Seninho (1949-2020)

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
14,302
25,768


Faleceu Seninho, o herói de Manchester, aos 71 anos

Estava internado no Hospital de S. João, no Porto.

Faleceu Seninho, o extremo direito que ficou conhecido pela velocidade que impressionou até o Cosmos, de Pelé.

Arsénio Rodrigues Jardim, mais conhecido por Seninho, estava internado no Hospital de S. João, no Porto. Tinha 71 anos.

Nos 275 jogos que realizou na carreira, 150 dos quais ao serviço do FC Porto, o mais marcante foi diante do Manchester United. Na Taça das Taças de 1977/78, os dragões foram a Old Trafford defender a vantagem de quatro golos sem resposta conquistada no Estádio das Antas.

Os red devils marcaram cinco golos, mas não foram suficientes, porque o veloz avançado Seninho bisou na partida. Recordar Seninho é, inevitavelmente, recordar essa noite.

Nas bancadas estavam observadores do New York Cosmos, equipa que na altura contava com a lenda Pelé. Ficaram impressionados com o jogador dos azuis e brancos e avançaram para a contratação, a troco de 20 mil contos.

 

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
17,127
3,065
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas


Faleceu Seninho, o herói de Manchester, aos 71 anos

Estava internado no Hospital de S. João, no Porto.

Faleceu Seninho, o extremo direito que ficou conhecido pela velocidade que impressionou até o Cosmos, de Pelé.

Arsénio Rodrigues Jardim, mais conhecido por Seninho, estava internado no Hospital de S. João, no Porto. Tinha 71 anos.

Nos 275 jogos que realizou na carreira, 150 dos quais ao serviço do FC Porto, o mais marcante foi diante do Manchester United. Na Taça das Taças de 1977/78, os dragões foram a Old Trafford defender a vantagem de quatro golos sem resposta conquistada no Estádio das Antas.

Os red devils marcaram cinco golos, mas não foram suficientes, porque o veloz avançado Seninho bisou na partida. Recordar Seninho é, inevitavelmente, recordar essa noite.

Nas bancadas estavam observadores do New York Cosmos, equipa que na altura contava com a lenda Pelé. Ficaram impressionados com o jogador dos azuis e brancos e avançaram para a contratação, a troco de 20 mil contos.

Jogador da minha adolescência que tanto admirava pro sua velocidade e dribles ,o avançado desbloqueador de retrancas emfim é o ciclo da vida,Que descanse em paz.
 

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
14,017
14,753
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
Nunca o vi jogar, sempre ouvi falar dessa exibição em Manchester, ficará para sempre na nossa história.

Que descanse em paz.
 
  • Like
Reações: Moreira

incrivelhulk

Tribuna Presidencial
2 Março 2020
20,290
43,477
Conquistas
6
  • Novembro/20
  • Campeão Nacional 19/20
Não o vi jogar mas o meu avô sempre me fala desse jogo contra o Manchester e como foi importante o Seninho. Que a sua alma descanse em paz e muita força à sua familia nesta hora tão difícil.
 
  • Like
Reações: Moreira

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
17,127
3,065
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Partiu um dos melhores jogadores do NGC segundo o meu Pai.
Nunca o vi jogar.
Descansa em paz.
E,não fosse o facto dele ter ido para o Cosmos ele teria com toda a certeza ainda mais história em nosso clube,curiosamente quando o Cosmos enviou um olheiro para observar nossa equipa na época o alvo era o Oliveira mas aquela exibição portentosa em Old Trafford acabou sendo ele o escolhido e essa noite claramente o marcou mas ele foi bastante mais que somente isso.
Ele veio parar no Porto fruto daquela equipa vitoriosa do Moxico (hoje Bravos do Maui)onde vários de nossos jogadores cumpriam serviço militar, um jogador moderno forte ,alto.habilidoso ,extremamente rápido e com bom poder de fazer golos,fez sua época e claramente é um jogador que faz parte de nossa galeria de imortais.Vi tantos dele que perdi a conta.
 

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
46
Porto
Com 42 anos, não me lembro de o ver jogar.
Mas na minha infância, era um dos jogadores que mais ouvia da boca dos mais velhos. Foi o ídolo de uma geração.
Até tenho um primo que a alcunha dele no futebol é Seninho...
Até sempre campeão!
 
  • Like
Reações: Moreira

Dragao_man

Tribuna Presidencial
1 Março 2007
9,803
5,097
Conquistas
24
32
Maia
  • Madjer
  • Jardel
  • Deco
  • Hulk
Sempre triste um dos nossos partir :cry:

Deixo aqui um facto curioso da sua carreira: o regresso de Seninho às Antas com a camisola dos New York Cosmos
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,337
20,768
Gaia
Vi o Seninho jogar e falei com ele algumas vezes, mais quando veio dos States e andava em miramar a passear ou na Praia da Sãozinha. Pessoa educada e simpatica. Jogador fabuloso.

Nos dias de hoje o Seninho andaria na Premier Ligue, era rapidissimo e desconcertante driblador.
Quando regressou de Angola era utilizado por Pedroto como arma secreta e era um abre latas e esburacava as defesas. Fulcral no título de 78, nesse ano em Braga sofremos como caes a perder 1-0 a 12 minutos do fim ele entra e faz jogadas para inverter em 1-2.

Quando critico as equipas atuais do Porto, é facil de perceber habituei me a ver Seninho, Oliveira, Gomes, Cubillas, Flavio, etc.

RIP Seninho.
 
Última edição:

JORGE ARAUJO

Tribuna Presidencial
6 Setembro 2006
8,732
3,278
Conquistas
6
Braga/Viana do Castelo,1976
  • Domingos
  • Vítor Baia
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
Eu nunca vi o Seninho jogar,mas qualquer portista orgulhoso tem que conhecer e relembrar a épica eliminatória com o Man United na qual o Seninho foi decisivo.
É sempre triste quando alguém parte,e o Seninho não era velho,mas a vida é o que é e chegou a hora dele.

Que descanse em paz pois a sua memória perdurará para sempre na lembrança do Portistas.
 
  • Like
Reações: Moreira

Pedro Martins

Bancada lateral
5 Setembro 2015
637
174
Grande Seninho, que descanse em paz. Nunca me esquecerei deste extremo direito meteoro que arrasava defesas pela sua velocidade e técnica. Na minha equipa de sempre do FC Porto surge apenas como suplente porque para o colocar teria de retirar António Oliveira.
Além de tudo era um portista. Obrigado por tudo, Seninho.
 
grandeporto

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,337
20,768
Gaia
Falta dizer uma coisa que já aqui tinha dito e hoje o FJM lembrou muito bem.
O Seninho nos anos 70 antes do 25 de Abril sofreu a deportação para Angola, e não foi o único.
No FC do Moxico de Angola jogaram Seninho e Chico Gordo ambos grandes esperanças do futebol Portugues de entao, mas como eram dois jovens de grande valor do FC do Porto o regime fascista tratou de defender o clube do regime e mandaram os dois cumprir mais de dois anos de serviço militar em Angola, coisa nunca vista pelos meninos de lisboa.
Quem do benfica foi fazer serviço militar a Angola, Guiné ou Moçambique? Eusébio? Simoes?
O regime sempre trabalhou bem com o Poder pulhitico.

Estas INJUSTIÇAS fizeram nos crescer de tal maneira que passados dez de Manhcester vencemos a TC europeus em Viena.

Viva Seninho e o FC do Porto.
 
Última edição:

Kelvin87

Tribuna Presidencial
7 Maio 2007
22,355
873
Tinha uma velocidade incrível e uma finta em aceleração que deixava qualquer adversário pregado ao chão.
Era um pouco a arma secreta do Pedroto.

Descansa em Paz!
 
  • Like
Reações: Moreira

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
17,127
3,065
Conquistas
2
57
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Nisto tudo até estou surpreso com o destaque dado pela Bolha ao seu falecimento só isso diz bem o que representou ele em sua época.Realmente fiquei surpreso com o destaque dado e nem preciso falar muito mais que isso,
 
  • Like
Reações: Moreira