"Trading" e afins

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,719
25,545
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Por curiosidade: achas que vale a pena investir em alojamento local na cidade do Porto?
A minha área é o marketing digital e o e-commerce mas gostava de investir em algo diferente.
Tenho pensado em comprar um apartamento (T1 ou T2 no máximo), fazer uns pequenos ajustes e arrendar para turismo. Já ouvi várias versões (que vale a pena e / ou não vale a pena) e estou com um algum receio de investir num elefante branco.
Também sei que o turismo tem crescido bastante mas como vimos a COVID19 as coisas mudam de um momento para outro.
Valer vale. O problema é se tens bases para esse investimento inicial. Bases sólidas :)
 
  • Like
Reações: danielsousa94

danielsousa94

Tribuna Presidencial
9 Junho 2018
6,774
14,866
Conquistas
4
29
Vila Nova de Gaia
  • Kelvin
  • Alfredo Quintana
  • Paulinho Santos
  • Hulk
Boas.
O meu alojamento é no Algarve , e ai vale sempre a pena 😁 .
Eu acho que comprar propriedade é sempre um bom investimento com baixo risco , se bem que aqui em baixo nesta altura o preço das casas anda louco.
Além disso o iva de alojamento local é só 6% , muito menos do que os 23% de um bar por exemplo.
Eu no teu lugar , comprava , renovava e alugava como Alojamento local , senão correr bem , vendes a casa por mais do que conpraste , visto que está renovada.
Risco minimo e proveito financeiro substancial.

Ps: durante o covid , o alojamento continuou a faturar e bem, para álem de que recebi apoios.
Obrigado pela dica :)
Tenho de aperfeiçoar a ideia mas é sempre bom ouvir casos de sucesso para motivar!!
 
  • Like
Reações: LR

LR

Tribuna Presidencial
3 Julho 2017
8,389
6,536
44
Lisboa
Eu tive fundos de investimento alguns anos da minha vida, que resgatei porque tive que fazer a minha casa. Tive o Nordea Stable Return, o GS Europe e mais alguns na Ásia da Schroder e um da Pictet na área da tecnologia da tecnologia..
Um conselho te dou. Se precisas do dinheiro não te metas nisso. Se tens coragem para meter o dinheiro, esquecer, e esperar que aquilo que é a tua visão da sociedade se concretize força :) Mas não é para corações fracos :)
Mas deixo uma curiosidade. A decoproteste que agora defende os fundos de investimento andou a fazer campanha anti fundos de investimentos durante imenso tempo :) Não deixa de ser curioso..
eu sou uma pessoa muita controlada...
gosto de viver a vida, mas dentro do aceitável, sempre a pensar no futuro...ate porque tenho 2 pequenos e quero deixar o melhor para eles, dentro das minhas possibilidades, a nível de base, para aliviar as dificuldades que o futuro possa lhes trazer....
não sou rico (longe disso), mas tento dar o que posso aos meus pequenos, mas sempre a pensar no futuro...pois não sabemos o dia de amanha.
o que não tive em pequeno (não foi muito), tento dar aos meus filhos....de maneira controlada....pois sei o que me custou na altura não poder ter acesso a algumas brincadeiras (nunca fui de pedir muito, pois tinha consciência que não tínhamos meios)...
para isso trabalho e bem, embora o ordenado, não seja grande coisa....tento poupar....
aí entra algumas ideias do livro que referi lá atras...
o dinheiro a investir, é algum do dinheiro que está parado...
queria paralelamente ao trabalho, tentar ganhar mais algum....embora saiba que ha sempre risco, queria tentar minimizar o risco, mas tentar ganhar algo mais...
entre parado e ganhar um pouco mais, de forma um pouco mais seguro... para ter mais algum....
daí ainda andar a estudar a coisa, ouvindo umas quantas opiniões na net...etc....antes de me meter nisto...
 

LR

Tribuna Presidencial
3 Julho 2017
8,389
6,536
44
Lisboa
Boas.
O meu alojamento é no Algarve , e ai vale sempre a pena 😁 .
Eu acho que comprar propriedade é sempre um bom investimento com baixo risco , se bem que aqui em baixo nesta altura o preço das casas anda louco.
Além disso o iva de alojamento local é só 6% , muito menos do que os 23% de um bar por exemplo.
Eu no teu lugar , comprava , renovava e alugava como Alojamento local , senão correr bem , vendes a casa por mais do que conpraste , visto que está renovada.
Risco minimo e proveito financeiro substancial.

Ps: durante o covid , o alojamento continuou a faturar e bem, para álem de que recebi apoios.
em miudo nunca tive possibilidade de fazer ferias no Algarve, via os meus amigos a ir e eu ia para o norte, para a aldeia, ajudar (embora miudo) apanhar a amendoa na aldeia dos meus pais...
quando comecei a trabalhar, consegui comprar uns tenis de marca (algo que nunca tinha tido, embora em promoção lol) e comecei a conseguir a fazer ferias fora do que estava habituado.... quando me juntei e com miudos, comecei a ir para o algarve, desde entao, todos os anos levo os miudos lá....
isto foi a introdução lol (desculpem, o almoço foi regado lol)
gosto muito da zona de armação pera....e ja ha muito que tenho ideia de comprar uma casita, para poder usufruir em férias e ganhar algum a alugar....
o problema é que nesta altura, o valor das casas (em todo o lado) estão muito valorizadas e não tenho hipotese de seguir esse caminho sonhado...
mas é uma ideia sempre presente de investimento...
 

apostador87

Tribuna Presidencial
26 Novembro 2013
12,005
15,471
Conquistas
7
36
Lagos
  • José Maria Pedroto
  • Pinto da Costa
  • Deco
  • Sérgio Conceição
em miudo nunca tive possibilidade de fazer ferias no Algarve, via os meus amigos a ir e eu ia para o norte, para a aldeia, ajudar (embora miudo) apanhar a amendoa na aldeia dos meus pais...
quando comecei a trabalhar, consegui comprar uns tenis de marca (algo que nunca tinha tido, embora em promoção lol) e comecei a conseguir a fazer ferias fora do que estava habituado.... quando me juntei e com miudos, comecei a ir para o algarve, desde entao, todos os anos levo os miudos lá....
isto foi a introdução lol (desculpem, o almoço foi regado lol)
gosto muito da zona de armação pera....e ja ha muito que tenho ideia de comprar uma casita, para poder usufruir em férias e ganhar algum a alugar....
o problema é que nesta altura, o valor das casas (em todo o lado) estão muito valorizadas e não tenho hipotese de seguir esse caminho sonhado...
mas é uma ideia sempre presente de investimento...
Pra mim todo o algarve é apetecivel para umas férias de verão , no inverno é parado demais.
Sim as casas estão mesmo muito caras de momento , o algarve é carissimo , na minha opinião mais caro que o Porto.
Eu tive sorte porque apanhei uma oportunidade de comprar uma casa ideal para al e por um preço muito baixo mas isso ja foi á 5 anos.
Tambem ajudou a casa precisar de obras e renovações senão o preço estaria mais inflacionado.
Recomendo no Verão a visitarem Lagos , praias top e a noite é mesmo diferente de qualquer outro sitio.
Ainda ontem conheci 3 Portuenses e Portistas e depois de lhes mostrar a minha tatuagem do Falcão e do Deco disse-lhes , tão a ver , não é por não estar no Porto que deixo de ser fanático pelo clube 😂
 

LR

Tribuna Presidencial
3 Julho 2017
8,389
6,536
44
Lisboa
Pra mim todo o algarve é apetecivel para umas férias de verão , no inverno é parado demais.
Sim as casas estão mesmo muito caras de momento , o algarve é carissimo , na minha opinião mais caro que o Porto.
Eu tive sorte porque apanhei uma oportunidade de comprar uma casa ideal para al e por um preço muito baixo mas isso ja foi á 5 anos.
Tambem ajudou a casa precisar de obras e renovações senão o preço estaria mais inflacionado.
Recomendo no Verão a visitarem Lagos , praias top e a noite é mesmo diferente de qualquer outro sitio.
Ainda ontem conheci 3 Portuenses e Portistas e depois de lhes mostrar a minha tatuagem do Falcão e do Deco disse-lhes , tão a ver , não é por não estar no Porto que deixo de ser fanático pelo clube 😂
umas das ferias (ainda nao estava junto), acampei na fuseta e percorri o algarve de uma ponta a outra (sagres a vila real st antonio), de comboio/autocarro....
Parei em Lagos. É bonito!
Depois de me juntar, sem conhecer profundamente as zonas, fui para Armacao e por lá, todos os anos, tenho ficado. Muita gente, mas ambiente familiar...
Albufeira/Vilamoura, já estive mas nao é para mim ($$$ lol e muita gente)
Estou habituado aquela zona.
mas no Algarve, em geral, existe muitas zonas boas e bonitas...é um bom lugar para investir, mas nesta altura, as casas estao muito caras.... (em toddo o lado)....
um dia....quem sabe....
 

Neiva

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2013
10,575
22,355
Conquistas
1
Porto
  • Alfredo Quintana
Eu tenho a minha garagem neste momento alugada a 5 estudantes. Foi um bom investimento. Fiz uma pequena casa de banho, meti uma uma secretária para eles poderem estudar e fazer os trabalhos, um micro-ondas, dois beliches e uma cama de solteiro feita com paletes. 1200€ a dividir pelos 5 é como se não fosse nada.
Boa estratégia, amigo! Eu tenho dois brasileiros na cave, mais um na garagem, dois nepaleses no sótão e um gajo do bangladesh que dorme lá fora no jardim onde antes eu tinha um pequeno anexo a fazer de arrecadação. Meti o anúncio a pedir 200 euros por cada inquilino e choveram telefonemas e mensagens. Quando os interessados começaram a chegar eu dizia-lhes logo que o preço já tinha subido para 250 euros, para criar aquela urgência em assegurarem logo o lugar. A somar a isto ainda encaixo o rendimento mínimo para mim e mais dois filhotes, que na verdade não existem mas que até agora ainda ninguém me fez nenhuma pergunta, a juntar aos subsídios de alimentação e subsídio especial para fraldas porque ambos os meninos têm incontinência grave desde que nasceram. 2000 paus por mês, fora os biscates que faço por fora. As pessoas muito se queixam da falta de dinheiro, mas como podem ver não é assim tão dificil tirar rendimentos altos ao final do mês. As pessoas é que são preguiçosas e não querem trabalhar!

Estou a pensar em comprar mais uma casa, de preferência um T3 para meter no mínimo 8 brasileiros lá dentro, mas ainda não encontrei o negócio certo. O imobiliário está muito inflacionado!
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,957
39,405
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Por curiosidade: achas que vale a pena investir em alojamento local na cidade do Porto?
A minha área é o marketing digital e o e-commerce mas gostava de investir em algo diferente.
Tenho pensado em comprar um apartamento (T1 ou T2 no máximo), fazer uns pequenos ajustes e arrendar para turismo. Já ouvi várias versões (que vale a pena e / ou não vale a pena) e estou com um algum receio de investir num elefante branco.
Também sei que o turismo tem crescido bastante mas como vimos a COVID19 as coisas mudam de um momento para outro.
Neste momento acho que não é a melhor altura para investir em imobiliario, mas isso depende sempre do negocio que encontras.. mercado subiu ainda mais neste ultimo ano e a euribor a mesma coisa..

O ano passado estive a ver uma casa para investir, dava para arrendamento local ou para arrendar simples, custava 105K, entrada e despesas ficavam +- por 25K, taxa fixa 30 anos, ficava com prestação de 280 euros mês, atualmente por essa casa pediriam 125K, a entrada seria uns 30K e a prestação com taxa fixa a 30 anos ficaria por 420 euros. Não avancei e bem me arrependo, passado uns meses foi vendida colocada a arrendar por 550 euros e o anuncio nem uma semana teve disponível foi um penalty falhado.
 
  • Like
Reações: danielsousa94 e LR

eljoni

Tribuna Presidencial
7 Julho 2019
13,882
18,135
Conquistas
5
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Sérgio Conceição
  • Lucho González
Para mim arrendamento abaixo de 6/7% ao ano, não compensa o trabalho.

Com os valores praticados têm de arranjar um imóvel muito abaixo do valor de mercado.
 
  • Like
Reações: danielsousa94 e LR

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,957
39,405
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Depois de ouvir tanto falar no livro, decidi começar a ler (ainda não terminei) e parando um pouco para pensar, concordo com algumas ideias de lá: Pai rico Pai pobre.
Daí ter vindo à procura se havia algum tópico sobre investimento e encontrei este cantinho...
Também tenho andado a pesquisar sobre o assunto e também estou com algum interesse em investir, mas 1º ando a estudar o tema.
Tenho ouvido alguns podcasts do jornalista que tem o site contaspoupança, que começou também a investir para experimentar e ganhar dinheiro.
Sei que existe os fundos PPR, os ETF, ações etc.... Cada um com o seu risco e cada um com mais ou menos possibilidade de aumentar o rendimento.
É sempre importante perceber o assunto, para estar a par da evolução da coisa...mas em conversa com várias pessoas que tem algum interesse no assunto, mas não tem formação, o ideal era alguém que perceba, chegar e dizer: olhem, se querem ganhar algum, ponham 500/1000eur neste grupo de ações/fundo/etf/etc..., pois tem boa hipótese de aumentar o seu investimento. Claro que nada é certo. Mas para quem queira começar, ter uma ideia de qual o produto com mais possibilidade de evoluir positivamente, é sempre uma ajuda como ponto de partida.
Esta é a ideia que tenho ouvido de várias pessoas que queriam começar, mas perdem-se um pouco com os termos técnicos e lá está...desde pequeninos que ouvimos que a bolsa é para os ricos e que há risco de se perder tudo etc...e pessoal tem receio de dar esse passo...
A questão é que se não dermos o passo, não saímos do mesmo sitio e iremos trabalhar cada vez mais, para mantermos o nível vida que se tem/pode, sem haver melhoria.
Tens pessoal que partilha o Portfolio de investimentos,

Por exemplo;
www.damadeouros.com

Mas é o que disseste, há que dar o primeiro passo, abrir conta numa corretora, investir pouco para ver como funciona.

Tens tambem os PPR que tem beneficios fiscais.
 
  • Like
Reações: danielsousa94 e LR

danielsousa94

Tribuna Presidencial
9 Junho 2018
6,774
14,866
Conquistas
4
29
Vila Nova de Gaia
  • Kelvin
  • Alfredo Quintana
  • Paulinho Santos
  • Hulk
Neste momento acho que não é a melhor altura para investir em imobiliario, mas isso depende sempre do negocio que encontras.. mercado subiu ainda mais neste ultimo ano e a euribor a mesma coisa..

O ano passado estive a ver uma casa para investir, dava para arrendamento local ou para arrendar simples, custava 105K, entrada e despesas ficavam +- por 25K, taxa fixa 30 anos, ficava com prestação de 280 euros mês, atualmente por essa casa pediriam 125K, a entrada seria uns 30K e a prestação com taxa fixa a 30 anos ficaria por 420 euros. Não avancei e bem me arrependo, passado uns meses foi vendida colocada a arrendar por 550 euros e o anuncio nem uma semana teve disponível foi um penalty falhado.
Era um belo negócio que tinhas em mão :)
Com a atualidade do mercado imobiliário é difícil de considerar ou tomar a melhor decisão e é isso que me deixa mais pensativo.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,957
39,405
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Era um belo negócio que tinhas em mão :)
Com a atualidade do mercado imobiliário é difícil de considerar ou tomar a melhor decisão e é isso que me deixa mais pensativo.
Era top, o meu problema na altura é que ia limpar todo o meu dinheiro para dar a entrada, e ficar descapitalizado não é confortavel, ainda por cima estávamos em plena pandemia com tudo fechado, mas se soubesse o que sei hoje...

Agora está posto de parte, com a subida das taxas pode ser que daqui a 2 anitos surja alguma coisa interessante... mas cada vez é mais dificil há muito estrangeiro a comprar e poucas casas a serem construídas.
 

LR

Tribuna Presidencial
3 Julho 2017
8,389
6,536
44
Lisboa
Já li o livro pai rico pai pobre...dá para mudar o chip na mentalidade que uma pessoa tem...
Por o dinheiro a trabalhar para nós, é um deles...descobrir oportunidades de negócio etc...
Há possibilidade de o dinheiro render, mais seguras, mas com juro baixo e possibilidades, menos seguras, de o dinheiro render mais...mas com maior risco.
É aqui que queria tirar uma dúvida.
Seja ação,etf ou ppr, o juro pode ou não ser maior que as opções mais seguras, dado que consoante os mercados, este valor pode subir ou descer. Para se ver algo palpável, temos que colocar uma boa quantia, mas dado que o risco é maior, é difícil uma pessoa arriscar uma boa quantia neste tipo de produtos. Certo? Isto, para uma pessoa que não é rica.
Como podemos mínimizar o risco? Como podemos saber que ETF, por exemplo, tem melhor possibilidade de ter melhor lucro?
Ainda ando a ler sobre o assunto, daí a dúvida.
Há pessoal que aconselha começar pelas ETF ou fundo ppr, para entrar neste tipo de investimento de modo a conhecer as coisas.
Falam no sp500... Escolher as bolsas Paris, Londres, NY, Berlim...(acho que é isto lol ), mas também já li algures que há etf para comunicação, imóveis, etc....
Isto parece um mundo para quem está a ler estas coisas pela 1x. 😁
 
  • Like
Reações: danielsousa94

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,957
39,405
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Já li o livro pai rico pai pobre...dá para mudar o chip na mentalidade que uma pessoa tem...
Por o dinheiro a trabalhar para nós, é um deles...descobrir oportunidades de negócio etc...
Há possibilidade de o dinheiro render, mais seguras, mas com juro baixo e possibilidades, menos seguras, de o dinheiro render mais...mas com maior risco.
É aqui que queria tirar uma dúvida.
Seja ação,etf ou ppr, o juro pode ou não ser maior que as opções mais seguras, dado que consoante os mercados, este valor pode subir ou descer. Para se ver algo palpável, temos que colocar uma boa quantia, mas dado que o risco é maior, é difícil uma pessoa arriscar uma boa quantia neste tipo de produtos. Certo? Isto, para uma pessoa que não é rica.
Como podemos mínimizar o risco? Como podemos saber que ETF, por exemplo, tem melhor possibilidade de ter melhor lucro?
Ainda ando a ler sobre o assunto, daí a dúvida.
Há pessoal que aconselha começar pelas ETF ou fundo ppr, para entrar neste tipo de investimento de modo a conhecer as coisas.
Falam no sp500... Escolher as bolsas Paris, Londres, NY, Berlim...(acho que é isto lol ), mas também já li algures que há etf para comunicação, imóveis, etc....
Isto parece um mundo para quem está a ler estas coisas pela 1x. 😁
Tens que perceber o que queres fazer, fundos e ETF são para colocares lá o dinheiro e esqueceres que eles lá estão por 10 20 ou 30 anos, se és do tipo que vais estar a olhar todos os dias a ver o que aconteceu e se baixou um bocado entras em panico e vais levantar não é grande ideia.

Tens agora os certificados de aforro que basicamente não tem risco, e vão subir é provável que daqui a 6 meses estejam a render 2,5% brutos, e daqui a 1 ano 3 ou 3,5% não é espetacular mas é alguma coisa.

Depois há sitios onde podes estar a desperdiçar dinheiro e podes atuar e ir buscar algum, o Bankinter tem uma conta em que te dá 180 euros no primeiro ano e 70 no segundo se lá tiveres 5K.

Se fizeres PPR de 1750 euros vais buscar 350 euros.
 
  • Like
Reações: LR

LR

Tribuna Presidencial
3 Julho 2017
8,389
6,536
44
Lisboa
Tens que perceber o que queres fazer, fundos e ETF são para colocares lá o dinheiro e esqueceres que eles lá estão por 10 20 ou 30 anos, se és do tipo que vais estar a olhar todos os dias a ver o que aconteceu e se baixou um bocado entras em panico e vais levantar não é grande ideia.

Tens agora os certificados de aforro que basicamente não tem risco, e vão subir é provável que daqui a 6 meses estejam a render 2,5% brutos, e daqui a 1 ano 3 ou 3,5% não é espetacular mas é alguma coisa.

Depois há sitios onde podes estar a desperdiçar dinheiro e podes atuar e ir buscar algum, o Bankinter tem uma conta em que te dá 180 euros no primeiro ano e 70 no segundo se lá tiveres 5K.

Se fizeres PPR de 1750 euros vais buscar 350 euros.
Já tinha visto o certificado de aforro...
1%+tx euribor 3M (mais uma % de prémio permanência daqui a um tempo).
Como a euribor está a subir, talvez seja uma boa solução, dado que é mais seguro que as outras opções, mesmo o juro sendo mais baixo.