Caminho de Santiago / Pedestrianismo

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,639
18,290
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
maisazul disse:
@Sakamoto

Fiz uma lista dos que eu compraria para esse efeito:

1)Em Gel semona - Gore-tex, transpiraveis e impermeaveis, todo o terreno misto, proteção contra pedras e excelente preço - https://www.deporvillage.pt/tenis-asics-gel-sonoma-3-gtx-cinzento-preto-laranja?source=igodigital


https://www.deporvillage.pt/tenis-asics-gel-sonoma-3-gtx-cinzento-preto-laranja?source=igodigital

2) São um pouco mais baratos que os nimbus, mas são muito bons. São impermeaveis, transpiraveis e têm uma sola que dá para todo o tipo de terreno.

https://www.deporvillage.pt/tenis-asics-gel-fuji-trabuco-6-gtx-cinzento-negro-laranja

3) Estes são para todo o terreno ( trail running), não são impermeaveis, mas se o terreno for muito acidentado a sola é melhor, e tem proteção contra pedras na sola sola, do genero de uma palmilha mais forte.

https://www.deporvillage.pt/tenis-asics-gecko-xt-preto-amarelo


4) Estes ultimos são os Nimbus, que pelo preço, devem ter uns motores a jacto que te vão ajudar imenso!
São para mim os melhores tenis de corrida do mercado.

https://www.deporvillage.pt/tenis-asics-gel-nimbus-20-lite-show-preto-cinzento-azul

Como em Abril na Galiza tens alta probabilidade de chuva, os pavimentos devem ser mistos e juntando a isso o preço mais em conta eu iria para a minha promeira sugestão, ou os trabuco 6 GTX

Esta loja online espanhola costuma ter bons preços, mas nada como ir a uma loja fisica para os ver e experimentar primeiro e depois encomendar o tamanho certo.

Espero ter ajudado!
Isto é de uma grande ajuda, muito, muito obrigado. Obrigado pelo tempo que tiraste para me dar estas dicas.

Como já tinha dito, uma das coisas que mais me preocupa nisto é a saude dos pés durante a viagem. Deve ser de uma importância fulcral dias após dias a caminhar e os pés estarem em bom estado.

Estive a ver as opções que em enviaste e vou ter muito em conta o que me estás a sugerir. Partindo do principio que não posso comprar as mais caras por terem um preço demasiado alto, vou focar-me nas duas que sugeriste e tentar descobrir uma loja que as tenha para experimentar. Talvez passe no outlet em Vila do Conde, este fim de semana, para ver se as têm.

Outra coisa que também tenho pensado é na capacidade da mochila que preciso de levar. Talvez seja preciso uma confortável na casa dos 40 litros.
 
  • Like
Reações: WaywardPines

BestDragon

#AVB2024
22 Maio 2011
15,536
12,774
Sakamoto disse:
Isto é de uma grande ajuda, muito, muito obrigado. Obrigado pelo tempo que tiraste para me dar estas dicas.

Como já tinha dito, uma das coisas que mais me preocupa nisto é a saude dos pés durante a viagem. Deve ser de uma importância fulcral dias após dias a caminhar e os pés estarem em bom estado.

Estive a ver as opções que em enviaste e vou ter muito em conta o que me estás a sugerir. Partindo do principio que não posso comprar as mais caras por terem um preço demasiado alto, vou focar-me nas duas que sugeriste e tentar descobrir uma loja que as tenha para experimentar. Talvez passe no outlet em Vila do Conde, este fim de semana, para ver se as têm.

Outra coisa que também tenho pensado é na capacidade da mochila que preciso de levar. Talvez seja preciso uma confortável na casa dos 40 litros.
8 garrafões de tinto verde, deve chegar...
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,639
18,290
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
BestDragon disse:
8 garrafões de tinto verde, deve chegar...
É capaz, dá mais de um por dia! Funcionaria como as bebidas energéticas que se pode precisar pelo caminho :D

Contamos ir bebendo uns canecos e comer umas tabuas de enchidos pelo caminho, não há-de falta sitio para descansar os pés e confortar o estômago :D
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,639
18,290
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Há por aqui, entre os colegas foristas, algum PT ou com conhecimentos em treino fisico, que me possa ajudar na elaboração de um treino para isto? É que ando prai só a caminhar para treinar mas, se calhar, devia fazer mais alguma coisa.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,591
25,426
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Sakamoto disse:
Há por aqui, entre os colegas foristas, algum PT ou com conhecimentos em treino fisico, que me possa ajudar na elaboração de um treino para isto? É que ando prai só a caminhar para treinar mas, se calhar, devia fazer mais alguma coisa.
Eu faço isto algumas vezes por semana. Podes sempre ir vendo outros vídeos, outros exercícios mas são muito bons mesmo. Duros, mas vês resultados.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=3&v=ISkp7eaoADc

Para além disso faço corrida (trial) 2xs por semana e jogo futsal ás 4as (tirando ter que cortar as ervas do meu campo à sacholada)..

Isso e uma alimentação cuidada e já te ajuda imenso.
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,639
18,290
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
maisazul disse:
@Sakamoto

Fiz uma lista dos que eu compraria para esse efeito:

1)Em Gel semona - Gore-tex, transpiraveis e impermeaveis, todo o terreno misto, proteção contra pedras e excelente preço - https://www.deporvillage.pt/tenis-asics-gel-sonoma-3-gtx-cinzento-preto-laranja?source=igodigital


https://www.deporvillage.pt/tenis-asics-gel-sonoma-3-gtx-cinzento-preto-laranja?source=igodigital

2) São um pouco mais baratos que os nimbus, mas são muito bons. São impermeaveis, transpiraveis e têm uma sola que dá para todo o tipo de terreno.

https://www.deporvillage.pt/tenis-asics-gel-fuji-trabuco-6-gtx-cinzento-negro-laranja

3) Estes são para todo o terreno ( trail running), não são impermeaveis, mas se o terreno for muito acidentado a sola é melhor, e tem proteção contra pedras na sola sola, do genero de uma palmilha mais forte.

https://www.deporvillage.pt/tenis-asics-gecko-xt-preto-amarelo


4) Estes ultimos são os Nimbus, que pelo preço, devem ter uns motores a jacto que te vão ajudar imenso!
São para mim os melhores tenis de corrida do mercado.

https://www.deporvillage.pt/tenis-asics-gel-nimbus-20-lite-show-preto-cinzento-azul

Como em Abril na Galiza tens alta probabilidade de chuva, os pavimentos devem ser mistos e juntando a isso o preço mais em conta eu iria para a minha promeira sugestão, ou os trabuco 6 GTX

Esta loja online espanhola costuma ter bons preços, mas nada como ir a uma loja fisica para os ver e experimentar primeiro e depois encomendar o tamanho certo.

Espero ter ajudado!
Passei na loja de ASICS, no outlet em Vila do Conde,e uma funcionária (bastante simpática por sinal), deu-me uns conselhos tendo em conta a situação. E disse que, para este efeito, a melhor escolha eram a Trabuco 6. Que as Sonoma era boas mas, em termos de amortecimento seriam ligeiramente inferiores.

Também me disse que devia comprar um tamanho acima por causa da dilatação do pé. Nunca tinha pensado nisso mas faz sentido.
 

maisazul

Bancada central
30 Maio 2016
1,061
0
Essa dica do numero acima é muito importante. Eu compro sempre todos os sapatos 1 numero acima, não gosto de sentir os sapatos apertados. tem resultado, já que não tenho calos 😀.

Há também uma meias de compressão que os maratonistas usas, são tb uteis para o mesmo fim. Evitam/diminuem o inchaço das pernas.

Vai dando noticias da pteparação e depois dá tb da perigrinação. Tinha graça deixares aqui a tua experiencia, pode ser util para uns, e uma motivação para outros.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,591
25,426
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
maisazul disse:
Há também uma meias de compressão que os maratonistas usas, são tb uteis para o mesmo fim. Evitam/diminuem o inchaço das pernas.
É o que me vai salvado os meus joelhos também..
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,639
18,290
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
maisazul disse:
Essa dica do numero acima é muito importante. Eu compro sempre todos os sapatos 1 numero acima, não gosto de sentir os sapatos apertados. tem resultado, já que não tenho calos 😀.

Há também uma meias de compressão que os maratonistas usas, são tb uteis para o mesmo fim. Evitam/diminuem o inchaço das pernas.

Vai dando noticias da pteparação e depois dá tb da perigrinação. Tinha graça deixares aqui a tua experiencia, pode ser util para uns, e uma motivação para outros.
Sim, a minha ideia com este tópico era não só recolher opiniões e conselhos juntos do pessoal, mas também de ir actualizando até chegar ao dia. Como dizes, pode servir de motivação ou de ajuda a outros.

Acho que vou então estando atento ás Trabuco6 GTX e esperar que apareça uma promoção porreira para as comprar. Quero compra-las, no máximo, até ao Natal para depois lhes meter uns bons kms em cima antes de ir com elas a Santiago.
 

maisazul

Bancada central
30 Maio 2016
1,061
0
Sakamoto disse:
Sim, a minha ideia com este tópico era não só recolher opiniões e conselhos juntos do pessoal, mas também de ir actualizando até chegar ao dia. Como dizes, pode servir de motivação ou de ajuda a outros.

Acho que vou então estando atento ás Trabuco6 GTX e esperar que apareça uma promoção porreira para as comprar. Quero compra-las, no máximo, até ao Natal para depois lhes meter uns bons kms em cima antes de ir com elas a Santiago.
Optimo! Vou acompanhar com interesse. Tb quero fazer um dos caminhos de Santiago.

Vai vendo aquele site. Inscreve-te lá, eles estão sempre a mandar emails e por vezes há promoções jeitosas.
 

Paulo S.

Bancada central
23 Maio 2007
1,010
0
Sta Maria da Feira, 1971
Boas colega "mais azul",

Para planeares o "teu" Caminho, consulta:
http://caminodesantiago.consumer.es/los-caminos-de-santiago/portugues/
https://meiabotabotaemeia.blogspot.com/p/caminhos-de-santiago.html
Tens aqui td o que precisas, para o planeamento.

Como já foi referido, proteger os pés é o fundamental. Não porque te impeça de continuar, mas porque vais em sofrimento...

Quanto ao resto não te preocupes... São 120 kms que se fazem na boa em 5/6 dias, mas como li que vais na altura da Páscoa, convém que te vás preparando para encontrar muita gente. Maior afluência significa mais problemas no alojamento, alimentação, etc. Mas este Caminho, até pela massificação dos últimos anos (é já o 2º Caminho mais percorrido), está muito bem apetrechado de apoio logístico, nomeadamente albergues privados. Estes albergues privados, por norma são ligeiramente mais caros (10 a 15 euros/noite) mas como aceitam reservas valem bem esse dinheiro a mais. Dessa forma, fazes as etapas descansado, sem o stress de teres que chegar ao albergue publico antes dos outros. Acredita que é a melhor opção.

Saudações portistas e Bom Caminho.




 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,639
18,290
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Paulo S. disse:
Boas colega "mais azul",

Para planeares o "teu" Caminho, consulta:
http://caminodesantiago.consumer.es/los-caminos-de-santiago/portugues/
https://meiabotabotaemeia.blogspot.com/p/caminhos-de-santiago.html
Tens aqui td o que precisas, para o planeamento.

Como já foi referido, proteger os pés é o fundamental. Não porque te impeça de continuar, mas porque vais em sofrimento...

Quanto ao resto não te preocupes... São 120 kms que se fazem na boa em 5/6 dias, mas como li que vais na altura da Páscoa, convém que te vás preparando para encontrar muita gente. Maior afluência significa mais problemas no alojamento, alimentação, etc. Mas este Caminho, até pela massificação dos últimos anos (é já o 2º Caminho mais percorrido), está muito bem apetrechado de apoio logístico, nomeadamente albergues privados. Estes albergues privados, por norma são ligeiramente mais caros (10 a 15 euros/noite) mas como aceitam reservas valem bem esse dinheiro a mais. Dessa forma, fazes as etapas descansado, sem o stress de teres que chegar ao albergue publico antes dos outros. Acredita que é a melhor opção.

Saudações portistas e Bom Caminho.
Obrigado pelas dicas, esses sites que recomendaste são muito bons. E não sabia que existiam albergues privados, pensei que só haviam os "públicos" ou então residenciais, pensões, hoteis, etc. Sendo assim vou pesquisar isso melhor porque a nossa ideia já era ir com estadia reservada para não estarmos com esse stress de arranjar sítio para dormir e correr o risco de chegar lá e estar cheio.

Só um reparo sem importância, quem vai fazer o caminho sou eu, o @maisazul tem é sido de uma ajuda muito grande em dae opiniões e dicas importantes.
 

Paulo S.

Bancada central
23 Maio 2007
1,010
0
Sta Maria da Feira, 1971
Ups, bem visto Sakamoto. Desculpa.

Eu na mesma altura irei fazer o Caminho Português do Interior (que liga Viseu a Santiago de Compostela), por isso se precisares de mais alguma coisa, dispõe.

Abraço
FCPORTO, sempre FCPORTO

 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,639
18,290
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Paulo S. disse:
Ups, bem visto Sakamoto. Desculpa.

Eu na mesma altura irei fazer o Caminho Português do Interior (que liga Viseu a Santiago de Compostela), por isso se precisares de mais alguma coisa, dispõe.

Abraço
FCPORTO, sempre FCPORTO
Boa cena, podemos ir trocando impressões. Eu para já ando na parte da preparação fisica, a fazer caminhadas de 6 kms 3 vezes por semana. Para a seman vou passar para os 8 kms e tentar fazer 4 (desde que tenha disponibilidade).
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,639
18,290
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Alguém conhece algum sitio em Braga e no Porto onde possa experimentar modelos de botas/sapatos de caminhada? Fui à Decathlon em Braga e no Porto mas queria ir a alguns sitios especializados. E queria experimentar calçado da Solomon mas estou com um bocado de dificuldade em encontrar.
 

Costa

Bancada central
27 Abril 2015
1,867
109
Amigo, tenho tentando não comentar muito, porque não concordo com muito do que se diz aqui.

Se queres calçado a sério, vai à Camping Shop no centro do Porto.

Bestard ou Asolo. Não encontras melhor. Esquece lá isso de Salomon e não sei que para trail.

Mais, consoante a tua propensão para entorse, pode comprar bota de cano alto ou "sapatilha bota".

Já fiz milhares de km com Bestard, 0 bolhas. E não sou nada meigo comigo, longas caminhadas, monte, etc. etc.
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,639
18,290
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Costa disse:
Amigo, tenho tentando não comentar muito, porque não concordo com muito do que se diz aqui.

Se queres calçado a sério, vai à Camping Shop no centro do Porto.

Bestard ou Asolo. Não encontras melhor. Esquece lá isso de Salomon e não sei que para trail.

Mais, consoante a tua propensão para entorse, pode comprar bota de cano alto ou "sapatilha bota".

Já fiz milhares de km com Bestard, 0 bolhas. E não sou nada meigo comigo, longas caminhadas, monte, etc. etc.
Não conhecia nem as marcas de calçado nem a loja. Esta semana tenho que ir ao Porto e vou ver se passo lá, obrigado.
 

Costa

Bancada central
27 Abril 2015
1,867
109
Sakamoto disse:
Não conhecia nem as marcas de calçado nem a loja. Esta semana tenho que ir ao Porto e vou ver se passo lá, obrigado.
Atenção que as marcas são caritas. 120-150 euros o par. Mas ficas com botas para 10 anos. Além disso, tem a possibilidade de ressolar. Acredita, vais gastar a sola toda e elas continuam a aprecer novas.

O grande Mestre Novais também é uma personagem que dá gosto conhecer. Histórias fantásticas, mas também muito bom vendedor.

Vais avisado!
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,639
18,290
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Um pequeno update em relação ao que tem sido a preparação para o caminho.

Neste momento estou a fazer 3 caminhadas por semana de 10 kms cada uma. Tento alternar entre trajectos mais exigentes, outros menos, tanto em estrada como em monte.

Ando também na procura da melhor relação qualidade-preço para algumas das coisas que vou precisar, equipamento, calçado entre outras coisas.

Daqui a 15 dias vou fazer a primeira caminhada de grande distância, marquei ir aos passadiços do Paiva e fazer o trajecto de ida e volta que são cerca de 16 kms. Alguém que já tenha ido me pode dizer onde é o melhor sitio para começar para fazer a ida e volta?