Carlos Queiroz é, provavelmente, o treinador mais injustiçado do burgo.Há várias coisas que tu disseste neste post que quero comentar.
A primeira é sobre o Carlos Queirós. Para mim é dos melhores treinadores portugueses de sempre. Um indivíduo que sabe muito de futebol, sabe como desenvolver jogadores, sabe dispor as equipas em campo... Portugal perde 1-0 com a Espanha, num 11 com 4 defesas centrais e Hugo Almeida a ponta de lança, contra uma Espanha que tinha no 11 titular Busquets, Xavi, Iniesta, Xabi Alonso, Fernando Torres, David Villa... e no banco gajos como o David Silva ou o Fabregas. Já Portugal tinha no banco gajos como o Duda, Rolando, Miguel, Liedson já manco... E depois a forma como o Queirós é afastado da seleção é vergonhosa. Leva um castigo por um filho da puta querer acordar a equipa às 6 ou 7 da manhã pelo segundo dia consecutivo para fazer exames anti doping, e o mal do Queirós foi defender os jogadores... E a Federação em vez de o defender e pedir a cabeça do Luís Horta num espeto, castiga o Queirós por mandar o Horta à puta que o pariu. Vergonha absoluta.
Sobre o Postiga. O Postiga é o exemplo do avançado moderno. Toda a gente elogiava muito (e com razão) o que o Firmino dava ao Liverpool, ele é o herdeiro futebolístico do Postiga. Certo que o Postiga tinha mais problemas de finalização, mas no final do dia, era com o Postiga na frente que o Nani e o Ronaldo mais rendiam, muito por culpa do trabalho que ele fazia. Era o melhor avançado que Portugal já teve? Claro que não. Mas naquele tempo, com o Ronaldo e o Nani no topo da carreira, era o melhor avançado que Portugal podia querer na minha opinião.
Por fim, não concordo que o Mundial seja mais exigente que um Euro. Olhando para um Mundial, pegas num Europeu, tiras uma série de boas equipas Europeias, juntas o Brasil e a Argentina, e tudo o resto são equipas de boas festas. Olhar para o Grupo onde caiu o Qatar é deprimente e em nenhum Europeu vias grupos tão maus. A única questão que tem de diferente um Mundial que eu acho mais problemática é as deslocações e o facto de se jogar em países bastante diferentes em termos climatéricos, onde às vezes existem problemas de adaptação. Ainda assim, nos últimos 4 Mundiais, tiveste Argentina, Brasil e Uruguai somente 1 vez nas meias finais cada um. Uruguai no Mundial da África do Sul e Argentina e Brasil no Mundial do Brasil. Quando confrontados com o clima típico europeu, as seleções sul-americanas são verbos de encher... Este ano o clima do Qatar até pode ser propício para Argentina e Brasil, mas olhando para o resto, estou ansioso por os jogos da Austrália, do Qatar ou do Senegal sem o Mané...
O homem que criou a geração de ouro. E mais do que ter pegado numa geração fantástica de jogadores e tê-los tornado bi campeões mundiais foi todo o projecto de formação que desenvolveu na Federação.
Foi a partir dele que passamos de ser um país que espera para um país que forma.
Organizou toda a federação, desde as camadas jovens até à principal. Projecto esse que dura até aos dias de hoje, apenas interrompido pela vigência do Sargentão de merda que de bola percebia cu.
Curiosamente, teve de voltar à selecção para recuperar o seu próprio trabalho.
Acho que o grande problema do Queiroz foi ter azar em ser do clube errado. Fosse benfiquista ou sportinguista e hoje estaria nas boas graças da imprensa.