Tommy Docherty

H

hast

Guest
Foi mais um treinador conceituado que não conseguiu terminar com o jejum do FC Porto durante os difíceis anos da década de 60 e de grande parte da década de 70. O escocês Tommy Docherty chegou ao FC Porto na época 1970/71 mas só permaneceu no posto até à 25ª jornada sendo depois substituído por António Teixeira.
“The Doc”, alcunha que o tornou famoso no futebol, nasceu em Glasgow a 24 de Agosto de 1928. Docherty iniciou a carreira de jogador profissional ao serviço do Celtic em 1947, mas foi no Preston North End que obteve maior reconhecimento acabando mais tarde por chegar ao Arsenal (1958) e ao Chelsea (1961) onde iniciou a carreira de treinador. Foi no Chelsea que se tornou um treinador conceituado ao ponto da sua equipa na altura ter sido apelidada de \"Docherty\'s Diamonds\". Antes de chegar ao FC Porto ainda orientou o Queens Park Rangers e o Aston Villa. Apesar da experiência em Portugal não ter corrido bem, Docherty mantinha o seu prestígio intocável e foi com naturalidade que foi nomeado seleccionador escocês em 1972. Mas pouco tempo depois, não resistiu ao convite do histórico Manchester United e acabou por orientar o clube de Old Trafford durante cinco épocas. Terminaría a carreira de treinador ao serviço do Altrincham FC em 1988.
Recentemente, aquando da visita do FC Porto a Londres para defrontar o Chelsea, Tommy Docherty comentou a um canal de TV inglês: “a minha experiência no futebol português foi formidável. Devo dizer que adorei o clube, a cidade e as pessoas. Não esqueço os nomes dos meus jogadores nem esqueço o talento que tinham. O FC Porto de hoje é totalmente diferente do meu FC Porto. Cresceu e é hoje um clube fantástico.\"
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
22,931
12,480
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Recordo bem o Docherty. Era eu um jovem de 17 anos e ele tinha 42 anos (por esta foto acima veio-me logo à lembrança) - foi uma época muito má no futebol que já vinha de trás. Foi embora no ano que chegou o Dale Dover ao Basquetebol do nosso Clube. Como o tempo passa depressa...
 
  • Like
Reações: Um Portista

Edgar Siska

Não há derrotas, quando é firme o passo
9 Julho 2016
62,969
104,551
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Que descanse em paz. O FC Porto em que este conceituado treinador passou conseguiu anos mais tarde libertar-se das amarras que o constrangiam...e que ainda hoje o tentam aprisionar.
 

Kelvin87

Tribuna Presidencial
7 Maio 2007
22,355
873
31 de Janeiro de 1971!
Faz hoje 50 anos que este Senhor escocês deu um grande banho ao inglês Jimmy Hagan, no estádio das Antas.

FC Porto 4-0 Corrupção

Lemos, um puto de 20 anos, vindo de Angola, do FC Lobito, fez história nessa tarde solarenga.