#Basquetebol Seleção Nacional

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
21,521
4
http://www.fcporto.pt/pt/Pages/fc-porto.aspx

MIGUEL QUEIROZ E PEDRO PINTO CHAMADOS À SELEÇÃO
Basquetebolistas do FC Porto vão representar Portugal nos jogos frente a Chipre e a Luxemburgo

Miguel Queiroz e Pedro Pinto integram a convocatória da seleção nacional para a fase de pré-qualificação para o EuroBasket 2021. O poste e o base do FC Porto foram chamados para representar Portugal nos jogos frente a Chipre, fora, (23 de novembro, 17h00 de Portugal Continental) e a Luxemburgo (26 de novembro, 16h00).

O grupo de trabalho reúne-se no próximo domingo, na Costa da Caparica, e o estágio vai prolongar-se até 26 de novembro. Os treinos vão decorrer no Complexo Municipal de Desportos “Cidade de Almada”.
 

Blue

Bancada central
14 Julho 2015
2,034
855
Conquistas
4
  • Dale Dover
  • Alfredo Quintana
  • Lucho González
  • Hulk
Cláudio Fonseca... é assim que se vê o quão mau está o nosso basquetebol.

E a verdade é que não há muito melhor que ele.
 

Northside

Bancada central
16 Agosto 2017
1,375
696
Bases: Pedro Pinto (FC Porto), Nuno Oliveira (Benfica), Tomás Barroso (Benfica) e José Barbosa (Oliveirense).

Extremos: Henrique Piedade (Galitos Barreiro), José Silva (Benfica), Fábio Lima (CAB Madeira) e João Gomes (Aquila Trento, Itália).

Postes: Miguel Queiroz (FC Porto), João Guerreiro (Oliveirense), Cláudio Fonseca (Benfica) e Stefan Djukic (Quimper, França).
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
116,071
51,255
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Blue disse:
Cláudio Fonseca... é assim que se vê o quão mau está o nosso basquetebol.

E a verdade é que não há muito melhor que ele.
Não é de agora o problema no jogo interior, onde as soluções são de fraca qualidade e ainda vamos penar mais uns anos, sendo que para as posições 1,2 e 3 nunca foi um problema.

E mesmo o Cláudio Fonseca já foi bem melhor do que é actualmente, algo normal, até pelos problemas de saúde que tem.
 

Dragon Warrior

Arquibancada
30 Maio 2016
454
11
Esta convocatória é de rir.
Começa na posição 1. Então o Miguel Maria que tem sido o melhor 1 nacional neste início de época não vai? E o Pedro Pinto que tem sido o nosso pior 1 vai?
A 2 é incrível como o Nuno Oliveira vai.
Não percebo como o Monteiro não está e a cereja em cima do bolo são os postes. Cláudio Fonseca e Miguel Queiroz.
Assim vai o nosso basquetebol. É triste.
 

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
22,772
14,628
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Dragon Warrior disse:
Esta convocatória é de rir.
Começa na posição 1. Então o Miguel Maria que tem sido o melhor 1 nacional neste início de época não vai? E o Pedro Pinto que tem sido o nosso pior 1 vai?
A 2 é incrível como o Nuno Oliveira vai.
Não percebo como o Monteiro não está e a cereja em cima do bolo são os postes. Cláudio Fonseca e Miguel Queiroz.
Assim vai o nosso basquetebol. É triste.
Quais são as alternativas para poste? O Elvis?
 

Northside

Bancada central
16 Agosto 2017
1,375
696
Infelizmente não temos muitos mais seleccionáveis , nós jornaleiros,  mudamos sempre alguma coisa consoante o gosto pessoa de cada um , assim vai o basquetebol Português .
 

Pedrix77

Tribuna Presidencial
6 Outubro 2016
10,587
8,198
Porto
"FIBA EuroBasket 2021 Pre-Qualifiers | Resultado final

Chipre 69-67 Portugal

Portugal estreou-se com o pé esquerdo na fase de pré-qualificação para o EuroBasket 2021, ao perder frente ao Chipre, em Nicósia, por 69-67. A Seleção Nacional chegou ao intervalo a vencer por um ponto (41-42), mas uma má entrada na segunda parte permitiu aos cipriotas o conquistar de uma vantagem de dois dígitos. Os comandados por Mário Gomes reagiram nos dez minutos finais, com um parcial favorável de 16-7, e tiveram um lançamento para a vitória, mas a bola não caiu no cesto.
Beto Gomes (23pts, 11res, 1rb, 1dl) liderou o conjunto luso, bem secundado por Calu Fonseca (10pts, 3res), Nuno Oliveira (7pts, 2res, 2as, 3rb), Fábio Lima (6pts, 6res, 2as, 1rb) e Tomás Barroso Official (6pts, 1res, 3as). Portugal volta a entrar em campo no próximo domingo, 26 de Novembro (16 horas), em Almada, frente à congénere do Luxemburgo".

Fonte: Facebook da Federação Portuguesa de Basquetebol
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,698
1,057
Como quase sempre, esta selecção é o Betinho + 4 jogadores que atrapalham mais do que ajudam.
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Posto aqui pois nada existe para o basket feminino.Por achar bizarra a situação que envolve uma jogadora que nasce em Portugal e sempre jogou no mesmo não podia jogar por nosso país em virtude da FIBA.

Márcia Costa já pode representar a seleção e é reforço na qualificação para o Europeu'2019
Márcia Costa já pode representar a seleção e é reforço na qualificação para o Europeu'2019
PARTILHAR
NO FACEBOOK
Twitter
Email
Partilhar

Fotografia: Reprodução: Federação Portuguesa de Basquetebol

PARTILHAR
NO FACEBOOK
03 Fevereiro 2018 às 11:42
TÓPICOS
Basquetebol
Modalidades
Está ultrapassado o diferendo com a FIBA, que impedia a jogadora de representar Portugal.

A inclusão da extremo Márcia Costa é a grande novidade na seleção portuguesa de basquetebol, que inicia no domingo, na Quarteira, o estágio de preparação para a fase de qualificação para o Europeu de 2019.

RELACIONADOS
BASQUETEBOL
Seleção feminina de basquetebol concentra-se para preparar o Euro'2019
Após ter sido desbloqueada uma questão burocrática que se arrastava há vários anos, Márcia Costa pode, finalmente, jogar na seleção das quinas, constituindo um reforço de peso para Portugal, o país onde nasceu e sempre jogou.

"Estou mesmo muito satisfeita. Já não fazia parte das minhas expetativas integrar a seleção, porque pensava que isso já não era possível. Agora estou em pé de igualdade com as minhas colegas e quero contribuir para o sucesso da nossa seleção", disse a basquetebolista do GDESSA Barreiro, em declarações ao síte da Federação Portuguesa de Basquetebol.

O selecionador Ricardo Vasconcelos passará a contar com uma das melhores jogadoras da Liga feminina, MVP da final da última temporada e que acabou por ser decisiva no título conquistado pelo conjunto do Barreiro.

"Acredito, acima de tudo, que se trata de uma grande vitória do basquetebol português. Durante os últimos seis anos, foram várias as pessoas com quem tentámos resolver estas questões no seio da Federação Internacional (FIBA)", sublinhou o selecionador nacional.

Segundo Ricardo Vasconcelos, esta é, "do ponto de vista desportivo, uma excelente notícia".

"Não tenho dúvidas de que a capacidade física, o caráter e a ética de trabalho da Márcia serão uma mais valia para o nosso grupo", frisou o selecionador luso.

Atual quarto e último classificado do Grupo D de qualificação, com dois pontos - a série é liderada pela Grécia, com quatro -, Portugal anseia aproveitar a 'janela' de fevereiro para se manter na corrida pelo apuramento para a fase final, que ainda é possível.

Neste quadro, a seleção nacional defronta no dia 10 a Inglaterra, em partida agendada para as 21h00, no Pavilhão Desportivo Municipal de Loulé, voando logo de seguida para a Grécia, onde irá enfrentar a forte seleção helénica, no dia 14, pelas 15h00 em Lisboa, na cidade de Chalkida.

Nos dois jogos já realizados no Grupo D, Portugal perdeu, em Almada, com a Grécia por 66-60, tendo saído novamente derrotado perante Israel, em Telavive, por 59-56.

A campanha de qualificação só termina em setembro, com Portugal a defrontar Israel (dia 17) e a Inglaterra (dia 21).

Para a fase final do Europeu de 2019, que se realiza em agosto, na Sérvia e Letónia, qualificam-se os primeiros classificados de cada um dos oito grupos, além dos seis melhores segundos posicionados, num total de 16 finalistas, incluindo a Sérvia e Letónia como países organizadores.

Lista das 14 basquetebolistas convocadas pelo selecionador Ricardo Vasconcelos para o estágio que antecede os jogos com a Inglaterra e a Grécia:

Bases: Catarina Neves (Benfica), Inês Viana (CAB Madeira), Michelle Brandão (Lokomotiv Trutnov/Che) e Maria João Correia (Valência Basket/Esp).

Extremos: Márcia Costa (GDESSA Barreiro), Carolina Escórcio (Quinta dos Lombos), Josephine Filipe (Quinta dos Lombos), Daniela Domingues (AD Vagos), Marcy Gonçalves (CAB Madeira) e Rosinha Rosário (CAB Madeira).

Postes: Emília Ferreira (GDESSA Barreiro), Lavínia da Silva (Cestistica Spezzina/Ita), Sofia da Silva (Campus Promete/Esp) e Luiana Livulo (Campus Promete/Esp).

 

cccmonteiro

"No futebol, o pior cego é o que só vê a bola."
3 Junho 2014
31,174
31,142
51
Moimenta do Douro
Morais disse:
Posto aqui pois nada existe para o basket feminino.Por achar bizarra a situação que envolve uma jogadora que nasce em Portugal e sempre jogou no mesmo não podia jogar por nosso país em virtude da FIBA.
Pode ter nascido em Portugal mas não ter nacionalidade Portuguesa... Se os pais forem estrangeiros (ou terem passaporte estrangeiro) podem registar o filho com a nacionalidade do país de origem e não terem a nacionalidade Portuguesa.

Pode parecer estranho mas conheço outros casos semelhantes. A FIBA não pode se sobrepor à lei nacional...
 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
cccmonteiro disse:
Pode ter nascido em Portugal mas não ter nacionalidade Portuguesa... Se os pais forem estrangeiros (ou terem passaporte estrangeiro) podem registar o filho com a nacionalidade do país de origem e não terem a nacionalidade Portuguesa.

Pode parecer estranho mas conheço outros casos semelhantes. A FIBA não pode se sobrepor à lei nacional...
Eu sei disso contudo pelo menos era assim a pessoa ao atingir 18 anos poderia requerer a nacionalidade portuguesa,pelo que li aí levou anos,por isso achei algo estranho.

P.S.Tive um caso desses em minha família.
 

cccmonteiro

"No futebol, o pior cego é o que só vê a bola."
3 Junho 2014
31,174
31,142
51
Moimenta do Douro
Morais disse:
Eu sei disso contudo pelo menos era assim a pessoa ao atingir 18 anos poderia requerer a nacionalidade portuguesa,pelo que li aí levou anos,por isso achei algo estranho.

P.S.Tive um caso desses em minha família.
Eu não sei a história completa em relação Márcia Costa...

Para ela achar que não poderia jogar por Portugal é porque deve ter jogado por outra selecção anteriormente (escalões jovens talvez?). Nesses casos a FIBA tem que analisar caso a caso para dar o ok para representar o novo país.