Votei no RIR e votarei no RIR no próximo domingo. E passo a explicar o porquê:
Eu sou e sempre fui centro-esquerda. E o PS é o partido que se enquadra nos meus ideais políticos. Contudo, não me revejo no PNS. Acho-o demasiado à esquerda. Muito próximo do BE e isso não vai ao encontro do que eu acho que deve ser o caminho que o país deve tomar.
Além disso, nunca perdoei o caldinho que o Costa, PNS e Duarte Cordeiro fizeram ao Seguro.
O PSD podia ser uma opção. Afinal de contas representam a centro-direita que não difere muito da centro-esquerda. Partidos com uma matriz moderada, centrista. Contudo, toda esta história da Spinumviva deixa-me com o pé atrás até porque, sendo eu próximo do executivo camarário de Espinho, tenho ouvido coisas que não me agradam nada.
IL era uma possibilidade até porque acho um partido bastante interessante pois colmata uma lacuna que existia no nosso espectro político: a direita liberal. No entanto, algumas propostas de privatização não me agradam muito.
Partidos extremistas como o Chega, BE e PCP nem sequer são opção. Têm direito a existir numa democracia mas não representam em nenhum momento os ideais democráticos.
Dito isto: porquê o RIR?
Essencialmente, porque sendo eu do Distrito do Porto tenho oportunidade de eleger o Tino de Rans.
Ao contrário da imagem que pintam do Vitorino, acho-o uma pessoa mais do que capaz para assumir o cargo de deputado e assume o papel do português comum do interior do país. Alguém que subiu a pulso, pela força do trabalho. Nunca viveu da política e nunca teve vergonha de assumir aquilo que é.
Ao contrário dos seus pares, se o Tino não for eleito não irá trabalhar numa empresa qualquer onde o partido tem voto na matéria na segunda feira após eleições. Vai buscar o casaco verde grosso ao estaleiro e vai calcetar ruas.
Numa altura em que a política está tão polarizada por pessoas que não fazem a mínima ideia do que é a vida do comum português, o Tino traria alguma humanidade a um parlamento que urge por tal. Eleger o Tino é eleger um de nós. Alguém que sabe o que é e quanto custa a vida.
Espero, honestamente, que consiga convencer alguns de vós. Nomeadamente os que vão votar no círculo eleitoral do Porto e que podem ajudar a eleger o grande Vitorino.