UEFA Europa League 2024/2025

ultimate_dr4gon_24

Arquibancada
27 Janeiro 2024
402
853
Temos equipas chatas em todos os potes
Mas acho que temos potencial para ficar em top 8 e assim evitar os 2 jogos extra do play off

Fiz 2 simulaçoes por curiosidade e deu-me isto:
  • Porto - Tottenham
  • Slavia Prag - Porto
  • Porto - AZ Alkmaar
  • Maccabi Tel-Aviv - Porto
  • Porto - Ferencváros
  • Bodø/Glimt - Porto
  • Porto - Anderlecht
  • APOEL Nicosia - Porto

• Porto - Eintracht Frankfurt
  • Ajax - Porto
  • Porto - Fenerbahçe
  • PAOK - Porto
  • Porto - Ludogorets
  • Bodø/Glimt - Porto
  • Porto - RFS
  • FCSB - Porto

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
11,659
10,200
Temos equipas chatas em todos os potes
Mas acho que temos potencial para ficar em top 8 e assim evitar os 2 jogos extra do play off

Fiz 2 simulaçoes por curiosidade e deu-me isto:
  • Porto - Tottenham
  • Slavia Prag - Porto
  • Porto - AZ Alkmaar
  • Maccabi Tel-Aviv - Porto
  • Porto - Ferencváros
  • Bodø/Glimt - Porto
  • Porto - Anderlecht
  • APOEL Nicosia - Porto

• Porto - Eintracht Frankfurt
  • Ajax - Porto
  • Porto - Fenerbahçe
  • PAOK - Porto
  • Porto - Ludogorets
  • Bodø/Glimt - Porto
  • Porto - RFS
  • FCSB - Porto
Somos o 3 do do ranking da Europe League. Com a UEFA, com base em simulações, a dizer que em média são precisos 17.1 pontos para ficar nos 8 primeiros, acho que temos obrigação de fixar nos 8 primeiros.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
10,537
14,113
Esmoriz
Não sei se o sorteio é sorteio puro ou se obriga por exemplo a jogar com um clube de cada pote fora e em casa, mas gostava de apanhar os adversários mais dificeis em casa e ir a cenas tipo Riga e Ludogorets fora de casa. Isto claro, se o objectivo for ficar nos primeiros 8.

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
7,208
12,792
Conquistas
4
  • Artur Jorge
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • José Maria Pedroto
Não sei se o sorteio é sorteio puro ou se obriga por exemplo a jogar com um clube de cada pote fora e em casa, mas gostava de apanhar os adversários mais dificeis em casa e ir a cenas tipo Riga e Ludogorets fora de casa. Isto claro, se o objectivo for ficar nos primeiros 8.
1 em casa, 1 fora contra cada pote.

Dragão D'Ouro

Joguem à bola 🔵⚪️
8 Fevereiro 2023
13,984
18,175
O formato da Liga Europa é igual ao da liga dos Campeões e o da conferência por grupos?

PArece-me que no site da uefa baralharam-se na explicação dos pontos para o ranking.

UEFA Europa League points
2 – All wins from group stage onwards (except knockout round play-offs)
1 – All draws from group stage onwards (except knockout round play-offs)
4 – Group winners
2 – Group runners-up
1 – Each round clubs reach from the round of 16

All teams are guaranteed a minimum 3 points in the UEFA Europa League group stage (not added to points actually obtained). Points are not awarded for elimination in qualifying, since those clubs move to the UEFA Europa Conference League and may be awarded points for participation in that competition.

UEFA Europa League points
2 – All wins from group stage onwards (except knockout round play-offs)
1 – All draws from group stage onwards (except knockout round play-offs)
4 – Group winners
2 – Group runners-up
1 – Each round clubs reach from the round of 16

All teams are guaranteed a minimum 3 points in the UEFA Europa League group stage (not added to points actually obtained). Points are not awarded for elimination in qualifying, since those clubs move to the UEFA Europa Conference League and may be awarded points for participation in that competition.
Champions e Liga Europa é exatamente igual. Conference é igual só que com 6 jogos na fase liga em vez dos 8.

Isso dos pontos era do formato anterior.

Dragão D'Ouro

Joguem à bola 🔵⚪️
8 Fevereiro 2023
13,984
18,175
  • Like
Reações: lpmacedo

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
11,659
10,200
Agora é assim:

Muito mais justo, a conference deixa de ter tanto impacto.
Será um bom ano para obtermos um ranking que suporte o deseja de estarmos no top 10!

Dragão D'Ouro

Joguem à bola 🔵⚪️
8 Fevereiro 2023
13,984
18,175
Muito mais justo, a conference deixa de ter tanto impacto.
Será um bom ano para obtermos um ranking que suporte o deseja de estarmos no top 10!
Agora o ranking dos clubes não tem assim grande importância porque é indiferente estar no pote 1 ou pote 2...

Pro Mundial de Clubes é que faz diferença mas não sei se os pontos conquistados na Liga Europa são contabilizados, acho que para 2025 não foi, não sei se para 2029 a situação é diferente.

Pro ranking das federações é que acaba por ser bom, não tanto este ano pois Países Baixos e França não têm nenhuma equipa na Conference mas é uma exceção. No caso deste ano até foi pena o Braga não ter ido lá parar pois seria a 4°/5° melhor equipa da competição e somaria pontos atrás de pontos, já na Liga Europa não contribuirá assim tanto..

Para termos noção do nível baixo da Conference, o Guimarães que tem uma equipa mediana é um dos 8 melhores clubes em prova e até é provável que acabe por somar mais pontos do que o Braga na Liga Europa...o sistema de pontos mudou mas mesmo assim acho que a diferença entre Liga Europa e Liga Conferência devia ser mais acentuada mas acredito que a UEFA vai acabar por ajustar tal como a pontuação da Champions que me parece um pouco exagerada.

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
11,659
10,200
Agora o ranking dos clubes não tem assim grande importância porque é indiferente estar no pote 1 ou pote 2...

Pro Mundial de Clubes é que faz diferença mas não sei se os pontos conquistados na Liga Europa são contabilizados, acho que para 2025 não foi, não sei se para 2029 a situação é diferente.

Pro ranking das federações é que acaba por ser bom, não tanto este ano pois Países Baixos e França não têm nenhuma equipa na Conference mas é uma exceção. No caso deste ano até foi pena o Braga não ter ido lá parar pois seria a 4°/5° melhor equipa da competição e somaria pontos atrás de pontos, já na Liga Europa não contribuirá assim tanto..

Para termos noção do nível baixo da Conference, o Guimarães que tem uma equipa mediana é um dos 8 melhores clubes em prova e até é provável que acabe por somar mais pontos do que o Braga na Liga Europa...o sistema de pontos mudou mas mesmo assim acho que a diferença entre Liga Europa e Liga Conferência devia ser mais acentuada mas acredito que a UEFA vai acabar por ajustar tal como a pontuação da Champions que me parece um pouco exagerada.
Sim em relação aos grupos não faz diferença. Mas mundial e vagas na Europa, principalmente LC, faz muita.

The_Boss

Bancada central
11 Junho 2017
1,491
198
espero que o sorteio seja facil. De modo a que possamos rodar. Se queremos ganhar a liga europa e o campeonato convem que os melhores apenas joguem apartir dos oitavos de final partindo do pressuposto de que acabamos entre os 8 primeiros

• Like
Reações: blue_Dragon

bitfcp

Bancada central
11 Agosto 2016
1,301
787
Conquistas
3
  • Deco
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
Qualquer sorteio serve, é obrigatório ser um passeio independentemente do sorteio. Ainda por cima, só são eliminadas 1/3 das equipas, ao passo que antes era 1/2.

Espero até que nos calhe um jogo com os spurs e/ou manchester. Vai motivar os jogadores e acredito que podemos vencer, o que galvanizava a equipa. Precisamos de jogos exigentes. E mesmo que corresse mal, não ia ter impacto na qualificação.

• Like
Reações: Correia