Que não se acelere nada. Não confio no discernimento do Samu... este miúdo quer tanto jogar que é menino para forçar a recuperação, que lhe ponham um travão! É para voltar apenas quando estiver a 100% e aos poucos.
Isto. Há dias vi um post de um fisioterapeuta de topo Brasileiro que, na sua teoria, explicava que a lesão do Rodrygo foi, provavelmente, porque não se respeitaram os protocolos de recuperação entre lesões que teve, que valores de força máxima deve ter para poder voltar a 100% e quanto tempo, em média, leva a que se chegue a esses valores.
Ele analisou todas as lesões que ele teve antes da rotura do LCA (a mesma lesão do Samu) e eu vi aquilo e lembrei-me das pequenas lesões que o Samu teve, foi muito parecido com o caso do Rodrygo.
Claro que ele não sabe muita coisa que os médicos do Real sabem e nem eu sei o que ele sabe no que toca a recuperação de lesões graves como estas mas vi aqueles slides que ele apresentou e parecia uma cópia do que se passou com o Samu.
Isto tudo para dizer que mais vale esperar um ou dois meses e ter o Samu a 100% do que arriscar que ele volte mais cedo e lesionar-se de novo e ficarmos com ele de fora na próxima época.
É que o Samu é pesado, apesar de grande parte do peso ser em músculo, mas os tendões nem sempre são proporcionalmente fortes e uma rotura do LCA é das piores lesões que se pode ter. Como agravante temos o facto do Samu ter alguma falta de confiança e é provável que não volte ao mesmo nível nos primeiros meses.
Lembrem-se que o Falcao nunca mais foi o mesmo jogador depois da mesma lesão. O Samu tem de recuperar a 100% (nem sei se isso é possível) antes de começar a competir a sério.