Têm índices de mobilidade e agilidade completamente diferentes. O Lukaku com a idade que mencionas, e sigo-o desde o Anderlecht, andava a torcer corpos a alta velocidade, sobretudo nos seus primeiros anos em Inglaterra em West Brom e Everton. O Samu tem uma estrutura muito mais retilínea e rígida que o Lukaku antigo. O Samu tem dificuldades em mudar de direção, baixar o ombro e explodir "angularmente", o Lukaku tinha, até começar a transformar-se numa parede, uma fluidez atlética completamente fora do comum, aliada a uma qualidade técnica fora do normal para alguém com aquele tamanho.Eu acho que não tem a ver com a cor, mas sim com o estilo. O Lukaku prometeu muito e muito cedo, mas foi no campeonato belga onde todos brilham. Depois só começou a mostrar consistência no Everton. O Samu no ano passado marcou 27 golos numa época horrível coletiva. O Lukaku só chegou a esses números (tudo bem, numa PL) para aí com com 23 anos e teve o auge na primeira passagem no Inter. O Samu tem dificuldades em colar a bola no pé (tem de treinar muito esta vertente), mas embalado tem uma técnica bem interessante. O problema é que falha na receção de bola e sofre muitas faltas que não marcam porque é grande. Se tivesse 1,80 marcavam as faltas todas.
O Samu tem imensas lacunas técnicas e alavanca a força de uma forma diferente. Também devo dizer que em termos de instinto finalizador vejo mais no Samu do que via e vejo no Lukaku por isso também não consigo traçar paralelo por aí. Dentro da área acho que o Samu trabalha de forma mais competente em termos de ataque a espaços de finalização, mas fora esse capítulo são dois jogadores com dinâmicas de ataque diferentes e universos técnicos diferentes.
E depois, como dizes, também é preciso ver que o Lukaku fez o que fez em enquadramentos competitivos completamente diferentes. Não podemos comparar os golos do Samu aos do Lukaku na Premier League, obviamente, mas chegará dizer que com 19/20 anos o Lukaku no seu primeiro ano efetivo em Inglaterra andava a fazer 1 contribuição para golo a cada 90min no WBA.