de 32M.

Ah, tem um pouquinho de respeito, pois acho que quem gosta de tintol é que não aceita bem opiniões alheias, por mais estúpidas que sejam. Também quem gosta de tintol costuma confundir as coisas, porque não sei onde referi os cepos dos lampiões neste fórum.

Panda Azul e Branco

Bancada central
14 Janeiro 2025
1,535
2,506

15M não será demais?
27 golos numa época, aos 20/21 anos, eu diria que anda mais por 1,5M... no máximo dos máximos... lol.

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
37,175
28,360
Conquistas
1
Espera aí, mas não é motivo de gozo recorrente - e bem - a política de transferências dos orcs? NUNCA chamei cepo ao Samu, nem me verás a fazê-lo. Não podes dizer o mesmo de muitos que agora estão aí indignados por considerar que a qualidade do rapaz não é condizente com o valor de 32M.

Ah, tem um pouquinho de respeito, pois acho que quem gosta de tintol é que não aceita bem opiniões alheias, por mais estúpidas que sejam. Também quem gosta de tintol costuma confundir as coisas, porque não sei onde referi os cepos dos lampiões neste fórum.
Contextualmente estamos num período que todos os jogadores do FCP da época passada são uma bosta e maus investimentos… e os reforços são todos Ronaldos…

radiohead

Arquibancada
9 Julho 2025
219
242
Como é que chegaste aos 15M?
Depois reconheci que era algo exagerado e aumentei para 20M.

Primeiro lugar: acho que o Porto não devia ter comprado o restante do passe nesta altura, porque tínhamos até 2026 para comprar o resto e nesta janela precisamos de contratar outros jogadores.

Segundo lugar: acho que para a realidade do FCP e do futebol português em geral, não são necessários jogadores acima dos 20 milhões. É a minha opinião, sujeita a críticas, claro. Não quer dizer que os jogadores não valham 20 milhões em vários casos, só não tenho como essenciais nesta altura.

Acho que não daria mais que 20 milhões pelo Samu nesta altura e considero que a qualidade também corresponde a esse valor. Também compreendo que o valor de mercado é muito maior, porquanto calculado com base no potencial dos jogadores. O que eu contesto é mesmo esse critério do potencial, que tenho como exagerado no futebol moderno, em detrimento da efetiva qualidade dos jogadores.

Acrescento que julgo que o Samu não deve nunca ser vendido abaixo dos 50 milhões. Melhor dizendo: agora com a questão dos 32M e vendo outras vendas do Porto, nunca abaixo dos 60 milhões / 65 milhões. Muita gente não entendeu isso, mas acho que o Porto deve ter uma perspectiva para contratar e outra para vender.

radiohead

Arquibancada
9 Julho 2025
219
242
15M não será demais?
27 golos numa época, aos 20/21 anos, eu diria que anda mais por 1,5M... no máximo dos máximos... lol.
Como foram feitos esses 27 golos? Como foram as prestações em campo do jogador? Quando foram feitos esses golos? Como têm sido as prestações recentes do jogador?

O Samu é um bom jogador, só acho que o valor de 32M corresponde ao seu potencial e não à sua qualidade. Se tivesse de apostar, diria que irá melhorar esta época e ter ainda melhores números.

PS: se é para imitar piadas de outros foristas, mais vale não comentar...

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
1,027
1,968

Primeiro lugar: acho que o Porto não devia ter comprado o restante do passe nesta altura, porque tínhamos até 2026 para comprar o resto e nesta janela precisamos de contratar outros jogadores.

Segundo lugar: acho que para a realidade do FCP e do futebol português em geral, não são necessários jogadores acima dos 20 milhões. É a minha opinião, sujeita a críticas, claro. Não quer dizer que os jogadores não valham 20 milhões em vários casos, só não tenho como essenciais nesta altura.

Acho que não daria mais que 20 milhões pelo Samu nesta altura e considero que a qualidade também corresponde a esse valor. Também compreendo que o valor de mercado é muito maior, porquanto calculado com base no potencial dos jogadores. O que eu contesto é mesmo esse critério do potencial, que tenho como exagerado no futebol moderno, em detrimento da efetiva qualidade dos jogadores.

Acrescento que julgo que o Samu não deve nunca ser vendido abaixo dos 50 milhões. Melhor dizendo: agora com a questão dos 32M e vendo outras vendas do Porto, nunca abaixo dos 60 milhões / 65 milhões. Muita gente não entendeu isso, mas acho que o Porto deve ter uma perspectiva para contratar e outra para vender.
Vais-me perdoar a insistência mas como chegaste aos 20M?

Panda Azul e Branco

Bancada central
14 Janeiro 2025
1,535
2,506
Como foram feitos esses 27 golos? Como foram as prestações em campo do jogador? Quando foram feitos esses golos? Como têm sido as prestações recentes do jogador?

O Samu é um bom jogador, só acho que o valor de 32M corresponde ao seu potencial e não à sua qualidade. Se tivesse de apostar, diria que irá melhorar esta época e ter ainda melhores números.

PS: se é para imitar piadas de outros foristas, mais vale não comentar...
Olha que o Transfermarkt, que não é portista, avalia-o em 50M, e a maior parte dos jogadores são vendidos por valores superiores ao seu valor de referência no Transfermarkt.
15M é um valor ridículo. Se ele na próxima época estiver toda a época ao nível que esteve na 1a metade da época que acabou, o Porto vende-o por 100M... sem espinhas.

Moradona

Bancada lateral
18 Maio 2025
852
2,639
O investimento no Samu faz total sentido pelo que o jogador demonstrou na temporada passada.

Basta uma análise minimamente racional à temporada passada. Estamos a falar de um jogador que teve uma primeira metade da época fulgurante aos 20 anos e que teve uma quebra de rendimento que foi provocada por uma quebra coletiva mais do que evidente. O FC Porto dos últimos jogos de Vítor Bruno e de Anselmi, era um FC Porto que criava muito pouco e que envolvia poucos jogadores no ataque, passou a estar quase totalmente dependente da criatividade de um miúdo de 17 anos. Se a quebra de rendimento do Samu não fosse consequência da quebra de rendimento coletiva, eu até entenderia as críticas.

Numa equipa grande minimamente bem treinada em Portugal, o Samu se não passar a barreira dos 30 golos só na Liga, vai andar lá perto.

• Like
Reações: Azul Escuro

radiohead

Arquibancada
9 Julho 2025
219
242
Olha que o Transfermarkt, que não é portista, avalia-o em 50M, e a maior parte dos jogadores são vendidos por valores superiores ao seu valor de referência no Transfermarkt.
15M é um valor ridículo. Se ele na próxima época estiver toda a época ao nível que esteve na 1a metade da época que acabou, o Porto vende-o por 100M... sem espinhas.
Outra vez, homem? Lê o que escrevo.

Eu não contesto o valor de mercado do Samu, eu contesto os critérios que são utilizados para chegar a esse valor de mercado no futebol atual, independentemente do jogador que seja.

E escrevi umas quatro vezes por aqui que o Samu só deve sair por 50 milhões, agora com esta compra do restante passe por 60/65.

Panda Azul e Branco

Bancada central
14 Janeiro 2025
1,535
2,506
Outra vez, homem? Lê o que escrevo.

Eu não contesto o valor de mercado do Samu, eu contesto os critérios que são utilizados para chegar a esse valor de mercado no futebol atual, independentemente do jogador que seja.

E escrevi umas quatro vezes por aqui que o Samu só deve sair por 50 milhões, agora com esta compra do restante passe por 60/65.
O Samu só deve sair por muito acima de 50M... ou até de 60/65M. Entre 80 e 100 estará bom.

nprc

Bancada lateral
13 Agosto 2019
833
1,802
Porto

Estás a cometer um erro de base; Achar que o FC Porto negoceia como quer, quando quer e melhor lhe aprover!

Não é assim que funciona!..

Onde ficam aí os interesses dos outros clubes com quem partilhamos passes e pontenciais interessados no atleta? E quão grande seria a perda de margem negocial do FC Porto numa real investida de um grande clube sobre Samu?

Vejo esta antecipação de compra do remanescente do seu passe como um misto de ganho de posição negocial da nossa parte e, possivelmente, alguma necessidade por parte do Atlético em garantir liquidez imediata.

E todas as negociações, no final, traduzem isto; Uma confluência de interesses de ambas as partes ao invés de cada entidade se entrincheirar nas suas vontades.

Se há riscos? Claro que há. O que importa perceber é se este investimento tem um elevado grau de retorno, desportivo e financeiro. E, ao dia de hoje, isso é razoável acreditar que sim. Ou seja, é uma decisão estratégica que faz sentido.

De resto, a consideração que se paga, hoje em dia, balurdios pelo potencial de um jogador, só correlaciona a inflação generalizada do mercado de transferências com o investimento financeiro no futebol a partir de outras latitudes do mundo para além da Europa.

E isso também pode estar subjacente à informação há dias passada pelo André que poderíamos estar perante o maior mercado de sempre!

Só quem anda muito distraído é que acharia que se faz uma renovação importante no plantel sem haver um investimento elevado.

• Like
Reações: Moreira

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
1,027
1,968
Contratação mais cara do FCP até à data, o Nico.
Resumindo, mandas um bitaite que nem sabes como justificar.
Então tu achas que um jovem com 21 anos, com mais de 30 participações para golo numa equipa que mal conseguia passar do meio campo, internacional pela melhor selecção do mundo (uma das melhores para quem vier já discutir o assunto) e que tinha e tem meia Europa à perna vale 15M€?