Lendas do Desporto mundial

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
9,709
6
34
Porto
O melhor a fazer ao vibrarmos com o desporto que tanto gostamos é esquecer que haja doping. Se formos a pensar "Ah ele ganhou o tour porque está com doping" ( e quem diz tour diz um roland garros e etc ) não conseguimos desfrutar realmente do prazer do desporto.

Eu também era um bocado inocente confesso nessas coisas , não queria acreditar que pessoas que me habituei a admirar tantos e tantos anos se dopavam. Mas opá a maior parte deles fazem isso e é a realidade. É esquecer e desfrutar e ficarmos felizes naqueles segundos/minutos/horas que os estamos a ver.Essa sensação não se perde.
 
S

sinal

Guest
AntonioTeixeira disse:
Hum as evoluções físicas de que falas são possíveis. Depende é do que é doping. Isso aí já não falo.
Testosterona, nandrolona, esteróides...é doping.

Creatina, complementos... não é doping.

O Ronaldo com 17/18 evoluiu...para um autêntico bicho em poucos meses.
O Ronaldo Fenómeno com 17/18 anos evoluiu...para um autêntico bicho em poucos meses.
O Figo, em 2 ou 3 meses, passou de um vidrinho para uma fortaleza física.
...

Pronto é isso. Aquilo que vou dizer acho não é segredo para ninguém, até nos distritais há 'comprimidos' milagrosos.
 

pedro89

Bancada central
26 Maio 2014
1,074
0
sinal, eu nesse post que falas até referi um episódio em que a minha prof de fisiopatologia descreveu as alterações morfológicas "secundárias" de um excesso de hormona de crescimento, a seguir mostrou fotos do figo pré e pós  barça e voilá...

Uma coisa importante a referir é que doping não é uma substância só. Por exemplo, qual o grande benefício de um futebolista usar EPO? Suspeito que pouco. no futebol, serão mais importantes os estimulantes em dia de competição e os anabólicos para aumentar a força muscular (i.e. nandrolona usada pelo fernando couto na lazio).

Outra questão importante e que não domino é o "estado da arte" em detectar as diversas substâncias dopantes. Pode medir-se o resultado directo da EPO - o hematócrito - que é uma análise simples e que se se vir um aumento inesperado levanta logo um alerta (daqui a importância do passaporte biológico no ciclismo).
A dificuldade técnica em detectar outros produtos dopantes pode ser maior (não faço mesmo ideia).

Mas o ciclismo é muito injustiçado porque é o mais controlado. sinal, penso que foi o Franck Schleck que foi suspenso, não porque lhe detectaram uma substância dopante, mas sim um componente químico de um plástico usado para transfusões - recordas-te? Ao nível de controlo que este desporto conseguiu atingir...
 
T

Topo Norte

Guest
sinal disse:
...

Pronto é isso. Aquilo que vou dizer acho não é segredo para ninguém, até nos distritais há 'comprimidos' milagrosos.
Verdade. À uns bons 20 anos fui testemunha disso. Não sei se foi um efeito psicológico, mas o "gás" não acabava.
 
S

sinal

Guest
ruifcpsempre disse:
Alguém me pode explicar?
Aqui explica melhor do que ser eu a fazê-lo:
https://emfuteboles.wordpress.com/2010/06/14/as-explicacoes-que-faltam-na-lesao-de-nani/
 
S

sinal

Guest
pedro89 disse:
Mas o ciclismo é muito injustiçado porque é o mais controlado. sinal, penso que foi o Franck Schleck que foi suspenso, não porque lhe detectaram uma substância dopante, mas sim um componente químico de um plástico usado para transfusões - recordas-te? Ao nível de controlo que este desporto conseguiu atingir...
Penso que sim, não me recordo muito bem quem era o ciclista, mas lembro-me desse episódio. Vou tentar encontrar a info desse caso particular.

O nível de controlos no ciclismo não tem nada a ver com o que há nas outras modalidades. O ciclismo neste problema está décadas à frente do resto, décadas, é outro mundo. No Atletismo devia haver o mesmo rigor, mas não há porque a IAAF parece a UCI de à 20 anos atrás. E na natação a FINA está-se a c*** também, quer é que os records caiem em catadupa, para as pessoas ficarem espantadas com os tubarões e torpedos.
 

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
3,841
3,465
sinal disse:
Atenção que se colocares o Djokovic contra o Nadal, ou seja, dois jogadores de nível muito semelhante, o factor que pode decidir o jogo é precisamente o físico. E é aí que reside o problema do ténis, é um desporto altamente técnico, mas que a um determinado nível, qualquer coisinha pode fazer a diferença.

Sobre a natação, eu acho sempre uma piada fantástica, quando os comentadores saiem-se com a seguinte frase feita: " Esta piscina é conhecida por ser muito rápida, por isso caiem muitos records do mundo" lool
O engraçado é que me lembro deles dizerem, em Barcelona 92, Atlanta 96, Sydney 00, Atenas 04 e Pequim 08, em Londres não vi natação. Ou seja, disseram a mesma porcaria em todos os JO's que me lembro.
Dou te a razão nisso, mas nunca me esquece por exemplo a final do australian open de 2012 em que na cerimónia de entrega dos troféus  quer o Djoko quer o Nadal já não se aguentavam em pé. E ao vermos as estatísticas os duplos erros e as falhas não forçadas sobem ao longo do jogo, isso dá um aspecto mais realista ao desporto!
 
S

sinal

Guest
D10s disse:
Dou te a razão nisso, mas nunca me esquece por exemplo a final do australian open de 2012 em que na cerimónia de entrega dos troféus  quer o Djoko quer o Nadal já não se aguentavam em pé. E ao vermos as estatísticas os duplos erros e as falhas não forçadas sobem ao longo do jogo, isso dá um aspecto mais realista ao desporto!
Mas eu referi num post anterior, que acredito que o ténis agora também está mais 'limpo'. A coisa apertou, mas à uns anos atrás era uma festa. Refiro-me ao tempo do Agassi, Muster, Moya e companhia.
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,768
40,726
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
AntonioTeixeira disse:
O Cristiano também.

Não ser o melhor, saber que muito dificilmente vai ser, e mesmo assim ter força mental para competir com o melhor e roubar ao melhor muita coisa.

Nadal e Cristiano são fudidos lol.
Sim, mas é diferente desportos individuais dá para perceber melhor as coisas, o não ser melhor depois é discutível.
 
T

Topo Norte

Guest
Por falar em ciclismo e doping.
Não há uma história qualquer no ciclismo nacional de um doping com miolo de pão...???

Acho que foi algo do género: o corredor ia arrebentado e comentou com o carro de apoio que já não podia mais. O treinador enrolou dias bolinhas de miolo de pão, e subtilmente passou ao corredor para que, disfarçadamente, as levasse à boca. Que aquilo ia ajudar.
No final da etapa, o ciclista comentou que se não fossem aquelas bolinhas jamais tinha conseguido.

Acho que algo assim.
 

AntonioTeixeira

Tribuna Presidencial
31 Julho 2013
6,399
0
sinal disse:
Testosterona, nandrolona, esteróides...é doping.

Creatina, complementos... não é doping.

O Ronaldo com 17/18 evoluiu...para um autêntico bicho em poucos meses.
O Ronaldo Fenómeno com 17/18 anos evoluiu...para um autêntico bicho em poucos meses.
O Figo, em 2 ou 3 meses, passou de um vidrinho para uma fortaleza física.
...

Pronto é isso. Aquilo que vou dizer acho não é segredo para ninguém, até nos distritais há 'comprimidos' milagrosos.
Sim, mas no caso do Ronaldo, com creatina, dieta correcta, e o treino bem planificado, é possível. Sabendo nós que o gajo é muito profissional, neste caso específico, eu acredito na integridade.

Nos outros não sei.

A mesma cena do Messi: fez uma dieta maluca. Mas não acredito que seja doping. O risco que gajos como o Messi e o Ronaldo tem em dopar-se não compensa pura e simplesmente.
 

AntonioTeixeira

Tribuna Presidencial
31 Julho 2013
6,399
0
pedro89 disse:
sinal, eu nesse post que falas até referi um episódio em que a minha prof de fisiopatologia descreveu as alterações morfológicas "secundárias" de um excesso de hormona de crescimento, a seguir mostrou fotos do figo pré e pós  barça e voilá...

Uma coisa importante a referir é que doping não é uma substância só. Por exemplo, qual o grande benefício de um futebolista usar EPO? Suspeito que pouco. no futebol, serão mais importantes os estimulantes em dia de competição e os anabólicos para aumentar a força muscular (i.e. nandrolona usada pelo fernando couto na lazio).

Outra questão importante e que não domino é o "estado da arte" em detectar as diversas substâncias dopantes. Pode medir-se o resultado directo da EPO - o hematócrito - que é uma análise simples e que se se vir um aumento inesperado levanta logo um alerta (daqui a importância do passaporte biológico no ciclismo).
A dificuldade técnica em detectar outros produtos dopantes pode ser maior (não faço mesmo ideia).

Mas o ciclismo é muito injustiçado porque é o mais controlado. sinal, penso que foi o Franck Schleck que foi suspenso, não porque lhe detectaram uma substância dopante, mas sim um componente químico de um plástico usado para transfusões - recordas-te? Ao nível de controlo que este desporto conseguiu atingir...
Excelente post. Já aprendi mais convosco!
 

Roma

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2013
9,709
6
34
Porto
Martinovic disse:
Samuel Kuffour faz hoje 39 anos e Gareth Southgate 45
O Kuffour só tem 39 anos ?! :eek:

Parece que andou 3 mil anos no futebol , julgava que estava a caminho dos 50, fónix.
 
S

sinal

Guest
Topo Norte disse:
Por falar em ciclismo e doping.
Não há uma história qualquer no ciclismo nacional de um doping com miolo de pão...???

Acho que foi algo do género: o corredor ia arrebentado e comentou com o carro de apoio que já não podia mais. O treinador enrolou dias bolinhas de miolo de pão, e subtilmente passou ao corredor para que, disfarçadamente, as levasse à boca. Que aquilo ia ajudar.
No final da etapa, o ciclista comentou que se não fossem aquelas bolinhas jamais tinha conseguido.

Acho que algo assim.
Não sabia dessa história. Muito boa. :)

As bolinhas fazem toda a diferença. hehe
 

pedro89

Bancada central
26 Maio 2014
1,074
0
AntonioTeixeira disse:
Sim, mas no caso do Ronaldo, com creatina, dieta correcta, e o treino bem planificado, é possível. Sabendo nós que o gajo é muito profissional, neste caso específico, eu acredito na integridade.

Nos outros não sei.

A mesma cena do Messi: fez uma dieta maluca. Mas não acredito que seja doping. O risco que gajos como o Messi e o Ronaldo tem em dopar-se não compensa pura e simplesmente.
Quem sou eu para dizer quem se dopa e quem não se dopa. Não tenho provas.

Mas essa argumentação seria facilmente válida e usada pelo Armstrong enquanto corria. Ele era o super profissional e tão mas tão famoso que não ia sujeitar-se a um escândalo desses, porque não compensaria.

Estes dois jogadores até teriam uma desculpa. Ambos pobres, a querer cumprir o sonho de uma vida, e sem autoridade para dizer às instituições para quem trabalham (Manchester United e Barcelona) que rejeitam o que quer que seja. Acredito que haja casos em que eles tomam "suplementos" no meio de outros suplementos e nem saibam que estão a fazer mal.

O caso do ciclismo é importante principalmente pela postura do organismo que a rege. A UCI fechou os olhos ao que se passava. Já imaginaste o que seria para a FIFA que os seus maiores heróis fossem fraudes?
 
S

sinal

Guest
AntonioTeixeira disse:
Sim, mas no caso do Ronaldo, com creatina, dieta correcta, e o treino bem planificado, é possível. Sabendo nós que o gajo é muito profissional, neste caso específico, eu acredito na integridade.
O salto físico do Ronaldo  mais evidente foi...de Agosto até Dezembro. Acho muito pouco provável que esse salto tenha sido feito de forma 'natural'. O Messi...não sejas inocente Tone.
Há sempre uns truquezinhos, seja no futebol ou no Remos, Canoagem...

Sim, ainda ninguém falou do Remo e na Canoagem. hehehe
 
S

sinal

Guest
pedro89 disse:
Quem sou eu para dizer quem se dopa e quem não se dopa. Não tenho provas.

Mas essa argumentação seria facilmente válida e usada pelo Armstrong enquanto corria. Ele era o super profissional e tão mas tão famoso que não ia sujeitar-se a um escândalo desses, porque não compensaria.

Estes dois jogadores até teriam uma desculpa. Ambos pobres, a querer cumprir o sonho de uma vida, e sem autoridade para dizer às instituições para quem trabalham (Manchester United e Barcelona) que rejeitam o que quer que seja. Acredito que haja casos em que eles tomam "suplementos" no meio de outros suplementos e nem saibam que estão a fazer mal.

O caso do ciclismo é importante principalmente pela postura do organismo que a rege. A UCI fechou os olhos ao que se passava. Já imaginaste o que seria para a FIFA que os seus maiores heróis fossem fraudes?
Voilá.

Esqueçam o romantismo da coisa, só não vale arrancar olhos ou melhor...até vale. ;)