Viagens/Escapadinhas/Férias

jusTiNO AZUL

Bancada lateral
22 Agosto 2012
864
98
7 dias na Grécia: o que recomendam?

Ida a Bolonha a sair do Porto: itinerário e onde ficar em Bolonha? 3 dias

Enviado do meu SM-A217F através do Tapatalk
 

jusTiNO AZUL

Bancada lateral
22 Agosto 2012
864
98
Algum Dragão em Tóquio em meados de maio para o ultimate sushi tira-teimas?

Enviado do meu SM-A217F através do Tapatalk
 

bluevertigo

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
10,871
6,161
Conquistas
2
  • Abril/22
  • Fevereiro/20
7 dias na Grécia: o que recomendam?

Ida a Bolonha a sair do Porto: itinerário e onde ficar em Bolonha? 3 dias

Enviado do meu SM-A217F através do Tapatalk
Grécia?! Um mundo...um acaso alucinante que me deixou "grudado".
Pode ser "perturbante". Há quem goste, há quem odeie "logo".
Primeiro estranhei depois "entranhei" e "fanatizei".

7 dias? Tour non-stop ou uma-duas bases e fluir sem pressas? Depende muito dos gostos, interesses, companhia e paciência de cada um. E do registo ao que se vai.
Há o óbvio "comercial": 1-2 cíclades (não suporto a instagramada em Santorini e Mikonos, só mesmo fora de época e já nem sei...), Atenas (fui descobrindo, "detestando" e gostando mas não é para todos...), Canal de Corinto, Epidauro (Teatro), adorei Nafplio há uns anos, conserva a sua beleza mas agora já mais "estragado" e cheio de gente, prefiro o arqueológico de Messenia e Micenas a Olímpia, há sempre Delfos e Meteora (dos mosteiros suspensos). Mas eu já estou tão longe disso...mas se for para uma primeira vez...E depois, a norte, a "macedónica" suja Salónica, mas só para devotos. Ali perto, o paraíso frio em puro azul de Halkidiki...

Já fiz vários tours por lá. Norte, Centro, Sul, cidade, vilas remotas, praia, ilhas...A última ida, a extasiar em pura aventura no recorte costeiro e praias do Peloponeso (Mani, Laconia). A sul. No trilho do desconhecido, do secreto, no que ainda deu para estar longe, bem longe, do turismo massificado. Ir ao cheiro, paladar e olhar da descoberta. O melhor disto tudo.
 
Última edição:

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,405
21,033
Gaia
7 dias na Grécia: o que recomendam?

Ida a Bolonha a sair do Porto: itinerário e onde ficar em Bolonha? 3 dias

Enviado do meu SM-A217F através do Tapatalk
-------------------------------------

Se estiveres no continente mas com carro alugado, fora de Atenas e salónica aconselho:
-pela História e monumentalidade Delphos, Epidravos, Corintho, Artemis, olimpia
-pela Natureza Meteora, Peloponeso e n ilhas desde Hidra a Michonos ou Creta
 
  • Like
Reações: jusTiNO AZUL

bluevertigo

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
10,871
6,161
Conquistas
2
  • Abril/22
  • Fevereiro/20
-------------------------------------

Se estiveres no continente mas com carro alugado, fora de Atenas e salónica aconselho:
-pela História e monumentalidade Delphos, Epidravos, Corintho, Artemis, olimpia
-pela Natureza Meteora, Peloponeso e n ilhas desde Hidra a Michonos ou Creta
Creta, já 2 vezes lá (base em Heraklion e Chania) mas tenho ainda tanto para desbravar. Nos planos para breve, espero.
Outras ilhas, já esgotei acho. Mais a norte, não fui à verde Corfu.

Peloponeso, vilas pobres, comida simples mas adorei (Monemvasia - a rocha, a vila de pescadores Gythio, Pylos, Gialova, Koroni, mesmo Methoni e tantas outras, pela costa). Viagem fantástica. Falta-me o outro lado da costa até Patras e ponte Rio-Antirio e algum interior. Não pode demorar muito.
 
Última edição:

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,405
21,033
Gaia
Creta, já 2 vezes lá (base em Heraklion e Chania) mas tenho ainda tanto para desbravar. Nos planos para breve, espero.
Outras ilhas, já esgotei acho. Mais a norte, não fui à verde Corfu.

Peloponeso, vilas pobres, comida simples mas adorei (Monemvasia - a rocha, a vila de pescadores Gythio, Pylos, Gialova, Koroni, mesmo Methoni e tantas outras, pela costa). Viagem fantástica. Falta-me o outro lado da costa até Patras e ponte Rio-Antirio e algum interior. Não pode demorar muito.
Eu também me viciei na Grécia, quem gosta de calor, História, Arte, gastronomia mediterranica, banhos e alguma confusão a Grécia é divinal.
Além disso em geral consegui criar mais empatia com os gregos que com italianos ou espanhois, isto para só falar em latino/mediterranicos.

PS: Andar de carro em Creta é uma aventura, naquela estrada entre Xania e Hercalion vi muita coisa bizarra
 
  • Like
Reações: bluevertigo

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,405
21,033
Gaia
Creta, já 2 vezes lá (base em Heraklion e Chania) mas tenho ainda tanto para desbravar. Nos planos para breve, espero.
Outras ilhas, já esgotei acho. Mais a norte, não fui à verde Corfu.

Peloponeso, vilas pobres, comida simples mas adorei (Monemvasia - a rocha, a vila de pescadores Gythio, Pylos, Gialova, Koroni, mesmo Methoni e tantas outras, pela costa). Viagem fantástica. Falta-me o outro lado da costa até Patras e ponte Rio-Antirio e algum interior. Não pode demorar muito.
--------------------------------

Dos poucos sitios onde estive e fiquei um pouco dececionado foi com Esparta. A História fez me imaginar coisas em grande, e atravessei o Peloponeso para lá chegar e mesmo assim estava numa terrinha chamada korfus, com k , não é a ilha de Corfus.
 

bluevertigo

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
10,871
6,161
Conquistas
2
  • Abril/22
  • Fevereiro/20
Eu também me viciei na Grécia, quem gosta de calor, História, Arte, gastronomia mediterranica, banhos e alguma confusão a Grécia é divinal.
Além disso em geral consegui criar mais empatia com os gregos que com italianos ou espanhois, isto para só falar em latino/mediterranicos.
Sim, reune isso tudo que dizes em caos, abandono.

Depois de ter ido muito novo numa viagem Norte-Sul, com os meus tios, anos mais tarde, num acaso impressionante estive em Atenas, com amigos, e conseguimos ir ao OAKA ver o Oly-Real 3-3 com Zahovic e Redondo, adorava ambos na altura. Fiquei petrificado com aquela cidade num calor infernal de Setembro. Definitivamente perturbado e seduzido. Nunca mais "larguei". Com amigos em Atenas e Salónica ficou e fica mais fácil ainda lá ir. E sempre que possível, é seguir para tour no que falta conhecer.
 
  • Like
Reações: grandeporto

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,405
21,033
Gaia
Sim, reune isso tudo que dizes em caos, abandono.

Depois de ter ido muito novo numa viagem Norte-Sul, com os meus tios, anos mais tarde, num acaso impressionante estive em Atenas, com amigos, e conseguimos ir ao OAKA ver o Oly-Real 3-3 com Zahovic e Redondo, adorava ambos na altura. Fiquei petrificado com aquela cidade num calor infernal de Setembro. Definitivamente perturbado e seduzido. Nunca mais "larguei". Com amigos em Atenas e Salónica ficou e fica mais fácil ainda lá ir. E sempre que possível, é seguir para tour no que falta conhecer.
Por falar em Zahovic conheci um grego dono de restaurante chamado "Gods" na primeira rua de quem desce a Acrople e vira à esquerda, o grego de nome Nikolas que sabia tudo sobre o FC do Porto dos anos 90, não se calava num jantar. Passados uns anos apareceu o irmão que para espanto meu tinha se casado e passado a lua de mel na cidade do ............ Porto. Completamente passados pelo Olimpyakos, mas sabiam as nossas equipas de cor e saltaedo.
 
  • Love
Reações: bluevertigo

bluevertigo

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
10,871
6,161
Conquistas
2
  • Abril/22
  • Fevereiro/20
--------------------------------

Dos poucos sitios onde estive e fiquei um pouco dececionado foi com Esparta. A História fez me imaginar coisas em grande, e atravessei o Peloponeso para lá chegar e mesmo assim estava numa terrinha chamada korfus, com k , não é a ilha de Corfus.
Completamente. Esparta, estive só de fugida achei horrível, pouco ou nada deixado para ver de ruínas antigas. A parte nova provinciana, parece uma periferia de Atenas...e sabemos como é Atenas...também não gostei. A envolvência das montanhas "disfarça" um pouco mas não chega.
Gostei bem mais da medieval bizantina Mystras ali perto, lá no topo. Aquelas igrejas, conventos espalhados na área. E o invólucro natural do Taygetos...
 
  • Like
Reações: grandeporto

bluevertigo

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
10,871
6,161
Conquistas
2
  • Abril/22
  • Fevereiro/20
Por falar em Zahovic conheci um grego dono de restaurante chamado "Gods" na primeira rua de quem desce a Acrople e vira à esquerda, o grego de nome Nikolas que sabia tudo sobre o FC do Porto dos anos 90, não se calava num jantar. Passados uns anos apareceu o irmão que para espanto meu tinha se casado e passado a lua de mel na cidade do ............ Porto. Completamente passados pelo Olimpyakos, mas sabiam as nossas equipas de cor e saltaedo.
Curioso isso! Nunca fui lá, mas estou a ver a zona. Atenas tem tantos e bons restaurantes.
Acrópole é um inferno de turistas, mas bem cedo de manhã, aquele espaço envolvente, árvores, acesso, descida, ruelas, cafés, faz-me sempre regressar.
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,405
21,033
Gaia
Curioso isso! Nunca fui lá, mas estou a ver a zona. Atenas tem tantos e bons restaurantes.
Acrópole é um inferno de turistas, mas bem cedo de manhã, aquele espaço envolvente, árvores, acesso, descida, ruelas, cafés, faz-me sempre regressar.
-------------------------------

Já não vou lá para aí há 6 anos, mas fazia sempre uns dois de Atenas ou Salonica e depois ia de carro para uma terrinha, já fiquei em Nafplion, Corintho, Meteora, Korfus e Micenas em anos diferentes. Delphos também fiquei uma noite.
Mas em Meteora num albergue conheci um casal galego que há 20 anos iam sempre de carro para a grecia. Passavam de Ferry boat Brindisi (Italia) para a ilha de Corfus e depois para o continente outra vez ou entam Brindisi - Albania. Estiveram um mês na ilha de Hydra porque era a ilha dos amores de Leonard Coehn.

Já estou com ganas de ir outra vez.
 
Última edição:

bluevertigo

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
10,871
6,161
Conquistas
2
  • Abril/22
  • Fevereiro/20
-------------------------------

Já não vou lá para aí há 6 anos, mas fazia sempre uns dois de Atenas ou Salonica e depois ia de carro para uma terrinha, já fiquei em Nafplion, Corintho, Meteora, Korfus e Micenas em anos diferentes. Delphos também fiquei uma noite.
Mas em Meteora num albergue conheci um casal galego que há 20 anos iam sempre de carro para a grecia. Passavam de Brindisi (Italia) para a ilha de Corfus e depois para o continente outra vez ou entam Brindisi - Albania. Estiveram um mês na ilha de Hydra porque era a ilha dos amores de Leonard Coehn.

Já estou com ganas de ir outra vez.
Isso é excelente!
Eu, não pagando alojamento, acabo por normalmente ficar , "à vez" alguns dias em Atenas em casa de um amigo, ainda e sempre freelancer de esplanada, que vive lá há anos, ou na prima da namorada do meu primo, que está casada com um grego.

Quando entro pelo norte, fico em Salónica, na casa de um casal amigo, que reside lá há vários anos, num twist inesperado que os levou, juntos, ao desconhecido da sobrevivência. Para quem nem ligava a futebol têm lugar de época no Toumba. Já lá estive também em dois jogos ao vivo e é assustadoramente sedutor. Eles já vão também apoiar nalgumas deslocações fora. Vão mais pelo social mas eu gozo sempre. Quem os viu e quem os vê....e já com dois putos "gregos"...

Fizemos já vários tours e tento sempre desafiá-los e combinar viagens por zonas mais calmas que ainda não conhecemos. Há muito interior e norte que não conheço, algumas ilhas também (gostei de Naxos e Folegandros, Milos foi agridoce, Rodes não correu tão bem). Só que ultimamente tem sido mais difícil conciliar para todos podermos. Mas sempre que posso vou lá.
 
  • Love
Reações: grandeporto

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,405
21,033
Gaia
Isso é excelente!
Eu, não pagando alojamento, acabo por normalmente ficar , "à vez" alguns dias em Atenas em casa de um amigo, ainda e sempre freelancer de esplanada, que vive lá há anos, ou na prima da namorada do meu primo, que está casada com um grego.

Quando entro pelo norte, fico em Salónica, na casa de um casal amigo, que reside lá há vários anos, num twist inesperado que os levou, juntos, ao desconhecido da sobrevivência. Para quem nem ligava a futebol têm lugar de época no Toumba. Já lá estive também em dois jogos ao vivo e é assustadoramente sedutor. Eles já vão também apoiar nalgumas deslocações fora. Vão mais pelo social mas eu gozo sempre. Quem os viu e quem os vê....e já com dois putos "gregos"...

Fizemos já vários tours e tento sempre desafiá-los e combinar viagens por zonas mais calmas que ainda não conhecemos. Há muito interior e norte que não conheço, algumas ilhas também (gostei de Naxos e Folegandros, Milos foi agridoce, Rodes não correu tão bem). Só que ultimamente tem sido mais difícil conciliar para todos podermos. Mas sempre que posso vou lá.
--------------------------------

Ilhas só conheço Creta. Os grandes destinos de ilhas como Santorini ou Mikhonos além de terem muita gente são muito caros.
Consegues andar na Grécia Continental, Croacia e nos balcãs a bons preços de alojamento, boa gastronomia e bom tempo.
Itália é supercaro, e de carro tenho levado multas. Ano passado estive lá 10 dias e levei 3 multas.
 
  • Haha
Reações: bluevertigo

bluevertigo

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
10,871
6,161
Conquistas
2
  • Abril/22
  • Fevereiro/20
--------------------------------

Ilhas só conheço Creta. Os grandes destinos de ilhas como Santorini ou Mikhonos além de terem muita gente são muito caros.
Consegues andar na Grécia Continental, Croacia e nos balcãs a bons preços de alojamento, boa gastronomia e bom tempo.
Itália é supercaro, e de carro tenho levado multas. Ano passado estive lá 10 dias e levei 3 multas.
Gostei de Creta, do veneziano de Chania, mas, das duas vezes, não explorei como realmente queria. Fui a Balos e Elafonisi, em Heraklion, o Palácio de Knossos e o Museu Arqueológico achei interessantes.

Epá, sim, Santorini e Mikonos já fui há vários anos, Santorini voltei mais recentemente, num registo "mais romântico" mas não há pachorra para as multidões e preços obscenos. É rídiculo aquilo. Comi muito bem em Sifnos, Serifos até achei algo perigoso na altura.
Sim, na Mainland da Grécia, mesmo em várias cidades, preços acessíveis, bom compromisso nos restaurantes, gastronomia creativa, mas nalguns locais mais limitada do que imaginei.

Croácia não estive, mas sei por quem esteve que acharam isso mesmo que dizes.
Itália, sim, abusivo. Desde novo que tenho ido várias vezes, mais a sul (Napoli, Calabria), costa toscana e Cinque Terre. E várias daquelas "pequenas" cidades de hóquei...Follonica, Viareggio, Forte dei Marmi.
Sou suspeito porque adoro a gastronomia deles, mas a gorjeta excessiva logo à cabeça já me fez levantar várias vezes...Costa Amalfitana de carro tem que ser fora do Verão, fiz sem grandes problemas. Sicília, fiz num tour demasiado apressado mas gostei bastante. Milão, gostava de repetir noutro registo. Roma, vivi lá 6 meses em Erasmus, adorei. Curva Sud no Olímpico, e ainda com Totti, um delírio. Que saudades...
 
Última edição:

jusTiNO AZUL

Bancada lateral
22 Agosto 2012
864
98
Muito obrigado!
Por todas as infos e histórias!
E zakynthos? Também é só para IG?
Pelo que percebi, 1-2 dias em Atenas e depois fugir para Creta ou Naxos? Se tiver carro deambular para Norte?

Enviado do meu SM-A217F através do Tapatalk
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,405
21,033
Gaia
Muito obrigado!
Por todas as infos e histórias!
E zakynthos? Também é só para IG?
Pelo que percebi, 1-2 dias em Atenas e depois fugir para Creta ou Naxos? Se tiver carro deambular para Norte?

Enviado do meu SM-A217F através do Tapatalk
----------------------------

Nunca fui a Zakyinthos, mas a minha filha foi e gostou.
Agora há vários aeroportos, em varias ilhas e não estás só limitado aos ferrys, por isso tive tendencia a fazer poucas ilhas, a optar por Atenas e Salónica e depois deambular pelo interior (mas atenção na Grécia o interior nunca é muito longe da costa, se tiver muito calor ia logo tomar banho no mar).