Autor Tópico: Caminho de Santiago / Pedestrianismo  (Lida 5091 vezes)

Offline maisazul

• Bancada central
Re: Caminhada a Santiago de Compostela
01/Out/18, 01:29 • #25088
Sim, a minha ideia com este tópico era não só recolher opiniões e conselhos juntos do pessoal, mas também de ir actualizando até chegar ao dia. Como dizes, pode servir de motivação ou de ajuda a outros.

Acho que vou então estando atento ás Trabuco6 GTX e esperar que apareça uma promoção porreira para as comprar. Quero compra-las, no máximo, até ao Natal para depois lhes meter uns bons kms em cima antes de ir com elas a Santiago.

Optimo! Vou acompanhar com interesse. Tb quero fazer um dos caminhos de Santiago.

Vai vendo aquele site. Inscreve-te lá, eles estão sempre a mandar emails e por vezes há promoções jeitosas.

Offline Paulo S.

• Bancada central
02/Out/18, 12:17 • #92091
Boas colega "mais azul",

Para planeares o "teu" Caminho, consulta:
http://caminodesantiago.consumer.es/los-caminos-de-santiago/portugues/
https://meiabotabotaemeia.blogspot.com/p/caminhos-de-santiago.html
Tens aqui td o que precisas, para o planeamento.

Como já foi referido, proteger os pés é o fundamental. Não porque te impeça de continuar, mas porque vais em sofrimento...

Quanto ao resto não te preocupes... São 120 kms que se fazem na boa em 5/6 dias, mas como li que vais na altura da Páscoa, convém que te vás preparando para encontrar muita gente. Maior afluência significa mais problemas no alojamento, alimentação, etc. Mas este Caminho, até pela massificação dos últimos anos (é já o 2º Caminho mais percorrido), está muito bem apetrechado de apoio logístico, nomeadamente albergues privados. Estes albergues privados, por norma são ligeiramente mais caros (10 a 15 euros/noite) mas como aceitam reservas valem bem esse dinheiro a mais. Dessa forma, fazes as etapas descansado, sem o stress de teres que chegar ao albergue publico antes dos outros. Acredita que é a melhor opção.

Saudações portistas e Bom Caminho.

Offline Sakamoto

• Tribuna Presidencial
03/Out/18, 00:51 • #62023
Boas colega "mais azul",

Para planeares o "teu" Caminho, consulta:
http://caminodesantiago.consumer.es/los-caminos-de-santiago/portugues/
https://meiabotabotaemeia.blogspot.com/p/caminhos-de-santiago.html
Tens aqui td o que precisas, para o planeamento.

Como já foi referido, proteger os pés é o fundamental. Não porque te impeça de continuar, mas porque vais em sofrimento...

Quanto ao resto não te preocupes... São 120 kms que se fazem na boa em 5/6 dias, mas como li que vais na altura da Páscoa, convém que te vás preparando para encontrar muita gente. Maior afluência significa mais problemas no alojamento, alimentação, etc. Mas este Caminho, até pela massificação dos últimos anos (é já o 2º Caminho mais percorrido), está muito bem apetrechado de apoio logístico, nomeadamente albergues privados. Estes albergues privados, por norma são ligeiramente mais caros (10 a 15 euros/noite) mas como aceitam reservas valem bem esse dinheiro a mais. Dessa forma, fazes as etapas descansado, sem o stress de teres que chegar ao albergue publico antes dos outros. Acredita que é a melhor opção.

Saudações portistas e Bom Caminho.

Obrigado pelas dicas, esses sites que recomendaste são muito bons. E não sabia que existiam albergues privados, pensei que só haviam os "públicos" ou então residenciais, pensões, hoteis, etc. Sendo assim vou pesquisar isso melhor porque a nossa ideia já era ir com estadia reservada para não estarmos com esse stress de arranjar sítio para dormir e correr o risco de chegar lá e estar cheio.

Só um reparo sem importância, quem vai fazer o caminho sou eu, o @maisazul tem é sido de uma ajuda muito grande em dae opiniões e dicas importantes.
« Última modificação: 03/Out/18, 00:53 por Sakamoto »

Offline Paulo S.

• Bancada central
03/Out/18, 09:50 • #49066
Ups, bem visto Sakamoto. Desculpa.

Eu na mesma altura irei fazer o Caminho Português do Interior (que liga Viseu a Santiago de Compostela), por isso se precisares de mais alguma coisa, dispõe.

Abraço
FCPORTO, sempre FCPORTO

Offline Sakamoto

• Tribuna Presidencial
03/Out/18, 10:35 • #51086
Ups, bem visto Sakamoto. Desculpa.

Eu na mesma altura irei fazer o Caminho Português do Interior (que liga Viseu a Santiago de Compostela), por isso se precisares de mais alguma coisa, dispõe.

Abraço
FCPORTO, sempre FCPORTO

Boa cena, podemos ir trocando impressões. Eu para já ando na parte da preparação fisica, a fazer caminhadas de 6 kms 3 vezes por semana. Para a seman vou passar para os 8 kms e tentar fazer 4 (desde que tenha disponibilidade).

Offline Sakamoto

• Tribuna Presidencial
15/Out/18, 15:22 • #29077
Alguém conhece algum sitio em Braga e no Porto onde possa experimentar modelos de botas/sapatos de caminhada? Fui à Decathlon em Braga e no Porto mas queria ir a alguns sitios especializados. E queria experimentar calçado da Solomon mas estou com um bocado de dificuldade em encontrar.

Offline Costa

• Bancada central
15/Out/18, 22:47 • #79099
Amigo, tenho tentando não comentar muito, porque não concordo com muito do que se diz aqui.

Se queres calçado a sério, vai à Camping Shop no centro do Porto.

Bestard ou Asolo. Não encontras melhor. Esquece lá isso de Salomon e não sei que para trail.

Mais, consoante a tua propensão para entorse, pode comprar bota de cano alto ou "sapatilha bota".

Já fiz milhares de km com Bestard, 0 bolhas. E não sou nada meigo comigo, longas caminhadas, monte, etc. etc.

Offline Sakamoto

• Tribuna Presidencial
16/Out/18, 12:07 • #28047
Amigo, tenho tentando não comentar muito, porque não concordo com muito do que se diz aqui.

Se queres calçado a sério, vai à Camping Shop no centro do Porto.

Bestard ou Asolo. Não encontras melhor. Esquece lá isso de Salomon e não sei que para trail.

Mais, consoante a tua propensão para entorse, pode comprar bota de cano alto ou "sapatilha bota".

Já fiz milhares de km com Bestard, 0 bolhas. E não sou nada meigo comigo, longas caminhadas, monte, etc. etc.

Não conhecia nem as marcas de calçado nem a loja. Esta semana tenho que ir ao Porto e vou ver se passo lá, obrigado.

Offline Costa

• Bancada central
16/Out/18, 23:23 • #94075
Não conhecia nem as marcas de calçado nem a loja. Esta semana tenho que ir ao Porto e vou ver se passo lá, obrigado.

Atenção que as marcas são caritas. 120-150 euros o par. Mas ficas com botas para 10 anos. Além disso, tem a possibilidade de ressolar. Acredita, vais gastar a sola toda e elas continuam a aprecer novas.

O grande Mestre Novais também é uma personagem que dá gosto conhecer. Histórias fantásticas, mas também muito bom vendedor.

Vais avisado!

Offline Sakamoto

• Tribuna Presidencial
04/Nov/18, 11:40 • #75037
Um pequeno update em relação ao que tem sido a preparação para o caminho.

Neste momento estou a fazer 3 caminhadas por semana de 10 kms cada uma. Tento alternar entre trajectos mais exigentes, outros menos, tanto em estrada como em monte.

Ando também na procura da melhor relação qualidade-preço para algumas das coisas que vou precisar, equipamento, calçado entre outras coisas.

Daqui a 15 dias vou fazer a primeira caminhada de grande distância, marquei ir aos passadiços do Paiva e fazer o trajecto de ida e volta que são cerca de 16 kms. Alguém que já tenha ido me pode dizer onde é o melhor sitio para começar para fazer a ida e volta?

Offline MiguelDeco

• Tribuna Presidencial
  • Membro do Mês Dezembro/2018
04/Nov/18, 14:44 • #14097
Um pequeno update em relação ao que tem sido a preparação para o caminho.

Neste momento estou a fazer 3 caminhadas por semana de 10 kms cada uma. Tento alternar entre trajectos mais exigentes, outros menos, tanto em estrada como em monte.

Ando também na procura da melhor relação qualidade-preço para algumas das coisas que vou precisar, equipamento, calçado entre outras coisas.

Daqui a 15 dias vou fazer a primeira caminhada de grande distância, marquei ir aos passadiços do Paiva e fazer o trajecto de ida e volta que são cerca de 16 kms. Alguém que já tenha ido me pode dizer onde é o melhor sitio para começar para fazer a ida e volta?

O melhor sítio para começar é o Areinho.. Tens estacionamento mais fácil, ou pelo menos era.. Depende de como queres fazer.. se quiseres começar a descer e depois subir fazes como disse.. se quiseres o contrário tens que fazer o inverso.. Aproveita e come uma bela posta no Parlamento em arouca.. Ganhas logo mais músculo :)

Offline Sakamoto

• Tribuna Presidencial
04/Nov/18, 20:04 • #63055
O melhor sítio para começar é o Areinho.. Tens estacionamento mais fácil, ou pelo menos era.. Depende de como queres fazer.. se quiseres começar a descer e depois subir fazes como disse.. se quiseres o contrário tens que fazer o inverso.. Aproveita e come uma bela posta no Parlamento em arouca.. Ganhas logo mais músculo :)

O ideal seria subir ao princípio e descer depois. Para isso começo onde?

Offline MiguelDeco

• Tribuna Presidencial
05/Nov/18, 08:20 • #44061
O ideal seria subir ao princípio e descer depois. Para isso começo onde?

Se começares pelo areinho tens uma subida complicada mas depois é quase sempre a descer.. Se queres começar com a subida primeiro então começa do outro lado..

Offline Sakamoto

• Tribuna Presidencial
05/Nov/18, 14:10 • #41089
Se começares pelo areinho tens uma subida complicada mas depois é quase sempre a descer.. Se queres começar com a subida primeiro então começa do outro lado..

Em Espiunca, é isso?

Offline MiguelDeco

• Tribuna Presidencial
06/Nov/18, 07:19 • #41017
Certo :) Começas pelo mais difícil e depois à ida para lá come uma bela postazinha :)