Caminho de Santiago / Pedestrianismo

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,500
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Gostava aqui de reforçar um conselho, a todos os interessados neste tópico e numa futura caminhada a Santiago.

Apostem numas boas meias para o efeito. Tenho andado a fazer treinos na casa dos 12 kms, e reparei que a partir dos 10 kms com meias normais os pés ficavam muito quentes, transpiravam por todos os lados e começaram a aparecer as bolhas.

Depois de ter ido à Camping Shop no Porto, e de me terem recomendado umas meias próprias para o efeito, a diferença é da noite para o dia, como se costuma dizer. Comprei umas Lurbel B-Max e aconselho, a quem possa interessar, que são muito boas.

Por isso, ter em mente que para além de um bom calçado, umas boas meias vão fazer toda a diferença.

Lurbel B-Max: http://campingshop.co.pt/index.php?route=product/product&path=59_100&product_id=476
                   
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,500
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Senhores, um pequeno update em relação a como vai a preparação da caminhada, para todos aqueles a quem possa interessar este tópico.

Já comprei as botas que me vão acompanhar. Como já tinha referido, optei pelas Bestard Trotter II, que consegui por um muito bom preço mandando vir da www.campbase.es (loja online espanhola que recomendo, tem variados artigos de montanhismo, trekking e afins). Consegui com um desconto que ficaram quase 35% mais baratas do que custam cá.

Os alojamentos já estão reservados. Decidi por reservar albergues privados por duas razões: primeiro, por ir na Semana Santa o que provocou o receio de os albergues municipais/paroquiais estarem muito cheios, ou esgotados mesmo; segundo, pela versatilidade que isso provoca no sentido de horários. Ao ter a cama garantida se calhar já não preciso de começar a caminhar às 6 (os albergues municipais/paroquiais funcionam por ordem de chegada, sendo dada a prioridade a quem vai a pé), da-me mais tempo para caminhar e também para parar e conhecer, caso haja esse desejo e necessidade. Os albergues privados não são muito caros, tudo entre os 10€ a 12€ por noite já com roupa de cama e toalhas. Também ganho no espaço já que não terei que levar nem toalhas nem saco cama.

As etapas já foram definidas e serão as seguintes (aqui agradeço a contribuição do amigo @Costa , que me aconselhou a fazer uma mudança):

- Valença - Porriño
- Porriño - Redondela
- Redondela - Pontevedra
- Pontevedra - Caldas de Reis
- Caldas de Reis - Pádron
- Pádron - Santiago

Tudo etapas na casa entre os 18 e os 23 kms, que me pareceu adequado tendo em conta o tempo e o numero de dias.

A preparação física continua, 3 caminhadas por semana. Duas na casa dos 10 kms e ao Domingo estico para entre os 15 os 20.

Uma questão que gostava de colocar a quem possa ajudar, a nivel de mochilas. Alguém que já tenha feito o caminho levou uma mochila de que capacidade? Estava a pensar levar entre os 35 e os 40 litros, o que acham? Aconselham algum modelo em especial?
 

Costa

Bancada central
27 Abril 2015
1,869
134
Sakamoto disse:
Uma questão que gostava de colocar a quem possa ajudar, a nivel de mochilas. Alguém que já tenha feito o caminho levou uma mochila de que capacidade? Estava a pensar levar entre os 35 e os 40 litros, o que acham? Aconselham algum modelo em especial?
Se me permites mais uma ou outra sugestão!

Em relação a mochila uma de 40L chega perfeitamente. Leva o básico. 2 mudas de roupa, impermeável, roupa para dormir e higiene pessoal. Toalha daquelas pequenas que se arranja na decathlon. No fundo o mais importante são mesmo as meias. Boas e em quantidade suficiente para mudar. O resto, caso não seja de muitas exigências, vais lavando / comprando / deitando fora pelo caminho.

Acredita que 1 ou 2 kg ao fim de 150 km faz muita diferença.

Em relação à mochila, no fundo, qq uma da decathlon serve. Deixo apenas um truque. As melhores são aquelas em que o fecho abre de cima abaixo ao inves do tipico abrir em cima. Acredita que dá muito mais arrumação, tão importante quando vais mudar o que está lá dentro todos os dias. Assim, evita teres que tirar tudo para ir buscar algo que esteja no fundo todos os dias.
 

vitor_silva

Tribuna
9 Agosto 2006
4,707
3,028
39
Porto, Portugal
Entendo a ideia de ir via valença e porriño visto que é mais directo
Eu comheço bem o terreno ( moro na galiza) e penso que a parte mais bonita do minho é a costa entre la guardia e baiona
É tambem um caminho de santiago, ir a caminha e cruzar a ponte indo pela costa

 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,500
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Vitor Silva disse:
Entendo a ideia de ir via valença e porriño visto que é mais directo
Eu comheço bem o terreno ( moro na galiza) e penso que a parte mais bonita do minho é a costa entre la guardia e baiona
É tambem um caminho de santiago, ir a caminha e cruzar a ponte indo pela costa
É o chamado Caminho da Costa, não é? Eu já estive a ler sobre vários caminhos e li bastante coisas boas desse caminho também. Optamos por via Valença porque nós pareceu o mais indicado para fazer a primeira vez mas, e segundo o que o @cmorais e o @fljotavik já disseram, há um bichinho que fica e certamente que experimentarei outros!

Costa disse:
Se me permites mais uma ou outra sugestão!

Em relação a mochila uma de 40L chega perfeitamente. Leva o básico. 2 mudas de roupa, impermeável, roupa para dormir e higiene pessoal. Toalha daquelas pequenas que se arranja na decathlon. No fundo o mais importante são mesmo as meias. Boas e em quantidade suficiente para mudar. O resto, caso não seja de muitas exigências, vais lavando / comprando / deitando fora pelo caminho.

Acredita que 1 ou 2 kg ao fim de 150 km faz muita diferença.

Em relação à mochila, no fundo, qq uma da decathlon serve. Deixo apenas um truque. As melhores são aquelas em que o fecho abre de cima abaixo ao inves do tipico abrir em cima. Acredita que dá muito mais arrumação, tão importante quando vais mudar o que está lá dentro todos os dias. Assim, evita teres que tirar tudo para ir buscar algo que esteja no fundo todos os dias.
Grande @Costa
Mais iam vez obrigado.

Eu ando com uma mochila debaixo de olho que, apesar de ser um bocado cara, tem tudo isso que dizes. Fechos que permitem ir ao fundo tirar coisas, capa de chuva e ergonómicamente muito boas. É esta:

https://www.amazon.co.uk/Lowe-Alpine-AirZone-Backpack-35-45/dp/B00PLD3TL8

É um bocado puxada mas vou tentar fazer o esforço. Não sei se conheces está.

Quanto ao resto das recomendações,vão de encontro ao que quero fazer. O ideal é, segundo dizem, que o peso da mochila não exceda os 10% do nosso peso corporal. Tentar ser o mais minimalista possível ao prepara-la.
 

Costa

Bancada central
27 Abril 2015
1,869
134
Sakamoto disse:
É o chamado Caminho da Costa, não é? Eu já estive a ler sobre vários caminhos e li bastante coisas boas desse caminho também. Optamos por via Valença porque nós pareceu o mais indicado para fazer a primeira vez mas, e segundo o que o @cmorais e o @fljotavik já disseram, há um bichinho que fica e certamente que experimentarei outros!

Grande @Costa
Mais iam vez obrigado.

Eu ando com uma mochila debaixo de olho que, apesar de ser um bocado cara, tem tudo isso que dizes. Fechos que permitem ir ao fundo tirar coisas, capa de chuva e ergonómicamente muito boas. É esta:

https://www.amazon.co.uk/Lowe-Alpine-AirZone-Backpack-35-45/dp/B00PLD3TL8

É um bocado puxada mas vou tentar fazer o esforço. Não sei se conheces está.

Quanto ao resto das recomendações,vão de encontro ao que quero fazer. O ideal é, segundo dizem, que o peso da mochila não exceda os 10% do nosso peso corporal. Tentar ser o mais minimalista possível ao prepara-la.
As mochilas com air zone por norma perdem um pouco de espaço por dentro, mas para caminhadas são muito boas.

Com Lowe Alpine ficas bem servidado durante um aninhos.
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,500
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Um update em relação à "empreitada" que se vai realizar daqui a pouco mais de mês e meio. Confesso, estou ansioso.

Desde então já fiz quase 50 caminhadas de preparação, todas registadas no Google Fit e 3 no Wikiloc (conheci o Wikiloc mais tarde). A disposição física já é outra desde que comecei a preparação, 15 (ya, quinze) kilos foram ao ar desde Setembro. Bem precisava :D Hoje em dia já faço etapas de 20 kms na boa, ao contrario do que era ao principio que era uma quilometragem muito avançada para mim.

Já me muni das duas peças mais importantes do equipamento. As botas escolhidas foram as Bestard Trotter II, como já o tinha dito há umas mensagens atrás. São estas:

http://www.bestard.com/ficha.php?idioma=eng&t=655-0851-Trotter-II

Confesso que demorei 2/3 semanas a estar perfeitamente confortável com elas, ao principio apareceram-me bolhas e algumas partes do pé doridas e já estava a ver a minha vida a andar para trás! Mas, passado este tempo, já lhe "fiz a cama" e hoje já estão perfeitamente adaptadas, moldadas e são umas botas muito firmes, robustas e vão ser umas boas companheiras de viagem. A sola Vibram é incrivel, um gajo vai a caminhar na gravilha e parece que vai em estrada, não se sentido as pedras. Por isso, reforço novamente e agora por experiência própria:nunca levem botas novas, comprar sempre com uma boa antecedência para que elas se adaptem ao pé! E, reforço também novamente, adquiram boas meias. Eu tenho optado por Lurbel. Comprei umas Chiruca mas não gostei tanto.

A mochila também está comprada, adquiri uma Quechua Forclaz Air+ 40, de 40 litros.

https://www.decathlon.pt/mochila-caminhada-mh500-40l-id_8382980.html

A minha ideia era ter adquirido uma Lowe Alpine mas nunca apanhei a bom preço e esta ficou por metade. Tem sistema de circulação de ar nas costas, capa de chuva incluída, é confortável, abertura lateral para se chegar ao fundo da mochila sem ter que tirar tudo e parece-me ter o tamanho ideal para não levar coisas a mais. Pretendo que tenha no máximo 8 kilos, os tais 10% do peso corporal.

Temos feito caminhadas de grupo para estudar as limitações de cada um e aconselho a fazê-lo (vamos 3). Ora há um que tem que fazer as subidas mais devagar, ou aquele que caminha com um ritmo diferente, etc... Serve para conhecermos a melhor maneira de suplantar esta ou aquela dificuldade que possa aparecer e resolver em conjunto.

Agora surgiu a ideia de fazermos as 4 etapas de Prado (Braga) até Valença (Prado-Goães, Goães-Ponte de Lima, Ponte de Lima-Rubiães, Rubiães-Valença) para ir já coleccionando alguns carimbos na credencial e fazer estas etapas do Caminho até ao dia de saída, que será em meados de Abril.

Para já a próxima caminhada será de Braga ao São Bentinho, 32 kms de dureza :D

Segue a preparação, está quase a chegar e, conforme poder vou dando feedback.

Ah, o site dos supermecados Eroski, de Espanha, é completissimo no que às etapas diz respeito. Explica detalhadamente cada etapa, quase ao km, o que ver e visitar, as dificuldades de cada etapa, altimetrias, etc, etc.

http://caminodesantiago.consumer.es/

E tem app móvel com toda a informação.
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,500
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Aconselho a caminhada de ir ao São Bento da Porta Aberta, partindo de Braga.

Já é uma caminhada bem conhecida entre as gentes de Braga, a ida ao São Bentinho. Eu fui de dia embora saiba que grande parte desta peregrinação é, normalmente, feita à noite. Penso que isto se prende com o facto de a altura de maior afluência ser durante os meses de Verão e seja uma maneira de evitar o calor. Fui de dia e não me arrependo, tem paisagens lindissimas.

São 32 kms, saindo da zona de Dume. Os primeiros 12/13 kms são basicamente em estrada nacional, coisa que não gosto muito de fazer mas fazem-se bem. Chegando a Dornelas já se começa a ir por caminhos mais secundários. Os dois pontos mais complicados são o já famigerado Rebentaço, ou Rebentão, que são 15 minutos sempre a subir, o que depois de alguns kilometros é penoso. Mas, para mim, a parte pior é a partir da Abadia em que se sobe durante mais de uma hora por um caminho muito irregular. Compensa largamente por se subir a serra junto a um riacho e cascatas em que se vai perdendo a noção tendo em conta a beleza do ambiente envolvente. Chegado ao cimo da serra, uma visão deslumbrante sobre o Rio Caldo e as pontes do Gerês fazem logo esquecer o cansaço.

Aconselho botas de caminhada para este trajecto, principalmente na subida da serra, tendo em conta as varias partes molhadas que se tem que ultrapassar.
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,500
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Bem meus amigos, amanhã começa a aventura e saio de Valença para Santiago. 6 dias, 120 KMS que se esperam memoráveis.

Queria tirar aqui um minuto só para agradecer a todos aqueles que me ajudaram com opiniões, conselhos e correcções! Foram todas tidas em conta e de grande ajuda.

Se for do vosso interesse posso ir pondo algumas actualizações e, acabando, faço um resumo.
 

WaywardPines

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
6,992
5,458
Conquistas
1
  • Reinaldo Teles
Sakamoto disse:
Bem meus amigos, amanhã começa a aventura e saio de Valença para Santiago. 6 dias, 120 KMS que se esperam memoráveis.

Queria tirar aqui um minuto só para agradecer a todos aqueles que me ajudaram com opiniões, conselhos e correcções! Foram todas tidas em conta e de grande ajuda.

Se for do vosso interesse posso ir pondo algumas actualizações e, acabando, faço um resumo.
Força
Tudo de bom
 
N

Noventa e Nove

Guest
Sakamoto disse:
Bem meus amigos, amanhã começa a aventura e saio de Valença para Santiago. 6 dias, 120 KMS que se esperam memoráveis.

Queria tirar aqui um minuto só para agradecer a todos aqueles que me ajudaram com opiniões, conselhos e correcções! Foram todas tidas em conta e de grande ajuda.

Se for do vosso interesse posso ir pondo algumas actualizações e, acabando, faço um resumo.
Desejo-te o melhor, que corra tudo bem e acima de tudo que desfrutes.
 

Costa

Bancada central
27 Abril 2015
1,869
134
Sakamoto disse:
Bem meus amigos, amanhã começa a aventura e saio de Valença para Santiago. 6 dias, 120 KMS que se esperam memoráveis.

Queria tirar aqui um minuto só para agradecer a todos aqueles que me ajudaram com opiniões, conselhos e correcções! Foram todas tidas em conta e de grande ajuda.

Se for do vosso interesse posso ir pondo algumas actualizações e, acabando, faço um resumo.
Bom Caminho.
 

pcarvalho

Bancada lateral
9 Novembro 2012
719
186
Sakamoto disse:
Bem meus amigos, amanhã começa a aventura e saio de Valença para Santiago. 6 dias, 120 KMS que se esperam memoráveis.

Queria tirar aqui um minuto só para agradecer a todos aqueles que me ajudaram com opiniões, conselhos e correcções! Foram todas tidas em conta e de grande ajuda.

Se for do vosso interesse posso ir pondo algumas actualizações e, acabando, faço um resumo.
que tal?
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,500
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
pcarvalho disse:
Bem, foi maravilhoso, gostei tanto que para o ano já planeio repetir outro caminho. Depois de fazer compreende-se perfeitamente aquelas pessoas que dizem que se "fica com o bichinho."

Vê-se gente de todo o mundo, gente com diferentes motivos para fazer aquilo, muita entreajuda em que todos, literalmente, caminham para o mesmo. E a chegada a Santiago é uma sensação de satisfação, pelo dever cumprido e por o completar de um objectivo a que te propuseste.

Podia fazer um ou outro ajuste, por exemplo, a ultima etapa foram quase 27 kms e, se fosse agora, preferia fazer etapas mais compridas ao principio e deixar mais pequenas para o fim. Embora toda a gente faça as mesmas etapas, estás 6 dias a cruzares-te com muitas pessoas e acabas por as ver todos os dias. Inclusive em cafés, albergues e restaurantes. Conheci uma família dos Açores que estava a fazer as mesmas etapas que nós e acabamos por conversas várias vezes e até jantar juntos.

Em termos de equipamento correu tudo bem, não fiz nem uma única bolha por isso insisto, bom calçado e boas meias fazem toda a diferença. Claro que o cansaço nos pés e dor nos mesmos acabas sempre por ter, principalmente nos dois últimos dias em que os pés já levaram coça que chegue. Apanhamos muita chuva no segundo dia mas os impermeáveis mantiveram-se bem e a capa da chuva da mochila também. Embora, se fosse hoje, era capaz de levar um poncho porque protege melhor. Porque levando apenas casaco impermeável as alças da mochila acabam sempre por ficar encharcadas por estarem expostas. Por isso, sim, seria outro ajuste que faria.

Resumindo, recomendo vivamente a quem o queria fazer. Seja por que motivo for, seja desportivo, passeio, religioso, espiritual...é uma semana (ou mais, conforme os quilómetros que se faz) de relaxe, embora de desgaste físico, em que sentes companheirismo em toda a gente (tenho a certeza que se caísse ou se estivesse em dificuldades logo aparecia alguém para me ajudar) e de uma sensação de quase terapia que levas dali. Porque, de repente e ao contrário do dia a dia, tens tempo para tudo.

Ah, outra nota, eu fui com os alojamentos todos reservados e bendita a hora que o fiz. O facto de ir na Semana Santa também ajudou a isto mas vi muita gente aflita sem ter onde ficar. A chegar aos albergues públicos e dizerem que já não havia vaga e que o próximo era a 10, ou mais, quilómetros. Quando repetir, vou fazer exactamente o mesmo, dá para parares mais um bocado, um almoço mais demorada, uma paragem neste ou naquele sitio sem aquela preocupação de teres que chegar a horas. E, com isso desfruta-se muito mais.
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,500
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
jardel disse:
Obrigado pela partilha.
De nada, acredita que é um prazer.

E se aparecer alguém com duvidas e assim, agora com conhecimento de causa, tenho todo o gosto em ajudar.

Já estou a pensar em para o ano fazer o Sanabrés, talvez a começar em Chaves.
 

WaywardPines

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
6,992
5,458
Conquistas
1
  • Reinaldo Teles
Sakamoto disse:
De nada, acredita que é um prazer.

E se aparecer alguém com duvidas e assim, agora com conhecimento de causa, tenho todo o gosto em ajudar.

Já estou a pensar em para o ano fazer o Sanabrés, talvez a começar em Chaves.
Antes de mais os meus parabéns. 👏👏

Uma pergunta
Quando começaste a caminhar quantos quilómetros fazias nas primeiras caminhadas? E fazias 1 ou duas vezes por semana?
 

LR

Tribuna Presidencial
3 Julho 2017
8,389
6,534
44
Lisboa
este ano estive para ir em março mas apareceu imprevisto e nao consegui....

proximo ano quem sabe..... e virei aqui retirar muita info valiosa da tua experiencia :)