Quanto à linha da fora de jogo:
Eu imagino que não seja o tópico mais apropriado para discutir esta questão.
Mas para mim é absolutamente indescritível como é que não existe uma margem de erro nas linhas de fora de jogo.
Isto vale tanto para situações a nosso favor como contra nós, ou para situações a favor dos rivais ou contra.
Qualquer pessoa que pare 5 minutos para pensar nisto chega à conclusão que é impossível declarar um fora de jogo por 3 cm com a necessária certeza. Existem inúmeros factores que colocam em causa essa decisão, como sejam a escolha do frame mais correcto (uma fracção de segundo transforma facilmente 3 cm em 6 cm ou em -3 cm), a distância e posicionamento da câmara, ou mesmo a pixelização das imagens.
Desafio quem duvidar disto a pegar numa régua e a ver o que são de facto 3 cm, e a pensar se uma câmara a vários metros do campo, por maior definição de imagem que tenha, pode devolver esta distância com precisão.
Aconselho a leitura deste post no Reddit, que para mim é absolutamente lapidar quanto à questão das margens de erro no fora de jogo:
https://www.reddit.com/r/soccer/comments/jtir5u
Para mim era simples. Se a linha do fora de jogo devolvesse um fora de jogo de até 10 cm, o fora de jogo não podia ser assinalado. Simplesmente porque todos os factores acima descritos não permitem afirmar com certeza que o jogador estivesse de facto em fora de jogo.
A lógica é de resto a mesma dos radares de velocidade nas estradas. Em que ninguém coloca em causa a margem de erro!!
Posts importantíssimos destes dois colegas. Até para se perceber melhor a trafulhice que é o VAR em casos extremos.Faço alguma edição de vídeo, o que me faz ter uma perspetiva mais técnica, tal como deveriam ter as pessoas em quem a FIFA/UEFA se aconselharam para por isto em prática. É demasiado evidente para quem esteja habituado a mexer em frames que estes se traduzem num "salto" no movimento, por mais pequeno que seja.
Não sei se é o orgulho em admitir o erro ou a soberba de pensarem que têm o melhor equipamento e que este é isento de erros, mas não consigo mesmo perceber o porquê de serem assinaladas coisas de 3, 4 ou mesmo 10 cm. É só ridículo.
Já falo nisso há algum tempo porque, como também trabalho com Photoshops, Premieres, mundo web digital, vá, e afins sei que há margem de erro dependendo dos pixéis e resolução das imagens usadas e que é impossível serem detectados foras de jogo com certezas absolutas com 1, 2, 3 cm como já aconteceu na nossa liga.
Venha quem vier esses foras de jogo foram PREMEDITAMENTE adulterados (ou retirada a tal margem de erro propositadamente) para beneficiar ou prejudicar determinada equipa. Não tenho qualquer tipo de dúvida sobre isso. Foras de jogos de 2, 3, 5 cm são aldrabices. São ROUBOS. Segundo a lei, em caso de dúvida, beneficia-se sempre o ataque até para favorecer o espectáculo com mais golos. Mas não, os padres usam desta artimanha para prejudicarem sempre quem querem, ou seja, o polvão.
Última edição: