Seleção A

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
10,417
4,047
35
Porto
Treinador de Bancada disse:
Porque não o André? Duvido que haja um melhor ponta de lança de nacionalidade portuguesa neste momento. Não é wishful thinking é a falta de qualidade reinante ao nível nacional nesta posição específica aliado a um jogador que tem todo o perfil de ser um avançado completo e com um grande futuro à frente. O André só necessita limar as arestas e aprimorar o seu jogo, neste momento é superior ao Éder. Se o critério de selecção  na equipa nacional fosse baseada na relação talento/mérito o André tinha a sua oportunidade a c.p.
Mas o que viste do André até agora foi num contexto de Juniores/Segunda divisão. É muito diferente mesmo. O mal está em quem não aposta nos miúdos ou na melhor das hipóteses quem não os empresta a equipas decentes e que possam realmente evoluir.

Só quando virmos o André num nível desses é que vemos realmente o valor dele.

ClaudioBaptista

Bancada central
11 Maio 2015
1,309
0
Roma disse:
Mas o que viste do André até agora foi num contexto de Juniores/Segunda divisão. É muito diferente mesmo. O mal está em quem não aposta nos miúdos ou na melhor das hipóteses quem não os empresta a equipas decentes e que possam realmente evoluir.

Só quando virmos o André num nível desses é que vemos realmente o valor dele.
é verdade....mas há alguns jogadores (não muitos) que têm capacidade para subir logo à equipa principal...

e acho que o André Silva pode ser um desses jogadores...se esta época continuar a marcar e se tiver uma boa evolução (porque ainda tem várias coisas a melhorar) acho que pode ser candidato à subida ( equipa principal) já para a próxima época.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,783
31,558
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Vejo as skills numa já competitiva 2ª Liga. A capacidade em atacar a profundidade sabendo também servir de pivot. Muita disponibilidade física não parando o jogo todo, força, técnica, jogo de cabeça, velocidade. Não é excelente a nada (talvez só na stamina e na resistência) provavelmente mas é bom a tudo (ponto fraco a falta de frieza na finalização) Dizes-me e bem que não foi testado ao mais alto nível mas eu respondo-te com uma pergunta, jogando com Bernardo, Nani e CR7 alguém acredita que em 22 internacionalizações o André não marcaria mais do que um golo? Olhem para o exemplo belga, não fizeram arrastar uma geração que não tinha nenhum talento de excelência, apostaram precocemente nos talentos que despontaram (Lukaku, Hazard, Origi e cia) e estão a colher os frutos.

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
10,417
4,047
35
Porto
ClaudioBaptista disse:
é verdade....mas há alguns jogadores (não muitos) que têm capacidade para subir logo à equipa principal...

e acho que o André Silva pode ser um desses jogadores...se esta época continuar a marcar e se tiver uma boa evolução (porque ainda tem várias coisas a melhorar) acho que pode ser candidato à subida ( equipa principal) já para a próxima época.
Claro que há. Mas só se forem para jogar regularmente. Para ficarem parados e jogarem de 10 em 10 jogos mais vale empresta-los. Por isso é que se tem que definir muito bem se um jogador jovem tem a capacidade para entrar numa equipa e ser opção regular e decisivo. Houve muitos que foram lançados "à pressa" e agora estão nos Chipres desta vida.. Não é fácil , é um trabalho que exige alguma ponderação e um forte acompanhamento.

Alves

Bancada central
21 Abril 2013
1,633
253
As outras selecções apostam em jovens porque esses jovens são titulares em clubes de top.

É óbvio que é muito difícil, mesmo extremamente improvável, que um jogador que jogue na II Liga ou num Arouca seja aposta para a selecção AA.

Se tens um gajo que jogue em Inglaterra ou na Alemanha, mesmo que tenha sido convocado muitas vezes e não tenha mostrado grande coisa, vai estar sempre à frente de um gajo sem experiência de futebol de top.

Se jogarem regularmente num bom clube, como o Bernardo Silva, com naturalidade serão aposta. Se o Cavaleiro jogar bem no Mónaco, mais tarde ou mais cedo vai encostar o Varela, mesmo que haja um gajo melhor que ele no Paços de Ferreira ou Belenenses. É assim que funciona.

Os Lukakus e Mitrovics desta vida aos 16/17 anos eram titulares no melhor clube do seu país. Assim é muito fácil para o seleccionador.

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,843
7,897
Eliseu, Danny e Éder.. Que pena que no nosso país não haja um lateral esquerdo que sempre o foi, Antunes, ou um PL que marque golos, André Silva..

Chegou a hora de se deixar de jogar à lá grego, regressando o Coentrão, espero que o Eliseu fique em casa e vá o Antunes para suplente, espero que o Danny saia de vez, visto que é o jogador que menos faz em relação ao tempo de jogo que lhe dão e a par do Éder, que fiquem os 2 em casa e se convoque os melhores PL portugueses, quanto mais não seja, que tenham pelo menos um golo, André Silva, 6 jogos, 8 golos, Éder, banco do Swansea.. Pouco me importa se a segunda liga é mais fácil, um está habituado ao banco o outro ao campo..

Mais, André Claro, numa equipa como o Setúbal, 3 jogos, 3 golos, Orlando Sá, 6 jogos, 1 golo e premeia-se o gajo que já recebeu o prémio da vida dele que é ganhar bem sem fazer muito? Prioridades..

RXavier10

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
13,563
5,772
killermartins disse:
Mais, André Claro, numa equipa como o Setúbal, 3 jogos, 3 golos, Orlando Sá, 6 jogos, 1 golo e premeia-se o gajo que já recebeu o prémio da vida dele que é ganhar bem sem fazer muito? Prioridades..
Também se é para ir buscar mais rasquido o melhor é deixar o Éder lol

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,843
7,897
RXavier10 disse:
Também se é para ir buscar mais rasquido o melhor é deixar o Éder lol
Eu prefiro experimentar, isto porque o Gonçalo não marcou ainda, logo podiam aparecer defensores do super Éder, arrumado pelo PL de Cabo Verde no ano passado..

Insistir nele e ter o André e o Gonçalo, é como ter o Odegaard e não o convocar porque nem a carta tem para chegar aos estágios.. Lá devem estar os melhores e se nós somos mancos na posição, se temos 2 de jeito, é para ir, ainda por cima quando são os 2 com idade sénior..

RXavier10

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
13,563
5,772
killermartins disse:
Eu prefiro experimentar, isto porque o Gonçalo não marcou ainda, logo podiam aparecer defensores do super Éder, arrumado pelo PL de Cabo Verde no ano passado..

Insistir nele e ter o André e o Gonçalo, é como ter o Odegaard e não o convocar porque nem a carta tem para chegar aos estágios.. Lá devem estar os melhores e se nós somos mancos na posição, se temos 2 de jeito, é para ir, ainda por cima quando são os 2 com idade sénior..
Eu não sou a favor de se insistir no Éder, mas se é para ir apostar noutros igualmente sem qualidade nem perspectiva de futuro, mais vale continuar a meter o ex-Braga.

E atenção que o Éder antes da lesão fez algumas épocas interessantes e houve muito boa gente a pedi-lo para o Porto. Não atingiu o que se esperava, não sei se foi pela lesão ou não, e neste momento não tem qualidade para ser titular. Mas não o comparem a um Orlando Sá ou quê. Aliás, o Nelson Oliveira é outro. Prometeu muito e nunca deu nada. Mas isso a culpa foi do Benfica e também dele. Tem tantos golos como o Éder na Selecção, sendo que o seu tento foi à fortíssima Selecção do Panamá.

Eu por mim já disse, acho que se devia ir chamando o Gonçalo ou o André, principalmente este último, de forma a tentar inseri-los num patamar competitivo superior e ver como se saem. Os amigáveis têm de servir para alguma coisa. Não digo uma aposta intensiva, mas dar-lhes um rebuçadinho aqui e ali.

Mas neste momento o melhor é mesmo continuar a apostar no 4-4-2. Não temos ponta-de-lança e se outrora tivemos Figo, Ronaldo, Simão, Nani e Quaresma, neste momento temos um Ronaldo que perdeu toda a magia, um Nani que estagnou e deixou de ser aquele jogador importante e ainda um Quaresma que nunca contou muito para o totobola, mas que surpreendentemente tem sido decisivo numa altura da carreira que já não é de maior fulgor.

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,843
7,897
O problema é que a Grécia não vai ao Euro e nós vamos fazer o papel deles, com uma seleção envelhecida, sem aposta em jogadores com futuro.. No fundo a Liga abre as equipas B e a seleção arruma com os jovens, João Mário e o André estiveram lá, mas os habituais Tiago e Moutinho estavam fora, Paulo Oliveira, porque o Bruno saiu..

O que eu acho é que a federação e a Liga deviam dar as mãos e criar um fundo em que qualquer clube profissional se pudesse inscrever e que tivesse benefícios monetários ou fiscais pela aposta no jogador português e no jovem português.. Na primeira Liga, só 3 clubes é que lutam pelo campeonato, se um Braga já vai tendo dinheiro, investe em estrangeiros, o resto, ao trazer camiões de brasileiros, leva a que se veja uma quantidade estúpida de tugas a emigrar com qualidade suficiente para cá ficar..

O João Silva, Orlando e Nélson são 3 exemplos de PL que em equipas tão boas como uma académica, tiveram sucesso lá fora, o Nélson não porque ainda não caiu tanto na carreira, mas num Rapid Viena seria titular e poderia dar goleador e o Rapid é melhor que quase todas as equipas da primeira Liga.. Se houvesse um incentivo a apostar nesses atletas, eles ficavam e quem sabe não podiam dar em aposta da seleção, afinal, fora o Pepe, jogamos com portugueses.. Em detrimento disso, Rabiola e Rafa Lopes, por exemplo é o que anda por cá, ou brasileiros que são kinder surpresa..

A Liga já está partida, há 3 clubes e depois há o resto que é uma liga há parte em que lutam para o seu campeonato que é a Liga Europa, esses se tivessem um plantel quase só de portugueses e de jovens formados cá, mesmo emprestados pelos grandes, será que diminuía a qualidade do campeonato? Eu acho que não, basta olhar para o Belenenses..

Mais, uma vez fizemos 1 ou 2 jogos com uma seleção B, porque acabou isso? Um país com 10/15 milhões de habitantes não pode esperar que o talento apareça nas árvores, tem de o trabalhar e fomentar a aposta no que há cá..

Por mim o Éder já tinha sido preterido, o Makukula também lá foi mas como se viu que não servia, acabou para ele e assim é que deve ser, se p Éder voltar a jogar bem e marcar golos, então que regresse..

RXavier10

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
13,563
5,772
killermartins disse:
O problema é que a Grécia não vai ao Euro e nós vamos fazer o papel deles, com uma seleção envelhecida, sem aposta em jogadores com futuro.. No fundo a Liga abre as equipas B e a seleção arruma com os jovens, João Mário e o André estiveram lá, mas os habituais Tiago e Moutinho estavam fora, Paulo Oliveira, porque o Bruno saiu..

O que eu acho é que a federação e a Liga deviam dar as mãos e criar um fundo em que qualquer clube profissional se pudesse inscrever e que tivesse benefícios monetários ou fiscais pela aposta no jogador português e no jovem português.. Na primeira Liga, só 3 clubes é que lutam pelo campeonato, se um Braga já vai tendo dinheiro, investe em estrangeiros, o resto, ao trazer camiões de brasileiros, leva a que se veja uma quantidade estúpida de tugas a emigrar com qualidade suficiente para cá ficar..

O João Silva, Orlando e Nélson são 3 exemplos de PL que em equipas tão boas como uma académica, tiveram sucesso lá fora, o Nélson não porque ainda não caiu tanto na carreira, mas num Rapid Viena seria titular e poderia dar goleador e o Rapid é melhor que quase todas as equipas da primeira Liga.. Se houvesse um incentivo a apostar nesses atletas, eles ficavam e quem sabe não podiam dar em aposta da seleção, afinal, fora o Pepe, jogamos com portugueses.. Em detrimento disso, Rabiola e Rafa Lopes, por exemplo é o que anda por cá, ou brasileiros que são kinder surpresa..

A Liga já está partida, há 3 clubes e depois há o resto que é uma liga há parte em que lutam para o seu campeonato que é a Liga Europa, esses se tivessem um plantel quase só de portugueses e de jovens formados cá, mesmo emprestados pelos grandes, será que diminuía a qualidade do campeonato? Eu acho que não, basta olhar para o Belenenses..

Mais, uma vez fizemos 1 ou 2 jogos com uma seleção B, porque acabou isso? Um país com 10/15 milhões de habitantes não pode esperar que o talento apareça nas árvores, tem de o trabalhar e fomentar a aposta no que há cá..

Por mim o Éder já tinha sido preterido, o Makukula também lá foi mas como se viu que não servia, acabou para ele e assim é que deve ser, se p Éder voltar a jogar bem e marcar golos, então que regresse..
A questão é que neste momento não há ninguém melhor que o Éder. E o próprio Éder não serve.

Eu não tenho problema nenhum que vá A, B ou C à Selecção, desde que tenha a mínima qualidade para ir. Agora falar no João Silva, Orlando Sá, Edinho... É tudo farinha do mesmo saco. É assim que eu vejo as coisas: tem qualidade para jogar no Porto ou noutro grande português? Então tem qualidade para ser convocado.

Quanto à questão da renovação, não acho que seja uma questão única e exclusivamente relacionada com a aposta no jogador português. Acho que foi mais uma questão de falta de qualidade. Só agora estão a surgir boas gerações de sub-21 e sub-20.

Olha aquela geração de sub-20 que perdeu o mundial para o Brasil na Colômbia. Os grandes destaques foram o Nelson, o Danilo e o Mika. Curiosamente têm os 3 um clube em comum, o Benfica. O Nelson andou de empréstimo em empréstimo e estagnou. O Mika foi para o Benfica e estagnou. Já o Danilo saiu do Benfica e foi ganhando o seu espaço, foi crescendo e hoje é titular do Porto e opção na Selecção AA. Muitos dos outros, foram e continuam a ser aposta dos clubes mas nunca deram nada, excepção feita para o Cedric, o Sérgio Oliveira e o Mário Rui.

Já em relação aos sub-20 deste ano, a maioria já jogava na Segunda Liga com regularidade. Depois tinhas o Rony opção no Lille, por exemplo. Mesmo nos sub-21 já tinhas vários a titular na Primeira Liga e em Ligas estrangeiras, em bons clubes. Ou seja, não me parece que seja uma questão de aposta. Porque neste momento, até com as equipas B, tem havido maior aposta, na minha opinião. Acho que foi, sobretudo, uma questão de falta de qualidade. Vamos ver onde estarão daqui a 3/4 anos jogadores como o William, o Bernardo, o João Mário, o André Silva, o Gelson ou o Rony.

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,843
7,897
Claro, mas eu quando digo esses nomes, digo por exemplo, se um tomane, faz uma boa época, aparece cá um Cluj e leva o rapaz por 1M, ele vai porque vai receber mais eo vitória não pode recusar 1M.. Em termos de carreira na seleção, é muito provável que acabe por aqui..

Por exemplo, o Antunes, foi para o Málaga por 1,25M, jogar numa equipa de meio da tabela que até o levou ao campeão ucraniano, por 6M.. Agora imaginemos que a federação dava benefícios fiscais a quem apostasse no Antunes, o Braga dispendia os mesmos 1,25M, pagaria menos impostos por contratar um atleta português e ele passava para uma equipa de liga Europa, se o Kiev o viesse buscar por 6M os impostos disso entravam em Portugal e não em Espanha, semear para colher.. Porque não cabe na cabeça de ninguém que o Eliseu que no Málaga ninguém conhecia, porque está nos orcs seja convocado apesar de ser um meco..

Por exemplo o Vieirinha, era a estrela do PAOK, mas nessa altura não ia à seleção e o Licá já jogou uns minutos nos AA, porque estava num grande, Josué, cá foi, Bursaspor, nem pensar em ser convocado, para ir o coxo do Danny com 32 anos, Tiago, vai, Castro, nem deve ser equacionado..

Eu acompanhado todos os torneios e jogos jovens que posso e sei o que temos para o futuro, tenho pena é que no presente não haja vontade de aproveitar o que há.. De que vale ter um Ronaldo se o resto da equipa não vale metade, eu acho que o melhor é pensar que o Ronaldo pode durar mais uns torneios porque as lendas duram sempre mais, mas ter como centrais, Pepe, Ricardo, Bruno e Fonte, é o mesmo que dizer que vamos jogar com a experiência para não perder e esperar que o Quaresma ou o Ronaldo vão resolvendo.. Depois do Euro, quando provavelmente 2 ou 3 destes 4 centrais estiverem reformados, mandamos 3 estreantes em torneios de seleções AA..

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,843
7,897
Em relação ao ter qualidade para jogar no NGC então pode ir para a seleção, se não tem não serve, também tem de se fazer um exercício de memória, o Danilo Pereira dos orcs, do Parma, Roda e Aris tinha qualidade para o NGC? Não, mas o do Marítimo sim, até mesmo qualidade para ir aos AA antes de assinar por nós..

O João Silva está de regresso e eu acredito apesar de não acreditar no treinador do paços, que pode melhorar e torna-se num bom PL da liga e a seu tempo num possível PL para ir pelo menos treinar na seleção.. O mesmo digo do Mário Rui, haja uma equipa que aposte nele e podemos ter um lateral esquerdo para uns anos, no Empoli ou em qualquer clube do meio da tabela da Série A, não voltaremos a ve-lo com as quinas ao peito..

Filipe Sá

Tribuna Presidencial
11 Julho 2012
5,630
4,929
PEdorido disse:
A generalidade dos adeptos do Porto:

- Convoca Tiago e Danny? Só mete velhos. Jogadores banais. Cedeu a meninos mimados. (O R. Carvalho é o único que se safa 'a onda crítica porque foi um dos nossos)

- Convoca jovens? Só mete gajos sem experiencia. O Tiago tem feito altas épocas no Atlético, nunca é convocado.

- Convoque quem convocar? Equipa do Mendes. Convocatória por encomenda.

Eu vou sempre apoiar a minha seleccao. Seja a do Mendes, do Barbosa, do Oliveira ou do Pimentel.

A desculpa da "isto nao é a seleccao é a equipa do Mendes e da FPF" é cómica e revela muito dos "inner fears" que por aqui existem. Freud teria uma boa explicacao para isso.

Estou feliz por termos ganho. :)
Er... Calma contigo.

Desde que cresci e fundamentalmente desde a temporada de Scolari, que perdi qualquer sentimento pela selecção Portuguesa.

São reacções naturais de quem ama um clube, uma região, uma cidade, que é constantemente mal tratada e esquecida desportivamente, e que durante o reinado do palhaço scolari, foi especialmente visado, com coisas simplesmente insultuosas.

Desde então - eu não tomei a decisão de não sentir nada - face ao que me "foi feito", sinto népias por aquela merda, salvaguardando o sucesso dos que jogam na minha equipa.

Tão simples quanto isso.
E isto é respeitável, sem boquitas de Freud's e merdas do género, que só são ditas atrás de um teclado, porque sem teclado pelo meio, correm-se riscos.

RXavier10

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
13,563
5,772
killermartins disse:
Em relação ao ter qualidade para jogar no NGC então pode ir para a seleção, se não tem não serve, também tem de se fazer um exercício de memória, o Danilo Pereira dos orcs, do Parma, Roda e Aris tinha qualidade para o NGC? Não, mas o do Marítimo sim, até mesmo qualidade para ir aos AA antes de assinar por nós..

O João Silva está de regresso e eu acredito apesar de não acreditar no treinador do paços, que pode melhorar e torna-se num bom PL da liga e a seu tempo num possível PL para ir pelo menos treinar na seleção.. O mesmo digo do Mário Rui, haja uma equipa que aposte nele e podemos ter um lateral esquerdo para uns anos, no Empoli ou em qualquer clube do meio da tabela da Série A, não voltaremos a ve-lo com as quinas ao peito..
Mas isso é uma coisa óbvia. O Danilo com aquela idade tinha potencial mas ainda não servia. Foi o terceiro melhor jogador do Mundial sub-20 na Colômbia. Por outro lado tens o Marco Matias, que foi o melhor marcador português do último campeonato e transferiu-se neste defeso para o Championship. Apesar da boa época que teve no Nacional, não tem, nunca teve e nem terá qualidade para ser sequer uma opção de banco no nosso clube.

O João Silva se chegar a um Braga, talvez possa vir a ser equacionado para a Selecção. Mas neste momento não me parece ter qualidade para tal. Penso que deu um passo maior que a perna no inicio da carreira. Talvez se tivesse ficado no Aves e tivesse subido progressivamente hoje teria outra carreira.

O Mário Rui, apesar de não o conhecer bem, gostei do que vi nesse mundial. Depois foi para Itália e nunca mais se ouvi falar nele até este ano em que se falou numa possível transferência para a Fiorentina ou o Milan, nem sei bem. Era bom para ele e sim, provavelmente entrava no radar da Selecção.

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,843
7,897
Entretanto, Orlando Sá faz um hat-trick, se continuar a fazer golos, por mim estava lá com o André Silva em Outubro e o Éder em casa sentado num banco que é o que ele tem feito bem..

Sergio7

Tribuna
2 Julho 2012
2,855
2,953
Conquistas
5
35
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
  • Ricardo Quaresma
  • Bobby Robson
killermartins disse:
Entretanto, Orlando Sá faz um hat-trick, se continuar a fazer golos, por mim estava lá com o André Silva em Outubro e o Éder em casa sentado num banco que é o que ele tem feito bem..
vamos ver se há coragem de convocar um jogador de um 2ªliga.
uma curiosidade, o Orlando Sá "roubou" a titularidade ao Robson-Kanu que é titular da selecção galesa ao lado do Gareth Bale!

killermartins

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
13,843
7,897
Sergio7 disse:
vamos ver se há coragem de convocar um jogador de um 2ªliga.
uma curiosidade, o Orlando Sá "roubou" a titularidade ao Robson-Kanu que é titular da selecção galesa ao lado do Gareth Bale!
Apesar de ter sido no Chipre e Polónia, nas últimas 2 épocas, o Orlando fez 60 jogos, 28 golos, o Éder 54 jogos, 18 golos.. O Orlando pode ter feito mais minutos e portanto a média por jogo pouco interessa, mas a verdade é que tem produzido bem e nunca teve hipótese, o Éder foi tendo e mesmo não funcionando, continua a ser aposta sem concorrência, isso eu não entendo..

RXavier10

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
13,563
5,772
Só acho engraçado é que o Postiga dava dez a zero a qualquer Orlando Sá desta vida e 90% dos portugueses não o queria na Selecção.