Mais uma vitória "moral" de Portugal. O de sempre...
Analisando o jogo, Portugal entrou de forma demasiado passiva e com demasiado respeito pela Alemanha. Na primeira parte, apesar de não ter grande inspiração, a Alemanha esteve sempre por cima no jogo e, nesta fase, se a Alemanha tivesse marcado, era uma punição justa para a forma conformista como Portugal estava a jogar. Com a bola Portugal era incapaz de ligar o jogo, o meio campo não funcionava ofensivamente e havia demasiado jogo directo. Mesmo assim, a grande oportunidade foi a bola à trave do Pepe. Não falo em sorte, o Pepe simplesmente foi incompetente no remate.
Na segunda parte, depois de uma oportunidade inicial da Alemanha, o jogo foi muito equilibrado, com sinal mais até para Portugal. Eu vi o jogo na ARD e o comentador referia isso mesmo, que a Alemanha tinha perdido o balanço ofensivo da primeira parte e Portugal estava mais forte e o jogo equilibrado. Foi mesmo numa fase da partida em que a própria Alemanha já estava algo conformada que marcaram... num lance bastante feliz. O de sempre com a Alemanha portanto. Depois Portugal surpreendeu-me, pois foram capazes de criar várias jogadas de perigo... o Varela entrou muito bem em jogo e com a entrada dele, também o Nani esteve em maior evidência. Obviamente que o resultado deixa um sabor amargo, porque Portugal teve mais oportunidades flagrantes, mas no geral, acabou por ser punido por ter tido demasiado respeito pelos Alemães, que pelo menos ontem, não mostraram ser superiores e com maior ambição, tudo poderia ter sido diferente.
O Paulo Bento também poderia ter colocado o Hugo Almeida em campo, é incompreensível que a perder 1-0, não arrisque tudo. Eu sei que o Hugo Almeida tem um karma extremamente negativo, mas era um corpo para tentar criar o caos na área
Eu não critico o Paulo Bento pela abordagem ao jogo, em termos de tentar ser sólido a defender e sair rápido para o contra-ataque, mas critico é a forma como se apostou nessa forma de jogar, como é que não conseguiu soltar mais o Nani e o Ronaldo, que estiveram sempre muito presos à linha. Aliás, nem sequer chegaram a trocar de lado. Provavelmente, o ideal ontem seria a utilização de mais um médio, jogando em 4-4-2. O Helder Postiga praticamente não esteve em jogo fruto dessa forma de jogar. Portugal precisa de tornar Nani e Ronaldo, jogadores que deambulem na frente, que venham ao meio campo buscar a bola e procurar desequilíbrios. Portugal não tem nenhum médio, tipo Deco que possa funcionar como ligação com eles e por isso um deles tem de ter mais preponderância nessa fase de construção e não podem simplesmente limitar-se a serem extremos. Têm de ser jogadores totais com liberdade total. O Nani em particular, tem evoluído nesse aspecto e não deveria ter estado tão escondido. Ontem quando isso aconteceu e ele veio mais para o meio, havia sempre a sensação de perigo. Quando Varela entrou, conseguiu sempre jogar a bola com grande qualidade e combinar bem, gostei bastante de ver... pergunto-me se não seria um boa opção contra a Holanda jogar com Varela-Ronaldo-Nani na frente... mas este sistema de jogo já deveria estar mais do que trabalhado. Se Portugal é incapaz de controlar a posse de bola - como aconteceu e talvez aconteça com os Holandeses - faz pouco sentido jogar com Postiga.
A Alemanha não fez um bom jogo - reconhecido pelos próprios - e venceu, que é o mais importante. É tudo no futebol. Portugal tem de esquecer este jogo e a suposta vitória moral o mais rápido possível. Contra a Dinamarca, para além de ser um jogo decisivo para tentar a qualificação, já não há margens para vitórias morais, portanto, logo se verá o que Portugal fará agora que terá que assumir o jogo desde o inicio.