Caminho de Santiago / Pedestrianismo

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,713
25,541
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Sakamoto disse:
Um pequeno update em relação ao que tem sido a preparação para o caminho.

Neste momento estou a fazer 3 caminhadas por semana de 10 kms cada uma. Tento alternar entre trajectos mais exigentes, outros menos, tanto em estrada como em monte.

Ando também na procura da melhor relação qualidade-preço para algumas das coisas que vou precisar, equipamento, calçado entre outras coisas.

Daqui a 15 dias vou fazer a primeira caminhada de grande distância, marquei ir aos passadiços do Paiva e fazer o trajecto de ida e volta que são cerca de 16 kms. Alguém que já tenha ido me pode dizer onde é o melhor sitio para começar para fazer a ida e volta?
O melhor sítio para começar é o Areinho.. Tens estacionamento mais fácil, ou pelo menos era.. Depende de como queres fazer.. se quiseres começar a descer e depois subir fazes como disse.. se quiseres o contrário tens que fazer o inverso.. Aproveita e come uma bela posta no Parlamento em arouca.. Ganhas logo mais músculo :)
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,500
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
MiguelDeco disse:
O melhor sítio para começar é o Areinho.. Tens estacionamento mais fácil, ou pelo menos era.. Depende de como queres fazer.. se quiseres começar a descer e depois subir fazes como disse.. se quiseres o contrário tens que fazer o inverso.. Aproveita e come uma bela posta no Parlamento em arouca.. Ganhas logo mais músculo :)
O ideal seria subir ao princípio e descer depois. Para isso começo onde?
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,713
25,541
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Sakamoto disse:
O ideal seria subir ao princípio e descer depois. Para isso começo onde?
Se começares pelo areinho tens uma subida complicada mas depois é quase sempre a descer.. Se queres começar com a subida primeiro então começa do outro lado..
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,500
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
MiguelDeco disse:
Se começares pelo areinho tens uma subida complicada mas depois é quase sempre a descer.. Se queres começar com a subida primeiro então começa do outro lado..
Em Espiunca, é isso?
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,713
25,541
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Certo :) Começas pelo mais difícil e depois à ida para lá come uma bela postazinha :)
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,500
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
MiguelDeco disse:
Certo :) Começas pelo mais difícil e depois à ida para lá come uma bela postazinha :)
É que vai ser mesmo isso! Obrigado pela recomendação ;)
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,500
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Aconselho vivamente a todos os interessados nestas actividades, e outras de outdoor, que passem na Camping Shop na Rua Brito Capelo, no Porto, e falem com o mestre Novais. Basicamente levamos um workshop de tudo o que precisamos e saimos de lá muito mais conhecedores. Segui a recomendação do @Costa e foi muito enriquecedor.

Amanhã siga para os Passadiços do Paiva, 16 kms na dureza!
 

fljotavik

Arquibancada
2 Setembro 2016
176
191
Vi agora este tópico e decidi comentar.

Fiz exatamente esse percurso o ano passado. Ou melhor, quase esse percurso, na verdade parti de Valença o que é praticamente igual.

Por curiosidade, em quantos dias estás a pensar chegar a Santigo?

Isto porque o meu grupo fez em 4 dias o percurso mas se fosse hoje preferia ir em 5.
 

jozé

Arquibancada
15 Julho 2015
451
0
Tenham cuidado com os pés (calçado, meias, descanso apropriado, etc). O facto de ter prestado pouca atenção, fez com que boa parte do caminho tivesse sido penoso (bolhas!).

O percurso entre o Porto e Barcelos é monótono (muita estrada alcatroada). A partir de Ponte de Lima (se fores pelo caminho clássico), a experiência é incrível (mais ainda se fores enquadrado num grupo).
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,500
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
jozé disse:
Tenham cuidado com os pés (calçado, meias, descanso apropriado, etc). O facto de ter prestado pouca atenção, fez com que boa parte do caminho tivesse sido penoso (bolhas!).

O percurso entre o Porto e Barcelos é monótono (muita estrada alcatroada). A partir de Ponte de Lima (se fores pelo caminho clássico), a experiência é incrível (mais ainda se fores enquadrado num grupo).
Isso das botas já estou a estudar para comprar antes do Natal para lhe meter 3 meses em cima antes de as levar. Meias comprei ontem umas apropriadas e vou testa-las amanhã para ver que diferença fazem. A saude dos pés é o que mais me preocupa e estou com bastante atenção a tudo o que possa permitir com que os pés fiquem impecáveis.

fljotavik disse:
Vi agora este tópico e decidi comentar.

Fiz exatamente esse percurso o ano passado. Ou melhor, quase esse percurso, na verdade parti de Valença o que é praticamente igual.

Por curiosidade, em quantos dias estás a pensar chegar a Santigo?

Isto porque o meu grupo fez em 4 dias o percurso mas se fosse hoje preferia ir em 5.
Nós afinal vamos fazer de Valença como tu fizeste, decidimos assim pela piada de partir de Portugal.

Vamos fazer em 6 dias, decidimos que queriamos fazer etapas médias para não ser demasiado penoso. A etapa maior é de 25 kms, a mais pequena de 16. A ideia é ir desfrutando, sem pressa, tirar tempo para poder visitar este ou aquele monumento se nos apetecer sem estarmos presos a tempos.

Que conselhos importantes podes partilha da tua caminhada?

 

fljotavik

Arquibancada
2 Setembro 2016
176
191
Excelente, se vão em 6 melhor ainda.

Os conselhos são aqueles habituais, escolhe o quanto antes o calçado que vais levar para te habituares a ele. Nunca caias na asneira de levar calçado novo. Há quem goste de sapatilhas, há quem goste de botas, isso vai depender de ti. Eu pessoalmente levei uns de montanha e não fiz bolhas, mas depende de pessoa para pessoa.

Reduzir tudo o máximo na mochila, acredita que 1kg a mais, ou a menos, faz toda a diferença. A minha mochila pesava cerca de 8/9 Kg, sendo que eu peso +/- 75kg, ia um pouco mais pesada do que devia ser (10% do peso do corpo), mas enfim, aguentei.

Para quem vai em grupo, fazer etapas de treino é muito importante, nós fizemos vários trilhos e inclusive fizemos etapas do caminho em PT. Só assim se percebe os pontos fracos de cada um no grupo e tenta-se melhorar.

De resto, o melhor conselho que te posso dar é não fazeres o caminho a pensar unicamente na chegada porque o que faz do caminho de Santiago mágico é mesmo o caminho e todos os sítios por onde passas.
 

Costa

Bancada central
27 Abril 2015
1,869
134
Sakamoto disse:
Aconselho vivamente a todos os interessados nestas actividades, e outras de outdoor, que passem na Camping Shop na Rua Brito Capelo, no Porto, e falem com o mestre Novais. Basicamente levamos um workshop de tudo o que precisamos e saimos de lá muito mais conhecedores. Segui a recomendação do @Costa e foi muito enriquecedor.

Amanhã siga para os Passadiços do Paiva, 16 kms na dureza!
Estou a ver que seguiste o conselho e foste ter com o Mestre. Fico contente por ter sido enriquecedor. Mas pessoalmente não tinha qualque rdúvida que o ía ser.

Podes é vir mais sabedor e mais leve do bolso.

Mas que vale a pena, vale. Muito.

Chegaste a ver lá as botas que te disse?
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,500
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Costa disse:
Estou a ver que seguiste o conselho e foste ter com o Mestre. Fico contente por ter sido enriquecedor. Mas pessoalmente não tinha qualque rdúvida que o ía ser.

Podes é vir mais sabedor e mais leve do bolso.

Mas que vale a pena, vale. Muito.

Chegaste a ver lá as botas que te disse?
Sim, mais uma vez muito obrigado pelo conselho que me deste para lá ir. Aquilo basicamente é um workshop que levamos na hora sem contar. Até a apertar as botas me ensinaram.

Estou super tentando a comprar estás, umas que ele me recomendou: http://www.bestard.com/ficha.php?t=345-0851-Trotter-II

O único problema são mesmo os pre?os. Estas botas lá custam 203€, ele garantiu-me que são botas para muitos anos e que as posso ressolar a qualquer altura por 85€. Mas num mundo de hoje, e com esta globalização que não perdoa, facilmente faço uma pesquisa na NET e mando vir estás botas de Espanha por menos 70€ ou 80€. Por exemplo https://m.barrabes.com/en/bestard-trotter-ii/p-69222
O que, sinceramente, me deixa triste porque não me importava nada de lá comprar isto mas com diferenças destes valores tenho que pensar bem.

Também me recomendou uma mochila Lowa Alpine muito porreira que lá custa 150€ e que se arranja nem por 100€. https://www.bike24.com/p2173676.html

Só nestas duas coisas poupo logo mais de 100€ se mandar vir de fora. O que torna a compra complicada.

Mas o Mestre Novais é muito boa gente, disse-lhe que não ia comprar as botas naquele dia mas explicou-me tudo na mesma. Mas trouxe uma meias próprias para caminhada na mesma  :D
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,500
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Passadiços do Paiva feitos, 17,5 kms com algumas partes bem duras, principalmente a escadaria que tem quase no final do percurso na ida e outra escadaria no principio da volta (fiz Espiunca-Areeinho). Essas partes são mais complicadas mas o resto faz-se bem, paisagens incríveis e se for em grupo são umas horas bem passadas. 5 horas e 20 minutos de caminhada.

Recomendadissimo!
 

cmorais

Bancada central
25 Maio 2014
1,003
244
Sakamoto disse:
Algum dos caros colegas foristas já fez o chamado "Caminho Português de Santiago" a pé?

Eu e mais uns amigos decidimos fazer o trajecto que vai de Tui a Santiago (~120 kms) e gostava de trocar conselhos, caso haja alguém que já o tenha feito, sobre como encarar isto a nível de material a levar, preparação necessária, etc.

A ideia é fazer em 6 dias, na média de 20 kms por dia. E será na semana antes da Páscoa por isso ainda falta mais de meio ano.
Já fiz o Caminho 6 vezes (3 o Português e 3 o Inglês) e já sinto muitas saudades de regressar.

6 dias é tranquilo desde que tenhas calçado apropriado. Não leves mais do que 10% do teu peso na mochila e não o faças “a correr”. Aproveita cada minuto.

Há um par de semanas deu uma reportagem muito interessante na RTP1, fica o link:

https://www.rtp.pt/play/p4231/e372395/linha-da-frente
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,500
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
cmorais disse:
Já fiz o Caminho 6 vezes (3 o Português e 3 o Inglês) e já sinto muitas saudades de regressar.

6 dias é tranquilo desde que tenhas calçado apropriado. Não leves mais do que 10% do teu peso na mochila e não o faças “a correr”. Aproveita cada minuto.

Há um par de semanas deu uma reportagem muito interessante na RTP1, fica o link:

https://www.rtp.pt/play/p4231/e372395/linha-da-frente
Obrigado pela partilha da reportagem, não tinha visto isto e nem sequer vi anunciado.

Fica muito a ideia ao ver isto que o Caminho fica cá dentro depois de o fazermos a primeira vez. E que depois o que queremos fazer novamente e novamente. Deduzo que se o fizeste 6 vezes sintas exactamente o mesmo.
 

cmorais

Bancada central
25 Maio 2014
1,003
244
Sakamoto disse:
Obrigado pela partilha da reportagem, não tinha visto isto e nem sequer vi anunciado.

Fica muito a ideia ao ver isto que o Caminho fica cá dentro depois de o fazermos a primeira vez. E que depois o que queremos fazer novamente e novamente. Deduzo que se o fizeste 6 vezes sintas exactamente o mesmo.
Gosto de lhe chamar “o bichinho do Caminho”. Passado um tempo começa a chamar-te de volta. É difícil de explicar, prefiro que as pessoas vão e que vivam a sua própria experiência (porque cada um terá a sua) mas é algo que recomendo mesmo a qualquer pessoa.

A mim, um sentimento comum a todos os Camimhos que fiz foi a constatação de que realmente no meio da correria que é a rotina, acabamos por valorizar coisas que não têm qualquer valor e ignorar outras que damos como certas e que são a nossa base.

Ali somos todos iguais. Não há nada que nos distinga e, literalmente, caminhamos todos para o mesmo. É interessante perceber que com pouco, a partilha é maior. Dás por ti a conhecer pessoas de uma parte qualquer do Mundo que decidem dividir contigo o jantar pela simples companhia.

Acho mesmo uma experiência muita rica e cada Caminho é um Caminho.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,713
25,541
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Sakamoto disse:
Passadiços do Paiva feitos, 17,5 kms com algumas partes bem duras, principalmente a escadaria que tem quase no final do percurso na ida e outra escadaria no principio da volta (fiz Espiunca-Areeinho). Essas partes são mais complicadas mas o resto faz-se bem, paisagens incríveis e se for em grupo são umas horas bem passadas. 5 horas e 20 minutos de caminhada.

Recomendadissimo!
E a posta sr.? e a posta? :)
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,500
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
cmorais disse:
Gosto de lhe chamar “o bichinho do Caminho”. Passado um tempo começa a chamar-te de volta. É difícil de explicar, prefiro que as pessoas vão e que vivam a sua própria experiência (porque cada um terá a sua) mas é algo que recomendo mesmo a qualquer pessoa.

A mim, um sentimento comum a todos os Camimhos que fiz foi a constatação de que realmente no meio da correria que é a rotina, acabamos por valorizar coisas que não têm qualquer valor e ignorar outras que damos como certas e que são a nossa base.

Ali somos todos iguais. Não há nada que nos distinga e, literalmente, caminhamos todos para o mesmo. É interessante perceber que com pouco, a partilha é maior. Dás por ti a conhecer pessoas de uma parte qualquer do Mundo que decidem dividir contigo o jantar pela simples companhia.

Acho mesmo uma experiência muita rica e cada Caminho é um Caminho.
Quando leio testemunhos como o teu ainda fico com mais pica para ir!