Isso nao é verdade, lembro me de Lisandro por exemplo... nunca tivemos tantos anos sem um pdl de referência, desde que saiu Jackson, em 2015 se nao estou em erro, tivemos apenas avançados medianos a roçar o amador.
Taremi tem os seus momentos, Evanilson é inconstante. Mas duvido que cheguem ao nível do que já tivemos com resultados imediatos, Falcão chegou e destacou-se logo tal como Lisandro, Jackson fez uma epoca de estreia brilhante e manteu o nível até ser vendido.
Sim, mas talvez eu me expliquei mal.
Não queria dizer que com avançados medianos ganhavamos fácil o campeonato, disse que, com a equipa atual parece-me que o maior problema não é, de perto, o centro do ataque.
Temos laterais mediano-fracos, não temos um creativo no meio (não estou a contar com o Otávio, que anda noutras paranças no campo) e falta um extremo esquerdo bom.
Nos últimos 20/25 anos, se tirares Jardel, Lisandro, Falcao e Jackson todos os outros eram piores que o Taremi ou Evanilson, ou, pelo menos, estavam no mesmo nível.
O Aboubakar era o que mais se aproximava mas estava sempre lesionado e teve muitas fases de seca e em alguns (poucos) dias o Marega lembrava-se em jogar bem, mas bons dias todos os jogadores têm.
Tivemos épocas com Adriano, Farias, Pena, Tiquinho e até o McCarthy em baixo de forma, todos eles inferiores, na minha opinião, ao trio que temos atualmente.
O Evanilson tem muita mergem de progressão, o Taremi também pode melhorar e o Tony, se ganhar confiança pode ser uma grande ajuda.
Nenhum deles é de topo do que já tivemos, nem lá perto, mas é uma tripla melhor do que a que mencionei no parágrafo acima, e nem mencionei os colegas de ataque porque eram fracos demais.
O problema é que para se marcar golos a bola tem de chegar à frente, e se isso não acontece, nada feito.
Pelo meio temos o Otávio, nas alas o Pepê e às vezes o João Mário.
De resto é para esquecer, o Zaidu não sabe centrar nem é bom a atacar, sem Vitinha ou Fábio Vieira fica tudo muito mais difícil pelo meio.
Ainda me custa a acreditar que vendemos ambos na mesma época.