Zé Beto

G

GTM

Guest
Normalmente, quando se fala de tragédias, associadas ao nosso grande clube, há sempre dois nomes que vêm à memória. Pavão e Rui Filipe. Não quero ser injusto com ninguém, mas o Zé Beto, tem sido muito esquecido. Provavelmente devido ao facto de tanto o Pavão como o Rui Filipe terem morrido no auge das suas carreiras, enquanto que o Zé Beto, quando faleceu, já era o 3º guarda-redes e estava a poucos meses de ir embora.

O primeiro jogo que assisti ao vivo, no antigo estádio das Antas, foi com ele a titular. Lembro-me que tinha aquele visual, tão caracteristico dos jogadores da década de 80. Foi suspenso das competições europeias durante 2 anos, depois de ter agredido um fiscal de linha, após o fim da final de Basileia, contra a Juventus. Em Viena, foi um dos que ainda tentou tirar a taça ao joão Pinto. Na penúltima, temporada ao serviço do Porto, lembro-me de uma grande exibição dele no Estádio da Luz, jogo, onde empatamos 0-0 (epoca 88/89). Morreu em Fevereiro de 1990, num acidente na auto-estrada.
 

Diogo Silva

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2007
22,511
1
Porto, 1987
Nunca o vi jogar mas sim, é mais um dos NOSSOS que partiu cedo.

Tenho o prazer de ser amigo do sobrinho dele e são muitas as histórias que ouço. Mais um raçudo dos nossos :)

Fica aqui a nossa homenagem.
 

ssm

Bancada central
6 Maio 2007
2,088
0
faz hoje 25 anos que faleceu num estúpido acidente. esteja onde estiver, deve estar orgulhoso daquilo que tem acontecido por cá. até sempre Zé!
 
M

Mike_Walsh

Guest
Vi muitos jogos do Zé Beto. Era meio maluco e irreverente no bom sentido.
Lembro-me que na final de Viena, onde esteve no banco, foi dos mais entusiastas, tentando disputar ao João Pinto a taça e aparecendo sempre ao lado dela.
Nos dias seguintes, mandaram-lhe algumas bocas estúpidas, queimados que estavam com alguns frangos que ele tinha dado durante a época. No Domingo seguinte, dia de festa em que os campeões europeus foram recebidos no Estádio das Antas para o jogo de fim de época, ele recusou-se a sair do banco e a ir para o centro do terreno posar para a fotografia com todo o plantel. Fez birra. Tiveram de ir buscá-lo e levá-lo quase à força.
Por acaso, quando morreu, já estava de saída do Porto. Devia ir embora no fim da época.
Era bom rapaz e um grande portista. Infelizmente, valha a verdade, era um bocado frangueiro.
 
G

GTM

Guest
Infelizmente o NGC esqueceu-se dele definitivamente. Nem ontem, quando se cumpriam 25 anos da sua morte, houve qualquer tipo de referência no facebook. No entanto, vários foram os grupos no facebook, ligados ao NCG, que ontem fizeram referÊncia ao Zé Beto.
 

ssm

Bancada central
6 Maio 2007
2,088
0
na sad devem andar preocupados em encontrar um varredor para a fpf. quando nem os resultados certos das amadoras conseguem dar....
 

Ferjo

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
5,061
39
Perth Australia
Jose Alberto Teixeira Ferreirinha (21 Fevereiro de 1960 - 4 Fevereiro de 1990)

O Ze dos caracois Nasceu no Pasteleira para o futebol, onde deu nas vistas e ingressou no FC Porto em 78/79, passou ainda por emprestimo pelo Beira Mar onde se estreou na primeira divisao e finalmente regularmente no 11 titular do Porto em 83/84, onde teve o famoso episodio em Basileia na final da Taca das Tacas que lhe valheu a suspensao por parte da Uefa, obrigando o Porto a ter que rever a equipa em termos de GR, sendo muito infeliz ao principio com varias "amostras" de GR do qual o Borota foi um exemplo e acabando no acerto do Polaco Mlynarczyk e dando tambem a oportunidade para a grande promessa Vitor Baia que curiosamente nem titular dos juniores era. Isto quando Z'e Beto teve a infelicidade de uma lesao e o Polaco ser o dono e senhor da baliza, mas que uma lesao em 88/89 fez com que o FC Porto finalmente (ou por nao ter outro recurso) apostasse na prata da casa e deu-se muito bem.

Com uma personalidade muito propria, alias como todos os bons GR, era no entanto algo inconstante, tanto nao entrava nada num jogo como no seguinte qualquer bola na area era um Deus me acuda.

Teve alguns episodios de irreverencia com a estrutura do FC Porto e estava na epoca de saida quando teve o acidente rodoviario fatal.
 

Jim

Bancada lateral
24 Julho 2006
679
86
Penso que a suspensão foi "só" de um ano, mas que diabo fez aquilo que qualquer um tinha vontade de fazer....aqueles alemães roubaram-nos aquela taça das taças!!!!!
 

Luís casals

Tribuna
6 Junho 2016
3,719
1,087
Conheci o pessoalmente ,era bom guarda redes ,mas era tolo :)

Guardo boas recordações dele ,que deus o tenha .